Nüremberg surpreende e agrada!

Chegamos na Hauptbahnhof (estação de trem principal) de Nüremberg ou Nürnberg, vindos de ônibus de Praga, à tarde. Tínhamos que pegar o carro que estava alugado para o resto da Viagem. Com isso, o passeio pela cidade começou lá pelas 17h, mas como era primavera, o dia brilhava até depois das 21h. Foi tempo suficiente para um longo passeio que começou na Estação principal e terminou no Castelo.

img_7614
Nessa ilhazinha está o Trodelmarkt. Vale um passeio.

Ficamos hospedados no Íbis Nüremberg Altstadt e foi uma das melhores escolhas da Viagem por conta de sua Ótima Localização.

Nüremberg é a segunda maior cidade da Baviera, atrás somente de Munique. A intenção era a de fazer um passeio pelo Centro Histórico, que eles costumam chamar de “Altstadt” ou “Cidade Velha”.

Se estiver interessado em ver apenas o que tem para fazer vai lá embaixo, onde está VIAJA DAQUI ou o que fazer em Nüremberg.

HISTÓRIA:

Seu primeiro documento data de 16 de julho de 1050, no início da Alta Idade Média, numa escritura em latim do Sacro Império Romano-Germânico como Norenberc (montanha rochosa), que deriva do alto alemão médio nuor (rocha) e berc (montanha).

img_7472
No ônibus de Praga para Nüremberg

A partir de então, Núremberg floresceu e trouxe importantes colaborações para a humanidade. Nela, Johannes Müller de Königsberg, construiu um observatório astronômico, em 1471, além de publicar várias cartas astronômicas. Por volta de 1500, Peter Henlein inventa o primeiro relógio de bolso, chamado de “Ovo de Nuremberg” (Nürnberger Ei). O pintor do Humanismo e do Renascimento, Albrecht Dürer criou suas obras-primas entre 1509 a 1528 em Nuremberg. Dürer desenhou em 1515, sob ordens do imperador Maximiliano I, uma carta celeste relativo aos hemisférios norte e sul, o Mapa Stabius-Dürer, tratando-se do primeiro mapa desenhado dos céus. Em 1543, uma importante parte do trabalho do polonês Nicolau Copérnico foi publicado em Nuremberg. O primeiro globo terrestre, da autoria de Martinho da Boémia (Martin Behaim), foi produzido aqui.

20160504_145754

img_7691
Pegando o carro e partindo para Rothenburg.

A Guerra dos Trinta Anos, encerrou o apogeu cultural e econômico da cidade. Os arredores da cidade foram devastados pela guerra, epidemias dizimaram ainda mais a população e as atividades comerciais estagnaram. A Guerra dos Trinta Anos envolveu diversos países europeus e continha motivos religiosos, entre protestantes e católicos, e também políticos, onde se tentava enfraquecer os Habsburgo, foi de 1618 à 1648, terminando com a assinatura da Paz da Vestfália.

Este declínio perdurou até o século XIX, quando Nüremberg foi incorporada ao reino da Baviera em 1806.

img_7622
Nosso Íbis! Muito bem localizado.

Os anos 20 do século XIX marcam o começo da industrialização em Nüremberg. Muitas empresas fundadas neste século e que perduram até hoje foram responsáveis pelo desenvolvimento industrial da cidade. Entre estas empresas estão a metalúrgica MAN AG, o fabricante de lápis Lothar von Faber (Faber-Castell) e o mecânico Sigmund Schuckert (atualmente Siemens-Schuckert).

img_7515
Galeria Kaufhof. Tem muito comércio em Nüremberg

Nüremberg tem seu lado triste na História do nazismo, pois, foi um dos locais com maior importância e que mais apoiava o partido nazista, onde Hitler fez alguns de seus maiores comícios. Um dos locais mais famosos de Nüremberg é um imenso local de desfiles e comícios e um famoso Centro de Documentação (Dokumentationszentrum Reichsparteitagsgelände), que funciona como um grande museu do Holocausto! Nuremberg, foi também o local do julgamento de muitos nazistas, sendo o local para onde os olhos do mundo se viravam, entre 1945 e 1949, no evento conhecido como “Julgamentos de Nüremberg”.

img_7619
Uma das muitas Igrejas da cidade

Nüremberg acabou sendo uma das cidades mais castigadas por bombardeios no final da Segunda Grande Guerra e chegaram a cogitar que reconstruíssem a cidade em outro local, possibilidade logo afastada pelos Moradores que, após retirarem mais de 10 milhões de toneladas de escombros, começaram a reconstrução do centro histórico e do restante da Cidade!

Assim como várias Cidades da Alemanha, Nüremberg foi reconstruída baseada em fotos da Cidade antes da destruição.

VIAJA DAQUI ou O que fazer em Nüremberg

img_7503

img_7504
Hauptbahnhof e a marca inconfundível: DB

ESTAÇÃO DE TREM

Comece na Estação de Trem de Nüremberg, a Hauptbahnhof já é uma beleza.

img_7506

img_7508
Königstor e Handwerkerhof

KÖNIGSTOR

Em frente à Estação está a Königstor, a Porta do Rei, e logo na entrada do Portão está a Handwerkerhof. Colado à estação esta é uma réplica de uma aldeia medieval, onde artesãos e restaurantes estarão de portas abertas.

img_7528

img_7542

img_7541

img_7615

img_7634
Fontes e o Rio Pegnitz

FONTES

Vá caminhando e se encantando com a cidade! Você verá muitas Fontes e o Rio Pegnitz que corta a cidade. O Centro Histórico tem basicamente duas ruas que são paralelas, suba por uma e volte pela outra.

img_7520
Lorenzkirche

LORENZKIRCHE

Se não passar na ida, vai passar na volta pela Lorenzkirche, uma bela e grande Igreja.

img_7546
Schöner Brunnen em obras…

GOTHIC SCHÖNER BRÜNNEN

Chegando na Hauptmarkt, a Praça do Mercado, você verá a Gothic Schöner Brunnen, a Fonte Gótica, infelizmente, estava em restauração quando fui, mas fiquei bem curioso para conhecê-la. Trata-se de uma réplica de 1385 e é uma fonte símbolo da cidade e a principal atração de Nüremberg. Reza a lenda que se Você der três voltas em seu redor, retornará à Nüremberg. Em outro lugar vi que, na Fonte (Brunnen), tem um anel que deve ser girado e se fazer um pedido!!!

img_7545

img_7549

img_7547

img_7548

img_7653

img_7654
Frauenkirche

FRAUENKIRCHE

Na Praça, também está a Frauenkirche, a Igreja de Nossa Senhora que é mais um símbolo da cidade.. lendo sobre ela e a reconstrução da mesma e da cidade vejo o quão foi difícil se reerguerem. Todos os dias, ao meio-dia, ocorre um teatro de bonecos, enquanto tocam os sinos, exibindo uma procissão de príncipes homenageando o Rei Carlos IV. Ela é mais bonita por fora.

Esse próximo ponto você pode pular… a Weissgerbergasse (fala-se: Vais-gerbergasse). Tradicional e preservada no estilo Alemão.

img_7603

img_7565

img_7598

img_7663
Tiergätnerplatz

TIERGÄRTNERPLATZ

Vá indo na direção do Castelo, até chegar na Tiergärtnerplatz. Toda no estilo alemão, repleta de casas em enxaimel. Repare na estátua de um Rato Gigante, na Praça. Volte nesse lugar, à noite, para uma cerveja. Fica bem cheio, mas o pessoal senta no chão mesmo..

img_7597

img_7564
Casa de Albrecht Dürer e as Muralhas de Nüremberg. Pode caminhar por elas!

CASA DE ALBRECHT DÜRER

Dali da Praça dá pra ver a Casa de Albrecht Dürer. Era o Local de trabalho e vida do gravador, pintor e ilustrador alemão Albrecht Dürer, à partir de 1509 até sua morte em 1528. Dürer viveu nesta casa com sua esposa (Agnes Dürer), a mãe e aprendizes.

img_7569

img_7571
Tiergärtnertor e o Caminho para o Castelo

TIERGÄRTNERTOR

Então, passe pelo Tiergärtnertor, o Portão que te leva ao Castelo. Vá sempre buscando sua direita.

Vista do Castelo

KAISERBURG

Logo chegará no Kaiserburg. São três Castelos juntos, de onde se tem uma bela vista da cidade, principalmente com a neve de inverno. Quando cheguei lá já estava fechado.

Essa foi uma cidade que surpreendeu e agradou a todos. Foi uma bela Boas-Vindas à Alemanha.

img_7686
Boas Vindas na Alemanha é assim!

O que não fizemos em Nüremberg:

  • Zoo: Um dos mais famosos da Alemanha.
  • Campo Zeppelin e o Centro de Documentação: Um dos principais locais no mundo que trata da época do nazismo.
  • Ehekarussell: Magnífica escultura em mármore, é considerada a maior fonte construída no século XX. Construída para disfarçar a abertura de um poço de ventilação já existente. Mostra os altos e baixos do casamento, desde o namoro, casamento, rotina e chegando ao fim da Vida. Para vermos há um desvio de cerca de 15min. Hauptmarkt 18, 90403 Nürnberg, Alemanha. Essa eu procurei, quando estava de carro, mas não achei.
  • Memorium Nürnberger Prozesse: Local dos Julgamentos de Nüremberg. Duas amigas do grupo foram e gostaram muito.
  • Heiling-Geist-Spital: Construção do século XIV que servia de abrigo para os necessitados.
  • Trödelmarkt: Uma ilhazinha no meio do Rio Pignitz.

Veja outros links que têm tudo a ver com Nüremberg:

MUNIQUE

BERLIM

ROTHENBURG OB DER TAUBER

ROTA ROMÂNTICA DA ALEMANHA

PRAGA

FREIBURG, CAPITAL DA FLORESTA NEGRA

LINDAU: Lago Constança

MAINAU, A ILHA DAS FLORES: Lago Constança

KONSTANZ: Lago Constança

COLÔNIA e sua CATEDRAL

RÜDESHEIM

DACHAU – CAMPO DE CONCENTRAÇÃO

Gostou? Deixe suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor.

17 comentários em “Nüremberg surpreende e agrada!

Deixe um comentário