Les Baux e o Carrières des Lumières, na Provence

Les Baux-de-Provence é um cidadela encravada nas pedras com um Castelo em cima da montanha e um Espetáculo de Som e Luzes muito singular e especial. O lugar fica em um Parque, o “Parc Naturel Régional des Alpilles”, o que a torna ainda mais peculiar, pois para chegar lá precisamos passar por estradinhas, nada de auto-estrada. Linda Les Baux-de-Provence. Você tem que ir por vários motivos! Vamos a alguns:

Provence Blog (44)Provence Blog (27)Provence Blog (1)

  1. É uma cidadela murada;
  2. Tem pequenos e ótimos restaurantes cheios de charme. Tem, também, o restaurante duas estrelas Michelin, o L’Oustau, no Hotel Baumanièreum (fora dos muros), caríssimo;
  3. Tem um Castelo Medieval, o Château des Baux, com uma Bela Paisagem e algumas catapultas do período medieval. Um Passeio interessante nas ruínas do Castelo;
  4. As ruazinhas são repletas de lojinhas de souvenirs e artigos de Lavanda;
  5. Les Baux não tem moradores, apenas lojinhas, restaurantes e cafés;
  6. Les Baux está na lista “As Mais Belas Aldeias da França”, confere aqui;
  7. O principal motivo entre todos, na minha opinião é bom que se diga, é o Carrières des Lumières, trata-se de um Show Espetacular de Projeções e Som dentro de uma imensa caverna, surgida de uma antiga pedreira, inclusive Carrières é a tradução de Pedreira. Amigo Leitor, Amiga Leitora do Blog! Digo para Vocês: Vale a pena ir a Les Baux só por conta do Carrières des Lumières.

Bom! Consegui sete ótimos motivos para colocar Les Baux-de-Provence no seu Roteiro, agora é com Você!

Conta a Lenda que Les Baux foi fundada por um dos Reis Magos, Baltazar, conduzido por uma estrela guia, que até hoje é símbolo da cidade. Posteriormente, conflitos entre os Lordes de Baux que se diziam descendentes de Baltazar, levaram muitos problemas para a cidadela. Passado mais algum tempo, o Rei Luis XIII mandou destruir a cidade que havia se tornado Protestante, em 1632, durante a Guerra entre Católicos e Protestantes, que atingiu grande parte da Europa, conhecida como Guerra dos Trinta Anos, saiba mais aqui. Com isso a cidade acabou abandonada.

Provence Blog (9)

Provence Blog (41)

Provence Blog (46)

Provence Blog (13)

Provence Blog (28)Provence Blog (29)Provence Blog (30)

Provence Blog (8)Provence Blog (32)

Uma curiosidade que fiquei sabendo quando estava lá é que Les Baux havia sido comprada pela realeza de Mônaco que passava férias por lá. Posteriormente, os Reis de Mônaco devolveram a Cidade para a administração Francesa, que homenageia e agradece a Família Real de Mônaco em alguns pontos da cidade,  com bandeiras do Principado de Monaco e uma praça com o nome do Principe Ranier III (1923-2005).

Provence Blog (36)Provence Blog (40)Provence Blog (38)Provence Blog (33)Provence Blog (14)Provence Blog (6)Provence Blog (47)

Bom! Deixa eu falar da principal atração de Les Baux, o Carrières des Lumière. O Espetáculo acontece numa imensa caverna, dentro da montanha. Na entrada podemos comprar um ingresso por 16 euros, que permite a entrada no Espetáculo, no Museu Brayer e no Château des Baux.

Confesso que tive uma imensa surpresa, porque apesar de saber da existência do Carrières de Lumières por dica de uma Amiga e porque havia passado os olhos em alguns blogs, o objetivo era visitar Les Baux, não o Carrières! A Viagem era para estudar um Roteiro pelo Sul da França, que inclui as cidades e campos da Provence, não estava estudando nada relativo a cinema ou projeções. Com isso, de fato, corri o risco de nem entrar, justamente porque pelas leituras achava que fosse algo menor e o objetivo era outro. Como passei em frente com meu Cheiro e vimos bastante movimento na entrada, resolvemos comprar o ingresso. Então, foi aquilo…. expectativa baixa e Espetáculo Grandioso, resultando em puro deslumbramento.

Provence Blog (26)Provence Blog (25)Provence Blog (24)Provence Blog (23)Provence Blog (21)

A caverna, que era uma pedreira, onde acontece o Espetáculo é imensa, a qualidade das imagens é altíssima, a música extremamente bem selecionada. As imagens tomam 100% do espaço, seja no chão, no teto, nas paredes, para onde Você olhar verá os quadros do Homenageado em movimento. Sensacional! Absolutamente Espetacular e Imperdível! As imagens tem duração de 45 minutos e ficam passando de modo intermitente.

Quando estive por lá o Homenageado era Van Gogh e, pelo que sei, todo ano muda. Parece que entre os próximos tem Chagall e Picasso.

Provence Blog (5)Provence Blog (4)Provence Blog (20)Provence Blog (3)Provence Blog (22)

Se estiver na Provence, coloque Les Baux no seu Roteiro, principalmente, para assistir o Espetáculo promovido pelo Carrières des Lumière. Confira o site deles clicando aqui.

Veja os outros posts relacionados a Les Baux-de-Provence:

CARRIÈRES DES LUMIÈRE

Gostou? Tem dúvidas, dicas, elogios ou críticas? Por favor, deixa pra gente nos comentários. Obrigado de coração por visitar o blog Viaja Daqui.

14 comentários em “Les Baux e o Carrières des Lumières, na Provence

  1. Muito especial mesmo este lugar. Ler seus comentários me fez retornar a está incrível viagem. Parabéns por ter registrado de forma tão sensível a beleza deste lugar!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Estive ontem no Carriere. Concordo totalmente com o conteúdo do post. Mas ressalto que o espetáculo sobre a obra de Van Gog é um caso a parte. Muito emocionante.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Também não conhecia o lugar é nem tinha qq expectativa sobre. O guia q nos levou (eu e mais 5 pessoas) manteve segredo porém nos disse q iríamos gostar muito.
    Fiquei EXTASIADO !
    É realmente um espetáculo.
    Digno de ser incluído em todos os roteiros.
    Parabéns pela indicação.
    Sds

    Curtido por 1 pessoa

  4. Parabéns pelo excelente post. Vou querer visitar na minha próxima viagem! Tem tudo o que eu aprecio!⛰🏰 🖼 🎨 👨‍🎨

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s