Como Tirar em Dois Dias o Passaporte Português e o Cartão Cidadão, em Portugal

Essa é para quem recebeu a Certidão de Nascimento Portuguesa e tem a oportunidade de dar um pulo em Portugal, no lugar de esperar agendamento de algum Consulado Português no Brasil, que tem sido bem demorado. Uma vez que a etapa mais trabalhosa se encerrou com o recebimento da minha Certidão de Nascimento Portuguesa, iniciava a etapa de emitir o Passaporte Português.

Pois bem, minha Certidão de Nascimento havia chegado e eu estava com Viagem marcada para a Europa. Assim, fui me informar com a Pessoa que havia providenciado minha Certidão de Nascimento Portuguesa, a Amarah Farage, que fica no porto (Amarah: +35191683372; farage.frade@icloud.com; http://www.amarahfarage.net). O processo todo começou quando passei a ela os documentos e o valor solicitado no início de Outubro/2018, em Dezembro recebi a minha Certidão de Nascimento Portuguesa pelos Correios, no Brasil. Tudo foi bem rápido. A Amarah foi 10, Nota 10.

Com essa conversa que tive com ela, obtive as informações para pegar meu CARTÃO CIDADÃO e PASSAPORTE PORTUGUÊS em apenas dois dias úteis. Isso mesmo 2 Dias!

Cheguei em Lisboa no Dia 21/2 e foi assim:

a) Dia 22/2. Sexta-feira, Dia Útil.

CARTÃO CIDADÃO:

  1. 7h05: Temos que chegar bem cedo! Às 7h05 estava na porta do IRN, na Alameda dos Oceanos, 1.341, edifício J. Fui o vigésimo sexto da fila. O IRN só abre às 9h. Quando eram 8h45 fui contar quantas Pessoas já haviam e contei cerca de 140 Pessoas. Ou seja, a dica de chegar bem cedo foi fundamental, porque as senhas acabam e quem pega as últimas senhas não consegue receber o documento no mesmo dia, porque não dá tempo deles confeccionarem. Então, repito, CHEGUE BEM CEDO!
    1. 1: Devemos apresentar DOIS DOCUMENTOS e fazer UM PEDIDO:
      • Certidão de Nascimento Portuguesa;
      • Passaporte Brasileiro ou Documento com Foto.
      • PEDIR “EXTREMA URGÊNCIA. Você pagará 53 Euros e receberá seu Cartão no mesmo dia ou na manhã do dia seguinte;
  2. 13h: Voltamos lá por dois motivos! a) Saber se ficará pronto no mesmo dia (o meu ficaria, pois fui um dos primeiros. Lembre de chegar bem cedo); b) Pegar senha para buscar no fim da tarde, se for o caso;
  3. 17h30: Finalmente buscamos o CARTÃO CIDADÃO, que tem 10 Anos de validade.
Lisboa Passaporte (5)
7h05 do Dia 22/2

Lisboa Passaporte (7)

Lisboa Passaporte (16)
9h do Dia 22/2.
Lisboa Passaporte (39)
Fim de Tarde com o Cartão Cidadão em mãos.

b) Dia 25/2. Segunda-feira, Dia Útil.

PASSAPORTE PORTUGUÊS:

  1. 7h20: Chegue bem cedo, novamente, no mesmo local: IRN, na Alameda dos Oceanos, 1.341, edifício J. Cheguei um pouco depois neste dia e fiquei em quadragésimo quarto. Neste dia a fila tinha mais de 200 Pessoas perto das 9h. A Repartição Pública abriu às 9h e só fui atendido às 11h. Por pouco não consegui pegar meu Passaporte no mesmo dia! Ainda bem que tinha colocado dois dias a mais em Lisboa, para ter algum lastro…. vai que…;
    1. 1: Devemos Apresentar UM DOCUMENTO e fazer UM PEDIDO:
      • Apresentar seu Novíssimo CARTÃO CIDADÃO;
      • PEDIR “EXTREMA URGÊNCIA”. Você pagará 100 Euros e receberá no mesmo dia em outro endereço, no AEROPORTO DE LISBOA;
  2. 17h: No AEROPORTO DE LISBOA, no SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) buscamos Nosso Legítimo PASSAPORTE PORTUGUÊS com 5 Anos de validade.

Lisboa Passaporte (19)

Lisboa Passaporte (25)
A fila perto das 9h. Eu estava lá na frente.
Lisboa Passaporte (34)
Fim de Tarde com o Passaporte Português em mãos!

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

  1. Endereço do IRN – Instituto dos Registros e do Notoriado:
    • Campus de Justiça de Lisboa;
    • Alameda dos Oceanos, 1.341; Cep: 1990-209;
    • Parque das Nações, Lisboa;
  2. Eu tirei minha Certidão de Nascimento no Porto, através da Amarah. Acontece que ela, sempre ela com suas grandes dicas, disse que apesar de eu poder fazer meu Cartão Cidadão e Passaporte no Porto, costuma ser melhor e sem mais surpresas se for feito em Lisboa. Claro que eu obedeci;
  3. Contato da Amarah Farage:
  4. Apesar de ter tido a garantia de que sairia em Dois Dias Úteis, por prudência eu coloquei mais Dois Dias Úteis. Vai que tem uma greve ou algum outro assunto que demorasse um pouco mais. Prudência e Canja de Galinha não fazem mal a ninguém, já dizia Jorge Benjor;
  5. Quando te perguntarem se deseja que te forneçam o NIF (que é o CPF de lá), diga que SIM. Esse serviço só pode ser feito de forma rápida, em Lisboa, que é onde está a Casa da Moeda de Portugal. Você só consegue o NIF se tiver residência em Portugal;
  6. A quantidade de Senhas é Limitada e isso é mais um motivo para chegar cedo;
  7. A Dica que vale 1.000.000 de Dólares: CHEGUE CEDO.

VEJA TAMBÉM:

COMO TIRAR PASSAPORTE PORTUGUÊS NO BRASIL, COM EMPRESA ESPECIALIZADA

Veja os outros posts relacionados a Dicas no VIAJA DAQUI:

FARMÁCIA PARA VIAGEM

COISAS PARA LEVAR NA MALA DE VIAGEM

VACINA CONTRA A FEBRE AMARELA

COMO EVITAR TROMBOSE EM VOO

Gostou? Tem dúvidas, dicas, elogios ou críticas? Por favor, deixa pra gente nos comentários. Obrigado de coração por visitar o blog Viaja Daqui.

34 comentários em “Como Tirar em Dois Dias o Passaporte Português e o Cartão Cidadão, em Portugal

  1. Ah a Dra. Amarah é tudo de bom. Confio nela com olhos fechados. Ela que está fazendo meu processo. E tenho certeza que vou conseguir.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oi, deixa eu tirar uma dúvida. Pq vc voltou ao mesmo local pra tirar o passaporte? Não pode tirar diretamente no SEF do aeroporto? Me conta pq vc fez dessa forma, no mesmo lugar do cartão do cidadão. Daqui uma semana estamos indo pra essa saga rsrs.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Oi, Ana!
    Porque o pedido é feito no mesmo local de manhã. Você tem que ir na mesma repartição publica para fazer o pedido. Chega bem cedo, senão não sai no mesmo dia, hein?
    A retirada do Passaporte é que é no Aeroporto! Você só vai no Aeroporto para buscar o Passaporte.

    Curtir

  4. Oi Vladimir! Seu tutorial foi perfeito, muito obrigada!!! Também tirei minha cidadania através da Amarah, ela realmente é nota 1.000
    Queria saber um pouquinho sobre este endereço. É fácil de chegar lá? Tem algum metro próximo à ele? Pensei em me hospedar por lá por praticidade. Obrigada!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Oi, Patricia!
    É fácil sim!
    Eu me hospedei em um Ibis, ali do lado, no Parque das Nações (Hotel Ibis Lisboa Parque das Nações). Tem muitos outros por ali!
    O Estação de Metrô que fica ali perto é a famosa Estação do Oriente.
    Sinceramente, achei Excelente ficar a uma caminhada da repartição pública, pois o ideal é acordar e chegar lá o mais rápido possível!
    Manda Brasa! Sucesso e qualquer dúvida estou por aqui!
    Vladimir Fernandes Bento.

    Curtir

  6. Olá Vladimir, bom dia! Foram excelentes suas informações, me ajudaram muito em tomar a decisão de não tirar esses documentos aqui em SP no Consulado Português! Os prazos para agendamento são demorados , como vc bem disse!
    Vou para Lisboa em Janeiro, vou ficar no Pq das Nacões e aproveitar para tirar meu cartão cidadão e passaporte no Campo da Justiça, conforme sua sugestão!
    Não moro em Portugal, para tirar o cartão posso informar meu endereço no Brasil(interj) Preciso levar comprovante de residência ou só o passaporte resolve(interj) Outra pergunta, é necessário ter o NIF para tirar o cartão(interj) Tenho o NIF provisório de qdo. abri minha conta no Milenium aqui no Brasil!
    Muito obrigada desde já!
    PS: Me desculpe pelos erros de pontuação (interjeição), o computador não é meu e não quero alterar a configuração do teclado !

