Saltz Welten, uma aventura na Mina de Sal Mais Antiga do Mundo!

Com nada menos do que 7.000 anos de existência, numa cidade que é Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO, Hallstatt, num local bem remoto está a Saltz Welten, a Mina de Sal Mais Antiga do Mundo.

img_0156

Conhecer esse lugar foi uma experiência única em que você deve investir. O passeio é sensacional, repleto de escorregas radicais e curiosidades. Você vai conhecer uma mina na sua mais pura essência. Vale ressaltar que o passeio não é aconselhável para quem tem dificuldade de locomoção e sofre de claustrofobia.

Tudo começa lá embaixo, na cidade, de onde pegamos o funicular. Se quiser apenas subir no funicular e conhecer a Plataforma Panorâmica, paga 12 euros, para incluir a visita à Mina, mais 12 euros, e digo pra você, vale cada centavo. Uma vez lá em cima vá até a Plataforma Panorâmica e tire muitas fotos com a cidade de Hallstatt e o Lago Hallstatter See aos seus pés. De lá você pega uma trilhazinha curta montanha acima até chegar na Mina.

img_0122

img_0115

img_0134

img_0137

img_0138

A Aventura na Saltz Welten começa num vestiário, onde são distribuidas roupas especiais. O guia chega na hora marcada e se apresenta, sempre revezando o alemão e o inglês. Então, caminhamos pelas dependências do prédio, passando por muitas fotos de mineiros de Hallstatt.

A saudação dos mineiros é Glück Auf, uma mistura de Boa Sorte com Até Já. Até o fim você escutará essa saudação.

img_0171

img_0163

img_0164

img_0174

novo-documento-31

Vamos para a entrada da Mina e novas Histórias, então entramos e caminhamos até a luz externa sumir. Uma vez lá dentro, nós usamos uns escorregas super-radicais para trocar de nível, cada vez mais dentro e fundo na montanha, o maior escorrega chega a ter mais de sessenta metros. Mas se não quiser ir de escorrega, não se preocupe, ao lado dele tem uma escadinha. Bem sem graça, mas fazer o quê? Quem tem medo vai nela.

Lá “dentrão” da Mina tem muitas atrações que usam tecnologia de ponta como holografias. É um passeio de primeiro mundo, pode ir lá conferir e diz se estou mentindo.

Tem um momento em que somos chamados a experimentar a água do lugar, e não é que é salgada mesmo? Claro, Vladimir! É uma Mina de Sal…

img_0141

img_0149

img_0173

img_0162

img_0187

img_0185

img_0181

img_0182

img_0191

img_0165

Depois chegamos num lugar, onde, teoricamente, está a escada de madeira mais antiga do mundo, preservada por estar numa área tão seca como uma Mina de Sal, nos Alpes Austríacos. Incrível! Ali é apresentado mais uma holografia com as famílias de mineradores trabalhando. Emocionante e Inesquecível.

No final do passeio sentamos num trenzinho que sai da Mina bem rápido, o guia nos orienta a ficar paradinhos, porque o danado do trem passa por um pedaço beeeem apertado a 1.000 por hora! Como 1.000 é o passeio a Saltz Welten e a Mina de Sal Mais Antiga do Mundo.

Sabia que o Sal era valiosíssimo no passado, porque ele servia para preservar o alimento? Antigamente não tinha geladeira, então as carnes, principalmente, eram preservadas com sal! Técnica usada até hoje, por exemplo, para o bacalhau e as carnes para o feijão, como carne seca, lombo, etc.

img_0195

img_0200

img_0202

img_0204

img_0205

img_0227

img_0228

Agora, já parou para se perguntar como essa quantidade gigantesca de sal foi parar nos Alpes, a mais de 600 metros do nível do mar? Bom, vou tentar explicar. Você sabe que o sal vem do mar, né? Mas o mar mais próximo de Hallstatt fica a mais de 500km, na Itália. Então, como? Pois, lá vai. Quando houve a Pangeia que separou os continentes, há cerca de 500.000.000 de anos atrás, o mar invadiu grandes partes da terra. Depois a terra continuou se movendo e a placa africana, empurrou a Europa, que acabou por levantar toda a Região do Alpes. Com isso imensos lagos de água salgada se formaram, e, com o tempo, a evaporação dessas águas e novos movimentos da terra e das montanhas, essas áreas, onde existiram imensos lagos de água salgada foram engolidos para dentro das montanhas! Incrível, né?

Quero dizer para o amigo e amiga leitores do blog, que este pode ser um dos passeios mais incríveis da sua Vida. Fico até um pouco preocupado de criar expectativa demais, mas o que eu quero é convencê-lo (la) a ir nessa Farra. Bota no Roteiro e vai!

Clica aqui e confira o site oficial deste passeio em Hallstatt

Veja outros posts que têm tudo a ver com Hallstatt nos links abaixo:

HALLSTATT

CAPELA DOS OSSOS DE HALLSTATT

INNSBRÜCK

ZUGSPITZE

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

5 comentários em “Saltz Welten, uma aventura na Mina de Sal Mais Antiga do Mundo!

Deixe um comentário