Uma Megalópole chamada São Paulo

 

Fundada em 1554 por Padres Jesuítas, a cidade de São Paulo é a mais populosa do Brasil e o maior centro financeiro e mercantil da América do Sul, sendo considerada a 14ª cidade mais globalizada do planeta. O lema da cidade , presente em seu Brasão oficial , é “Non ducor, duco“, que traduzido do latim significa “Não sou conduzido, conduzo“.

Catedral da Se de Sao Paulo (6)
Catedral da Sé

São Paulo detém o 10º maior PIB do Mundo e é sede de 63% das multinacionais, no Brasil. É a sétima cidade mais populosa do Mundo e sua região metropolitana tem cerca de 20.000.000 de habitantes. São Paulo é bem cosmopolita, e, em 2016 contava com moradores de 196 países diferentes.

Uma cidade como essa tem muito a oferecer e vamos até lá conferir!

Abaixo está o roteiro para aproveitarmos um fim de semana, em São Paulo, com saída do Rio, na manhã de sexta.

VIAJA DAQUI ou O que fazer em São Paulo:

Conheci São Paulo com um Grupo organizado por mim, com dez pessoas, com isso a mobilidade para contratarmos uma van com motorista particular, que estava nos aguardando no Aeroporto e ficou a nossa disposição o tempo todo da Viagem, das 11h manhã de sexta até às 14h de domingo. Se for fazer por conta própria, alugue um carro ou adapte as sugestões de acordo com suas possibilidades, ou vem comigo na próxima. O convite está feito!

Dia 1:

Sao Paulo Eataly 2 (2)

Sao Paulo Eataly 1
Eataly

 

Se chegar em São Paulo pela manhã, como fiz, deixe as malas no seu hotel e siga  para o Eataly. O mundialmente conhecido e consagrado Mercado Italiano, com filiais espalhadas pelo Mundo, também tem sua unidade em São Paulo. Vá conhecer esse ótimo e moderno mercado, fazer umas compras e almoçar muito bem. Mereceu post próprio, clica aqui e dê um pulo lá.

 

Avenida Paulista e Masp (3)Avenida Paulista e Masp (4)Avenida Paulista e Masp (12)Avenida Paulista e Masp (14)

Avenida Paulista e Masp (11)
Avenida Paulista e MASP

Depois do almoço siga para a Avenida Paulista. Caminhe pela rua mais importante, histórica e famosa de São Paulo.

Na Avenida Paulista está o MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, meu Museu Predileto no Brasil. Apesar de ser meu predileto me decepcionei um pouco com o novo layout das Obras de Arte no piso principal. Já estive nele três vezes. Destaque para os quadros que estão por lá, entre eles encontramos Van Gogh, Renoir, Modgliani, entre muitos outros. Tem post prórpio também, visite clicando aqui.

À Noite que tal ir comer uma Pizza ou uma Massa no tradicional bairro italiano do Bixiga? São muitas opções de restaurante para Você escolher na famosa e agradável Rua Treze de Maio.

Dia 2:

Catedral da Se de Sao Paulo (2)Catedral da Se de Sao Paulo (3)Catedral da Se de Sao Paulo (5)

Catedral da Se de Sao Paulo (7)
Catedral da Sé, Marco Zero e Centro Histórico

No segundo dia procure fazer um City-Tour guiado pelo Centro de São Paulo. Vá até a Praça da Sé, nela se encontram importantes Monumentos de São Paulo como a belíssima e imensa Catedral da Sé, de estilo Neogótico e cúpula Renascentista, garanto que é uma Igreja que merece a visita. Imensa; também, na Praça da Sé estão o Marco Zero de São Paulo e um belo Monumento em homenagem a São Paulo. Infelizmente, a Praça tem muitos mendigos e rola uma sensação de insegurança, portanto se for sozinho fique atento (a). Por isso aconselho fazer este passeio com um guia e em grupo.

Logo na frente da Catedral da Sé fica fica a entrada para o Centro Histórico (bem diferente de um Centro Histórico da Europa, por exemplo, Ok?) com prédios famosos e Históricos. Também fomos no CCBB, outro Prédio Histórico, mas estava fechado porque estavam montando uma próxima exposição.

