Budapeste é uma Cidade que Encanta

Budapeste é a capital e maior cidade da Hungria. A sexta maior cidade da União europeia está as margens do Rio Danúbio e suas margens fazem parte do Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO. Linda, Grande e Bem Animada.

Fundada em 17 de Novembro de 1873, uniram-se três cidades: Óbuda (Buda Antiga de origem Romana), Buda, na margem direita do rio Danúbio e Peste, na margem esquerda.

HISTÓRIA:

As primeiras habitações de que se tem notícias na região foram dos Celtas. Posteriormente, tomada pelos Romanos foram construídas estradas, templos e casas espaçosas.

img_3393

Por volta de 900 d.c. os Magiares tomaram a região e formaram o Reino de Buda, onde vieram a construir um Castelo Real, em 1241, no local que viria a ser Buda. Em 1361, Buda se tornaria capital da Hungria.

Os Otomanos tomaram Buda e Peste, em 1541, e, em 1686, os Habsburgo, retomaram as cidades.

img_3443

img_3451

Ao longo dos séculos XVIII e XIX, Peste desenvolveu-se rapidamente através do comércio. Depois de algumas brigas com os Habsburgo, o Império Austro-Hungaro foi se esgotando e a Hungria passou a ter um governo próprio. Em 1873, as cidades de Buda e Peste voltaram a se fundir, criando Budapeste.

Durante a Segunda Grande Guerra Mundial, aproximadamente 1/3 dos 250.000 judeus pereceram. A cidade ainda foi muito danificada quando o Exército Vermelho chegou por ali.

VIAJA DAQUI ou O que fazer em Budapeste:

DIA 1:

Faça o lado Peste, em Seu primeiro dia na cidade. É uma bela caminhada, hein?

PARLAMENTO HÚNGARO

Comece pelo Parlamento Húngaro, do lado Peste. Ele é considerado um dos mais incríveis e bonitos da Europa, com 601 salas construídas no final do século XIX. Fica na Praça Kossuth Lajos tér. Para entrar você precisa comprar ou reservar antecipadamente pelo email tourist.office@parlament.hu (para grupos) ou pelo site http://www.jegymester.hu/eng/Production/480000/Parliament-visit

img_3422
Parlamento Húngaro de Dia
img_3656
Parlamento visto da entrada da Ilha Margarita
img_3941
Parlamento à Noite, do outro lado do Danúbio.
Budapeste 2017 - 6 (403)
Parlamento Húngaro.

SAPATOS À BEIRA DO DANÚBIO

Ali perto do Parlamento você verá os Sapatos à Beira do Danúbio. Trata-se de uma homenagem aos Judeus, mortos a tiros naquele local, durante a Segunda Grande Guerra Mundial.

img_3433

img_3431
Sapatos à Beira do Danúbio

BASÍLICA DE SANTO ESTEVÃO

Vá beirando o Danúbio e entre em Peste, siga até a Basílica de Santo Estêvão. Imponente e Dourada por dentro. É possível subir em sua torre.

img_3447

img_3474
Catedral de São Estevão

ANDRÁSSY UTCA

Dali vá para a Andrássy Út, a principal avenida da cidade, e Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO, ela liga a área Central de Peste ao Parque da Cidade. Com diversas lojas de grife. Embaixo dela passa um dos Metrôs mais antigos da Europa, com estações pequenas e trens apertados, que valem a pena conhecer, pois é bem diferente do que estamos acostumados a ver.

img_3476

img_3840

img_3477
Andrássy Útca

ÓPERA DE BUDAPESTE

Caminhando pela Andrássy você vai chegar na Ópera de Budapeste, inaugurada em 1884, é o maior centro cultural do país. Fica na Andrássy Útca.

IMG_3352
Ópera de Budapeste

METRÔ DA ANDRASSY UTCA

Continue andando, de repente pare para um almoço ou lanche. Vá andando até a Casa do Terror (você vai ver quando chegar), então pegue o Metrô, pela Andrassy Utca, com destino à Praça dos Heróis, se estiver na disposição siga andando mesmo pela Andrassy. O Metrô da Andrassy Utca é um dos mais antigos da Europa e seu estado de conservação é Excelente! Vale muito a pena andar nesse pequenino Metrô.

img_3542
Metrô

PRAÇA DOS HERÓIS

Chegou na Praça dos Heróis, no final da avenida Andrássy Útca, essa famosa Praça com um Monumento de 36 metros de altura e vários outros monumentos representando líderes e heróis Húngaros. Dois Museus, o Museu de Finas Artes (Szépmüvészeti Múzeum) e o Kunsthalle, que é o Palácio das Artes (Mücsarnok), estão nesta Praça.

img_3495
Praça dos Heróis
20160603_224351
Praça dos Heróis à Noite

VAROSLIGET

Da Praça dos Heróis entre na Varosliget, que é o Parque da Cidade, uma grande área verde em pleno Centro Urbano de Budapeste, com um grande lago. No centro do parque tem uma estação de metrô, que te ajuda a retornar rapidamente para o centro.

