Beirute e os Bate-Volta pelo Líbano

Beirute é a capital do Líbano, conhecida como a Paris do Oriente Médio, a cidade realmente tem muito a ver com as Cidades Europeias. Diria que ela se parece mais com a Europa do que com o Oriente Médio. Também fiquei surpreso com o Povo, que considerei bem moderno e, uma vez lá, descobri que a maior parte da população é Cristã.

Libano - Beirute 2020 (8)

A cidade é bonita e a maioria das Atrações do Líbano são feitas como bate-volta de Beirute. O que é ótimo porque podemos curtir mais a capital libanesa.

Uma coisa que me surpreendeu em Beirute é como as porções de comida são fartas…. caramba… é muita comida!

Fundada pelos Fenícios (aqui) no Século XV a.c., foi ocupada por Gregos, Romanos e Bizantinos (aqui). No século VI d.c um forte terremoto arrasou a cidade que caiu em decadência, até parar na mão dos Árabes, no Século VII.

Na época das Cruzadas (aqui) foi disputada por Cristãos e Muçulmanos, depois de disputas entre Egípcios e Turcos acabou nas mãos do Império Otomano dos Turcos (aqui).

Após o fim da Segunda Grande Mundial foi ocupada por Franceses e Ingleses, em 1946, sendo transformada na Capital do Líbano. Em 1980 a cidade foi dividida pela chamada “Linha Verde”. O lado oriental ficou habitado basicamente por Cristãos e o ocidental por Muçulmanos.

VIAJA DAQUI ou O que fazer em Beirute e Líbano:

ORLA

Caminhar pela linda Orla de Beirute vale muito a pena. Tire um bom tempo para passear e escolher algum lugar para comer na linda Orla da Capital do Líbano.
HAMRA

É a rua com diversos restaurantes e lojas de Beirute. Área boa para se hospedar.
SOLIDERE ou PRAÇA DO RELÓGIO

Local famoso e movimentado, mas que acabei não indo conhecer.
BEIRUT SOUKS

Grande Shopping de Beirute.

Libano - Beirute 2020 (10)

Libano - Beirute 2020 (11)

Libano - Beirute 2020 (12)

Libano - Beirute 2020 (4)

Libano - Beirute 2020 (5)

Libano - Beirute 2020 (2)

Libano - Beirute 2020 (3)

Libano - Beirute 2020 (9)
Fotos acima tem a Orla de Beirute, suas Ruas, a Rua Hamra e do Shopping Beirute Souks

MUSEU NACIONAL DE BEIRUTE

Principal Museu Arqueológico do Líbano. Cerca de 1.300 objetos estão expostos, desde períodos pré-históricos até o período medieval Mameluco (aqui). Vale muito a visita a este Museu.

Site do Museu Nacional: aqui.

Museu Nacional no Wikipedia: aqui.

Libano - Museu Nacional de Beirute 2020 (1)

Libano - Museu Nacional de Beirute 2020 (2)

Libano - Museu Nacional de Beirute 2020 (4)

Libano - Museu Nacional de Beirute 2020 (5)

Libano - Museu Nacional de Beirute 2020 (14)

Libano - Museu Nacional de Beirute 2020 (17)

Libano - Museu Nacional de Beirute 2020 (18)
Museu Nacional de Beirute

BATE- VOLTAS DE BEIRUTE:

BAALBEK

Dos locais que visitei no Líbano, as ruínas de Baalbeck foi o que mais gostei. Tem lugares interessantes para se fazer uns pit-stops para comer, são incríveis as paisagens da estrada e de onde está Baalbeck, que é Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO. Um dia e tanto.

Era uma antiga cidade dos Fenícios, que se tornou Colônia Romana durante o período do Imperador Augusto (63 ac – 14 dc) (aqui). Está na Planície do Beca e podemos ver a cordilheira ao longe, sabendo que do outro lado está a Síria.

Os Gregos e Romanos passaram a chamar o local de Heliópolis, que significa “Cidade do Sol”.

Originada nas Lendas Antigas de Baal (aqui), que era conhecido como “O Controlador do Destino Humano”.

No início da Era Cristã, prosperou e enriqueceu, tornando-se famosa. As ruínas que vemos hoje começaram a ser contruídas no período do Imperador Antonio Pio (86 – 161) (aqui).

Os Romanos a construíram para homenagear Júpiter (aqui), Baal e Baco (aqui) e para impressionar as outras nações do Oriente e mostrar a grandeza e poder de Roma. Baalbeck foi visitada pelos maiores líderes e pessoas importantes da época, que vinham de todos os lugares.

São pedras imensas! Sua base possui pedras entre 900 e 1400 toneladas, alinhadas, encaixadas e apoiadas entre 5 e 10 metros de altura. Comparam os tamanhos e formatos das pedras com o Templo de Jerusalém (aqui).

Libano - Baalbek 2020 (6)

Libano - Baalbek 2020 (7)

Libano - Baalbek 2020 (8)

Libano - Baalbek 2020 2 (4)

Libano - Baalbek 2020 (15)
Baalbek

BYBLOS

Byblos ou Biblos é uma das cidades mais antigas do mundo, foi fundada por Fenícios entre os Séculos VIII e VII antes de cristo. Após os Fenícios, passaram por lá Egípcios, Assírios, Persas, Gregos, Romanos e Otomanos. O local faz parte do Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO.

A partir de Byblos o Papiro seguia para a Grécia, sendo que tanto a planta como os rolos eram fabricados por ali. No fim das contas a palavra Bíblia vem de Byblos. Legal, né? Você sabia disso? Pra mim foi uma grata novidade.

Apesar do interesse Histórico, não achei um passeio imperdível. Se tiver que escolher entre Baalbeck e Byblos, escolha Baalbeck sem pestanejar.
IGREJA DE ST. JEAN MARC

A Igreja de St. Jean Marc, construída em 1115, na época dos Cruzados pode ser visitada junto com Byblos.

Libano - Byblos 2020 (8)

Libano - Byblos 2020 (5)

Libano - Byblos 2020 (6)

Libano - Byblos 2020 (14)

Libano - Byblos 2020 (1)

Libano - Byblos 2020 (9)
Byblos e Igreja St. Jean Marc

JEITA GROTTO

Uma imensa Gruta dividida em inferior e superior. Passeio muito bacana, a Gruta de Jeita fica próxima a Beirute.

Formada em Pedra Calcária Cárstica, estão no Vale de Nahr al-Kalb. Foi habitada na pré-história e parte dela está submersa por canais de um rio subterrâneo que abastece cerca de 1.000.000 de libaneses.

Na parte superior tem uma das maiores estalactites do mundo com pontos de até 120 metros.

Além de ser um símbolo do Líbano e forte Atração Turística, a Gruta de Jeita foi finalistas das Novas 7 Maravilhas da Natureza.

Uma pena que não permitem fotos no interior. As fotos abaixo são do Google Imagens.

Site da Gruta de Jeita: aqui.

Libano - Jeita Grotto 2020 (1)

Libano - Jeita Grotto 2020 (3)

Libano - Jeita Grotto 2020 (2)
Jeita Grotto. Fotos Google Imagens

HARISSA

Um Templo Cristão Mariano no alto de uma Colina, em homenagem a Nossa Senhora do Líbano.

Normalmente pensamos que todos os países do Oriente Médio são Muçulmanos, mas no Líbano para surpresa de muitos, a maioria é Cristão Maronita (aqui). Isso costuma surpreender os Visitantes. Outra curiosidade foi saber que o Muçulmano deve acreditar em todos os Profetas que vieram antes de Maomé, inclusive Jesus. Por isso, o Templo é visitado inclusive por muitos Muçulmanos.

Outra coisa que descobri falando sobre essa questão religiosa no Líbano é que Maria é a Mulher mais citada do Alcorão, em seu maior versículo, o Al-Baqara.

Você pode pegar um teleférico com vista do Litoral.

Harissa

ABAIXO OUTROS BATE-VOLTA QUE NÃO FIZ:

  • Aanjar: Sítio Arqueológico fundado no Século VII e diferente de todos os outros sítios do Líbano aqui não há influência de outras civilizações como Byblos e Baalbek, pois todas as ruínas pertenceram a civilização dos Omíadas (aqui), povos da segunda dinastia após a morte de Maomé.
  • Shouf Cedars: A Reserva Natural de Shouf Cedars possui cedros de mais de 3000 anos. Parece ser muito interessante. O Cedro está na Bandeira do Líbano.
  • Deir-Al-Qamar: Cidade que já foi capital do Líbano por 300 anos. Considerada uma das cidades mais bonitas do país. Vá da Praça Central, onde está a prefeitura, e suba até o Souk, onde ficam as lojas e barracas. No caminho passará por casas antigas.
  • Saida ou Sidon: Dispensável segundo li. Cidade Fenícia mais Importante da História. Começou a ser habitada no neolítico entre 6000 e 4000 antes de cristo. A cidade prosperou muito, principalmente, após a chegada dos Persas até a sua 1ª destruição, em 1111, durante as Cruzadas. As ruínas não são dessa época, principalmente o Castelo do Mar, Sea Castle.
  • Magh Douche: Onde está a capela de grande importância na história por ter sido o lugar onde Maria ficou escondida, enquanto Jesus fazia suas pregações pela região.
  • Tyre ou Tiro: Cidade rica em História que foi fundada no século V a.c. pelos Fenícios e era a cidade do comércio da época. De lá saíram vários navios que conquistaram cidades importantes do mundo como Cádiz e Cartagena, na Espanha. Hoje vemos as ruínas da cidade.
  • Qadisha Valley: Um dos locais mais belos do Líbano com Paisagem Montanhosa e muito verde. Muitos Monastérios se instalaram por lá por conta da sua paz.
  • Qozhaya Monastery: Construído entre os Séculos XII e XIV por eremitas e transformado em Monastério no século XVII, quando a ordem Maronita foi fundada no país.
  • Cedros de Bcharre: Bem mais amplos que o cedros de Shouf ao sul do Líbano e tem árvores mais altas, logo ainda mais velhas.
  • Museu de Gibran: Livros e quadros do autor Gibran Khalil Gibran. Seu corpo está enterrado lá, onde se lê “Eu estou vivo como você e de pé ao seu lado, feche os olhos e olha ao redor, e me verá”.
  • Tripoli: Pelas coisas que li é dispensável.
  • Gruta de Canaã: Considera mal conservada.

COMIDA

A Alimentação no Líbano merece destaque. Além de muito gostosa, as porções são extremamente fartas. Coisa de doido!

O Quibe e Esfiha todo mundo conhece, por isso aconselho procurarem o Sanduíche de Queijo que aparece aí nas fotos. Feito numa grande frigideira eles cortam o queijo em quadrados e colocam no pão. Veja o vídeo da preparação deste sanduba em nossa Página do Facebook clicando aqui.

Adorei o Líbano. Surpreendeu. Beirute é uma Cidade muito bonita, lembrando as Cidades Europeias, achei o Povo bem tranquilo e moderno, muita comida e adorei conhecer melhor a História e a Terra dos Fenícios, que foi um Povo muito importante na Cultura e Comércio Mundiais.

Veja outros posts do VIAJA DAQUI que têm tudo a ver com Beirute e o Líbano nos links abaixo:

PETRA

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

5 comentários em “Beirute e os Bate-Volta pelo Líbano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s