Vassouras, Rio de Janeiro

Está aí uma belíssima e agradável cidade que conheci, juntamente com Miguel Pereira e Paty do Alferes. Vassouras é pra lá de surpreendente e com toda certeza merece mais de um dia. Além da História de Cidade e as Arações que temos nela, existem inúmeras Fazendas de Café de uma época em que a região era a maior exportadora do Café do Mundo. O ideal é ter pelo menos duas Noites para que possa Visitar pelo menos uma das muitas Excelentes Fazendas da Região.

Centro de Vassouras 2019 (4)

A História de Vassouras é vasta e se quiser apenas saber o que fazer por lá, vá direto para VIAJA DAQUI ou O que fazer em Vassouras.

Vassouras é a maior e mais urbanizada cidade da região, que inclui Miguel Pereira e Paty do Alferes.

Seu nome vem dos arbustos da região, que eram ótimos para a produção de vassouras.

IMG_3673

Situada no Caminho Novo, que levava o ouro para a coroa portuguesa, em substituição ao Caminho Antigo que terminava em Parati, tornou-se um importante ponto na rota de ligação com o Rio de Janeiro. Alguns de seus primeiros caminhos foram feitos por contrabandistas que desciam a serra pela mata virgem, até a baixada fluminense.

No início do século XIX, a região do vale do rio Paraíba do Sul, tem grande desenvolvimento econômico. Com o esgotamento do ouro em Minas Gerais, mineiros migraram em massa para a região então de matas virgens e ocupada por tribos nômades de índios Coroados. Findado o trabalho de aldeamento de tais silvícolas, a região vê-se segura para ser colonizada a partir de plantações, a princípio pelas de cana-de-açúcar e depois pelas de café.

O mercado internacional começa a se interessar pela bebida e a demanda aumenta continuamente. A província do Rio de Janeiro torna-se então o primeiro grande exportador internacional de café.

IMG_3676

Durante a década de 1850, a cidade, em seu apogeu, ostenta o título de “maior produtora de café do mundo”, reconhecida como a “Princesinha do café”. Entre 1856 e 1859, a província do Rio de Janeiro produz 63.804.764 arrobas de café, enquanto as províncias de São Paulo e Minas Gerais, juntas, produzem apenas um quarto deste total. Constroem-se casarios, palacetes, hotéis – sempre cheios -, joalherias, o teatro, etc. Antes rústicos, os cafeicultores educam-se e socializam-se; suas fazendas são ora reformadas, ora ampliadas para atenderem às novas necessidades e para receberem hóspedes ilustres da Corte. Criam-se importantes estabelecimentos de ensino, que serão frequentados por alunos forasteiros.

IMG_3679

Ficou conhecida como “Cidade dos Barões”, nela viviam 25 barões, 7 viscondes, 1 viscondessa, 1 condessa, 2 marqueses, considerados titulares vassourenses, entre outros.

Com o declínio do Ciclo do Café, hoje Vassouras tem nas fachadas de seus casarios, palacetes e monumentos, as lembranças desse próspero período que não será esquecido. O seu conjunto histórico urbanístico e paisagístico foi protegido em 1958 por um processo de tombamento e hoje faz parte do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

A escravidão teve papel importante no desenvolvimento de Vassouras, pois o trabalho escravo esteve por lá, desde o início do Ciclo do Café. Vassouras teve a maior população escrava do Estado do Rio de Janeiro, talvez do Brasil, com 58% da população escrava pelo Censo de 1872.

VIAJA DAQUI ou O que fazer em Vassouras:

Além da cidade em si, Vassouras possui lindas Fazendas em sua volta que merecem ser visitadas. No final do post Você encontra os links sobre algumas famosas Fazendas da Região!

MIRANTE DO MORRO DA VACA

Chegando em Vassouras vá ao Mirante do Morro da Vaca, de onde terá uma excelente perspectiva da cidade e das montanhas que a cercam. O Morro da Vaca oferece um Mirante ideal para apreciar a cidade de Vassouras.

IMG_3680

IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Então, desça para a cidade e comece o passeio pela Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. A bela Igreja, começou a ser construída em 1828, fica no alto da colina, que está na praça Barão de Campo Bello. Seu interior é bem simples, não espere muita coisa.

Reparem nas linda árvores que estão na parte de trás da Igreja, na Praça Sebastião Lacerda.

Centro de Vassouras 2019 (1)Centro de Vassouras 2019 (5)Centro de Vassouras 2019 (6)Centro de Vassouras 2019 (7)Centro de Vassouras 2019 (2)

PALACETE BARÃO DE ITAMBÉ

Ao lado da Igreja, visite o Palacete Barão de Itambé. Construído em 1849, o Palacete é aberto ao público para visitação.

IMG_3709

PRAÇA BARÃO DE CAMPO BELO

Desça apreciando a Praça Barão de Campo Belo, construída a mando do próprio Barão, entre 1835 e 1857. A praça já foi chamada de Jardim Público, Praça da Matriz e Largo do Chafariz, até chegar ao seu nome atual. Repare nos prédios de seu entorno e aproveite esse agradabilíssimo passeio.