20160603_155537
Com minha Parceiraça de Budapeste, Thereza! Valeu Thereza! 🙂
img_3500
Varosliget, olhando para o Castelo.

CASTELO VAJDAHUNYAD

O Castelo Vajdahunyad fica dentro deste parque e é muito bacana. O castelo foi construído em 1896, para comemorar os mil anos da fundação da Hungria.

img_3509img_3511

img_3520
Castelo Vajdahunyad

Budapeste 2017 - 9 (232)

SZECHENYI BATHS

Também dentro do Parque está o Szechenyi Baths, ele é o maior complexo de Banhos Termais da Europa. Foi construído em 1913, em estilo neo-barroco. Budapeste tem mais de cinquenta destes banhos termais. Dá para chegar na entrada, na área de recepção e dar uma espiada na área da piscina.

img_3526

img_3538
Szechenyi Baths

DIA 2:

Vá para o lado Buda.

PONTE DAS CORRENTES

Comece o dia pela Széchenyi Lánchid ou Ponte das Correntes. A ponte que liga Buda à Peste ou vice-versa. Do outro lado, fica uma praça, onde está o funicular que leva até o Castelo de Buda.

Após a Ponte das Correntes estará em Buda. O lado mais nobre e histórico da cidade.

img_3567
Ponte das Correntes
20160603_001759
Ponte das Correntes e o Castelo de Buda

CASTELO DE BUDA

Pelo Funicular suba para o Budai Vár, o Castelo de Buda. O bairro do Castelo faz parte do Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO. Abriga a Galeria Nacional Húngara e o Museu da História da Hungria e de Budapeste (Palácio Magyar Nemzeti). Não é um Castelo em si, mas um Palácio Real.

img_3578img_3579

img_3590
Museu da História Húngara

Esse conjunto é conhecido como Királyi-Palota, o Palácio Real, que é um conjunto de edíficios.

img_3617
Palácio Real
img_3606
Vista do Palácio

Li sobre o Castle Cave quando estava pesquisando sobre Budapeste, mas parece que está fechado desde 2011. É um conjunto de túneis e cavernas subterrâneos ao redor do Castelo.

img_3570
Castle Cave

IGREJA DE MATHIAS

Saindo do Palácio siga para o Mátyás Templom, a Igreja de Mathias. No caminho da Igreja Mathias, tem um restaurante de esquina com bom preço e que estava bem cheio quando fui. A Igreja foi construída entre 1255 e 1269. Vários Monarcas foram coroados na Igreja Mathias. Seu nome é uma homenagem ao Rei Mathias.

img_3625
Igreja de Mathias

BASTIÃO DOS PESCADORES

Em volta da Igreja de Mathias está o Halászbástya, o Bastião dos Pescadores. Possui sete torreões, representando as tribos que fundaram a Hungria, no ano de 896. Possui a melhor vista da cidade. Fica junto à Igreja Mathias.

Em frente ao Bastião, descendo uma escadaria e caminhando mais um pouco você vai chegar no Rio Danúbio. Acho que não vale muito a pena essa caminhada. Se quiser seguir o roteiro, pegue um táxi na Igreja Mathias mesmo!

img_3633
Bastião dos Pescadores

ILHA MARGARITA

A Ilha Margarita vale muito a pena. Pegue um táxi ou transporte público e vá até ela. Se não estiver cansado(a), salte no Jardim Japonês, que fica na outra extremidade da Ilha.

Localizada no meio do Danúbio, a Ilha Margarita, possui um Jardim Japonês, um Jardim de Esculturas, uma Igreja Dominicana do século XIII, um Mini-Zoológico, uma Fonte Dançante, etc.

Para a noite, que tal fazer um mini Cruzeiro pelo Rio Danúbio? De preferência pegando o anoitecer para ver as pontes e construções se acendendo.

img_3671img_3748img_3780

Dia 3:

Esse é um dia que Você pode resolver em pouco tempo, meio período.

