Vacina contra Febre Amarela

AVISO: A DOSE FRACIONADA DA VACINA NÃO DÁ DIREITO AO CERTIFICADO INTERNACIONAL. Se estiver com Viagem marcada para um dos 135 países que exigem o Certificado, leve um comprovante da Viagem, podendo ser o bilhete aereo, a reserva do hotel ou um convite para algum compromisso.

O número de casos de Febre Amarela no Brasil só está crescendo, além disso, os países que estão exigindo a Vacina contra a Febre Amarela de brasileiros está aumentando, então caros amigos e amigas, leitores do blog VIAJA DAQUI, está na hora de se precaverem desta doença, concordam? Aplique a Vacina por precaução, não dói nada, nadinha! Como já dizia minha Avó Julieta: Antes prevenir do que remediar. Por isso, não espere acontecer um problema, construa seu muro, antes da chuva. No caso, tome logo essa vacina, antes de ter algum problema maior!

Em menos de uma hora, apliquei a Vacina e peguei meu Certificado Nacional e Internacional de Vacinação ou Profilaxia.

A Febre Amarela é uma realidade brasileira e já são muitos os países que só recebem brasileiros se apresentarem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia CIVP –, na alfândega.

20170126_124250
Sem dor.

 

Os países que já exigem a vacinação são:
Atualizado em Março de 2020.
Afeganistão, África do Sul, Albânia, Angola, Arábia Saudita, Argélia, Aruba, Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Barein, Bangladesh, Barbados, Belize, Benin, Burundi, Butão, Bolívia, Bonaire, Botsuana, Brunei, Burkina Faso, Cabo Verde, Camarões, Camboja, Cazaquistão, Chade, China, Cingapura, Colômbia, Congo, Coreia do Norte, Costa do Marfim, Costa Rica, Cuba, Curaçao, Djibuti, Dominica, Egito, El Salvador, Equador, Eritreia, Etiópia, Fiji, Filipinas, Gabão, Gâmbia, Gana, Granada, Guadalupe, Guatemala, Guiana Frances, Guiné, Guiné Biassau, Guiné Equatorial, Guiana, Haiti, Honduras, Ilhas Pitcairn, Ilhas Salomão, Indía, Indonésia, Irã, Iraque, Jamaica, Jordânia, Laos, Lesoto, Libéria, Líbia, Madagascar, Malawi, Malásia, Maldivas, Mali, Malta, Martinica, Mauritânia, Maurício, Mayotte, Montserrat, Moçambique, Myanmar, Namíbia, Nauru, Nepal, Nicarágua, Níger, Nova Caledônia, Nigéria, Niue, Omã, Panamá, Paquistão, Paraguai, Polinésia Francesa, Quênia, Quirguistão, Quiribati, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Reunião, Ruanda, São Bartolomeu, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, Saint Martin/Sint Maarten, São Vicente e Granadinas, Samoa, São Tomé e Príncipe, Santa Helena, Senegal, Serra Leoa, Seychelles, Somália, Sri Lanka, Sudão, Suriname, Suazilândia, Tailândia, Tanzânia, Timor-Leste, Trinidad e Tobago, Tristan da Cunha, Togo, Uganda, Vietnã, Wallis e Futuna, Zâmbia e Zimbábue.
Fonte: Falando deViagem.

Para quem vai Viajar para o exterior, saiba que a Vacina deve ser aplicada pelo menos dez dias antes do embarque, não adianta reclamar e dizer que tomou nove dias antes e acabou barrado. O prazo é de 10 dias antes.

 

Posto da Rocinha, Rio de Janeiro. De Metrô, use a Saída B, Saída Aquarela do Brasil. Ali aplica-se e entregam o CIVP, no mesmo local.

É possível aplicar a Vacina e pegar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), no mesmo dia. É que, em alguns postos e centros de saúde, podemos apenas aplicar a vacina, mas em outros, aplicamos e pegamos o CIVP, no mesmo local (veja os Postos que resolvem tudo no ítem 3.b)

O local para a Vacinação é em um Posto de Saúde Municipal ou Estadual. É necessário que leve sua Identidade (RG) ou Habilitação (que contenha o número do RG) e a Vacina é Gratuita.

20170126_124416
Certificado NACIONAL

Após ser Vacinado (a), será entregue um Certificado NACIONAL que comprova a aplicação da Vacina e serve para todo o território brasileiro. Fique com este documento bem guardado, porque se não puder pegar o Certificado Internacional no mesmo dia, irá precisar para o momento e local em que for fazer o seu Internacional. Se tiver dúvidas coloque nos comentários que te respondo.

APLICANDO A VACINA e RECEBENDO O CIVP:

1) Faça um pré-cadastro no site da ANVISA. Use o número da Identidade, pois o passaporte tem prazo de validade. Aperta aqui e vai lá.

2) Num Posto de Vacinação Municipal ou Estadual, leve sua Carteira de Identidade – RG ou Habilitação (que contenha o número do RG). A Aplicação e emissão do CIVP é gratuita e sem hora marcada. Se apenas quiser tomar a Vacina e pegar o Certificado Nacional, clica aqui e veja a lista de Postos ou Centros por Estado. Vale a pena telefonar antes. Lembro a Vocês que o atendimento foi muito bom.