    Curtir

  7. Oi, Cristina!
    Tudo Jóia!
    Manda Brasa!
    Vamos lá!
    a) Os únicos documentos que precisa apresentar são os que estão no post: Sua Certidão de Nascimento Portuguesa e o Passaporte. Então, pedir e pagar a “extrema urgência”. No segundo dia apresentar o Cartão Cidadão que pegou no dia útil anterior e pedir e pagar “extrema urgencia”;
    b) Pode levar um comprovante de residência como desencargo de consciência. Mas os documentos solicitados são os que estão no post;
    3) Chegue bem cedo no local de atendimento.
    Sucesso e se lembrar volta aqui no blog para contar como foi sua experiência!
    Quaisquer outra dúvida manda pra cá!
    Um Grande Abraço,
    Vladimir Fernandes Bento.

    Curtir

  8. Belas informações , tb tirei minha cidadania com a Amarah , vou em abril /20 e só tenho uma dúvida , para pagar essas taxas tem que ser em dinheiro em espécie ou débito ?

    Curtir

  9. Oi, Thiago!
    Paguei em dinheiro. Nem cheguei a ver se pode ser feito de outra forma.
    Manda Brasa e Sucesso!
    Abraço,
    Vladimir Fernandes Bento.

    Curtir

  10. Olá Vladimir,
    Também fiz minha cidadania com a Dra. Amarah, ela é maravilhosa mesmo.
    A minha intenção é fazer meu passaporte e já ficar na Europa, você sabe se precisamos comprar passagem de ida e volta?

    Curtido por 1 pessoa

  11. Oi, Beatriz!
    Como não sei dizer com certeza, apenas no “achismo”, prefiro não dar palpite!
    PARABÉNS pela CIDADANIA!
    Um Grande Abraço,
    Vladimir Fernandes Bento.

    Curtir

  12. Boa Noite,
    Desde já agradeço por compartilhar sua experiência, inclusive em detalhes o q eu creio q tenha ajudado muitas pessoas.
    A minha cidadania saiu agora em fevereiro e já tenho a certidão/assento.
    Como sua experiência foi exata um ano atrás.
    Será que algum outro amigo q tenha se utilizado dessas dicas e conseguido da mesma forma e com a mesma velocidade, mais recentemente ?
    Caso ainda funcione assim, pretendo agendar a viagem para obter meus documentos, pois aqui no Rio de Janeiro, a previsão para dar entrada no cartão de cidadão é de 8 meses.
    Nesse momento estou no site do Consulado para agendamento e estão me dando a data de 07/10/2020 disponível.
    Quase 8 meses apenas para dar entrada no Cartão cidadão e fui informado q o agendamento para o passaporte é mais longo ainda devido a burocracia e a quantidade maior de detalhes.
    Vou deixar aqui duas perguntas, se puder responder, agradeço.
    Para o cartão de cidadão é apenas a certidão de nascimento e meu passaporte Brasileiro ?
    Não pedem mais nada, nem um comprovante de endereço, foto… ???
    A 2ª pergunta é sobre o passaporte… Vc lembra quais documentos são exigidos ?
    O cartão de Cidadão apenas ???
    Mais uma vez, muito obrigado por compartilhar gratuitamente com a gente essas informações e também por continuar respondendo aos amigos q tem dúvidas.
    Abraço

    Curtido por 1 pessoa

  13. Oi, Antonio!
    Bom Dia!
    Vejo que são 3 perguntas no total.
    Quanto a primeira, não conheço ninguém que tenha feito assim, recentemente, mas acredito fortemente que nada tenha mudado. Manda um whatsapp ou email para a Amarah, que indico no post, perguntando.
    Quanto a primeira pergunta “oficial”… hehe…Sim, apenas os documentos citados são solicitados, a foto tem no Passaporte. Quanto a segunda pergunta, também é Sim, apenas o Cartão Cidadão. É bem simples, só tem que acordar bem cedo!

    Curtir

  14. Ola Antônio, tudo bem?
    O procedimento para fazer os documentos diretamente em Lisboa (IRN) nesse prazo continua o mesmo, o grande segredo é chegar bem cedo e pedir para que tudo seja feito com prazo extremo urgente.
    Como a demanda nesse sector aumentou muito dentro desse período de um ano, e para que não tenham nenhuma desagradável surpresa, sempre oriento a deixar mais um ou dois dias em Lisboa para esse efeito. É o tempo que dá para conhecer a cidade e maravilhar-se com os pastéis de natas e lindos monumentos!! 😉
    Vamos para suas perguntas:
    Para o cartão de cidadão basta o passaporte do Brasil ( para que lhe possam identificar) e a cópia do seu assento de nascimento português.
    Depois Que estiver pronto e que levantar o CC – Cartão de Cidadão, vc estará habilitado para fazer o passaporte.
    Se vc mora oficialmente no Brasil, Não há necessidade de levar comprovativo de morada. A não ser que vc vá declarar uma morada portuguesa, aí sim, vc terá que levar uma factura de serviço (água ou luz) para declarar que mora em Portugal.
    Sobre a foto, também não é necessário já que a foto é feita na hora junto com a biometria.
    Dicas: quando lhe perguntares de tem
    Interesse que lhe forneçam já o NIF, diga que sim.
    Obs. Esse serviço de forma expressa só é possível em Lisboa pois a casa da
    Moeda fica em Lisboa e por uma questão de logística, o documento chega mais rápido em suas mãos nesse cidade.
    Também é possível fazer no Porto, mas seriam 5 dias para obter ambos os documentos no Porto.

