A “Simpática” Capela dos Ossos, em Hallstatt!

Imagino que o amigo e amiga leitores do VIAJA DAQUI estejam se perguntando: Mas porque o Vladimir definiu uma Capela de Ossos como “Simpática”? Calma… eu não sou nenhum adorador de caveiras, não. Quero distância. Acontece que a Beinhaus ou Casa dos Ossos, na tradução ao pé da letra, fica numa Igreja de 1181, atrás de um pequenino e lindo cemitério, que proporciona mais uma linda vista de Hallstatt, Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco. Para completar, as caveiras são pintadas, em honra e nome das famílias. Eu achei simpática! Será que não é normal? Hehe..

img_0061

Bom, talvez não seja, pois esta foi a terceira Capela de Ossos que visitei, as outras foram em Roma (ainda sem post) e Évora (aqui).

Fica junto a Igreja Católica St. Michaelkapelle, uma Igreja em estilo romano, que começou a ser construída em de 1.181, tendo sido inteiramente renovada recentemente. Atrás do cemitério.

Minha dica é de que, quando estiver voltando do principal ponto de fotografia de Hallstatt (ver foto abaixo), repare numa escada, à sua direita, que sobe na diagonal (ver foto). Suba por ela e logo estará no cemitério.

img_0018

img_0007
Insira uma legenda
img_0039
O Mirante, a Igreja Católica e a Escada que deve procurar na volta do mirante.

O Cemitério de Hallstatt é muito bem cuidado e uma atração a parte. Incrível ver como em muitos lugares nessa região encontramos esses cemitérios pequeninos que são verdadeiros jardins. A vista do cemitério é linda, como qualquer vista em Hallstatt.

img_0044img_0045

img_0049
O Cemitério de Hallstatt e sua Vista.

Atrás do cemitério está a Beinhaus, a Casa dos Ossos, que é na verdade, uma Capela, por isso uma Capelas dos Ossos. Se você não souber da existência da Capela, vai passar pelo cemitério sem ter a mínima ideia do que tem ali.

Na Beinhaus estão mais de 1.200 esqueletos.

Antigamente, devido ao espaço reduzido do cemitério, só era permitido aos moradores ficar doze anos enterrados, sendo retirados para dar vez aos outros, então os que tinham famílias com mais dinheiro conseguiam pintar e guardar os crânios de seus entes queridos. Mas… vejam só, tem gosto pra tudo, né?.. As pinturas mais escuras eram de pessoas mais velhas e as com cruzes coloridas de pessoas mais jovens. Esse costume durou até 1960, quando autorizaram as cremações.

A visita é paga e é bem interessante, viu? Buuuu…

img_0065img_0064img_0057img_0056img_0055

img_0053
Impressinante

Depois de visitar a Capela dos Ossos, o Cemitério e a Igreja não precisa voltar, desce por ali mesmo numa escada coberta. Muito legal! Já vai sair na Marktplatz, a principal praça de Hallstatt.

Visitar Capelas dos Ossos não é pra todo mundo. Eu tenho muita curiosidade, afinal, foi a terceira que visitei. A mensagem que me passa, quando vou nestes lugares, é, sempre, de que não temos nada o que temer, nem fazer. Nelas, vemos que somos todos iguais e que temos o mesmo destino. Aliás, nem todos são iguais, alguns acabam virando Obras de Arte nestas incríveis capelas!

Onde: Kirchenweg, 40, Hallstatt

Custa: 2 euros.

Veja os outros posts relacionados a Hallstatt:

HALLSTATT

SALZWELTEN – A MINA DE SAL MAIS ANTIGA DO MUNDO

SALZBURG

CAPELA DOS OSSOS DE ÉVORA

Gostou? Tem dúvidas, dicas, elogios ou críticas? Por favor, deixa pra gente nos comentários. Obrigado de coração por visitar o blog Viaja Daqui.

3 comentários em “A “Simpática” Capela dos Ossos, em Hallstatt!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s