Centro de Vassouras 2019 (8)Centro de Vassouras 2019 (9)

IMG_3716
Como cantava esse Sabiá

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

Dobre à esquerda e vá para a Antiga Estação Ferroviária, inaugurada em 1875. Nela funciona o Centro de Informações Turísticas, de onde pode agendar passeios às fazendas da região.

Nosso tempo era curto e os passeios as Fazendas custam entre R$35 e R$70/pessoa com duração aproximada de 2h, então preferimos deixar para uma próxima. Pelo que ouvi, valem muito a pena, além de ensinar muito sobre a História da região.

IMG_3729

Centro de Vassouras 2019 (3)

MUSEU CASA DA HERA

Outro lugar que vale muito a pena visitar e que fica no Centro de Vassouras é o Museu Casa da Hera! Nele está o exemplo de uma residência de família rica, no apogeu das plantações de café, no Vale do Paraíba do Sul. Um local com História, grande acervo e um belo jardim. Passeio que vale a pena e conta com algumas curiosidades, uma delas é que assim como todas as casas da época, a Casa da Hera, não possuía banheiros, então transformaram uma sala de costura em instalações sanitárias, para os visitantes do museu, sendo esta a única alteração feita no local, desde o século XIX. O nome Hera vem da planta que envolve toda a Casa. Na Casa da Hera também ouvimos um pouco da História da Grande Dama de Vassouras, Eufrásia Teixeira Leite.

IMG_3678

Casa da Hera 2019 (4)

RESTAURANTE SABOR DO VALE

Antes de descer a serra, almoce no ótimo e barato restaurante Sabor do Vale. Comida Mineira de Primeira.

Fica uma Dica! Se for ficar só em Vassouras, considere descer a Serra por Miguel Pereira! A estrada é boa, você não paga pedágio e ainda pode aproveitar para levar para casa queijos e derivados da loja do Sítio Solidão e os Doces da Carmem! Confira as Dicas de Miguel Pereira no link aí embaixo.

FESTIVAL CAFÉ, CACHAÇA e CHORINHO

Todo ano, em abril, Vassouras apresenta o Festival Café, Cachaça e Chorinho, com seresteiros e grupos de chorinho, se apresentando nas praças, fazendas históricas e centros culturais da região.

FESTIVAL DO VALE DO CAFÉ

Já em Julho é a vez do Festival do Vale do Café com Shows em várias Fazendas das redondezas. Estive no Festival do Vale do Café e garanto que é Excelente. Abaixo estão os links de Fazendas que participam deste ótimo Festival.

Ainda não conhece essa região? Então, pode colocar no Roteiro e Mandar Brasa!!!

FAZENDAS DE VASSOURAS E ARREDORES:

FAZENDA DO SECRETÁRIO

FAZENDA DA TAQUARA

FAZENDA MULUNGU VERMELHO

MUSEU CASA HERA

Veja os posts que têm tudo a ver com Vassouras clicando nos links abaixo:

MIGUEL PEREIRA

PATY DO ALFERES

OS 10 POSTS MAIS VISITADOS DE 2016

Outros posts do Estado do Rio de Janeiro:

ARRAIAL DO CABO em UM DIA por STEPHANYE MACEDO

ILHA GRANDE por HERBETH SILVA

Confere também os Posts sobre a Cidade do Rio de Janeiro nos links abaixo:

PÃO DE AÇÚCAR

CORCOVADO e CRISTO REDENTOR

FEIRA DO RIO ANTIGO

CONFEITARIA COLOMBO

MUSEU HISTÓRICO NACIONAL

MUSEU DE BELAS ARTES

CINELÂNDIA

LARGO e RUA DA CARIOCA

PRAÇA TIRADENTES

MUSEU DA SELEÇÃO BRASILEIRA

LANCHA MARINA DA GLÓRIA

LANCHA BARRA DA TIJUCA

RIO DE JANEIRO por AMANDA BENTO

Gostou? Deixe sua dica, dúvida, crítica ou elogio nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela sua visita no blog Viaja Daqui.

18 comentários em “Vassouras, Rio de Janeiro

  1. Eu conheço Vassouras, conheço Miguel Pereira e tb Paty do Alferes muito legal as três e um fim de semana dá para conhecer as três, foi o que eu fiz, vale a pena .
    Estou querendo viajar com o grupo. Quem sabe para a Toscana ano que vem, já que este ano está
    tudo lotado.
    Graças a Deus e a sua competência.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Muito legal o post, e bem perto dá pra fazer um bate volta….

    Vou deixar uma sugestão para próximos posts: Colonis de Sacramento – Uruguai… O lugarzinho encantador!!!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Oi, Luna!
    A cidade é barata. O que temos que pagar é um eventual passeio a algima das fazendas de lá, que deve estar custando cerca entre 40 e 80 reais dependendo da fazenda que escolher.
    Pode ir que vai gostar!
    Um Grande Abraço,
    Vladimir Bento.

    Curtir

Deixe um comentário