Mercado Municipal

Mercado Municipal de Sao Paulo (3)Mercado Municipal de Sao Paulo (6)

Mercado Municipal de Sao Paulo (4)
Mercado Municipal

Após a caminhada pelo Centro Histórico é bem provável que a fome já esteja batendo “de com força”, então vá se esbaldar no Mercado Municipal de São Paulo. Conheça este concorrido ponto Turístico e Histórico da capital paulista, escolha se quer lanchar/almoçar o famoso Sanduíche de Mortadela, o Pastel de Bacalhau ou o “Bolão” de Bacalhau (aquilo é tudo, menos um Bolinho de Bacalhau.. hehe..); sentar num dos muitos restaurantes para almoçar; ou apenas beliscar queijos, azeitonas e tudo o mais nas barraquinhas. Eu sempre escolho o Sanduba de Mortadela ou o Pastel de Bacalhau. Também, sempre trago um estoque das excelentes azeitonas do Mercado e queijos. Lá Você também encontra um biscoito holandês que Amo: Strooplewafle. Tem post próprio, confere clicando aqui.

Estacao da LuzEstacao da luz (3)Pinacoteca (2)Pinacoteca (3)

Pinacoteca (10)
Estação da Luz e Pinacoteca

Siga então para a Pinacoteca. Fui neste Museu pela primeira, nesta Viagem que gerou o post, posso dizer que é INCRÍVEL! Eu Amei, todos e todas Amaram, todos e todas Amarão. Um acervo imenso de quadros belíssimos. Nível: Imperdível! O prédio em si já é bem interessante. Reserve no mínimo uma hora para ver as obras. Tão legal que ganhou post próprio, clica aqui e vai lá.

Tem mais, em frente a Pinacoteca fica a Estação da Luz, outra construção belíssima e repleta de História. Na Estação da Luz, há muito muito tempo as pessoas chegam para trabalhar na maior cidade do Brasil, onde muitas Histórias de Vida se desenrolaram. Fiquei emocionado lá dentro, pensando na Vida e em como é Bom estar Vivo e poder conhecer estes lugares com estas Histórias Maravilhosas.

A Dupla Pinacoteca/Estação da Luz é muito legal. Diria que foi o ponto alto do Fim de Semana, na minha opinião, junto com o próximo ponto, o Museu de Arte Sacra.

Museu de Arte Sacra de Sao Paulo (4)Museu de Arte Sacra de Sao Paulo (6)Museu de Arte Sacra de Sao Paulo (10)

Museu de Arte Sacra de Sao Paulo (12)
Presépio Napolitano, Capela do Frei Galvão e Museu de Arte Sacra

Se tiver tempo sobrando, pertinho da Pinacoteca, fica o interessante Museu de Arte Sacra. Nele, mais do que o Museu, Você encontrará duas outras atrações: a linda Capela do Frei Galvão, onde também oferecem a famosa pílula do Frei Galvão; e o imperdível Presépio Napolitano com mais de cinco mil peças e que impressiona demais. Lindo.

 À noite verifique se está em temporada dos grandes espetáculos da capital paulista e aproveite. Faça uma pesquisa na internet, pergunte no seu Hotel. São Paulo costuma ser muito forte neste quesito, muitos Viajam para lá, apenas para ver algum Espetáculo nível Broadway. Se nada de bom estiver em cartaz (como foi nosso caso, em Janeiro) escolha outro bom restaurante, verifique no post que fiz sobre alguns Restaurantes que conheço em São Paulo clicando aqui.

Dia 3:

Feira da Liberdade (7)Feira da Liberdade (4)

Feira da Liberdade (10)
Feira da Liberdade

 

No domingo pela manhã (não adianta ir muito cedo) vá conhecer a famosa Feira da Liberdade ou Feira Oriental, na Liberdade (jura, Vladimir? Juro.). Confesso que esperava mais, bem mais da Feira, o que mais gostei foram as comidas típicas, experimentei de quase tudo, nem sei como não passei mal depois. Mas vamos ao Bairro, o Bairro da Liberdade é o point dos imigrantes Japoneses na cidade. Mais do que isso, é a Maior Colônia de Japoneses do Mundo. O início dessa ocupação se deu em 1912, mas à partir da década de 70, muitos coreanos e chineses, também vieram para a região. No sábado e no domingo, acontece a Feira da Liberdade, repleta de produtos típicos e comidas, como, yakisoba, tempura, guioza e muito mais.

Foi assim, nosso Fim de Semana em São Paulo. Sou um fã deste Metrópole e acho que vale muito a pena conhecer e passear por lá. Considero mais um daqueles lugares para ir mais de uma vez, pois tem um sem número de Restaurantes, Teatros, Museus e Atrações de Ótima qualidade. Visite São Paulo, vai por mim.

Veja os outros posts relacionados a São Paulo:

Gostou? Tem dúvidas, dicas, elogios ou críticas? Por favor, deixa pra gente nos comentários. Obrigado de coração por visitar o blog Viaja Daqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s