Salzburg é Linda e Atraente!

Salzburg é conhecida por ser a cidade de Mozart e da Noviça Rebelde, mas também é a cidade de Ótimos Chocolates, do arcebispo Wolf Dietrich, que segundo a lenda ainda perambula pelo Castelo Hohensalzburg, de bate-volta espetaculares à Hallstatt e Berchtesgaden, e de lindas fotos.

img_0239

Vale muito a pena passar algumas noites por lá, para poder fazer os bate-volta e visitar a cidade com calma.

Salzburg significa Castelo de Sal e fica localizada às margens do Rio Salzach.

Possui 145.000 habitantes e é a quarta maior cidade da Áustria.

O Centro Histórico de Salzburg faz parte do Patrimônio Histórico da Humanidade da UNESCO.

Se quiser saber apenas das atrações da cidade vai ali embaixo, onde está VIAJA DAQUI ou O que fazer em Salzburg.

img_9844

img_9849
Os Pilotos e as Donzelas

HISTÓRIA:

Vestígios humanos mostram que desde o período neolítico (12.000 à 4000 a.c.), já havia atividade na região.

Os assentamentos foram unidos durante a Era Romana e o local chamava-se Juvavum.

Após a Queda do Império Romano caiu em declínio até que, no final do século VII estava praticamente em ruínas.

Quando Teodão da Baviera pediu a Ruperto para se tornar bispo, por volta de 700, Ruperto explorou o rio para escolher um local para edificar sua basílica. Ruperto escolheu Juvavum, ordenou padres e anexou o senhorio de Piding. Ruperto chamou a cidade de “Salzburg” e viajou para a evangelizar entre os pagãos.

img_6338img_6373img_6420

O nome Salzburg significa “Castelo de Sal” (em latim: Salisburgium). O nome é derivado das barcaças que transportavam sal no rio Salzach e estavam sujeitas a um pedágio no século VIII, como era habitual para muitas comunidades e cidades que cresceram e enriqueceram nos rios europeus.

A Fortaleza de Hohensalzburg foi construída em 1077 e expandida durante os séculos seguintes.

A cidade ficou conhecida pelo incrível músico Wolfang Amadeus Mozart um dos maiores compositores de música clássica do mundo, que nasceu em Salzburg.

Em 1731, uma ordem expulsou todos os protestantes da cidade. Muitas terras foram confiscadas e livros protestantes queimados, também capturaram muitas crianças de até 12 anos para serem ensinadas de acordo com as normas católicas romanas.

img_9669

img_9746
Coisas de Salzburg… hehe..

De lá prá cá, Salzburg pertenceu uma vez aos Bávaros, depois aos Austríacos, novamente aos Bávaros, até que, em 1850, tornou-se parte do Império Áustro-Húngaro, sendo capital de um território, dentro do Império Austríaco.

Durante a segunda guerra foi anexada à Alemanha sofrendo forte bombardeio pelos aliados, em 1945, apesar disso grande parte de sua arquitetura ficou intacta.

Apesar de toda essa História de dificuldades, causada pelo fato de ser uma cidade pequena, numa região fronteiriça e de muito movimento, a cidade em tudo nos lembra Mozart e a música clássica, com os Alpes servindo de pano de fundo!!! Um passeio Lindo, num cenário de Cinema. Uma cidade que transmite Paz com vistas deslumbrantes.

VIAJA DAQUI ou O que fazer em Salzburg

A cidade de Salzburg é pequena e linda. Você pode fazer tudo a pé, não deixe de subir seu Castelo, o Hohenslaburg, um dos que mais gosto. Pense em ficar umas três horas, para curtir o Castelo bem curtido. O passeio a pé, partindo do Palácio Mirabel até os pés do Castelo leva cerca de duas horas se não ficar enrolando demais.