3.a) Caso queira o Certificado Internacional leia os ítens “3.a” e “3.b”. Se o posto onde se vacinou não emitir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP, guarde o Certificado Nacional que comprova que aplicou a Vacina, para levar, posteriormente, a algum local que emita o Certificado Internacional – CIVP;

3.b) A MELHOR FORMA É ESTA. Caso o posto onde se vacinou EMITA, também, o CIVP, basta se dirigir, com o Certificado Nacional, recebido após a Vacinação, até a sala correta e, no mesmo dia, receber a Vacina e o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP. Como falei, é a melhor forma. Para conhecer os locais que aplicam e fornecem o Certificado Internacional, num mesmo lugar, veja no link a lista por Estados. Lembre-se de que os Postos que fazem tudo no mesmo local são os marcados com “SMS” ou “PRIVADO”Clica aqui e toma logo essa Vacina e pega esse Certificado Internacional de uma vez.

20170127_103854
Certificado INTERNACIONAL de Vacinação ou Profilaxia – CIVP.

4) Existem clínicas privadas que aplicam a Vacina e emitem o CIVP. Verifique com a sua, lembrando que, nesses casos, há cobrança;

5) Lembre-se de levar sua Identidade quando for Viajar para países que exigem a Vacinação contra a Febre Amarela, visto que, é o número dela que estará no seu CIVP.

20170127_104131
Anexe seu CIVP no Passaporte e Ótimas Viagens.

6) Se Você já se Vacinou, mas perdeu seu Certificado, basta procurar um Centro de Atendimento da ANVISA e solicitar sua segunda via. Confira os locais clicando aqui.

Quem NÃO pode tomar a Vacina:

Quem está Grávida e bebês com menos de 6 meses; quem está em tratamento com corticóides, quimioterapia ou radioterapia; portadores do HIV; quem é alérgico a elementos da Vacina. Pessoas com mais de 60 Anos necessitam levar um laudo médico. Entre outros.

Veja as informações sobre aptidão, na foto abaixo:

novo-documento-2017-01-26
Lista de Aptidão.

 

Duas Maneiras de pegar o CERTIFICADO DE ISENÇÃO DA VACINAÇÃO:

1) A MELHOR FORMA É ESTA. Solicitando que seu próprio médico emita o certificado ao preencher e carimbar o formulário oficial da Anvisa. Basta imprimir e levar o formulário que está nesse link aqui.

2) A outra forma é ter o LAUDO MÉDICO e o PASSAPOTE em mãos e se dirigir a algum Centro. A emissão é feita na hora. Confira o link dos postos por estado clicando aqui.

Validade da Vacina contra a Febre Amarela:

Pelo que pude pesquisar não existe um consenso. No Certificado Internacional que recebemos diz que é por toda a Vida, a Organização Mundial de Saúde – OMS – emitiu uma resolução (11/6/2016) dizendo que é por toda a Vida, mas alguns países, inclusive o Brasil, exigem uma renovação a cada 10 anos, logo, talvez seja melhor continuar aplicando uma dose a cada intervalo de 10 anos, enquanto não vemos alguma notícia falando disso a nível global.

20170127_103908
Como podem ver está escrito “5 de Feb 2017 à LIFE”, ou seja, para toda a Vida, mas ainda não há um consenso, inclusive no Brasil.

Que tal se inscrever para receber por email as novidades do VIAJA DAQUI ?

Dê um pulo na Página do VIAJA DAQUI no Facebook. Clica aqui e vai lá.

Já tomou sua Vacina?  O que Você está esperando? Lembre-se, antes prevenir do que remediar! Ótimas Viagens.

Quer ver outras dicas do VIAJA DAQUI? Clica nos links abaixo:

FÁRMACIA PARA VIAGEM

COMO EVITAR TROMBOSE EM VIAGENS

Gostou? Tem dúvidas, dicas, elogios ou críticas? Por favor, deixa nos comentários.

20 comentários em “Vacina contra Febre Amarela

  1. Eu me vacilei hoje (13/02) no posto da ROCINHA.
    Devido a demanda pré carnaval, demorou cerca de 2 hrs. Mas o atendimento foi ótimo.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Qual o horário que o posto da Rocinha aplica a vacina? Fui em outros postos e não consegui. Cada um com horário diferente.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Oi, Julia!
    A maiotia é das 8h às 17h. Mas confere na tabela.
    Outra coisa, na tabela tem o telefone de cada posto. Dá uma ligada antes, porque, normalmente, eles atendem.
    Qualquer dúvida é mandar.
    Bom Dia, Vladimir.

    Curtir

  4. Bom saber q posso pedir o CIVP dps. P posto aqui perto de casa está vacinando, mas só emite o comprovante nacional. :-/
    Ótima dica!!! Valeu!!! 🙂 😉

    Curtido por 1 pessoa

  5. Ótimas dicas sobre a vacinação da febre amarela ,consegui me vacinar no posto de São Conrado com meus filhos sem problemas, rápido e eficiente. Obrigada pela dicas .

    Curtido por 1 pessoa

  6. Informação importante para quem vai viajar e para todos os nossos FAMILIARES que temos que vacinar.
    OBRIGADO.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Olá Vlad. Minha situação será um pouco mais demorada. Eu tomei a vacina em 2010 e ainda está no período válido. Essa vacina foi tomada no interior de MG, onde eu morava na época. Vou ter que ir lá e pedir um certificado nacional. De posse desse certificado, terei que me deslocar até um posto na cidade do RJ que emita o CIVP, pois aqui na região Sul fluminense nenhum posto faz. Ainda bem que tenho um tempo antes da viagem. Obrigado pelas dicas.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário