A Religiosa Fátima

Chegamos à Fátima no meio da tarde, depois de termos visitado o Mosteiro da Batalha e o Castelo e Convento de Cristo, em Tomar. Estávamos já um pouco cansados, então ficamos andando por lá, sem compromissos até a hora de voltarmos para nossa base, em Batalha. Passeamos pelo Santuário de Fátima de forma bem leve e descompromissada.

Em 2017 acontecerá o Centenário de Fátima e a Basílica de Nossa Senhora de Fátima estava fechada para as obras. Mesmo assim é um passeio que vale a pena, porque podemos visitar a Capelinha das Aparições, onde os fiéis param para rezar; a Basílica da Santíssima Trindade; e outros pontos do local, andando por sua imensa praça. Fora da praça, inúmeras lojas de Lembranças e Souvenirs de Fátima fazem a festa do fiéis, onde também dei minha colaboração comprando terços, medalhas e acendendo uma vela.

IMG_0869

O Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, mais conhecido por Santuário de Fátima é um dos mais importantes Santuários Marianos do Mundo.

IMG_0885

IMG_0872
Capelinha das Aparições

A lenda de Fátima começou em 1917, o ano da Revolução Soviética, quando Jacinta Marto, Francisco Marto e Lúcia dos Santos, conhecidos por “Os Três Pastorinhos”, dizem ter presenciado seis Aparições de Nossa Senhora nos dias 13, de Maio a Outubro, tendo em Agosto acontecido no dia 19. No essencial da mensagem, Nossa Senhora teria pedido que se rezasse o terço todos os dias.

Numa dessas aparições, a Virgem Maria pediu para construírem uma Capela naquele lugar, que atualmente é a parte central do Santuário onde está guardada uma imagem de Nossa Senhora. No decorrer dos anos, o Santuário foi sendo expandido até aos dias de hoje, existindo já duas Basílicas.

Fico aqui escrevendo e lembrando do filme dessas três crianças, que passava sempre na Sessão da Tarde. Você é dessa época, também? 🙂

Verdades e Lendas à parte. vale ressaltar o imenso uso político que os governantes portugueses fizeram dos ocorridos em Fátima, ao longo do século XX.

IMG_0890
Homem segue ajoelhado até a Basílica

IMG_0878

IMG_0882
Basílica em obras e fechada.

IMG_0880

É um passeio simples e fácil de ser feito, e, embora eu leia muito que é dispensável, considero que valeu muito a visita. É aquela História de não ir na conversa dos outros! Fátima é um lugar de grande relevância em Portugal e se estiver por perto, por que não visitá-la? Vai lá!

Veja lugares próximos a Fátima, nos links abaixo:

ALCOBAÇA

BATALHA

TOMAR

NAZARÉ

ÓBIDOS

LISBOA

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

Anúncios

2 comentários sobre “A Religiosa Fátima

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s