A Imperdível Catedral Primada de Santa María de Toledo

A Catedral de Santa María de Toledo ou Catedral Primada de Toledo é uma visita obrigatória nesta incrivelmente bem preservada Cidade Medieval.

Alguns visitantes acabam deixando passar por não estar incluída no cartão turístico da cidade – Bono -, mas não cometam essa heresia, pois, trata-se de uma Catedral Belíssima e com partes bastante diferentes e interessantes.

IMG_7746
A Catedral vista de fora com a Tia Marília acenando!.

Apenas não pense que subir na torre é algo imperdível, pois, o mais interessante está dentro da Catedral e subir a torre pode ser algo de menor importância, bem menor. Se o tempo estiver curto, pule a subida!!!

Falo isso porque para subir na torre você vai ter que marcar hora e você pode acabar comprometendo o seu dia inteiro em função deste “compromisso”!!!

Para encerrar esse assunto de subir ou não a torre dou “A Dica” para vocês: a Torre da Igreja de San Ildefonso tem uma vista bem melhor da cidade, para conferir olha lá em baixo no link do post principal de Toledo.

Voltando ao principal da Catedral de Toledo poderia escrever inúmeros detalhes e a história da Catedral, mas, vamos direto ao assunto mostrando aquilo que Você irá curtir mais.

 

IMG_7943
O Incrível El Transparente! Reparem na luz refletindo da abertura superior.

IMG_7908

IMG_7931
A Fantástica abertura que ilumina o El Transparente

Já começo pelo que considero o melhor da Catedral, o EL TRANSPARENTE, um trabalho muito diferente do que estamos acostumamos a ver, trata-se da combinação de uma abertura na parte de trás da Catedral que ilumina um lindo altar, dando a impressão de elevá-lo ao céu em determinada hora do dia! Independente da hora que for, verá que é uma obra linda e diferente, que já vale o ingresso.

Tire muitas fotos do El Transparente! Se tiver uma câmera fera, então… teste várias formas de velocidade, obturação, iso e tudo mais que tiver direito! O El Transparente é belíssimo e diferente de tudo que estamos habituados a ver! 😀

A Catedral Primada de Toledo é uma das três Catedrais góticas da Espanha do século XIII, sendo considerada a Obra Magna deste estilo no País. Construída entre 1226 e 1493, é a sede da Arquidiocese de Toledo. Também, possui detalhes do estilo Mudejar – fenômeno ibérico que combina estilos Cristãos com Arte Islâmica.

A entrada da catedral tem três portas: Puerta del Perdón, Puerta del Juicio Final e Puerta del Inferno. A Catedral possui 750 vitrais, 8 capelas, 72 cúpulas, 120m de comprimento por 60m de largura e 90m de altura, com obras de Luca Giordano, El Greco – entre elas O Espólio de Cristo, que falamos a seguir -, Caravaggio, Goya, entre outros.

IMG_7938
Afresco de Luca Giordano com um raio de luz saindo de onde está escrito Deus, em direção à Maria.

IMG_7934IMG_7936

 

IMG_7921
O Espólio de Cristo, uma das Obras-Primas de El Greco.

O Segundo ponto a destacar é a Obra de El Greco, O ESPÓLIO DE CRISTO, de 1577. Esta obra concorre com a que fica na Igreja de São Tomé, O Enterro do Conde Orgaz (Olha lá no post principal de Toledo), como sua Obra-Prima. O quadro e a sala onde fica merecem atenção especial!

Lembrando que “Espólio” é aquilo que é tomado após uma vitória em batalha ou guerra, e, o único espólio de Cristo era sua túnica, a única coisa que ele possuia e que pôde lhe ser tomada.

Em volta do famoso quadro de El Greco também tem outros quadros do próprio El Greco e outros craques da Arte! Visite essa sala sem pressa! Repare nos detalhes! Na foto do Afresco de Luca Giordano, no teto, veja como um raio de luz, onde está escrito “Deus” é emanado em direção à Maria!

IMG_7952

IMG_7953
Sala do Tesouro

O terceiro e último ponto a destacar é a Sala do Tesouro e O Grande Ostensório de Toledo. Nela se encontra LA CUSTÓDIA DE ARFE, um ostensório de ouro que leva outro ostensório menor, este, relíquia da Rainha Isabel, a Católica. Obra realizada por Enrique Arfe, em 1520, conta com 200 quilos de ouro coberto de pedras preciosas como esmeraldas, safiras, diamantes e pérolas. O Grande Ostentório sai as ruas de Toledo todo ano na Procissão de Corpus Christi. Reza a lenda foi feito com o primeiro ouro que chegou à Espanha das Américas. Sem dúvida a sala do tesouro brilha!

IMG_7886

IMG_7892
Os corajosos que subiram na torre e La Campana Gorda.

Como nós subimos a Torre da Catedral Primada vou falar do alto dela e do Sino de São Eugênio ou Campana de San Eugenio ou La Campana Gorda, que, reza a lenda, rachou na primeira vez que foi usado. O mais legal da Torre é esse Sino, pois a Torre é cercada de grades o que prejudica a paisagem.

Para concluir quero dizer que a Catedral Primada de Toledo é uma visita Imperdível nesta Imperdível Cidade Medieval. Como diria Ricardo Freire: Vai por mim.

O ingresso custa 11 euros e inclui a Torre ( com hora marcada para a Torre): http://www.catedralprimada.es/venta_de_entradas

Site: http://www.catedralprimada.es/

Quer ter o Roteiro de Toledo com Mapas e endereços? Solicite pelo email viajadaqui@gmail.com

Veja o post principal de Toledo:

TOLEDO

AS RUAS DE TOLEDO

Gostou? Ajudou a planejar sua passagem por Toledo? Deixe seu comentário pra mim! 🙂

 

8 comentários em “A Imperdível Catedral Primada de Santa María de Toledo

  1. Ótimas dicas! Planejo visitar Toledo em Outubro/17 e seus comentários foram muito importantes para o planejamento da minha viagem. Obrigada, Carmen Siqueira.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oi, Carmen!
    Agradeço igualmente seu comentário.
    Qualquer dúvida manda ra cá que respondo o mais rápido possivel.
    Obrigado de coração,
    Vladimir Bento.

    Curtir

Deixe um comentário