A Rota Romântica na Alemanha

Foram três dias fazendo a Rota Romântica de carro, realizando um sonho de muito tempo atrás. A Rota Romântica é a Rota mais famosa da Alemanha, uma região com cidadezinhas como Rothenburg, Würzburg, o Castelo Neuschwanstein e muitas outras que parecem saídas dos contos de fadas, tudo muito bem preservado e cuidado.

img_7399

Na Alemanha nasceram os irmãos Grimm, criadores da imensa maioria dos contos de fadas que conhecemos, como Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Rapunzel, João e Maria, O Pequeno Polegar, A Bela Adormecida e inúmeros outros personagens. Tanto é, que a Alemanha é repleta de cenários de contos de fadas e existe até uma outra Rota, chamada Rota dos Contos de Fadas, que percorre pela cidade onde nasceram os irmãos Grimm, e lugares em que moraram e que se inspiraram!

Voltando à nossa Rota, ela foi criada pelos alemães para incentivar o turismo na região, no pós Segunda Grande Guerra, há cerca de 60 anos. Deu tão certo que é um dos passeios mais famosos da Alemanha e do Mundo.

20160508_143522img_740620160507_105827

São 380km, espalhados por 27 cidades, que vão de Würzburg à Füssen. Dali você pode seguir pela Rota dos Alpes, até Garmisch-Partenkirchen. Foi isso que fizemos.

Abaixo vou falar como foram nossos dias, mas não considero que seja o ideal, pois ficaria melhor com pelo menos um dia a mais. Lembro que, na minha opinião, a cereja do bolo é a cidade de Rothenburg ob der Tauber. A escolha de Rothenburg como base, onde ficamos por três noites, é a Escolha Perfeita.

No dia de nossa chegada, havíamos deixado Nüremberg, deixamos as coisas no Hotel, em Rothenburg, e fomos fazer um bate-volta à Heidelberg. Foi cansativo para todos, tanto que no dia seguinte metade do grupo preferiu ficar em Rothenburg.

Dia 1

Acordamos e fizemos o lado norte da Rota Romântica, saindo de Rothenburg.

Saímos pela estradinha da Rota Romântica até Cregligen, que não tem grandes coisas, sua fama vem da Igreja Herrgottskirche e do Altar em madeira, entalhado entre 1505 e 1510, por Tilman Riemenschneider. Vale a pena pagar os dois euros para entrar. Você não precisa entrar em Creglingen, pois a Igreja fica na estrada e tem muitos carros e ônibus parados na frente.

img_8513

img_8517
Retrato da Ascenção de Maria

Saímos pela estradinha da Rota Romântica até Bad Merghentheim, pequenina cidade, cuja atração principal é o Castelo dos Cavaleiros da Ordem Teutônica. Era um fim de semana e estava tendo uma festa na Bela cidadela. A vontade de passar o dia por ali foi grande.

img_8622

img_8650
Bad Merghentheim

As plaquinhas “Romantische Strasse” fazem um tremendo sucesso e é obrigatório fazer uma parada para a foto clássica.

img_8541

Pela Rota fomos até Würzburg, maior cidade da Rota Romântica que tem post próprio aqui. O Residenz de Würzburg faz parte do Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO. Na volta, pegamos a autobahn e logo chegamos de volta, em Rothenburg.

img_8757
Würzburg

Dia 2

Dia de ficar em Rothenburg, que é para mim, o melhor do melhor da Rota Romântica. Cidade Medieval Murada que é uma delícia e uma beleza! Na minha opinião vale a pena ficar apenas em Rothenburg. Ela gerou vários posts, o principal é esse aqui.

2016-11-13-11-27-57

img_8874
Rothenburg com festinha no Plönlein

Dia 3

Então, veio a difícil despedida  de Rothenburg, e, com ele, mais uma dia puxado em direção ao Sul, passando pelo Castelo Neuschwanstein, mas com destino final nos Alpes alemães.

A ideia era parar em Dinkelsbühl e Landsberg am Lech, mas como saímos depois das 9h, num dia que era para termos saído bem cedo, pulamos Dinkelsbühl e só demos uma volta de carro em Landsberg am Lech.

img_8934

img_8935
Landsberg am Lech

Tocamos para um lugar que encontrei por acaso, mas que você deve incluir no seu roteiro. A Wieskirche é uma Igreja localizada em lugar belíssimo, ela faz parte do Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO, e tem post próprio aqui.

img_9038

img_9003
Wieskirche

Depois da Wieskirche, paramos na estrada para fazer como os alemães! Almoçar na Estrada, sanduíches de queijos e salames. Já ouviu aquela frase? “Uma vez na Alemanha, faça como os alemães”. Todo mundo adorou. Sempre coloco isso no Roteiro, quando estou de carro pela Alemanha.

img_9065img_9066img_9067

img_9070

img_9072
Almoço na Estrada é Sucesso Total! Vem Comigo!

