Rothenburg ob der Tauber, o Melhor do Melhor da Rota Romântica da Alemanha

A Cidade Murada Medieval de Rothenburg ob der Tauber é a Cereja do Bolo da Rota Romântica. Bem, essa é minha opinião e de alguns chegados. O Castelo de Neuschwanstein tem mais fama e é mais acessível, mas o Melhor do Melhor é esta cidade que está parada no tempo, com suas Muralhas, suas casas em enxaimel, suas lojas famosas, seu parque e muito mais. Aviso: Fazer Rothenburg como um bate-volta ou só de passagem é um grande desperdício! Passe pelo menos um dia inteiro nessa cidade incrível!

2016-11-13-11-27-57

 

Rothenburg é conhecida como A Mais Bela e Romântica Cidade da Rota Romântica da Alemanha… precisa falar mais alguma coisa? Acho até que pode dispensar muitas coisas em volta e focar só em Rothenburg, porque é ali que está o espírito e coração da Rota mais famosa da Alemanha. Que aliás, como Rota (estradas e paisagens) perde para a Rota da Floresta Negra, na minha opinião.

Em Rothenburg, nós ficamos três noites, pois usamos a cidade como base para bate-voltas. Foi uma excelente escolha! Fique lá, faça compras no mercado e na padaria, sinta-se como um morador de uma cidade pequena e linda, vivendo na velocidade (lenta) daquelas pessoas. Para quem mora numa cidade grande como eu, é uma senhora terapia… é muito bom. Deixe esse lugar se eternizar nas suas lembranças, não como um lugar por onde passou, mas, um lugar onde morou, viveu.

Se estiver interessado (a) apenas em saber o que tem pra fazer lá, desce direto para onde está VIAJA DAQUI ou o que fazer em Rothenburg.

Rothenburg ob der Tauber tem 10.000 habitantes e foi fundada em 1274. Seu nome significa Rothenburg sobre o Tauber. O Tauber é um riacho que circunda a cidade.

img_7400

Como já disse, a Rota Romântica é “A Mais Famosa Rota da Alemanha”, um país que ainda conta com a Rota do Reno, a Rota dos Castelos, a Rota da Floresta Negra, a Rota dos Contos de Fadas, e muitas outras Rotas! Pense num povo pra gostar de Rota? É o Alemão!

Falando em Conto de Fadas, Rothenburg inspirou Walt Disney, na criação da Vila de Geppetto, no desenho de Pinócchio, que por sua vez foi escrito na Itália, em 1883, por Carlo Collodi.

Rothenburg ob der Tauber é uma cidade Murada, situada na Francônia – a Francônia é uma região geográfica e histórica, situada no norte do estado da Baviera ou Bavária.

img_8874

A cidade atrai todos os anos muitos turistas – cerca de 3.000.000/ano ou 8.000/dia -, pois até hoje conseguiu preservar seu ambiente medieval, com seu antigo muro, praticamente intacto, ao redor do Centro Histórico. Os alemães chamam seus Centros Históricos de “Altstadt” ou “Cidade Velha”.

Pela cidade, além do rio Tauber, passa a estrada da Rota Romântica – Romantische Straße.

HISTÓRIA:

A mais famosa História de Rothenburg refere-se ao Prefeito Nusch, que com a cidade sitiada aceitou o desafio imposto pelo General Tilly de tomar, em um só gole, um cântaro contendo três litros de Vinho.

O episódio ocorreu, em 1631, durante a Guerra dos Trinta Anos, quando o católico General Tilly desafiou: “Se um de Vocês tomar em um só gole, este cântaro de 3,25 litros de Vinho, prometo não saquear e nem destruir esta cidade”. O prefeito Nusch que já devia gostar bastante de um Vinho, aceitou o desafio e, de uma só tomada bebeu todo o Vinho, salvando a cidade e seus habitantes.

img_7751

Esses acontecimentos são lembrados anualmente, desde 1881, no Festival Histórico Mais Importante da Alemanha, chamado “Der Meistertrunk”. A Farra, que tem encenações dos conflitos entre católicos e protestantes, acontece sempre no fim de semana de Pentecostes, que costuma ser em Maio.

Apenas para situá-los sobre A Guerra dos Trinta Anos, ela foi uma guerra que envolveu diversos países europeus e continha motivos religiosos, entre protestantes e católicos, e também políticos, onde se tentava enfraquecer os Habsburgo da Áustria, foi de 1618 à 1648, terminando com a assinatura da Paz da Vestfália. Leia mais sobre a Guerra dos Trinta Anos clicando aqui.

VIAJA DAQUI ou o que fazer em Rothenburg:

Tire um dia para ficar na cidade, de preferência durma lá, ela tem muito mais coisa para se ver do que pensamos! Faça tudo em rítmo de slow-travel, onde nada é feito com pressa e sem um monte de obrigações ou horário. Aproveite! Desfrute Rothenburg, considerada uma das mais agradáveis e bem preservadas Cidades Medievais da Europa!!!

