Em um fim de semana agradável você consegue visitar três simpáticas cidades do Centro-Sul do Estado do Rio de Janeiro: Vassouras, Miguel Pereira e Paty do Alferes!
O clima de Miguel Pereira é considerado um dos melhores do mundo, por ter suas temperaturas médias constantes e chuvas bem distribuídas ao longo do ano.
Muitos Hotéis Fazenda estão espalhados pela cidade, é só escolher o seu ou se preferir, fique numa das muitas Pousadas da cidade! Mas, se você está no Rio, ainda tem outra vantagem! Miguel Pereira fica bem pertinho do Rio de Janeiro, fazendo do local uma ótima escolha para um bate-volta.

O crescimento das três cidades estão atrelados e foram causados pela expansão da cultura cafeeira no vale fluminense do rio Paraíba do Sul.
Apesar de sofrer declínio econômico devido ao esgotamento das terras com a exploração inadequada das plantações de café, o desenvolvimento urbano é impulsionado no início do século XX, quando foi aberto um ramal auxiliar da estrada de ferro.
À partir da década de 1930, quando as qualidades do clima da região foram propagadas pelo médico e professor Miguel Pereira, que mais tarde daria seu nome à cidade, a ocupação urbana passou a ter como força principal o turismo de verão.
Atualmente, está em fase final de construção, um pequeno trecho do antigo trem, que deve voltar a impulsionar o turismo, na cidade.
Cidade pequena pacata e agradável!

Se você subir a Serra direto para Miguel Pereira pegue a saída 205 da Dutra, antes do pedágio. Você entra no Arco Metropolitano e logo já sai dele. É bem sinalizado, mas, fique atento, porque você sai da Dutra e logo já tem que sair do Arco Metropolitano. A estrada está muito boa.
VIAJA DAQUI ou O que fazer em Miguel Pereira:

Na subida da serra faça uma parada estratégica e perfeita em Arcádia. Ali você encontra queijos, linguiças e outras delícias que pode levar contigo. Arcádia é uma parada tradicional dessa estrada, mas está um pouco decadente, porém tem estrutura com banheiros, lanchonete, banca de jornal e muitos doces, queijos e linguiças à venda.

Na entrada da cidade o belo Pórtico de Miguel Pereira dá as Boas-Vindas a quem chega e rende boas fotos. 🙂

Uma vez em Miguel Pereira, visite a bela Lagoa Javari ou Lago Javary. Lugar bacana para umas fotos, passeio de charrete e espaços para uma cerveja ou um refrigerante para refrescar. Ali tem banheiro, mas, infelizmente estavam bem sujos quando passamos.

Já no centro de Miguel Pereira você pode fazer um passeio na Litorina, o novo Trem Turístico da cidade, que quando fomos estava em obras, mas, promete ser um sucesso.

Visite o pequeno Museu Francisco Alves, em Homenagem ao cantor (1898-1952), que passou grande parte de sua Vida, frequentando Miguel Pereira, de férias ou cuidando de uma loja de tecidos que tinha na região.

Ao lado do Museu Francisco Alves, fica a Feirinha de Artesanato de Miguel Pereira.

A hora que quiser dê um pulo na área do Calçadão do Viô, e escolha onde almoçar. O Calçadão também é o point de quem quer curtir uma cerveja gelada à noite.

Vá até a local, onde está a Igreja Matriz de Santo Antônio, localizada numa pracinha simpática e bem cuidada.

Acima estão os principais pontos na cidade. A cachoeira e a ponte ficam afastadas! Vamos a elas e depois voltamos para o centro de Miguel Pereira.
Se não tiver problema em colocar seu carro numa estrada de terra, vá até a Cachoeira de Vera Cruz. Quando estiver no caminho siga as placas que mostram “Cachoeira do Poção”. Foi uma agradável surpresa com estrutura de bar, contando também com espaços para Você fazer seu próprio churrasco. Para esse passeio, reserve um bom tempo, pois, é um pouco afastada da cidade e merece um tempo para relaxar.

No caminho da cachoeira, você passa pela antiga Ponte Paulo de Frontin. Considerado o único viaduto em ferro e em curva no mundo. Construída por belgas, foi inaugurada em 1898, tendo 82 metros de comprimento e 34 metros de altura. Recebeu o nome em homenagem ao Dr. André Gustavo Paulo de Frontin, construtor da ferrovia. Por ali passavam os trens da época do café. Se quiser subir tenha muita atenção e se estiver com crianças, nem pensar! Nesse último caso, tire apenas algumas fotos de baixo da ponte. 😉

De volta ao Centro, antes de deixar Miguel Pereira, faça compras no Sítio Solidão, na Rua Zélia, 12, no centro de Miguel Pereira. Queijos e derivados de ótima qualidade.

Depois dê uma passada nos Doces da Carmem, na Rua Doutor Pedro Saulo, 70, e Boa Viagem!!!

Miguel Pereira e arredores são muito agradáveis e ficam bem próximas do Rio de Janeiro! Dá para conhecer os principais pontos do centro de Miguel Pereira em algumas horas. Se tiver um fim de semana você consegue passear por seus arredores – Vassouras e Paty! Vem conhecer! Vem! Quer que organize um passeio pra lá? Entre em contato! Tem dicas? Deixa aqui nos comentários.
Solicite um roteiro personalizado pelo email viajadaqui@gmail.com
Veja os post que têm tudo a ver com Miguel Pereira:
Muito bom!! Conheço os pontos que você falou, menos a Cachoeira do poção que sempre quis conhecer e não tivemos oportunidade. Mas na próxima visita ja está na lista!
Adorei as dicas!
CurtirCurtir
Valeeeeu!!! Que bom que veio aqui!!! 🙂
É o primeiro comentário do site e é um comentário super Bem-Vindo!!! 😀
Quando for na cachoeira volta pra contar! 🙂
CurtirCurtir
Quero conhecer Miguel Pereira no próximo mês, adorei as dicas, estão anotadas!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado, Flávia!
Vai curtir!!!
A cidade é simples e agradável!
Ótimo destino para um ótimo Fim de Semana!
CurtirCurtir
A estrada para a cachoeira do poção está em boas condições para um carro de passeio comum?
CurtirCurtir
Oi, Cláudio!
Quando fui estava não estava das melhores….
É uma estrada de terra, então, já sabe que vai sujar o carro.
Meu carro é comum e foi bem.
Obrigado,
Vladimir.
CurtirCurtir
Esse lugar é uma maravilha, sou um apaixonado por Miguel Pereira, em especial , Vera Cruz, sempre que posso estou subindo e serra para um fim de semana, pra mim o melhor lugar do Brasil, desculpem o ezageiro, mais como disse, sou um apaixonado por este lugar, minha familia tinha um sitio em Vera Cruz, fui muito de trem também, recomendo a todos .
um Grande Abraço.
CurtirCurtir