Minha Favorita: Ávila.

Se tivesse que escolher a minha cidade preferida nesta Viagem por mais de vinte cidades de Portugal e Espanha, essa cidade seria Ávila.

Alguma coisa nela me conquistou e foi difícil ir embora.

img_2632

Cidade Murada e pacata, que dorme cedo, silenciosa, devagar quase parando, que permite passeios noturnos com a sensação de que a cidade é somente sua. Caminhadas por dentro de uma cidade toda murada, caminhadas por fora da cidade beirando seus muros, um lugar ótimo para passeios reflexivos ou de mãos dadas. Foi difícil ir embora…

O que talvez tenha contribuído foi o fato de estarmos em reta final de Viagem e já estava batendo aquela vontade de ficar, então, quando encontrei Ávila bateu uma vontade de botar o pé no freio e ficar por lá um bom tempo, sem fazer nada, sem compromissos turísticos, sem pressa. Sentar na pracinha principal e passar o dia curtindo o vai e vem devagar do lugar, as hordas de andorinhas que nos sobrevoam, abastecido por alguns cafés ou chopps com tapas gratuitas.

Nossa chegada a Ávila foi após uma longa estrada, desde o Alto Douro com uma parada na fronteira de Portugal e Espanha, depois uma visita à Salamanca, até nos aproximarmos da Cidade Medieval de Ávila e suas Muralhas.

img_2362img_2513img_2526

Já da estrada víamos ao longe as Muralhas de Ávila e chegando mais perto, já estávamos em nossa primeira parada, o Cuatro Postes, que fica à beira da estrada. Dali já tiramos belas fotos e nos apaixonamos pelo lugar. Voltaríamos ao Cuatro Postes numa noite de Lua Cheia, para tirar fotos incríveis com as Muralhas iluminadas.

Para melhorar ainda mais a Cidade Medieval de Ávila, seu Centro Histórico e Muralhas do século XI, considerada a mais bem preservada Muralha da Europa, estão incluídas como Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO.

img_2543img_2545img_2546

img_2708
Santa Teresa de Ávila

A cidade é repleta de igrejas e localizada na comunidade de Castilla y Léon, tem como título de honra “Ávila del Rey”, “Ávila de los Leales” e “Ávila de los Caballeros”.

Ávila era conhecida como Abila no tempo do Império Romano, ficou em poder dos Mouros entre os séculos VIII e XI, sendo depois muito importante historicamente, principalmente entre os séculos XII e XV. Quem já viu a excelente série espanhola “Isabel” viu o quanto a cidade aparece e é citada no período.

As Muralhas de Ávila possuem 2,5km de extensão, muitas portas e 88 torres redondas, com um espaço de 20 metros de uma para outra.

img_2514img_2605img_2607

Ávila também foi o lar de uma importantíssima figura da Igreja Católica, a Santa Teresa de Ávila (1515 – 1582). A História dessa Santa é imensa e fascinante, ela chegou a rivalizar com Santiago quando escolhiam quem seria o Santo protetor ou Santa protetora da Espanha, tendo ela perdido para São Tiago, que se tornou o Padroeiro da Espanha.

Bem resumidamente, Teresa de Ávila era muito religiosa e estudiosa e depois de muitos acontecimentos passou a frequentar um Convento aos vinte anos, só que ao chegar ela achou tudo uma bagunça, as leis de silêncio e oração não eram devidamente cumpridas, o lugar vivia cheio de burgueses e políticos com preocupações banais e daí por diante, até que em uma de suas orações cheias de dúvidas perguntou “Senhor, quem vos colocou aí?” ao que ela ouviu uma voz dizer “Foram tuas conversas no parlatório que me puseram aqui, Teresa.”

img_2620img_2668

Pronto! Foi tudo que ela precisou para começar um movimento e criar uma nova ordem, onde a reclusão, silêncio e votos de pobreza eram e são, até hoje, de suma importância, nascia assim a Ordem das Carmelitas Descalças. No início sofreu muita resistência pela pobreza em que viviam, mas com apoio de figuras importantes conseguiu tocar as Carmelitas Descalças que hoje estão espalhadas pelo mundo. Teresa, além de muita religiosa era também muito culta e escreveu livros, o de maior destaque chama-se Castelo Interior. Palmas para a Santa Teresa de Ávila.

VIAJA DAQUI ou O que fazer em Ávila:

Bom! Os pontos para se visitar foram marcados e apesar de termos ficado por duas noites na cidade visitamos poucos dos pontos escolhidos. Explico! Chegamos em Ávila no fim da tarde da primeira noite, na manhã e tarde do dia seguinte fizemos um bate-volta à Segóvia, chegamos a tempo de andar por cima das Muralhas, mas nos dois dias pegamos a Catedral fechada.