 

 

img_8898img_8904

img_8008

img_6878
Plönlein em vários momentos

O passeio que considero ideal, depois de estar, por três vezes em Rothenburg, começa no cartão postal da cidade, um dos locais que já estampou milhares de capas de revista de turismo, o Plönlein. Uma marca urbanística e de arquitetura alemã. Talvez seja o lugar mais fotografado da Rota Romântica, depois do Castelo Neuschwanstein.

Dali, vamos para um delicioso passeio pelas Muralhas de Rothenburg. De frente para o Plönlein, atravesse a Torre que está na rua da esquerda (a rua é a Spitalgasse).

Se quiser andar menos, logo depois do Plönlein, após passar a Torre, você entra a esquerda, e já estará nas Muralhas.

 

img_6886
Spitalbastei

 

Para fazer o passeio ideal, desça mais um pouco a Spitalgasse, até o bastião Spitalbastei, um imenso Portão de entrada e saída dos muros. Você vai ver quando chegar, porque se passar dele vai sair dos Muros da Cidade.

 

20160506_104250img_8039img_6918

img_6953
Muralhas de Rothenburg

 

As Muralhas de Rothenburg têm três quilômetros de extensão, mas este que indico é o melhor trecho. Vai por mim.

Caminhando pela Muralha você vai passar pela Rödertor, umas das portas com Torre. Dizem que a vista lá de cima é muito bonita, mas estava fechada nas três vezes em que estive nessa cidade encantadora.

Repare nas placas que estão por lá com nomes de famílias. Novas placas acabaram sendo proibidas. Caso ainda pudesse colocar placas, a minha já estaria lá! Veja também para fora dos muros, nas aberturas que os soldados usavam! Parece que era difícil invadir. Confere lá.

 

img_6937
Gerlaschmiede

 

Continue seu caminho e, logo, vai passar pela Die Gerlaschmiede, considerada a Casa Mais Charmosa de Rothenburg.

 

Galgentor e Galgengasse

 

Caminhe até a Galgentor, o ponto final do passeio pelas Muralhas. Desce ali e vá passeando pela “avenida” Galgengasse. Pare para um Café e uma Scheneebälle, o doce tradicional de Rothenburg.

 

img_8102img_830420160614_163945

20160615_114818
Marktplatz! As vezes chove, né?

 

Seguindo pela Galgengasse você vai passar por uma Torre, onde encontrará um Memorial aos Judeus expulsos da região. A rua passa a se chamar Georgengasse, ande um pouco por ela e vire à esquerda, que logo estará na Marktplatz, a Praça do Mercado, é onde está o coração de Rothenburg, onde estão a Prefeitura, a Marienapotheke, logo ali, também, está a Käthe Wohlfaht (veja o post da loja aqui), o Relógio Astronômico, a Georgbrünnen. Dali saem os passeios guiados com o Night Watch Man Tour (veja o post do Tour aqui), um guia vestido de vigia noturno da Idade Média, que conta muitas Histórias de Rothenburg e da Alemanha, da época. Fiz esse passeio que só é oferecido em Inglês ou Alemão.

 

O Relógio Astronômico e a apresentação do prefeito Nusch

Deixa eu te mostrar alguns pontos da Marktplatz e arredores, começando pelo Ratstrinstube e seu Relógio Astronômico, que apresenta diariamente, às 11h, 15h, 20h e 22h, a encenação do Prefeito Nusch, bebendo os 3,25l de Vinho, para salvar a cidade da invasão do General Tilly.

img_8121

img_8125
Georgesbrünnen

 

A Fonte de George ou Georgesbrünnen se encontra, na Markplatz, essa fonte foi fundamental para a sobrevivência e prosperidade da cidade. Sua história caminha junto com a História da cidade. Afinal uma fonte é o que define a localização de um Castelo ou cidade… sem água não somos nada e de que adianta uma Cidade Murada ou um Castelo se não tem uma Fonte de água própria. Não resistiria a nenhum cerco, concordam?

 

img_6839img_7082

img_7089
Jagstheimerhaus

A Jagstheimerhaus é antiga casa do prefeito Nusch, fica em frente à Georgsbrünnen, onde hoje, funciona a Marien Apotheke. As duas casas que formam esse cenário proporcionam lindas fotos!

 

img_8098
Rathaus

 

A Rathaus é a Prefeitura de Rothenburg, fica na Marktplatz. Nela tem uma Torre, onde se pode subir, mas aviso pra vocês que é dificílimo! Até vi uma senhora lá em cima, mas é um sacrifício.

 

img_6989img_8133

 

img_8132

img_6986
Käthe Wohlfahrt

Bem ali na rua da Marienapotheke de onde vamos seguir para o ponto abaixo, o Burggarten, está a “Loja de Natal Mais Famosa do Mundo” é a Käthe Wohlfahrt (Herrngasse, 1). Trata-se de uma loja de Natal impressionante com milhares de artigos natalinos. Nela funciona um Museu de Natal, que não achei que valeu a pena, não, porque o passeio pela loja, com a árvore de Natal e tudo mais é mais bonito e interessante. A Käthe Wohlfahrt é, sem dúvida, uma das principais atrações de Rothenburg e é Mundialmente conhecida, com filiais na Alemanha (vi em Nüremberg). É careira, mas se procurar encontra um presente bem em conta para levar para aquele parente que adora enfeites de Natal. É praticamente impossível sair de lá sem alguma lembrança. Em frente tem uma outra loja, ou seja, são duas, mas a maior é onde está a árvore de Natal, a da esquerda.