PALÁCIO e JARDINS MIRABEL

Vamos as atrações! Comece seu tour pelo Palácio e Jardins Mirabel, local onde foram filmadas importantes passagens do filme A Noviça Rebelde, nele tem um jardim muito agradável e é uma das visitas obrigatórias de Salzburg. Num dia bonito você terá fotos espetaculares com os Jardins e o Castelo ao fundo.

img_4013img_4001

img_6450
Palácios Mirabel e as meninas num dos locais de filmagem da Noviça Rebede

RIO SALZACH

Vá em direção ao Rio Salzach e atravesse sua Ponte de Pedestres, repleta de cadeados e outro ótimo ponto para fotos.

img_4050
O Rio Salzsach, a cidade e o Hohensalzburg, visto da Ponte dos cadeados.

GETRAIDEGASSE e SANKT BLASIUSKIRCHE

Depois de atravessar o rio, vá pela direita para pegar o início da Getraidegasse, a rua mais famosa do Centro Histórico de Salzburg. Foi nela que nasceu Wolfgang Amadeus Mozart. A alameda é repleta de cafés, lojas e restaurantes, nela fica a Igreja de Sankt Blasiuskirche – São Blásio -, a frente da colina de Monchsberg. Repare na enorme quantidade de letreiros de Ferro Fundido, nessa rua. Fiz um post somente sobre estes letreiros.

img_4071

img_4075
Sankt Blasiuskirche e Getraidegasse

MOZART GEBURTHAUS

Na Getraidegasse está a Mozart Geburthaus, a Casa onde nasceu Mozart. Abriga um pequeno Museu que não é uma unanimidade entre os que o visitam! Não fui no Museu, então não posso falar.

img_4086
Mozart Geburthaus

RESTAURANTE NORDSEE

O que tem ao lado da Mozart Geburthaus, que eu gosto muito e esse sim é uma unanimidade, é uma filial da lanchonete Nordsee, ela está em muitas cidades da Alemanha e Áustria (deve ter em outros países também). A Nordsee vende alimentos do mar que vão do barato ao caro. Eles têm saduíches de peixe por 2euros! Ainda vou fazer um post só para o Nordsee, eles merecem!

Nordsee. Delícias baratas e caras.

MOZARTPLATZ

Seguindo a rua a gente chega na Mozartplatz, uma Praça com algumas boas lojinhas de souvenirs que possui uma estátua de Mozart.

img_4095
Mozartplatz

RESIDENZPLATZ

Praticamente no mesmo lugar está a Residenzplatz, uma bela praça, onde também teve passagens do clássico A Noviça Rebelde filmadas. Nela fica a Alte Residenz, que hoje abriga o Museu de Arte e História.

img_6231
Residenzplatz

DOM ZU SALZBURG

Logo ali está o Dom Zu Salzburg, a Catedral de Salzburg era uma pequena igreja que foi recebendo transformações através dos tempos. Considerada a Maior Catedral em estilo Romano nos países de língua alemã.

img_4107

img_0245
Dom Zu Salzburg

KAPITELPLATZ

Então, finalmente chega-se à Kapitelplatz, Praça aos pés do Castelo de onde se tira belas fotos do Hohensalzburg. Nesse Praça estão a Sankt Peter Stifitskirche, que é bela por dentro. A Abadia de São Pedro, de 1130, é a mais antiga da Ordem dos Beneditinos, na região de lingua alemã. Ali, Mozart, pela primeira vez, apresentou sua Missa em dó maior; e o Sphaera, uma estátua de um homem em cima de uma bola dourada, que estaria procurando uma mulher na montanha onde se localiza o castelo. Segundo a lenda, ela estaria lá, em alguma gruta. Também é muito legal ver o pessoal jogando xadrez num grande tabuleiro no chão ao lado do Sphaera. Ali perto do Sphaera, na parede da Catedral, repare na estátua do Anonymous. Sou fã desse personagem que está espalhado em vários lugares da Europa.

img_0256img_6392

img_4120
Kapitelplatz

CASTELO FESTUNG HOHENSALZBURG

Suba no Castelo Festung Hohensalzburg. Sem querer me estender muito, já que preparei um post só pra ele, te digo que é Imperdível! Ele foi um Castelo muito usado e com uma longa História e Tradição. Lá em cima tem um Museu que merece ser visitado. Procure dar a volta completa para ver as paisagens de todos os ângulos. Rende altas fotos. Vai por mim. Se ainda estiver bem disposto (a) desça a pé pela trilha, é um passeio delicioso, onde vamos passando por diversos portões! Devia ser muito, muito difícil mesmo invadir o Hohensalzburg.

