Toledo! Antiga capital da Espanha.

Chegamos no aeroporto de Barajas, em Madrid, pegamos nosso carro alugado e seguimos direto para nossa primeira parada nesta Viagem: Toledo. Valeu a pena ir direto, porque Toledo fica bem próxima à Madrid. A Cidade Medieval de Toledo foi a primeira parada no Roteiro de 22 dias de carro por Espanha e Portugal.

Uma vez na cidade, seguimos direto para o Mirador del Valle! Na verdade, estávamos indo para o Mirador e demos de cara com o Parador de Toledo (os Paradores são uma rede de hotéis, que funcionam em construções históricas e castelos pela Espanha), como o pessoal, no caminho, falou que era lá mesmo, entramos sem maiores cerimônias e fomos para a sacada apreciar a vista!

O Mirador del Valle que é muito comentado nos sites de Viagem, fica ao lado do Parador de Toledo e da sacada víamos o pessoal curtindo da pedra.

IMG_7640
Vista desde o Parador de Toledo.

Vale muito a pena apreciar a cidade do Parador de Toledo, beber alguma coisa gelada na sacada e descer. Quando for ao Mirante ou ao Parador, faça outra parada estratégica na descida, na Puente de San Martín, você vai passar por ela. Uma belíssima e antiga ponte, sobre o Rio Tajo, que é o mesmo que em Portugal se chama Tejo, o maior e mais importante do país! Sorte dos portugueses é que os espanhóis não poluem o rio. Palmas!

IMG_7656
Rio Tajo visto da Puente San Martin.

Finalmente, seguimos para o hotel, afinal o dia seguinte seria de muita caminhada. Só que depois de tomar um banho e descansar um pouco, fomos dar uma volta pelo Centro Histórico, que em espanhol é chamado de Casco Histórico.

Neste primeiro passeio noturno percebemos que a Cidade Medieval mais famosa da Espanha é muito agradável e conquista a gente rapidinho! Um clima tranquilo, a praça cheia de adolescentes, a iluminação das ruas e pontos históricos deixando um clima muito amigável no ar. Na Plaza Zocodover pedimos logo uma paella para abrir os trabalhos da Viagem!

Pegamos um táxi para a ida e voltamos a pé, ladeira abaixo. O táxi foi barato! O nosso hotel ficava fora dos muros e custou cerca de 5 euros para nos deixar no alto da cidade. Aliás, a exceção de Lisboa e Madrid, sempre que andamos de táxi pagamos pouco.

Vamos ao que interessa: o Post!
Antes de descobrir os principais pontos do local, gosto de conhecer um pouco da história para onde estou indo, porém se você quiser ler apenas sobre as atrações, desce direto para o subtítulo VIAJA DAQUI ou O que fazer em Toledo. Apesar da História se repetir por todo esse lado da Península Ibérica, vale fixar a mesma para que depois você possa dar aula sobre o assunto para os amigos e parentes! 🙂

Toledo - Foto Blog
Equipe de Bordo: Vladimir, Tia Marília, Tio Nebar e Joanne.

Toledo já foi conhecida como La Ciudad Imperial, por ter sido a capital da Espanha, até que o Rei Carlos I transferiu a corte para Madrid, em 1561. Hoje é conhecida como La Ciudad de Las Tres Culturas, pois foi povoada por Cristãos, Muçulmanos e Judeus, por vários séculos, tendo fama de ter sido sempre uma cidade bem tolerante com todas as religiões, mas cá pra nós, a grande maioria sempre foi Católica.

Hoje, Toledo vive de turismo e tem muito a oferecer neste sentido.

Nos primórdios foi habitada por Celtiberos e ganhou fama por seu aço, o Aço Toledano, que era forjado desde 500 a.c. e foi posteriormente, muito usado pelas Legiões Romanas.

Em 193 a.c. o General Marco Fulvio, conquistou a cidade e os Romanos a renomearam de TOLETUM.

Após a queda do Império Romano foi conquistada pelos Visigodos, que mantiveram sua capital hispânica no local.

Perdida para os Mouros, entre 714 e 715, sendo conquistada por Tariq ibn Ziyad passou a ser chamada de TULAYTULA.

Durante o Califado de Cordoba (797-1035), sofreu inúmeras revoltas, principalmente dos camponeses, que eram de imensa maioria Católica.

Em 1085, Afonso VI de Castela, finalmente retomou Toledo, que passou a ser a capital do Reino de Castela, substituindo Burgos. Novas muralhas, mais sofisticadas, foram construídas.

Entre uma guerra e outra, na Idade Média, a cidade foi crescendo. Especialmente a partir do século XIV, até a mudança da corte para Madrid, em 1561, quando a cidade passou a entrar em declínio.

Antes da mudança, no fim da Idade Média, a Rainha Isabel I de Castela (1451-1504) ampliou a cidade e proclamou Joana, herdeira da coroa Espanhola. Assim, a Espanha se tornava o primeiro país europeu unificado. Só para meio de comparação, a unificação da Alemanha se deu em 1871 e a da Itália em 1870.
A história da Rainha Isabel I e do Rei Fernando de Aragão, é muito famosa e importante para a Espanha. Eles são conhecidos como os Reis Católicos e tem uma excelente série espanhola chamada Isabel, que conta toda a vida da Rainha.

VIAJA DAQUI ou O que fazer em TOLEDO:

Para começar Toledo faz parte do Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO, tem muitas atrações e um imenso comércio de souvenirs, que vão do barato ao caro, variando de imãs e chaveiros às famosas porcelanas Lladró! A cidade possui um cartão, que você pode comprar na primeira atração fechada, chamado Bono Turístico, que compensa comprar para visitar a cidade e diversos pontos de interesse, exceto a Catedral Primada.

PUERTA NUEVA DE BISAGRA

Que começe o dia!!! Vá pela Puerta Nueva de Bisagra, que é um dos portões de entrada da cidade. Em minha opinião de viajante é sempre interessante começar por uma portão de entrada, uma ponte, um aqueduto, quando houver, porque a gente chega com aquela sensação de estar invadindo e desbravando a cidade como um forasteiro, um desconhecido, hehe, bom, eu acho legal…

No estilo castelinho, a Puerta Bisagra tem o nome “nueva” porque existe uma outra, próxima, de mesmo nome e menor que passou a se chamar “antigua”. Composta por dois corpos, o que dá para o lado externo possui um arco, presidido pelo escudo da cidade ladeado por duas torres circulares, para o lado da cidade um arco, ladeado por torres quadradas. A Puerta Bisagra chama a atenção, tanto com a luz do sol, como com a luz artificial à noite, também é muito bonita de se ver da ladeira que leva ao Centro Histórico. Ou seja, bonita a qualquer hora e de qualquer lugar.

IMG_7684

IMG_7674
Puerta de Bisagra: dois ângulos e dois horários.

IGLESIA DE SANTIAGO DEL ARRABAL

Passada a Puerta Bisagra, logo verá uma Igreja bem antiga toda de tijolinho, é a Iglesia de Santiago del Arrabal, do século XIII. Não entramos, para falar a verdade nem achamos a entrada.

IMG_7691
Iglesia de Santiago del Arrabal.

ERMIDA DEL CRISTO DE LA LUZ ou MEZQUITA DEL CRISTO DE LA LUZ

Subindo a ladeira, se por acaso se distrair, vai passar direto pela simples Ermida del Cristo de la Luz ou Mezquita del Cristo de la Luz, como podem perceber o nome já mostra as mudanças nas funções como Mesquita e Igreja (Ermida = pequena igreja) ao longo dos séculos! A Mesquita, do século XI, possui um pequeno jardim, mas o toque mais pitoresco da História da Mesquita/Igreja fica em frente a ela, onde encontrará um único paralelepípedo branco (foto), que dá um pouco de trabalho para achar… este paralelepípedo marca o local, onde segundo a lenda o cavalo do Rei Afonso VI ajoelhou e se recusou a seguir em frente. Acreditando que era um sinal divino o Rei foi para dentro da Mesquita e viu uma luz saindo de uma das paredes da Mesquita, ordenou que escavassem a parede e encontraram um crucifixo com uma lamparina acesa. Para que lembrassem do ocorrido o Rei gravou seu escudo, no local, durante a 1ª Missa. O crucifixo e o escudo gravado pelo Rei estão expostos no Museu de Santa Cruz.

Outra curiosidade é que a Mesquita é a única que restou de dez que existiam na cidade. Destaques para o encolunado árabe interno e o belo e desgastado teto!

IMG_7700

IMG_7704
Ermida del Cristo de la Luz.

PLAZA ZOCODOVER

Invadindo a cidade chegamos na Plaza Zocodover, onde havíamos estado na noite anterior fazendo o reconhecimento do ambiente. Atravesse um dos portões e tire fotos com a Estátua de Miguel de Cervantes, que por sinal é muito homenageado e valorizado por toda a Espanha.

IMG_7714
Plaza Zocodover.
IMG_7718
Estátua de Miguel de Cervantes.

ALCÁZAR DE TOLEDO

Em direção ao Alcázar de Toledo, em seu entorno encontrará grandes lojas de souvenirs repletas de lembranças.

No interior do Alcázar, funciona o Museu do Exército e a Biblioteca de Castilla-La Mancha. Para a visita calcule seu tempo! Nós não visitamos, mas, andamos pela área em volta, de onde se tem belas vistas para fora da cidade.

As construções no local começaram com os Romanos, no século III, quando construíram um Palácio.

Restaurado durante os reinados de Afonso VI e Afonso X de Castela. Em 1535, o Rei Carlos I de Espanha, o modificou e usou em diversas ocasiões como residência oficial dos Reis de Espanha.

Sua História mais famosa, no entanto, vem da Guerra Civil Espanhola, quando o Alcázar de Toledo foi utilizado como ponto defensivo e de resistência, tendo sido quase todo destruído pelas tropas que apoiavam a Segunda República, durante um cerco que durou 70 dias, em 1936. Os eventos da Guerra Cilvil no Alcázar de Toledo fizeram da estrutura um símbolo do Nacionalismo Espanhol.

O Alcázar de Toledo foi reedificado após a Guerra Civil.

Álcazar de Toledo, entorno e loja de souvenirs. Na foto acima a direita, a famosa frase “TODO POR LA PATRIA”.

CATEDRAL PRIMADA DE TOLEDO

Siga rumo a Catedral Primada de Toledo, veja o post principal. Antes de chegar, passará pela Plaza Mayor. Sabia que quase toda cidade espanhola tem uma Plaza Mayor? Se já estiver com fome, manda pra dentro o famoso Marzipan, doce típico produzido por freiras, ele também é encontrado mais a frente, depois da Catedral e por toda Toledo.

Chegou na Catedral? Quer subir na Torre? Saiba que para subir na torre, terá que marcar hora, mas se for só entrar na Catedral é fácil. Meus conselhos para levar em consideração sobre subir na torre são: a) A Igreja de San Ildefonso tem uma vista mais bonita e melhor da cidade, sendo também a próxima parada; b) O principal e mais interessante da Catedral está no seu interior e não na torre, em minha opinião; e c) A Igreja de San Ildefonso, não possui o lendário sino La Campana Gorda. O dilema agora é seu! 😀

Se resolver subir de qualquer jeito, fica sabendo que no alto da Torre a principal atração é o Sino de São Eugênio – Campana de San Eugenio ou La Campana Gorda -, que reza a lenda rachou na primeira vez que foi usado. Subindo ou não subindo a torre, o importante é que a Catedral é um passeio obrigatório para quem visita Toledo.

IMG_7746
A Catedral vista de fora com a Tia Marília acenando!
IMG_7892
Os corajosos que subiram na torre e a rachada La Campana Gorda.

Dentro da Catedral Primada de Toledo, o ponto alto é o El Transparente, iluminado por uma grande abertura no teto! Magnífico e Inesquecível! A abertura no teto foi o que mais nos impressionou!

IMG_7908

IMG_7943
O Incrível El Transparente

Também em seu interior, destaque para outra Obra-Prima de El Greco, o quadro “O Espólio de Cristo“, vestido numa túnica vermelha, representando seu único bem, a única coisa que poderia lhe ser tomada. Belíssimo quadro!

Site da Catedral de Toledo: aqui.