Teoricamente tirar fotos é proibido, mas depende do humor das vendedoras. Teve dia que estavam cismando, em outros estavam liberando geral.

Burggarten

Vá então para o próximo ponto que considero imperdível, o Burggarten. Localizado onde antes havia o Castelo da Família Hohenstaufen. É um agradável Parque com uma vista linda, imperdível e inesquecível. Veja Rothenburg por uma outra perspectiva, do Burggarten. O passeio do Night Watch Man, também vai ao Burgarten.

Aqui termina o Meu Roteiro Ideal.

captura-de-tela-2016-11-12-17-37-06
Mapa do Trajeto acima.

 

Veja outras Atrações de Rothenburg:

img_8188
Entrada do Kriminalmuseum

Kriminalmuseum: Eu fui e vai ganhar seu post. O Museu do Crime de Rothenburg é considerado um dos melhores do Mundo, no assunto. Muito famoso e uma boa sugestão para vermos como eram tratados ladrões, adúlteros, sujismundos, fofoqueiros, entre outros “pecadores”. Uma sugestão é passar direto e depois de conhecer toda a cidade, fazer a visita! Cerca de uma hora e meia para visitar com calma. Burggasse, 3-5. Site aqui.

Night Watch Man Tour: Eu fui e me amarrei. Veja o post principal deste passeio clicando aqui. Todos os dias, no início da noite, tem um passeio com um alemão caracterizado como guarda noturno da Idade Média, que nos leva para um passeio pela cidade. O passeio parte de fronte à prefeitura, na Marktplatz, às 20h e leva 1h. É só chegar na Marktplatz no horário, em Inglês ou Alemão. Valor: 8euros (opcional).

20160506_061114

Letreiros de Ferro Forjado da Alemanha: A tradição dos letreiros de ferro forjado nessa região da Alemanha, já perdura séculos e representa o que os locais oferecem, como hospedaria, restaurante, farmácia, consertos, mas também, os nomes das famílias residentes nos locais. São trabalhos belíssimos e estão espalhados por toda a Rota Romântica, Alemanha e Áustria.

Reichsstadtmuseum: Museu que mostra a História da cidade. Klosterhof 5. Site aqui.

Igreja de St. Jacobs: É uma grande Igreja, no meio da cidade, mas, não considero fundamental a visita, ela é muito bonita, mas é que Rothenburg é tão bacana, que acaba sendo mais uma atração. O legal de Rothenburg é o fato de ser uma cidade antiga e murada, o bom lá é passear pela cidade. A Igreja de St. JAcobs tem belos trabalhos em madeira. Paga para entrar, mas vale. Reza a lenda que nela há uma gota do sangue de Cristo. Possui um famoso Altar! No google maps está como: Evang.-Lutherisches Pfarramt St. Jakob, Klostergasse 15, 91541 Rothenburg ob der Tauber, Alemanha. Melhor dar um copy, né?

Onde comer:

Na rua Schneeballen: Doce frito e coberto com açucar de confeitero. Obrigatório!!! Na rua que liga a Marktplatz ao Plönlein, perto da Marktplatz, tem um lugar que vende “Sanduíches Deliciosos e Baratos” de linguiça, pernil, etc. Só de lembrar deu fome.

Zur Holl – Pratos típicos. Considerado um dos melhores da cidade, Talvez seja melhor reservar antes de ir. Bom preço. Burgasse, 8. http://www.hoell.rothenburg.de/

Japan Restaurant Louvre – Comida Japonesa. Klingengasse, 15.

Gasthofbutz – Comida típica com bom preço. Kapellenpltz, 4.

Michelangelo – Comida italiana com preços razoáveis. Estava lá por perto, precisando dar um telefona para resolver uma questão do hotel e a gerente parou tudo que estava fazendo para me ajudar. Íncrivel o tratamento que recebi. Amei! Foi muito respeitosa e atenciosa. Eternamente Grato. Rodergasse, 36.

Alter KellerTradicional. Alter Keller, 8.

Finalizando quero deixar frizado que esta é uma de minhas cidades preferidas na Europa! Ali, nos sentimos verdadeiramente em uma outra época. Coloque em seu Roteiro.

Veja os posts que têm tudo a ver com Rothenburg e a Rota Romântica, clicando nos links abaixo:

KÄTHE WOHLFAHRT

NIGHT WATCH MAN TOUR

Gostou? Deixe sua dica, dúvida, crítica ou elogio nos comentários, por favor.

9 comentários em “Rothenburg ob der Tauber, o Melhor do Melhor da Rota Romântica da Alemanha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s