Você deve estar se perguntando o porquê de eu ter gostado tanto de Ávila e eu não sei explicar, só sei dizer que adorei andar sem compromissos por suas ruas, caminhar beirando a Muralha pelo Paseo Rastro, beber umas cervejas na Plaza del Mercado Chico e passear à Noite se perdendo e se achando pela Cidade. Foi difícil ir embora. Já disse isso, né? Hehe..

MURALHAS DE ÁVILA

A Muralha que mais gostei de caminhar por cima na Viagem foram as Muralhas de Óbidos (Clica aqui no link e vai lá). Mas para andar em volta, apreciar, fotografar e babar de perto, em cima e de longe, aí sim, as Muralhas de Ávila foram imbatíveis. Uma vez em Ávila você terá contato constante com suas Muralhas.

img_2568

img_2583
Tio e Padrinho Nebar! Meu Grande companheiro de Muralhas nessa Viagem

img_2571img_2590img_2694img_2703

CONVENTO DE SANTA TERESA DE JESUS DE ÁVILA

Durante um dos passeios noturnos passamos pelo  Convento de Santa Teresa de Jesus de Ávila, é uma Igreja em homenagem a Santa que deve ser bem bacana, mas, estava fechada. Fica na Plaza de la Santa.

O Convento de San Jose foi um dos locais que não encontramos, se encontramos não percebemos. O Convento foi o ponto de fundação da Ordem das Carmelitas, em 1562. A Igreja, porém, foi erguida, em 1607. No local fica o Museu Teresiano de las Carmelitas Descalças.

img_2687
Convento de Santa Tereza de Jesus de Ávila

CATEDRAL DE CRISTO SALVADOR DE ÁVILA

A Catedral de Cristo Salvador de Ávila foi projetada para servir como templo e fortaleza, está cercada das residências da antiga nobreza. Passamos por ali várias vezes, inclusive comemos uma ótima paella ali do lado, pena que sempre que passamos a Catedral estava fechada, mas não tem nada não, pois Ávila está na lista dos lugares em que voltarei.

img_2564

A Catedral de Ávila vista das MuralhasCUATRO POSTES

A visita ao Cuatro Postes é obrigatória de dia e de noite. Observar as Muralhas e a Cidade de lá é um prêmio e tanto.

img_2374img_2633img_2641img_2655

img_2645
Cuatro Postes

Ávila é uma Cidade linda e pacata. Visite Ávila! Sempre que vou tenho dificuldade em me despedir dela.

Veja outros posts que têm tudo a ver com Ávila nos links abaixo:

MADRID

SEGÓVIA

SALAMANCA

TOLEDO

SEVILLA

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

24 comentários em “Minha Favorita: Ávila.

  1. As muralhas de Ávila são imperdíveis. Beleza arquitetônica e importância histórica. Toda a cidade merece ser vista. Outros pontos que não podem faltar no roteiro da Espanha são: Segóvia Toledo, Salamanca (famosa pela universidade).

    Curtido por 1 pessoa

  2. Essas cidadelas espanholas são realmente apaixonantes. Parece uma volta ao passado! Caminhar por toda essa história viva não dá vontade de voltar mesmo…

    Pelo caminho me apaixonei por várias: Pamplona, Sahagun, Burgos, Léon, Astorga, Ponferrada e, claro, Santiago de Compostela!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Avila é linda!! Assim como Segovia, Toledo e Sevilha, essa já mais ao Sul. Fiz essa viagem, ao sul da Espanha, com suas dicas e posso dizer que foi fundamental para nosso conhecimento sobre a região. A Espanha é lindaaa! Vale a pena ser descoberta de ponta a ponta, e com as suas dicas fica bem mais fácil. Bjs e parabéns!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Você tem toda razão! Lindo lugar! Lindas fotos! Quem sabe uma dica para 2019, porque 2018 a nossa viagem para Itália já será um sucesso, como todas organizadas por você! Parabéns pelo post e sucesso sempre!!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Não conhecia Ávila. Realmente linda! Conheci Assis – (toscanas)-Italia ( tb é cercada com muralhas de tijolinhos). Todas as casas e calçadas São de tijolinhos. Na entrada da cidade encontramos a igreja de Santa Clara e ao fundo a Igreja de Assis onde está sepultado os restos mortais de São Francisco.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Wladimir, gostei dos teus post. Fiz 2.026 km na Espanha em janeiro 2017, mas não sabia da existência dessa maravilhosa cidade de Ávila. Deve ser bem parecida com a linda Toledo.
    Já disparei para amigos o teu site. Continue com o teu projeto e sucesso!!!

    Curtido por 1 pessoa

  7. Amei Ávila tbm! Espanha é linda, cheia de cidades medievais, difícil escolher a mais linda! Conheci o Sul da Espanha q tbm é lindíssimo e suas dicas foram mt importantes.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário