Cais do Valongo, Pequena África, Pedra do Sal, Morro da Conceição e mais.

CAIS DO VALONGO, PEQUENA ÁFRICA, PEDRA DO SAL, MORRO DA CONCEIÇÃO, INSTITUTO DOS PRETOS NOVOS, BECO DAS SARDINHAS

Grupo: 6 a 12 Pessoas no máximo.
Duração: 3 a 4 horas.
Início: 10h, no Largo de Santa Rita/Beco das Sardinhas, em frente a Igreja de Santa Rita.
Quando: 06/03/2021, Sábado, das 10h às 13h. CANCELADO devido ao aumento de casos da Covid.
Obrigatório: Uso de Máscara.
Distância: 2,1 km.
ValorR$ 150 R$ 120.
Obs: Todo o Roteiro se dá em Área Externa, a Céu Aberto, exceto no Instituto Pretos Novos.
Obs: Em caso de Chuva o Passeio será adiado.

Outros Roteiros Guiados pelo Rio de Janeiro:

  • Praça Tiradentes, Rua da Carioca, Largo da Carioca e Cinelândia: aqui.

  • Confeitaria Colombo, Praça XV, Rua do Ouvidor e Candelária: aqui.

Contato com Vladimir:
+55 (21) 98848-2877
viajadaqui@gmail.com

Olá!
Tudo Bem?

Conheça o Rio Antigo através de um Passeio a Pé com Guias Cadastrados e Especializados. Este Roteiro será apresentado pela Professora e Historiadora Priscila e será acompanhado pelo Vladimir.

O Passeio começa às 10h no Largo de Santa Rita, conhecido como Beco das Sardinhas. Este Passeio tem que se iniciar pela manhã devido o horário de Visita ao Instituto dos Pretos Novos.

Começamos no Largo da Santa Rita, em frente a Igreja de Santa Rita, de 1720, que já foi chamada de “Igreja dos malfeitores”, pois era lá que os condenados faziam suas últimas Orações. Foi a primeira Igreja em estilo Rococó e a única que mantém sua talha original em madeira. No Largo de Santa Rita havia um Cemitério de Pretos Novos, que era usado para enterrar Escravos que faleciam antes de serem vendidos. Pretos Novos eram os Escravos que chegavam ao Porto, sem ter dono ainda.

Por ali passamos pelo famoso Beco das Sardinhas que oferece o conhecido “Frango Marítimo”, que é o Peixe oferecido por estes Restaurantes. As porções de Sardinha são fartas e frescas. Fica como sugestão para Almoçar após o Passeio.

Seguimos para o Morro da Conceição (que tem subida) com grande importância Histórica, sendo local da ocupação inicial dos Portugueses a partir da fundação do Rio de Janeiro, em 1565, formando um quadrado junto com o Morro do Castelo, Morro de Santo Antônio e Morro de São Bento, onde a Cidade cresceu por três Séculos. Serviu como horta por um período e, em 1634, ganhou sua primeira Chácara. O local é residencial e fica bastante escondido pelos prédios em seu entorno. Com diversas construções centenárias, entre elas destacam-se o Palácio Episcopal, a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição, a Igreja de São Francisco da Prainha e o Observatório do Valongo.

No lado oeste do Morro da Conceição está o Jardim Suspenso do Valongo, construído em 1905, para funcionar como um Jardim Botânico. O local sofreu muito com ações de vândalos por décadas e recebeu uma revitalização com as obras do Porto Maravilha.

A Pedra do Sal fica colada no Morro da Conceição e tem grande importância para a Cultura Afro-Carioca e ponto de encontro do pessoal do Samba e do Choro. Nela se encontra a Comunidade Remanescente de Quilombos da Pedra do Sal. No local haviam os “Zungus”, casas coletivas ocupadas por Negros Escravos. A História da Pedra do Sal é vasta e teve início em 1608, quando um Grupo de Baianos se instalou por ali.

Vamos em frente para o Cais do Valongo, local que se tornou Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO, por ser o único espaço restante a provar a chegada dos Africanos Escravizados nas Américas. Construído em 1811, funcionou até 1831, quando veio a proibição do Tráfico de Escravos no Oceano Atlântico. Entre 1850 e 1920 a região em seu entorno foi ocupada por Negros Escravizados ou Livres. Esta área foi chamada de Pequena África por Heitor dos Prazeres.

Finalizamos o Passeio no Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN). Criado em 2005, é uma Propriedade Privada do Casal Guimarães. Quando o Casal foi fazer uma Reforma na Propriedade encontraram vestígios de ossos humanos, cerâmica, vidro, ferro e mais. Comunicaram as autoridades que após enviarem equipes ao local descobriram tratar-se de um Sítio Arqueológico de grande valor Histórico. Com isso o Casal decidiu criar o Instituto Pretos Novos. No local também funcionou um Cemitério de Escravos, entre 1769 e 1830.

Largo de Santa Rita - Rio de JaneiroMorro da Conceicao 1 - Rio de JaneiroMorro da Conceicao - Jardim Valongo - Rio de JaneiroPedra do Sal - Rio de JaneiroPedra do Sal 2 - Rio de JaneiroCais do Valongo - Rio de JaneiroInstituto Pretos Novos 2 - Rio de Janeiro

Roteiro:

  • Largo de Santa Rita;
  • Beco das Sardinhas;
  • Morro da Conceição;
  • Jardim Suspenso do Valongo;
  • Pequena África;
  • Cais do Valongo;
  • Instituto Pretos Novos.

Data, Hora e Local:

  • 06/03/2021, Sábado;
  • Início às 10h. Encerramento: 13h;
  • Ponto de Encontro: Largo de Santa Rita, em frente a Igreja de Santa Rita.

Fotos: Google Imagens.

Inclusões:

  • Passeio Guiado a Pé acompanhado por Dois Guias Cadastrados;
  • Duração de 3 a 4 horas;
  • Sanduíche/Lanche no encerramento do Passeio. Sem Bebida;
  • Transporte VLT/Ônibus de volta para o Ponto de Início;
  • Grupo Reduzido de 6 a 12 Pessoas no máximo.

Exclusões:

  • Transporte de ida e volta ao Ponto de Encontro não está incluído;
  • Bebidas.
  • Cada um deve levar sua própria Máscara (Obrigatório)
  • Outros Gastos e Compras Pessoais.

Caso tenha interesse me avise, por favor, sem compromisso, assim que atingirmos o mínimo de 5 Pessoas interessadas nessa Farra ela será Confirmada.

Veja outros Tours pelo Rio de Janeiro:

Da Praça Tiradentes, Largo da Carioca à Cinelândia

Da Confeitaria Colombo, Praça XV à Candelária

logo-viaja-daqui

Me chamo Vladimir, sou formado em Economia e pós-graduado em Controladoria e Finanças, após 8 anos trabalhando no Centro do Rio, tornei-me Professor de Dança de Salão e Organizador de Bailes por 15 anos. Nesta época fiz muitas Viagens e estudei muita História, costumo dizer que enquanto as Pessoas falam que leem Livros eu leio Sites de História e informações sobre Roteiros e Destinos pelo Mundo. Também morei na Europa por três anos quando Criança e sair do Brasil, pra mim, é como ir na esquina, me sinto em Casa e a vontade. Com essa bagagem passei a me dedicar a esta Paixão que é Viajar e apresentar lugares incríveis para as Pessoas que confiam suas Férias em mim. Ao mesmo tempo me formei em um Curso de Guia Turístico Internacional; abri minha própria Agência de Viagens; e montei o site VIAJA DAQUI (www.viajadaqui.com.br) para contar a Vocês um pouco da História e das Melhores Atrações dos locais que conheço.

Muito Obrigado de coração por Sua atenção,
Vladimir Fernandes Bento.

Contatos:
Vladimir Fernandes Bento
Telefone/Whatsapp: +55 (21) 98848-2877
E-mail: viajadaqui@gmail.com
http://www.viajadaqui.com.br

2 comentários em “Cais do Valongo, Pequena África, Pedra do Sal, Morro da Conceição e mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s