IMG_7921
O Espólio de Cristo, uma das Obras-Primas de El Greco.

IGLESIA DE SAN SALVADOR

Depois de visitar a Catedral, siga para o lugar que tem a melhor vista sobre Toledo, a Iglesia de San Ildefonso. Esta igreja merece uma visita às torres. O caminho para a Igreja passa por ruas e vielas estreitas, típicas de Toledo, se perca e se ache, nesse perde e acha, acabamos por entrar numa Igreja que estava fora do Roteiro, a Iglesia de San Salvador é uma pequena e interessante igreja, com algumas escavações em seu interior, foi quando também paramos para comer e levar para casa o famoso Marzipan, em uma das lojas San Tomé, que é a mais famosa no quesito Marzipan.

Iglesia de Sen Salvador e Marzipan no caminho.

IGLESIA DE SAN ILDEFONSO

Voltando ao foco, o destino é a Iglesia de San Ildefonso. A Igreja tem uma torre com a melhor vista de Toledo, para isso basta subir os degraus que não são muitos. A parte interna da igreja é toda branca e com poucos turistas. O mais legal dela é mesmo a vista e o caminho, desde a Catedral. Coloca aí como atração imperdível também!

IMG_7778
Vista da Iglesia de San Ildefonso.

IGLESIA DE SAN TOMÉ

Batidas as lindas fotos, da bela paisagem que Toledo proporciona, seguimos para um lugar, onde fotos são proibidas, a Iglesia de San Tomé, onde está a Obra Prima de El Greco. No caminho, mais uma vez, inúmeras lojas de Souvenirs com espadas, estátuas, bijuterias, artesanatos e muito mais.

Chegando na Igreja de São Tomé encontrará a Obra-Prima de El Greco O Enterro do Conde de Orgaz, com elementos do Céu, do Inferno e da Terra, como um auto-retrato. É uma visita rápida e, apesar de não permitirem fotos, claro que vale a pena entrar! Depois você tira uma foto de alguma réplica que tem espalhada pelas ruas! Na foto abaixo, consegui até uma participação especial, pelas ruas de Toledo!

IMG_7875
Participação Especial! Valeu, EL GRECO!!!

BAIRRO JUDEU

Ali mesmo, da porta da Igreja de San Tomé, verá uma loja de souvenirs (foto), vá pela viela à direita e encontrará sinais do Bairro Judeu pelo chão.

IMG_7799
A entrada do Bairro Judeu fica a minha esquerda! Captou?! Sua direita!
IMG_7802
Sinais do Baiiro Judeu e o chão de Toledo.
IMG_7814
Maquete de Toledo destacando o Bairro Judeu.

SINAGOGA DEL TRANSITO

Vá pela viela rumo à Sinagoga del Transito. A Sinagoga é conhecida popularmente por esse nome, mas seu verdadeiro nome é Sinagoga de Samuel ha Levi. Abriga, desde 1964, o Museu Sefardita, com o objetivo de preservar o legado da cultura hispano-judia e sefartida, ficando assim integrada como parte essencial do Patrimônio Histórico Espanhol! Possui Belos relevos esculpidos!

SINAGOGA DE SANTA MARIA LA BLANCA

Perto dali fica a Sinagoga de Santa Maria La Blanca, mais um exemplo das transformações religiosas da cidade, pois é uma Sinagoga com nome de Santa, captou? Não está muito bem conservada.

IMG_7830

Sinagoga Santa Maria La Blanca.

MONASTÉRIO DE SAN JUAN DE LOS REYES CATÓLICOS

Visite o Monastério de San Juan de Los Reyes Católicos. Historicamente importante, foi construído para abrigar os túmulos dos Reis Católicos, Isabel I de Castela  e Fernando II de Aragão, o que nunca aconteceu, pois, como a conquista de Granada foi muito mais difícil e a cidade de Granada possuía tesouros ainda mais lindos e valiosos que Toledo, os Reis decidiram que seriam enterrados na Capela Real de Granada! Ainda assim, é muito bacana! Reparar no teto com os escudos de Castilla e León.