VÁCI UTCA

Caminhe pela Váci utca, a principal rua comercial da cidade, siga na direção do Mercado Central.

img_3284
Vácy Útca

MERCADO CENTRAL DE BUDAPESTE

No final da Vácy Útca está o Nagy Vasarcsarnok, o Mercado Central de Budapeste, o Mercadão de Budapeste. Frutas, especiarias e souvenirs. Vale muito a pena a parada.

img_3291
Mercado Central de Budapeste

PONTE DA LIBERDADE

Atravesse a Ponte da Liberdade, que fica ao lado do Mercado, para chegar aos próximos pontos.

img_3311
Ponte da Liberdade

IGREJA NA CAVERNA

Atravessando a Ponte, chegamos num dos lugares mais interessantes da Capital Húngara, na minha opinião, que é a Szikla Templom, a Igreja na Caverna. Ela é uma pequena Igreja, no interior da montanha, esculpida nas pedras.

img_3323

img_3368
Igreja na Caverna

HOTEL GELLERT SPA

Ali do lado da Igreja na Pedra está o Hotel Gellert Spa, famoso complexo de 1912, com 13 piscinas termais, diferentes entre si. É considerado o melhor complexo de banhos termais de Budapeste. Eu aconselho levar uma roupa de banho e aproveitar. Se preferir deixar os banhos termais pra lá, terá toda a tarde livre.

img_3327
Hotel e Banhos Termais da Gellért

CITADELLA

Que tal ir para um lugar que proporciona um dos melhores pontos no mundo para ver uma Cidade se acender? Estou falando da Citadella. Uma Fortaleza no monte São Geraldo. Abriga um bunker da Segunda Guerra Mundial. Mas o objetivo lá é ver o sol se pôr e a cidade se acender! Cogite um táxi, pois a subida a pé é bem puxada. Imperdível. Aprecie essa paisagem, sabendo que essas margens do Danúbio fazem parte do Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO

img_3697

img_3932

img_3698
Citadella

OUTRAS ATRAÇÕES:

֍ Bairro Judeu: Abriga a maior Sinagoga da Europa, a Sinagoga de Budapeste.

֍ Passeio de Barco à Noite pelo Danúbio: Sou um pouco avesso a Passeios de Barco, mas Amo fazer o Passeio de Barco em Budapeste. Vá à Noite, faz toda diferença. Nível: IMPERDÍVEL.

֍ New York Café: Considerado o mais Belo Café do Mundo. Coloco o New York Café em “outras opções”, mas sempre que vou a Budapeste visito esse lugar lindo!

New York Café

֍ House of Terror: Ex-sede das polícias secretas dos nazistas e, depois, dos comunistas. Um Museu sombrio que conta Histórias dessas épocas. Fica na Andrássy Útca. Vale muito a pena. Foto da impactante fachada, acima, onde está o relato da Andrassy Utca. Eu fui e fiz um post próprio, confere clicando aqui.

֍ Vörönomarty tér: Do lado de Peste, está esta Praça com vários restaurantes, cafés e lojas. Bastante movimentada.

֍ Király Útca: Bomba à noite e conta com muitos restaurantes, lanchonetes e boates. Pra quem gosta de uma Farra é Imperdível.

Király Útca

Já estive várias vezes em Budapeste e volto quantas vezes forem possíveis, porque, é uma Cidade Linda, Agitada e Descolada.

Veja outros posts do VIAJA DAQUI que têm tudo a ver com Budapeste nos links abaixo:

PASSEIO DE BARCO À NOITE PELO RIO DANÚBIO

QUANDO BUDAPESTE ANOITECE

CITADELLA

IGREJA NA CAVERNA – SZIKLATEMPLOM

O METRÔ DE BUDAPESTE

ILHA MARGARITA

TERROR HAZA – CASA DO TERROR

Lugares para combinar com Budapeste:

VIENNA

PRAGA

BERLIM

DRESDEN

CESKY KRUMLOV

BRATISLAVA

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

33 comentários em “Budapeste é uma Cidade que Encanta

  1. Vlad, fico muito feliz como a cada dia seu blog cresce e o conteúdo é incrível! Completissimo! Te desejo muito sucesso, amigo! Sou fã do seu trabalho e do blog!
    Continue aumentando mais e mais seus conhecimentos e ampliando os horizontes, pois assim enquanto viajamos daqui, você viaja daí!
    Beijos!!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. A gente acha que nada é mais lindo, vem Viaja Daqui e nos surpreende com mais lugares encantadores. Muita emoção para um ❤️. Obrigada Vladimir.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Budapeste é realmente Wonderful. A gente Viaja Daqui, sem sair de casa com as suas matérias. Parabéns, pela sua dedicação em trazer o melhor ,para os seus seguidores.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Parabéns pelas fotos. Que saudade, amei cada pedacinho dessa cidade encantadora.
    Continue nos presenteando com o seu conhecimento. Que venham outras

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário