Fiordes Noruegueses: Flåm, Gudvangen e Myrdal

Meus dois dias nessa região de Flåm foram Excelentes. Se tiver poucos dias para visitar os Fiordes vai pra lá. A região é belíssima e nela está o Fiorde Nærøyfjord, que faz parte do Patrimônio Mundial da Humandade da UNESCO.

FIORDE: vem do norueguês “Fjord” e é uma entrada de mar (logo, de água salgada) entre grandes montanhas rochosas, que tiveram origem na forte erosão causada pelo degelo da Era do Gelo e de antigos Glaciares (enormes Geleiras). Quando a terra esquentou, este gelo derreteu e correu para o mar levando imensas quantidades de pedra e terra, num primeiro momento. Até que o mar, num segundo momento, tomou conta dessa região escavada pelo degelo.

A origem deles remonta há cerca de 12.000 Anos, sendo verdadeiras entradas de mar no meio de Montanhas, o que acaba por torná-los bastante profundos e navegáveis inclusive por Navios de Cruzeiro. Alguns dos Fiordes mais conhecidos estão nas Costas da Noruega, Groelândia, Chile e Nova Zelândia.

Fiordes Noruegueses Flam (45)

Meus Dias nos Fiordes Noruegueses foram Sensacionais e os Melhores que passei na Escandinávia. É realmente um dos lugares mais Lindos que conheço. As muitas fotos que coloco neste post ainda ficam longe de demonstrar o que é estar lá!

VIAJA DAQUI ou O que fazer em Flåm, Gudvangen e Myrdal:

No Fiorde Nærøyfjord você tem dois Passeios que pode fazer no mesmo dia. Um de Barco e outro de Trem.

PASSEIO DE BARCO: FLAM – GUDVANGEN

O Passeio de Barco é Imperdível entre Flåm e Gudvangen ou vice-versa. Passamos por aldeias lindas, embaixo de imensas Montanhas com cascatas que despemcam de seus penhascos. Lindo! A região por ser Patrimônio da Humanidade da UNESCO, não deixa nada amostra e para voltar pegamos um táxi que vai por dentro de um túnel. Veja no mapa abaixo, o túnel é a E-16. Este Passeio deve ser sua principal razão de ir a esta região.

PASSEIO DE TREM: FLAM – MYRDAL – FLAM

A decepção, pra mim (minha opinião), ficou por conta do Passeio de Trem que leva a Myrdal (partindo e voltando para Flåm, pertinho do Pier do Passeio de Barco), tem uma explicação, pois, como eu fui de carro de Oslo para os Fiordes andava por baixo das Montanhas, beirando as águas e, também, pelo alto, no cume das Montanhas. Acontece que o que este Passeio de Trem faz é levar de baixo até em cima das Montanhas, em um Passeio de cerca de 2h de duração. Além de ser caro (490 NOK ou 45 Euros). Para quem está fazendo um Cruzeiro pelos Fiordes que só navega pela parte baixa, no nível do mar, talvez seja um passeio imperdível, porque te leva ao topo de uma montanha. Mas pra mim, que estava de carro é outra História. O que é mais legal neste Passeio de Trem é a parada que ele faz em uma bela Cachoeira, onde tem um Show Místico com Bruxas que dura uns quinze minutos. Bem legal.

Para ver um pedaço desta Cachoeira e Show Místico na página do Facebook do VIAJA DAQUI basta clicar aqui.

Ainda sobre Myrdal li a respeito de um Passeio que achei bem interessante, é um Passeio de Bicicleta, onde pode alugar a bicicleta, subir até Myrdal de trem e descer os 20 km com a bicicleta. Site: aqui.

OBS: Ambos os Passeios são viáveis de serem feitos no mesmo dia.

Site do Passeio de Trem Flamsbana – Myrdal: aqui.

Site de uns dos Passeios de Barco no Fiorde Nærøyfjord (existem outros): aqui.

Fiordes Noruegueses Flam (25)Fiordes Noruegueses Flam (32)Fiordes Noruegueses Flam (35)Fiordes Noruegueses Flam (33)Fiordes Noruegueses Flam (38)Fiordes Noruegueses Flam (31)Fiordes Noruegueses Flam (39)Fiordes Noruegueses Flam (30)Fiordes Noruegueses Flam (27)Fiordes Noruegueses Flam (9)Fiordes Noruegueses Flam (6)Fiordes Noruegueses Flam (7)Fiordes Noruegueses Flam (23)Fiordes Noruegueses Flam (19)Fiordes Noruegueses Flam (20)Fiordes Noruegueses Flam (40)Fiordes Noruegueses Flam (41)Fiordes Noruegueses Flam (44)Fiordes Noruegueses Flam (46)Fiordes Noruegueses Flam (48)Fiordes Noruegueses Flam (50)Fiordes Noruegueses Flam (53)Fiordes Noruegueses Flam (52)Fiordes Noruegueses Flam (22)Fiordes Noruegueses Flam (3)Fiordes Noruegueses Flam (4)Fiordes Noruegueses Flam (5)Fiordes Noruegueses Flam (10)Fiordes Noruegueses Flam (13)Fiordes Noruegueses Flam (16)Fiordes Noruegueses Flam (18)Fiordes Noruegueses Flam (17)Fiordes Noruegueses Flam (55)Fiordes Noruegueses Flam (56)

Se for a Escandinávia, vá aos Fiordes Noruegueses. Será uma experiência que ficará pra sempre na sua memória.

Veja outros posts que têm tudo a ver com Flåm, Gudvangen, Myrdal e os Fiordes Noruegueses nos links abaixo:

FIORDES: BALESTRAND

A AURORA BOREAL DE TROMSØ

OSLO

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

5 comentários em “Fiordes Noruegueses: Flåm, Gudvangen e Myrdal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s