img_0284img_0414

img_6338
Hohensalzburg

AUGUSTINER BRÄU

Mais uma dica? Vá na Cervejaria Augustiner Bräu à noite. Vale muito a pena, tanto que fiz um post só pra ela! Clica aqui e vai lá. IMPERDÍVEL!

img_9818
Stiegl Brauwelt

Outras Atrações de Salzburg:

  • Wasserspieler Hellbrun, um Jardim com diversos jatos d’água, no Palácio Hellbrun. É um ótimo passeio, mas deve-se levar roupas secas para voltar;
  • A Ótima Cervejaria Stiegl Brauwelt, uma famosa cervejaria antiga que produz a cerveja Salzburger Stiegl. Vá lá à noite. Das 10h às 23h. https://www.stiegl.at/de/brauwelt/;
  • Jantar com Música de Mozart, informe-se no seu Hotel, custa uns 60euros; Passeio da Noviça Rebelde, um sucesso de Salzburg, tem gente que vai à Salzburg só por causa do passeio. Não foi meu caso. Separe a parte da manhã inteira, custa uns 45euros;
  • – Bate-volta à Hallstatt; Bate-volta à Berchtesgadener Land; e muito mais.

Onde comer:

  • Augustiner Braustueberl: Comida Típica. Lindhofstrasse, 7. http://www.augustinerbier.at/
  • Gasthaus Zwettlers: Em conta. Bem no centro, Kaigasse, 3. http://www.zwettlers.com/startseite/
  • Stiegl Brauwelt: Famosa cervejaria antiga que produz a cerveja Salzburger Stiegl. Das 10h às 24h. https://www.stiegl.at/de/brauwelt/
  • Bärenwirt: Típica. Mullner Main Street, 8. http://www.baerenwirt-salzburg.at/
  • Alter Fuchs: Ótimo Schnitzel, pizzas e outros. Fica numa famosa rua de pedestres. Linzer Gasse, 47/49. Fui nessa e gostei muito, um ótimo atendimento.
  • Chocolaterias do Mozart: São diversas lojas espalhadas pela cidade. Lá em cima tem uma foto, onde estou saindo de uma delas.

Muita gente visita Salzburg como bate-volta ou apenas de passagem. É tempo suficiente para conhecer a cidade, acontece que Salzburg tem mais coisa a oferecer, os bate-volta à Hallstatt e Berchtesgaden que são lugares incríveis e apaixonantes! Por isso, não fique constrangido (a) em botar umas três noites por lá. São dois dos melhores bate-volta que conheço.

Veja outros posts que têm tudo a ver com Salzburg nos links abaixo:

CASTELO HOHENSALZBURG

CERVEJARIA AUGUSTINER BRÄU

MUNIQUE

HALLSTATT

BERCHTESGADEN LAND

LINZ

INNSBRÜCK

VIENNA

LETREIROS DE FERRO FORJADO

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

21 comentários em “Salzburg é Linda e Atraente!

  1. Maravilha de reportagem , só de ler já dá vontade de conhecer tão lindas cidades cheias de história e tradições tão bem escritas e descritas por você Vladimir . Parabéns ao viajadaqui.com.br !!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Maria Creusa, amei sua forma de descrever esse tour por Salzburg. Voce não vai acreitar já estive ai e sequer tive noticias e tudo que voce nos descreveu. Já cheguei a conclusão que as agências de turismos, contrata guias sem testar o real conhecimento das localidades que deve levar o grupo. Estive bem próxima lo local onde nasceu Mozart e só não pudemos entrar n o museu por estar fechado. Hoje, amiga tivesse eu disposição e menos idade ( estou com 8.8 anos atualmente) estaria embarcando para viagens através do mundo. De qualquer espero receber mais mensagens suas. Tenho muitas amigas companheiras de viagens com as quais me correpondo. Meu carinhoso abraço vinie maria. em 02/10/18.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário