O Grandioso Monte Fuji

Monte Fuji. Os Japoneses chamam de Fuji-San, que significa Senhor Fuji, é a Montanha mais alta da Ilha de Honshu e de todo Arquipélago Japonês com 3.776 metros. Está no Parque Nacional Fuji-Hakone-Izu, próximo ao Oceano Pacífico, a Oeste de Tóquio de onde pode ser avistado em dias limpos. Existem três cidades em volta do Monte Fuji: Gotemba; Fuji-Yoshida; e Fujinomiya. O Monte Fuji é Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO e sem dúvida é o maior cartão postal do país.

Japao 2019 Fuji (1)

São cinco os Lagos que o rodeiam: Kawaguchiko (é nesse que fui depois de pesquisar todas as formas. Entre todas as opções Kawaguchiko tem a melhor relação Paisagem x Facilidade de chegar. Explico mais abaixo); Yamanaka; Sai (que oferece uma bela vista da Montanha); Motosu (que estampa as notas de 5.000 Yens); e Shoji.

Segundo consta, um Monge desconhecido teria sido o primeiro homem a chegar no Topo do Monte Fuji, no ano de 663. O primeiro estrangeiro foi o Britânico Sir Rutherford Alcook, em 1860. Seu topo é considerado Sagrado e foi proibido para Mulheres até o fim da Era Meiji (aqui), terminada em 1912. Hoje, cerca de 200.000 Alpinistas Homens e Mulheres do Mundo inteiro escalam o Senhor Fuji todo ano, sendo cerca de 30% estrangeiros.

Japao 2019 Fuji (2)Japao 2019 (40)

O Monte é um cone vulcânico e figurinha carimbada da Arte Japonesa, seja na escrita, na pintura ou na fotografia. O mais renomado trabalho retratando a Montanha são “36 Vistas do Monte Fuji” (aqui), obra-prima do Pintor Hokusai (1760-1849) (aqui), especialista em Ukiyo-e (aqui), gênero de xilogravura e pintura que prosperou no Japão dos séculos XVII ao XIX, arte que também é conhecida como “Estampa Japonesa”.

O Monte Fuji tem uma Tradição Guerreira, pois os Samurais (aqui) utilizavam o sopé da Montanha para treinar, numa área bem isolada e próxima a Gotemba.

VIAJA DAQUI ou O que fazer no Monte Fuji:

KAWAGUCHIKO

Aconselho Você a conhecer o Monte Fuji como bate-volta de Tóquio, indo para Kawaguchiko. Como citei acima, depois de pesquisar todas as opções possíveis escolhi Kawaguchiko e foi um dia Sensacional.

Japao 2019 (25)Japao 2019 Fuji (4)Japao 2019 Fuji (6)Japao 2019 Fuji (8)Japao 2019 Fuji (15)Japao 2019 Fuji (9)Japao 2019 Fuji (16)

Os detalhes para chegar lá estão no fim do post, resumindo, logo ao sair da Estação de Trem já encontrará o ônibus que te leva ao Point principal de Kawaguchiko.

O ponto onde saltará do ônibus local para apreciar o Monte Fuji e tirar muitas e muitas e muitas fotos fica a beira do Lago com algumas pequenas trilhas que valem a pena caminhar, além de um Café com Lojinha. Entenda que tudo bem agradável por ali, mas bem simples também. Aproveite seu tempo para curtir e apreciar o Senhor Fuji sem pressa!

DICA: O Café é fraquinho para comida, então, te aconselho fortemente a comprar um Lanche ou um Bento na Estação de Tóquio no início do Dia para levar.

TELEFÉRICO

Tem uma outra parada do ônibus local, onde tem um Teleférico. Acabei pulando esse porque os locais falaram que não tem nada demais e pelas fotos que vi também não achei que fosse imperdível. Confesso que também estava com muita fome e queria muito ter tempo para Visitar o Fuji Q-Highlands. Site do Teleférico: aqui.

PARQUE DE DIVERSÕES FUJI Q-HIGHLANDS

Visitar o Monte Fuji no Lago Kawaguchiko tem um Bônus que é o Parque de Diversões Fuji Q-Highlands, um Parque muito bacana com brinquedos bem modernos, radicais e entrada Gratuita (paga-se cada brinquedo). Dá para Você tentar encaixar o Parque numa dobradinha com o Monte Fuji. Site do Fuji Q-Highlands: aqui.

O Monte Fuji visto do Parque rende essas fotos que Você vê logo abaixo…. Sensacionais!

DICA: Para visitar o Monte Fuji e o Parque Fuji Q-Highlands é preciso saber se virar com os Horários/Tabelas dos Trens. Foque nos horários e seja Feliz.

DICA: Sei que cheguei no Parque morrendo de fome e foi aquela facada, pois comida nesses Parques saem bem caro….

Japao 2019 Fuji (17)Japao 2019 Fuji (14)Japao 2019 Fuji (11)Japao 2019 (29)Japao 2019 (28)

O Bate-Volta de Tóquio pode ser feito de Trem ou de Ônibus. Ambos saem da Estação Shinjuku.

  • Se for de Trem (pode usar o JR Pass) a partir da Estação Shinjuku pegue o Kaiji Express que vai para Otsuki, a Viagem leva uma hora. Chegando em Otsuki salte e faça a baldeação para a linha Fujikyu Railway que vai para Kawaguchiko (esse deve ser pago na hora, é um trem lento e barato), cerca de cinquenta minutos de Viagem. Uma vez na Estação de Kawaguchiko Você encontrará os Ônibus Vermelhos que dão a volta no Lago. Salte no ponto final do ônibus, na Estação Kawaguchiko Shizen-Seikatsu-Kan (Natural Life Hall City). Este trajeto de ônibus leva mais meia hora já apreciando o Lago e o Monte Fuji.
  • Se for de Ônibus da Estação Shinjuku (na real eles saem da parte de fora, em frente a Estação, mais precisamente em frente a loja “Yodobashi Camera”). Levará mais ou menos o mesmo tempo de Viagem, com a única diferença que não precisará fazer a baldeação em Otsuki. A empresa que opera o Trajeto é a Keio Bus Center, confere clicando aqui.

Você verá o Monte Fuji em mais de uma ocasião na sua Viagem ao Japão. Se ficar difícil pra Você ter um dia somente para o Senhor Fuji, mas for de Trem de Quioto para Tóquio (ou vice-versa), pode ir na fé, porque vai ter tempo de ver, tirar fotos e apreciar o Senhor Fuji, caso o clima colabore.

Também é possível ver o Monte Fuji de Tóquio, mas beeeeem de longe! Para isso terá que subir em um dos Edifícios Panorâmicos da capital japonesa. Confere no post exclusivo de Tóquio clicando aqui.

A Viagem ao Japão foi daquelas onde foi impossível achar um dia que tenha sido mais ou menos. Então, dizer o quê do Monte Fuji, né? GRANDIOSO! AMEI!

Veja outros posts que têm tudo a ver com o Monte Fuji e o Japão nos links abaixo:

TÓQUIO

TEMPLO FUSHIMI INARI-TAISHA

HIROSHIMA

NARA: A CIDADE DOS CERVOS

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

7 comentários em “O Grandioso Monte Fuji

  1. Quem me conhece sabe que viajo atrás de minhas histórias preferidas.
    Várias são as lendas que envolvem o Fuji-san e os Deuses antigos. Uma delas relata os poderes de cura da Deusa do Monte, que ajuda os necessitados de coração puro.
    Isso me fascina!
    Seja qual for a cultura cada uma traz , em suas Tradições, a explicação de sua própria História .
    É na Tradição que Ancestrais e Descendentes se unem !

    É Vlad, mais uma vez você provoca meus sonhos!!!
    Vamos ao Japão!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oi, Tereza!
    Amei seu comentário citando Lendas e Mistérios do Fuji-San!
    Uma Linda reflexão!
    Obrigado de coração e Vamos Nessa,
    Vladimir Bento.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s