Miguel Pereira

Miguel Pereira

Em um fim de semana agradável você consegue visitar três simpáticas cidades do Centro-Sul do Estado do Rio de Janeiro: Vassouras, Miguel Pereira e Paty do Alferes!

O clima de Miguel Pereira é considerado um dos melhores do mundo, por ter suas temperaturas médias constantes e chuvas bem distribuídas ao longo do ano.

Muitos Hotéis Fazenda estão espalhados pela cidade, é só escolher o seu ou se preferir, fique numa das muitas Pousadas da cidade! Mas, se você está no Rio, ainda tem outra vantagem! Miguel Pereira fica bem pertinho do Rio de Janeiro, fazendo do local uma ótima escolha para um bate-volta.

IMG_3666
Nem só de Aventuras se faz uma Viagem. Mas de Bons Amigos também.

O crescimento das três cidades estão atrelados e foram causados pela expansão da cultura cafeeira no vale fluminense do rio Paraíba do Sul.

Apesar de sofrer declínio econômico devido ao esgotamento das terras com a exploração inadequada das plantações de café, o desenvolvimento urbano é impulsionado no início do século XX, quando foi aberto um ramal auxiliar da estrada de ferro.

À partir da década de 1930, quando as qualidades do clima da região foram propagadas pelo médico e professor Miguel Pereira, que mais tarde daria seu nome à cidade, a ocupação urbana passou a ter como força principal o turismo de verão.

Atualmente, está em fase final de construção, um pequeno trecho do antigo trem, que deve voltar a impulsionar o turismo, na cidade.

Cidade pequena pacata e agradável!

IMG_3479
Na Estrada!

Se você subir a Serra direto para Miguel Pereira pegue a saída 205 da Dutra, antes do pedágio. Você entra no Arco Metropolitano e logo já sai dele. É bem sinalizado, mas, fique atento, porque você sai da Dutra e logo já tem que sair do Arco Metropolitano. A estrada está muito boa.

VIAJA DAQUI ou O que fazer em Miguel Pereira:

IMG_3465

IMG_3471
Arcádia

Na subida da serra faça uma parada estratégica e perfeita em Arcádia. Ali você encontra queijos, linguiças e outras delícias que pode levar contigo. Arcádia é uma parada tradicional dessa estrada, mas está um pouco decadente, porém tem estrutura com banheiros, lanchonete, banca de jornal e muitos doces, queijos e linguiças à venda.

IMG_3483
Pórtico de Miguel Pereira

Na entrada da cidade o belo Pórtico de Miguel Pereira dá as Boas-Vindas a quem chega e rende boas fotos. 🙂

IMG_3566

IMG_3563
Lagoa Javari

Uma vez em Miguel Pereira, visite a bela Lagoa Javari ou Lago Javary. Lugar bacana para umas fotos, passeio de charrete e espaços para uma cerveja ou um refrigerante para refrescar. Ali tem banheiro, mas, infelizmente estavam bem sujos quando passamos.

IMG_3798
Estação Ferroviária – Litorina

Já no centro de Miguel Pereira você pode fazer um passeio na Litorina, o novo Trem Turístico da cidade, que quando fomos estava em obras, mas, promete ser um sucesso.

IMG_3792
Museu Francisco Alves

Visite o pequeno Museu Francisco Alves, em Homenagem ao cantor (1898-1952), que passou grande parte de sua Vida, frequentando Miguel Pereira, de férias ou cuidando de uma loja de tecidos que tinha na região.

IMG_3797

IMG_3796
Feira de Artesanto

Ao lado do Museu Francisco Alves, fica a Feirinha de Artesanato de Miguel Pereira.

IMG_3806
Calçadão do Viô

A hora que quiser dê um pulo na área do Calçadão do Viô, e escolha onde almoçar. O Calçadão também é o point de quem quer curtir uma cerveja gelada à noite.

IMG_3805
Igreja Matriz de Santo Antônio

Vá até a local, onde está a Igreja Matriz de Santo Antônio, localizada numa pracinha simpática e bem cuidada.

IMG_3598

IMG_3611
Cachoeira de Vera Cruz

Acima estão os principais pontos na cidade. A cachoeira e a ponte ficam afastadas! Vamos a elas e depois voltamos para o centro de Miguel Pereira.

Se não tiver problema em colocar seu carro numa estrada de terra, vá até a Cachoeira de Vera Cruz. Quando estiver no caminho siga as placas que mostram “Cachoeira do Poção”. Foi uma agradável surpresa com estrutura de bar, contando também com espaços para Você fazer seu próprio churrasco. Para esse passeio, reserve um bom tempo, pois, é um pouco afastada da cidade e merece um tempo para relaxar.

20151101_152445IMG_3619

20151101_153136
Ponte Paulo de Frontin

No caminho da cachoeira, você passa pela antiga Ponte Paulo de Frontin. Considerado o único viaduto em ferro e em curva no mundo. Construída por belgas, foi inaugurada em 1898, tendo 82 metros de comprimento e 34 metros de altura. Recebeu o nome em homenagem ao Dr. André Gustavo Paulo de Frontin, construtor da ferrovia. Por ali passavam os trens da época do café. Se quiser subir tenha muita atenção e se estiver com crianças, nem pensar! Nesse último caso, tire apenas algumas fotos de baixo da ponte. 😉

IMG_3779

IMG_3788
Sítio Solidão

De volta ao Centro, antes de deixar Miguel Pereira, faça compras no Sítio Solidão, na Rua Zélia, 12, no centro de Miguel Pereira. Queijos e derivados de ótima qualidade.

 

IMG_3771

IMG_3773
Doces da Carmem

Depois dê uma passada nos Doces da Carmem, na Rua Doutor Pedro Saulo, 70, e Boa Viagem!!!

IMG_3658
O Baile no clube da cidade com os Amigos foi Show! Que Night! 🙂

Miguel Pereira e arredores são muito agradáveis e ficam bem próximas do Rio de Janeiro! Dá para conhecer os principais pontos do centro de Miguel Pereira em algumas horas. Se tiver um fim de semana você consegue passear por seus arredores – Vassouras e Paty! Vem conhecer! Vem! Quer que organize um passeio pra lá? Entre em contato! Tem dicas? Deixa aqui nos comentários.

Solicite um roteiro personalizado pelo email viajadaqui@gmail.com

Veja os post que têm tudo a ver com Miguel Pereira:

VASSOURAS

PATY DO ALFERES

Anúncios

8 comentários sobre “Miguel Pereira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s