    Curtir

  15. Antônio!
    A Amarah também te respondeu aqui nos comentários. Deve estar abaixo aí no seu celular ou computador. Repare que ela fala diretamente contigo!
    Um Grande Abraço e Sucesso,
    Vladimir Bento.

    Curtir

  16. Muito Obrigado Vladimir !!!
    Muito Obrigado Amarah !!!
    Vou começar a providenciar passagem, hotel e tentar.
    Acabei de entrar novamente no site do consulado do Rio de Janeiro e agora só tem data disponível para 07 e 08 de OUTUBRO… Absurdo !
    Farei contato com a Amarah para posteriormente verificar a cidadania dos meus filhos.
    Abraço

    Curtido por 1 pessoa

  17. Antonio.

    Para fazer a cidadania dos filhos, não precisa que efetivamente vc esteja com os documentos portugueses já tirados.

    Se precisar de algo por cá, é só chamar.

    Att.

    Curtido por 1 pessoa

  18. Oie! muito bom tudo isso!!
    Com meu assento de nascimento nacionalidade portuguesa e naturalidade SP/SP, consigo tirar meu cartão cidadão tb?

    Curtido por 1 pessoa

  19. Oi, Camila!
    Te aconselho a falar com a Amarah. Minha naturalidade é do RJ.
    Como pode ver no post, você tira o Cartão Cidadão em um dia e no dia seguinte o Passaporte.
    Obrigado pelo comentário,
    Vladimir.

    Curtir

  20. Oi, Leda!
    O melhor a fazer é entrar em contato com a Amarah, pois, eu moro no Brasil e trabalho com Viagens.
    Ela é que sabe desses assuntos.
    O contato dela está no texto.
    Espero que resolva tudo!
    Sucesso!
    Um Grande Abraço,
    Vladimir Fernandes Bento.

    Curtir

  21. Boa tarde,
    Moro no Brasil, com a certidão portuguesa em mãos, consigo ir em Portugal e pedir o Cartao Cidadao e NIF sem comprovar residencia em Portugal ?
    Como comprovar residencia, se para tê-la preciso do NIF ?!!
    Abs,
    Marcelo

    Curtido por 1 pessoa

  22. Oi, João!
    Tudo Bem?

    O ideal é Você mandar uma mensagem para a Amarah e perguntar.
    Se não me engano o NIF, só consegue tirar quem tem residência. Ele vale se quiser abrir conta bancária por lá. Não tenho certeza…. acho que é isso.

    Sei que com a Certidão em mãos consegue tirar:
    a) Cartão Cidadão; e
    b) Passaporte.
    OBS: Leia com bastante atenção o post e mande alguma dúvida pontual para a Amarah, ela é que é a Profissional nestas questões. Eu apenas fiz o relato da minha experiência e compartilhei o contato dela.

    Seria bom ver também como estão as condições para Você embarcar para Portugal durante essa Pandemia. Eu já tenho o Passaporte, então, posso ir, mas Você que só tem a Certidão, já não sei como está.

    Um Grande Abraço,
    Vladimir Bento.

    Curtir

  23. Olá, Vladimir.

    Uma dúvida: Você teve que agendar em algum site do governo português pra tirar o cartão cidadão e passaporte, ou é só chegar cedo mesmo e aguardar na fila (como informou)?

    Obrigada

    Curtido por 1 pessoa

  24. Boa tarde meu amigo, eu recebi minha certidão de nascimento portuguesa há alguns dias e gostaria de saber se posso desembarcar em Lisboa apenas com está certidão em mãos e com o passaporte brasileiro, pergunto isso por conta das restrições da Covid.

    Forte Abraço.

    Curtido por 1 pessoa

  25. Oi, Bruno!
    O melhor a fazer é entrar em contato com a Embaixada ou Consulado de Portugal.
    Eu tenho o Passaporte Português e sei que com ele eu entro, mas, apenas com a Certidão de Nascimento, não sei dizer.
    Um Grande Abraço,
    Vladimir Fernandes Bento.

    Curtir

Deixe um comentário