Fazenda Mulungu Vermelho, Vassouras, Rio de Janeiro

A Fazenda Mulungu Vermelho, que antes se chamava Fazenda São Francisco, vem dos primórdios da Plantação de Café no Vale do Paraíba, enquanto a construção do Solar de São Francisco é de 1831.

Fazenda Mulungu 2019 (7)

Com cerca de 280.000 pés do Grão se tornou rapidamente uma das mais ricas de Vassouras e Região. Toda essa expansão teve início quando estas Terras foram cedidas ao Capitão Antônio Luiz dos Santos e Sua Esposa, Luíza Maria Angélica, através do esquema de Sesmaria, que era um instituto jurídico Português que regulava a distribuição de Terras voltadas a Produção Agrícola.

Dona Luíza Maria Angélica (falecida em 1813) foi a terceira filha de um Capitão Lendário, Ignácio de Souza Werneck, patriarca da Família mais importante da época Cafeeira mais relevante do Vale do Paraíba.

Após o Falecimento do Capitão Antônio Luiz dos Santos, em 1825, seu Filho Francisco Luiz herdou as Terras e beneficiado pela abertura da Estrada do Comércio (1816) que rasgava as terras dos irmãos Santos Werneck de um lado ao outro e trazia grandes benefícios no transporte do Café para o Rio de Janeiro, logo, para a Europa. Por esta mesma Estrada do Comércio viriam os primeiros refinamentos da Corte Imperial do Rio de Janeiro que passaram a transformar a Sociedade e as Fazendas de toda a Região, transformando as Fazendas do Vale em verdadeiros Palacetes de Alto Luxo.

Fazenda Mulungu 2019 (1)Fazenda Mulungu 2019 (2)Fazenda Mulungu 2019 (4)Fazenda Mulungu 2019 (5)

Fazenda Mulungu 2019 (6)
Mamãe Marisa! Linda e Elegante!

Fazenda Mulungu 2019 (10)Fazenda Mulungu 2019 (11)

Fazenda Mulungu 2019 (3)
A proprietária Simone! Super Bacana e com Ótimo Astral

Seu nome, Mulungu Vermelho, vem da árvore que se encontra em grande quantidade em seus domínios, frutificando, principalmente, no mês de Setembro. O Mulungu Vermelho pode atingir até quinze metros de altura.

Como em todas as Fazendas da Região vemos uma distribuição semelhante da Casa, com uma parte da Casa, normalmente na entrada, onde os Donos recebiam outros Fazendeiros e Negociantes de Café. Vemos a(s) Alcova(s) que é um quarto sem janela, onde o hospede muitas vezes dormia trancado, pois muitas vezes era oferecido repouso a pessoas pouco conhecidas. Tem a parte onde viviam os Escravos e as Tulhas, que são locais para se guardar grãos e cereais.

Uma das Alcovas da Fazenda Mulungu chamou atenção! Logo na entrada, a direita do Salão Principal tem uma Capela e da Capela víamos um quarto. De cara a gente pensa “Os donos da Casa moram num quarto com uma grande janela para a Capela”. Só que eles explicam que ali era uma Alcova, onde quem ficava era o Padre quando ia na Fazenda. Quando o Padre rezava a Missa, os Escravos que trabalhavam na Casa podiam entrar no quarto e assistir a Missa pela grande janela. Tem foto da Alcova com a Capela aí em cima.

Das seis janelas que vemos de frente para a Casa, quatro pertencem ao Salão de Estar, as outras duas janelas era onde ficava a Antiga Capela.

A Dona da Fazenda é Super Simpática Simone Marques Pio da Fonseca. Pelo que pude ver Ela é uma das primeiras e maiores incentivadoras do Festival do Vale do Café, de Vassouras. Valeu, Simone!

Site da Fazenda Mulungu Vermelho: site

Telefone: +55 24 99829-3628

Show do Festival do Vale do Café na Fazenda Mulungu Vermelho:

O Show acontece em frente a Casa e o que mais me chamou a atenção foi a imensa quantidade de Maritacas que sobrevoavam os Jardins da Mulungu, numa harmonia perfeita com o silêncio do público e a música de altíssima qualidade do Flautista e Saxofonista Eduardo Neves.

Fazenda Mulungu 2019 (9)Fazenda Mulungu 2019 (8)

Veja outros posts que têm tudo a ver com Vassouras nos links abaixo:

VASSOURAS – RJ

FAZENDA DO SECRETÁRIO

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

2 comentários em “Fazenda Mulungu Vermelho, Vassouras, Rio de Janeiro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s