O incrível Convento de Cristo dos Cavaleiros Templários, em Tomar

Tomar foi um dos lugares em que criamos mais expectativas na Viagem. Muitos portugueses reclamam que não entregam ao Castelo de Tomar e ao Convento de Cristo a devida importância histórica do local, que foi o último refúgio dos Cavaleiros Templários.

Eu tinha que ir lá conferir e acho que estes portugueses que reclamam têm razão, o lugar é fantástico e com uma história bem relevante.

 

De tanto estudar o lugar e colocar informações no roteiro, achava que tudo por lá seria maior e as distâncias maiores, que levaríamos pelo menos umas quatro horas para conhecer o Castelo de Tomar e o Convento de Cristo, mas que nada! A entrada se dá pelo Castelo e se bobear, estará do lado de fora do Convento num piscar de olhos. Então, curta bem o Caminho e seus principais pontos, que são a Charola e a Janela Manuelina.

IMG_0725IMG_0726IMG_0728IMG_0727IMG_0736IMG_0739

Como eu estava bem tranquilo e sabia quais eram seus pontos principais, me demorei bastante neles captando a energia do lugar!

No roteiro que fiz tem umas três páginas só contando a história desse local mágico, mas para o post tirei essa parte. Se quiser se aprofundar em detalhes históricos, sugiro fortemente que faça uma consulta ao Wikipédia, buscando ou clicando aqui em “Convento de Cristo Tomar, leia também sobre “Cavaleiros Templários“. Vale a pena!

Aproveite minha dica e foque nestes dois dois pontos de relevância: a Charola, que inspirou a lenda dos Cavaleiros da Távola Redonda; e a Janela Manuelina, chamada de Janela do Capítulo, que durante muito tempo foi única no país.

O Castelo de Tomar e o Convento de Cristo fazem parte do Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO.

Depois da Reconquista dessas terras, sobre os Mouros, o Rei Afonso Henriques (1109 – 1185), doou a terra como feudo à Ordem dos Templários, cujo nome completo é A Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão.

Sobre o Rei Afonso Henriques, falo mais no post sobre Guimarães. O Rei Dom Afonso Henriques é uma figura de suma importância na independência portuguesa.

IMG_0761IMG_0764IMG_0765IMG_0768IMG_0771IMG_0773IMG_0777IMG_0779IMG_0781

IMG_0786
Todas as fotos acima são da Charola!

De Tomar, os Templários governavam vastas regiões de Portugal, sempre com a obrigação de defender o território em caso de ataques.

Em 1314, o Papa se volta contra os Templários, mas o Rei D. Dinis consegue convencer o chefe da Igreja a criar uma nova Ordem, a ORDEM DE CRISTO.

Posteriormente, o Infante Dom Henrique (1394-1460), que foi o Grande Gênio das Navegações Portuguesas, foi designado Governador da Ordem, e acredita-se que muitos dos recursos que tornaram possíveis grandes conquistas marítmas portuguesas vieram dos Templários, agora chamada de Ordem de Cristo.

Tanto foram importantes, os Templários, que a Cruz da Ordem de Cristo era pintada nas velas das Caravelas que iam ao mar. Além disso, todas as missões e igrejas cristãs além-mar permaneceram sob jurisdição do Prior de Tomar até 1514.

IMG_0750IMG_0801IMG_0846IMG_0837

 

IMG_0852
Refeitório

Repito que vale a pena ler mais sobre a História dos Cavaleiros Templários, consulte o Wikipédia aquiPara ler mais sobre o Castelo de Tomar e o Convento de Cristo, também consulte o Wikipedia aqui. Acredite, é informação que não acaba mais!

IMG_0810IMG_0789IMG_0794IMG_0804IMG_0817IMG_0803IMG_0835IMG_0831

IMG_0818
A incrível Janela Manuelina

A visita ao Castelo de Tomar e ao Convento de Cristo fazem parte do Ticket Combinado que vale para o Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro da Batalha e o Castelo de Tomar + Convento de Cristo.

IMG_0841
Esse lugar faz a gente pensar…

Veja outros posts que têm tudo a ver com Tomar:

TICKET COMBINADO BATALHA, TOMAR e ALCOBAÇA

BATALHA

ALCOBAÇA

FÁTIMA

NAZARÉ

ÓBIDOS

LISBOA

BRAGA

GUIMARÃES

PORTO

Gostou? Deixe suas dicas, dúvidas, elogios ou críticas nos comentários, por favor! Obrigado por Visitar o VIAJA DAQUI!

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

8 comentários sobre “O incrível Convento de Cristo dos Cavaleiros Templários, em Tomar

  1. Confesso q o passeio pela rota dos Templários foi um dos melhores q fiz em Portugal e nao é dos mais divulgados. Lugar impressionante, riquíssimo em História e beleza arquitetônica. Reconheço q a história dos Templários me encanta e desperta interesse em saber mais. A Charola é muito rica em simbologia e não compensa fazer sem guia, se é q pode. Fiz o passeio guiado e super recomendo.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s