A história da Rainha Isabel é muito forte e importante para a Espanha. Isabel I de Castila (1451-1504), herdou o trono de seu meio irmão e apaixonada por suas terras, sempre se recusou a casar com alguém que a fizesse deixar Castela, terminando por casar com seu primo em segundo grau, Fernando II de Aragão, essa união leva a Espanha a se tornar o primeiro país unificado da Europa. Também foi muito importante para as Navegações, tendo entregue a Cristovão Colombo a carta que levou-o a descobrir as Américas. Mais, foi ela e Fernando quem conseguiram retomar Granada e a Alhambra dos Mouros, após mais de 700 anos de dominação, em terras espanholas. Só para completar, Isabel que era muito religiosa, ainda conseguiu junto ao Papa Alexandre VI o título de Rainha Católica, que foi estendido a Fernando, fazendo com que ficassem conhecidos na História como os Reis Católicos. Ela foi danada, pessoal!

O Monastério de San Juan de los Reyes Católicos foi construído em 1476 para sediar a Ordem de São Francisco, sob encomenda dos Reis Católicos Isabel I de Castela e Fernando II de Aragão.

IMG_7840
A Rainha Isabel A Católica
IMG_7853
Monastério de San Juan de Los Reyes Católicos.

PUERTA DEL CAMBRÓN

A partir do Mosteiro, decida entre sair pela Puerta del Cambrón, dobrar à direita e seguir de volta até a Puerta de Bisagra, margeando as muralhas ou ficar pela cidade e suas vielas.

Vai ser muito bom ler de Você, o que achou! É o primeiro post publicado do Blog e ainda tenho muito o que aprender e compartilhar! Espero de coração que gostem! Mande suas perguntas, comentários e acrescente informações aqui embaixo. Vamos com Tudo!

Pelas Vielas de Toledo.

OBS: O Mapa termina na Iglesia del Transito, porque só são permitidas demonstrar até 10 Paradas no Google Maps. Para chegar na Santa Maria la Blanca e no Monasterio dos Reyes Católicos é só seguir em frente na rua da Sinagoga del Transito.

Muita Gente faz Toledo como Bate-volta de Madrid. É bem possível, mas passar uma noite por lá também é tudo de bom. Adoro esta Cidade.

Veja outros posts do VIAJA DAQUI que têm tudo a ver com Toledo nos links abaixo:

A CATEDRAL DE TOLEDO

AS RUAS DE TOLEDO

ÁVILA

MADRID

SEVILLA

OS 10 POSTS MAIS VISITADOS DE 2016

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

26 comentários em “Toledo! Antiga capital da Espanha.

  1. Esperta Rainha Isabel!!!! Viajei pela Espanha agora e desejo imensamente pisar naquelas terras com tantos atrativos e curiosidades históricas. Ameiiiii. Parabéns Vladimir. Sempre nos surpreendendo. 👏👏👏👏👏❤️

    Curtido por 1 pessoa

  2. Maravilha de post , parece que estou andando por essas ,igrejas ,ruelas pontes,essa cidade linda e medieval tão bem conservada e linda que dá vontade de voltar.Voce descreve e escreve muito bem , fazendo com que a gente consiga ver e sentir os lugares através dos seus escritos , parabéns Viajadaqui,com,br, parabéns Vlad

    Curtido por 1 pessoa

  3. Maravilha de post , parece que estou andando por essas ,igrejas ,ruelas pontes,essa cidade linda e medieval tão bem conservada e linda que dá vontade de voltar.Voce descreve e escreve muito bem , fazendo com que a gente consiga ver e sentir os lugares através dos seus escritos , parabéns Viajadaqui,com,br, parabéns Vladimir!!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Valeu, Tia Marília!
    Vê que estás em uma porção de Fotos!
    Obrigado de coração pelo comentário e Elogios!
    Te Amo!
    Beijo do sobrinho e afilhado Vladimir.

    Curtir

  5. Revendo esse post , me remeto ao clima medieval e misterioso de Toleto .
    Parabéns pelo excelente trabalho 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    Curtido por 2 pessoas

  6. Adorei rever Toledo, uma cidade encantadora! Aproveitei seus posts e fui conhecer, através deles, Ávila e Sevilha – muito lindas! Parabéns Vlad!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário