Fazenda da Taquara, Barra do Piraí, próximo a Vassouras, Rio de Janeiro

A Fazenda da Taquara é uma Fazenda simples se comparada a outras Fazendas que estão por perto, mas ela tem um Grande porém! Trata-se de uma Fazenda que está na Família há quase 200 Anos. Seu proprietário João Carlos Streva é um Cara Muito Bacana, que fala da História da Região com muita propriedade. Seu Filho Marcelo Streva é quem cuida da Fazenda e da Memória da Família com dedicação total.

Fazenda da Taquara 2019 (18)

Apesar de ser a Fazenda mais simples das que visitei durante o Festival do Vale do Café, foi a que muitos e muitas de meu Grupo mais gostaram e eu estou com eles e elas, também foi uma das que mais gostei! Que visita bacana! Que Aula de História! Obrigado, Marcelo!

Eu não vou ficar dando “spoiller” (Spoiller é uma palavra que não existia na minha (nossa?) época e que significa algo como “não contar o final do filme”…), apenas adianto que diferentemente da maioria das Fazendas, a mobília original está por lá. A Fazenda da Taquara é das pouquíssimas que mantém muitos objetos originais, justamente porque a Fazenda continua com a Família.

Fazenda da Taquara 2019 (1)Fazenda da Taquara 2019 (3)Fazenda da Taquara 2019 (4)Fazenda da Taquara 2019 (5)Fazenda da Taquara 2019 (6)Fazenda da Taquara 2019 (7)

Fazenda Taquara 2019 (001)

O João, que perdeu a Esposa, muito querida por todos e grande incentivadora do Festival do Vale do Café, em 2019, e o Marcelo com a Esposa nem moram mais na Casa principal, que hoje funciona como um verdadeiro Museu. Sinceramente não sei porque não faz parte do IPHAN e do Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO. Talvez por conta do histórico de escravidão da Região. Para mim o que vale é que toda essa Região deveria fazer parte do Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO. Se o Coliseu faz parte, o Cais do Valongo faz parte, por que estas Fazendas não fazem? Ali tem Muita História!

Em todas as Fazendas que havia visitado antes da Fazenda da Taquara acontecia uma História bem semelhante: “A Fazenda foi vendida ou leiloada e quando o antigo/antiga proprietário/proprietária foi embora levou todo o mobiliário”. Só que na Fazenda da Taquara os Móveis, Documentos e a Memória da Família está toda por lá! É uma Visita Emocionante e apesar do Marcelo ter parecido um pouco sério no início, tudo foi quebrado pela forma Franca, Sincera e Apaixonada com que ele demonstrou todo o Respeito e Carinho pela Memória de Sua Família! Parabéns, Cara! E Obrigado!

Fazenda da Taquara 2019 (8)Fazenda da Taquara 2019 (9)Fazenda da Taquara 2019 (10)Fazenda da Taquara 2019 (11)Fazenda da Taquara 2019 (12)Fazenda da Taquara 2019 (14)

Como em todas as Fazendas visitadas vemos uma distribuição semelhante da Casa, com uma parte onde os Donos recebiam outros Fazendeiros e Negociantes de Café. Vemos a(s) Alcova(s) que é um quarto sem janela, onde o hóspede muitas vezes dormia trancado, pois muitas vezes era oferecido repouso a pessoas pouco conhecidas. Tem a parte onde viviam os Escravos e as Tulhas, que são locais para se guardar grãos e cereais.

Estive lá durante o Festival do Vale do Café, quando a Visita é um pouco mais apressada, mas já soube que além de uma Visita bem mais tranquila, a Fazenda da Taquara e a Família Streva oferecem um Excelente Almoço, no Restaurante da Taquara.

Site: aqui

Telefone: +55 24 2443-3104

Show do Festival do Vale do Café na Fazenda da Taquara:

O Show acontece em uma área super agradável e o lanche oferecido foi o Melhor entre as Fazendas que Visitei. Sem desmerecer as outras que ofereceram Lanches Excelentes, mas na Taquara tinha uns Caldinhos e uns Doces que nem encontro adjetivos!

Fazenda da Taquara 2019 (15)

Fazenda da Taquara 2019 (16)
Fotos com o Pai e o Filho. João e Marcelo.

O Show ficou por conta do violonista Ulisses Rocha.

Fazenda da Taquara 2019 (17)

 

Veja outros posts que têm tudo a ver com Vassouras ou o Festival do Vale do Café nos links abaixo:

VASSOURAS – RJ

FAZENDA MULUNGU VERMELHO

FAZENDA DO SECRETÁRIO

MUSEU CASA HERA

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

 

 

6 comentários em “Fazenda da Taquara, Barra do Piraí, próximo a Vassouras, Rio de Janeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s