Já avistando os Alpes, seguimos para Füssen e o Castelo de Neuschwanstein. Quando chegamos nele, já não havia como fazer a visita por dentro. Eu já fiz em outra ocasião (dura 30 minutos) e não acho que valha tanto a pena, principalmente se tiver a oportunidade de conhecer o Residenz, em Munique. O melhor do Neuschwanstein é visitar o Lago Alpsee, e apreciar o Castelo da Marienbrücke. Para chegar na Marienbrücke é melhor subir de ônibus, porque a charrete te deixa num ponto mais abaixo. Só de curiosidade, o Neuschwanstein é o local mais fotografado da Alemanha. Veja o post principal do Castelo Neuschwanstein aqui.

img_9074img_9081

img_5691

img_7800

img_5697
Castelo Neuschwanstein e Lago Alpsee

Dependendo de como organizar sua Viagem, inclua a visita interna ao Palácio Linderhof. Eu nunca fui, mas pelo que li é mais bonito e interessante do que o Neuschwanstein por dentro. Está na lista.

img_5626

img_5475
Garmisch

Depois do Neuschwanstein, seguimos para nosso destino final, Garmisch-Partenkirchen, já na Rota dos Alpes, pois, o dia seguinte, foi dia de subir os Alpes, no Zugspitze, que é um passeio nível imperdível. Hoje, não me hospedaria em Garmisch, mas em Mittenwald que é uma linda cidade alpina e fica pertinho de Garmisch.

Na saída do Castelo aconteceu uma surpresa. A estrada que deveríamos pegar estava fechada, mas isso acabou por nos trazer uma gigantesca surpresa! Tivemos que ir por trás das montanhas, onde está o Neuschwanstein, em território austríaco. Quando chegamos na fronteira, já paramos num postinho de gasolina e compramos o selo do pedágio, que custa 8euros para dez dias. Como ainda iríamos à Salzburg, Hallstatt, na Áustria, ficou redondo. A gigantesca surpresa é que a estrada para Garmisch, indo pela Áustria é deslumbrante! Montanhas Alpinas ainda cheias de neve, em maio. Todo mundo de queixo caído apreciando aquela maravilha. Sempre vou por esse caminho à partir de agora! Para ir por este caminho, coloque no GPS cidades como “Pflach” e “Heiterwang”, antes do destino final “Garmisch- Partenkirchen”.

A Rota Romântica é um lugar perfeito para uma Viagem em rítmo lento, então, se tiver mais dias aproveite-os bem. Valorize Rothenburg se tiver pouco tempo, ela é o corpo e a alma da Rota Romântica. Se puder encaixe os Alpes em sua Viagem e visite o Zugspitze – O Topo da Alemanha..

Clica aqui para ver o site oficial da Rota Romântica da Alemanha.

Veja os outros posts que têm tudo a ver com a Rota Romântica:

ROTHENBURG

WÜRZBURG

NEUSCHWANSTEIN

WIESKIRCHE

MUNIQUE

TITISEE-NEUSTADT na FLORESTA NEGRA

LETREIROS DE FERRO FORJADO

Gostou? Deixe suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor.

24 comentários em “A Rota Romântica na Alemanha

  1. Maravilha a rota romântica, as fotos são lindíssimas. Está no meu próximo roteiro.Obrigada pelas fotos estão lindíssimas. Meu fotógrafo favorito.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Fotos espetaculares,lugares lindos e sua descrição da viagem faz com que tenhamos vontade de conhecer in loco ,pois conseguimos imaginar os lugares só pela leitura das suas palavras.Voce escreve com alma e muito amor pelo que faz, parabéns!!!!

    Curtido por 1 pessoa

  3. Estou impressionada,Wladimir, com sua competencia e versatilidade em organizar roteiros viaveis. Parabens, vc nasceu pra seduzir a gente com estas viagens lindas. Bj

    Curtido por 1 pessoa

  4. Olá!
    Estou indo morar na Alemanha no fim deste ano e adorei as suas dicas!
    Quando eu obtiver mais detalhes sobre onde irei ficar, com certeza te pergunto melhor outros detalhes de lá.
    Parabéns pelo blog.
    Não deixe de conhecer e seguir o meu blog: meuguiamundo
    Bjss

    Curtido por 1 pessoa

  5. Olá!
    Eu, meu marido e um casal de amigos fizemos a Rota Romântica agora, em maio. Maravilhoso! Muito boas suas dicas.
    Se me permite uma sugestão: sempre fazer reserva antecipada , via Internet, para não perder atrações (como entrar no castelo de Neuschwanstein).
    Boas viagens.

    Curtir

  6. Oi, Ana!
    Muito Obrigado de coração pelo aviso.
    Fui verificar e o site de vendas de ingressos para A Alhambra mudou!
    Já arrumei tudinho!
    Obrigado, mesmo!
    Vladimir Bento.

    Curtir

Deixe um comentário