Fazenda do Secretário, Vassouras, Rio de Janeiro

O Caminho para se chegar na Fazenda do Secretário é ermo com um longo e belo trecho de Estrada de Terra. Isso dá um toque todo especial a Maravilha que encontramos ao chegar em um terreno belíssimo com um verdadeiro Palacete para se apreciar. Amei a visita e este lugar que rende Lindas Fotos.

Fazenda do Secretario 2019 (19)

Existe mais de uma estória para falar da origem do nome da Fazenda do Secretário. Acho que o melhor é Você ir até lá e ver qual se encaixa melhor com Você!

Sei de uma coisa: é um local Belíssimo em Estilo Neo-Clássico, onde se sente e se respira o que um dia foi a Vida nesta Fazenda que chegou a possuir mais de 500.000 pés de Café, e onde mais de 350 Escravos trabalharam a força. Eu sei! Se eram Escravos, trabalharam a força.

Toda esta Região Histórica do Brasil tem uma eterna dívida com os Africanos que vieram para o Brasil como Escravos. Os “Escravizadores” da época do Café, no Vale do Paraíba, sofreram muitos prejuízos e perderam tudo a partir do momento que a terra se esgotou e a Princesa Isabel assinou a Abolição da Escravidão em plena época da colheita. Todos, Todas e Tudo por ali se acabou, faliu e ficou para a História e, agora, o Turismo.

Fazenda do Secretario 2019 (15)Fazenda do Secretario 2019 (22)Fazenda do Secretario 2019 (25)

Fazenda do Secretario 2019 (20)

Fazenda do Secretario 2019 (9)Fazenda do Secretario 2019 (10)Fazenda do Secretario 2019 (6)Fazenda do Secretario 2019 (7)Fazenda do Secretario 2019 (12)Fazenda do Secretario 2019 (11)Fazenda do Secretario 2019 (13)Fazenda do Secretario 2019 (5)

Assim como a imensa maioria das Fazendas da Região, seu mobiliário foi todo levado por antigos donos, porém, o mobiliário atual consegue retratar muito bem o que devia ser o mobiliário da época. A Fazenda é Muitíssimo Bem Cuidada e Lindíssima! Nela podemos ver e sentir todo o “Luxo” da época áurea do Café no Rio de Janeiro

Ao lado direito da imensa Casa, temos a Tulha (local onde se guardavam cereais e outros alimentos). Na Tulha, também ficavam os Escravos. Na frente da Casa, onde hoje vemos um Lindo Jardim ficava o terreiro de secagem dos grãos de Café. Mais a frente da Casa tem uma construção que Você vai jurar que é uma Igreja, mas que nunca foi. Trata-se de um Relógio Francês e uma Torre. Nesta Torre um sino chamava os Escravos para o Trabalho e avisava a hora do Almoço e do Descanso.

Fazenda do Secretario 2019 (14)
Tulha

Fazenda do Secretario 2019 (16)Fazenda do Secretario 2019 (21)Fazenda do Secretario 2019 (26)

O Solar, também conhecido como Casa Grande, foi construído em 1830 por Laureano Correa e Castro, que em 1854 se tornou o Barão de Campo Belo (aqui). Título dado por Dom Pedro II.

A Casa tem uma escada que me lembrou demais a escada da Livraria Lello e Irmão (aqui), da cidade do Porto, em Portugal. Perguntei e a informação mais próxima a Lello que chegou até mim foi a de que ela veio totalmente pronta diretamente da Europa. Impressionante!

Para terem uma ideia da Beleza da Fazenda do Secretário ela já é corriqueira em produções Globais como “Os Quintos dos Infernos” e “Os Maias”.

Assim como todas as Fazendas visitadas na Região vemos uma distribuição semelhante do interior da Casa Grande, com uma parte onde os Donos recebiam outros Fazendeiros e Negociantes de Café, outra parte, onde ficavam as Damas. Vemos a Alcova que é um quarto sem janela, onde o hospede muitas vezes dormia trancado, pois muitas vezes era oferecido repouso a pessoas pouco conhecidas. Tem a parte onde viviam os Escravos e as Tulhas (em algumas Fazendas os Escravos ficavam nas Tulhas), que são locais para se guardar grãos e cereais e que no caso da Fazenda do Secretário é um prédio anexo.

Se puder ir na região de Vassouras, coloque a visita a uma Fazenda em seu Roteiro que Você vai gostar.

Site da Fazenda do Secretário: aqui

Telefone: +55 24 99263-2824

Show do Festival do Vale do Café na Fazenda do Secretário:

A Elegantérrima proprietária Martha Ribeiro estava recebendo a Todos e Todas com Muito Carinho, Charme e Atenção durante o Festival do Vale do Café que teve um Ótimo Show, que foi realizado onde fica o “Centro Cultural” de sua Belíssima Fazenda!

Fazenda do Secretario 2019 (17)
A esquerda a proprietária Martha Ribeiro, ao centro minha Parceiraça Daniela Riso

Ela estava sem Graça para tirar foto e dizia que a Estrela da Festa era a Fazenda. Ok! Pode ser! Mas que ela estava brilhando neste dia, eu tenho certeza. Obrigado, Marta!

O Show em 2019 foi Excelente com uma Dupla Super Afinada: Duo Cancioâncias, com a soprano Manuelai Camargo e o compositor e violinista Cyro Delvisio.

Todas as Fazendas oferecem Ótimos “Lanches Coloniais” nos Dias do Festival do Vale do Café! Tudo foi Excelente nesta Manhã!

Fazenda do Secretario 2019 (24)

Veja outros posts que têm tudo a ver com Vassouras nos links abaixo:

VASSOURAS – RJ

FAZENDA DA TAQUARA

FAZENDA MULUNGU VERMELHO

MUSEU CASA HERA

LIVRARIA LELLO E IRMÃO – PORTO – PORTUGAL

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

8 comentários em “Fazenda do Secretário, Vassouras, Rio de Janeiro

  1. Essa fazenda foi dos avós da EUFRÁSIA TEIXEIRA LEITE, sou parente dela por parte do pai dela.
    Os avós paternos de Eufrásia foram os barões de Itambé.
    Marli Leite.
    Quero conhecer essa fazenda e tbm a fazenda q foi do barão de VASSOURAS.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Melhor retirar o trecho que diz: “Os escravizadores sofreram tanto quanto os escravos” após a princesa Isabel assinar a lei da abolição. Por favor… numa época como a de hoje, comparar a falência dos fazendeiros, que tinham palacetes na Corte e dinheiro nos bancos, com os escravos que foram no mínimo atirados na rua sem emprego nem apoio…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s