Pão de Açúcar! Meu passeio predileto no Rio de Janeiro

Todos dizem que o passeio “mais obrigatório de todos” na Cidade Maravilhosa, é o Corcovado, mas costumo dizer que: Se você tem que escolher entre um e outro, escolha o Pão de Açúcar.

Escrevo os meus motivos:

1- O passeio é mais demorado. Enquanto no Corcovado, a gente sobe, dá uma olhada na paisagem, na linda estátua, e desce. No Pão de Açúcar, o passeio é mais lento, o espaço é muito maior e menos tumultuado!

2- A vista do Corcovado é belíssima, mas, na minha opinião, a do Pão de Açúcar é melhor e estamos falando de uma paisagem que faz parte do Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO.

IMG_6219

IMG_6223
O Pão de Açúcar visto do Clube Círculo Militar, onde funciona um bom restaurante à quilo.

O Pão de Açúcar é um complexo de morros localizado no bairro da Urca e composto pelo morro do Pão de Açúcar (que dá nome ao complexo), Morro da Urca e Morro da Babilônia. Junto com a estátua do Cristo Redentor é o maior cartão postal da cidade do Rio de Janeiro e um dos mais famosos do Brasil e do Mundo. Pelas características únicas, margeado pelas águas da Baía de Guanabara, constitui-se em uma referência turísticas internacional para a cidade.

IMG_6228IMG_6229IMG_6232IMG_6236IMG_6237IMG_6238IMG_6240IMG_6234IMG_6242IMG_6243IMG_6244

Possui como atração complementar o passeio de teleférico, interligando a Praia Vermelha e o Morro da Urca ao Pão de Açúcar. Conhecido como Bondinho do Pão de Açúcar, o teleférico foi idealizado em 1908 e inaugurado em 1912, tornando-se o primeiro teleférico instalado no país e o terceiro do mundo. Nesses mais de noventa anos de existência, já transportou mais de trinta milhões de pessoas. Na última estação do bondinho tem-se a vista panorâmica das cidades do rio de Janeiro e de Niterói.

IMG_6245

IMG_6246
Passeios de Helicóptero, estão disponíveis

IMG_6253

IMG_6247
O ótimo restaurante COTA 200 fica lá em cima.

IMG_6250IMG_6251IMG_6252IMG_6254IMG_6255

IMG_6256
Famoso na Década de 80, onde aconteciam os Shows da Inesquecível NOITES CARIOCAS
IMG_6259
Estrutura com lanchonetes

IMG_6263

O Morro do Pão de Açúcar, o mais alto do complexo, é constituído por um bloco único de gnaisse-granito com mais de seiscentos milhões de anos de idade, que surgiu da separação entre os continentes sul americano e o africano, e que sofreu alterações por pressão e temperatura. Eleva-se a 395 metros acima do nível do mar. É rico em espécies de plantas rupícolas, estando presente em suas faces diversas espécies endêmicas de bromélias e orquídeas A face sul é especialmente rica, praticamente toda tomada por um “tapete vegetal“, contrastando enormemente com a face norte que apresenta pouca vegetação em suas vertentes. É circundado por um resquício de Mata Atlântica. Em seu topo localiza-se a última estação do teleférico.

IMG_6264IMG_6265IMG_6266IMG_6269

IMG_6273
Museu do COCURUTO

IMG_6271

Há várias versões sobre a origem do nome. Uma das mais conhecidas indica os portugueses como responsáveis. Durante o apogeu do cultivo da cana-de-açúcar no Brasil (século XVI e XVII), após a cana ser espremida e o caldo fervido e apurado, os blocos de açúcar eram colocados em uma forma de barro cônica (para transportá-los para a Europa), denominada “pão de açúcar”. A semelhança do penhasco Carioca com aquela forma de barro teria originado o nome.

IMG_6274IMG_6275IMG_6279IMG_6280IMG_6281IMG_6283

IMG_6284
Praia de Copacabana

Figuras ilustres como o cientista Albert Einstein, o ex-presidente dos EUA John Kennedy, e o cantor inglês Elton John já passaram pelo bondinho do Pão de Açúcar, além dos muitos artistas que se apresentaram no Morro da Urca, principalmente na década de 80.

IMG_6293IMG_6295IMG_6297IMG_6298IMG_6301

6 - Companheiro de Trilha

CURIOSIDADE: Em 1977, o equilibrista americano Steven McPeak caminhou sobre o cabo do teleférico, entre o Morro da Urca e o Pão de Açúcar, segurando uma vara metálica como contrapeso. Fonte: Wikipédia.

Concluindo de forma bem direta! Se estiver no RJ vá ao Pão de Açúcar.

Veja outros posts que têm tudo a ver com o Rio de Janero nos links abaixo:

CRISTO REDENTOR e o TREM DO CORCOVADO

CONFEITARIA COLOMBO

MUSEU HISTÓRICO NACIONAL

MUSEU DE BELAS ARTES

MUSEU DA SELEÇÃO BRASILEIRA

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

3 comentários em “Pão de Açúcar! Meu passeio predileto no Rio de Janeiro

  1. Já fui algumas vezes e quero voltar, espero que alguém de fora venha visitar o Rio e me peça pra levar ao Pão de Açúcar e Corcovdo, vou com prazer… AMODORO!!!
    ps.: se demorar vou sem desculpa de ter q levar alguém.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s