Museu Casa da Hera, em Vassouras

Na outra vez em que havia estado em Vassouras tentei visitar a Casa da Hera, mas a Casa estava fechada para minha decepção. Na vez seguinte me programei para garantir a visita. A Casa da Hera fica fechada aos sábados e domingos pela manhã, então, se estiver por lá no fim de semana, programe-se para ir à tarde.

Casa da Hera 2019 (7)

A Casa é um grande exemplar do período do Café na região e muito bem cuidada. Pena que fotos são proibidas em seu interior.

No Centro de Vassouras é um Museu-Casa, exemplo de residência de uma Família rica que mantém o mobiliário desde o século XIX.

A Casa foi de Joaquim José Teixeira Leite (1812-1872), filho do Barão de Itambé, foi um dos maiores comissários de Café da região. A Casa teve sua construção por volta de 1836 e passou a ser dos Teixeira Leite quando do Casamento com Ana Esméria Pontes França, Filha do Barão de Campo Belo (aqui).

As Filhas do Casal, Francisca Bernardina (Chiquinha) e Eufrásia, não deixaram herdeiros e doaram grande parte da imensa fortuna da Família. Eufrásia Teixeira Leite (1850 – 1930) foi uma Mulher a frente de seu tempo Com grande espírito empreendedor ela percebeu a queda do Café na região devido ao esgotamento da Terra e o envelhecimento dos Escravos, e partiu com sua Irmã para Paris, em 1873.

Casa da Hera 2019 (4)

Casa da Hera 2019 (2)Casa da Hera 2019 (6)

Vendeu muitas coisas que tinham, das quais grandes partes não eram Terra, mas Títulos. Chegando em Paris passou a investir em Capital Financeiro comprando ações de Empresas que produziam com novas tecnologias da Segunda Revolução Industrial. Como resultado quando faleceu sua fortuna equivalia a nada mais nada menos do que 5% do PIB do Brasil.

Além de voluntariosa e inteligente, também era bonita e por anos teve um relacionamento com Joaquim Nabuco (1849 – 1910). Relacionamento incentivado pela Família do Noivo, mas vista com desconfiança pela Família de Eufrásia. Veja a biografia de Joaquim Nabuco clicando aqui.

Casa da Hera 2019 (1)
Foto de Eufrásia Teixeira Leite na Igreja Matriz de Vassouras

Voltou para o Brasil em 1928 e ficou em Vassouras até seu falecimento, em 1930, no Rio de Janeiro. Em seu Testamento deixou praticamente tudo para benesses em Vassouras.

A História da Grande Dama de Vassouras, Eufrásia, é contada no Museu Casa da Hera. Veja um pouco da Vida de Eufrásia clicando aqui.

O nome Hera vem da planta que envolve a Casa.

O Passeio vale muito a pena e é uma pena que fotos sejam proibidas, pois com certeza iria enriquecer o post. Coloca a Casa da Hera no seu Roteiro e vai!

Site: Casa da Hera;

Onde: Rua Doutor Fernandes Junior, 160, Centro, Vassouras;

Hora: Terça a Sexta: 10h às 16h30; Sábados, Domingos e Feriados: 13h às 16h30;

Quanto: Gratuito.

Veja outros posts que têm tudo a ver com Vassouras nos links abaixo:

VASSOURAS – RJ

FAZENDA DO SECRETÁRIO

FAZENDA DA TAQUARA

FAZENDA MULUNGU VERMELHO

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

4 comentários em “Museu Casa da Hera, em Vassouras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s