A Religiosa Fátima

Chegamos à Fátima no meio da tarde, depois de termos visitado o Mosteiro da Batalha e o Castelo e Convento de Cristo, em Tomar. Estávamos já um pouco cansados, então ficamos andando por lá, sem compromissos até a hora de voltarmos para nossa base, em Batalha. Passeamos pelo Santuário de Fátima de forma bem leve e descompromissada.

Em 2017 acontecerá o Centenário de Fátima e a Basílica de Nossa Senhora de Fátima estava fechada para as obras. Mesmo assim é um passeio que vale a pena, porque podemos visitar a Capelinha das Aparições, onde os fiéis param para rezar; a Basílica da Santíssima Trindade; e outros pontos do local, andando por sua imensa praça. Fora da praça, inúmeras lojas de Lembranças e Souvenirs de Fátima fazem a festa do fiéis, onde também dei minha colaboração comprando terços, medalhas e acendendo uma vela.

IMG_0869

O Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, mais conhecido por Santuário de Fátima é um dos mais importantes Santuários Marianos do Mundo.

IMG_0885

IMG_0872
Capelinha das Aparições

A lenda de Fátima começou em 1917, o ano da Revolução Soviética, quando Jacinta Marto, Francisco Marto e Lúcia dos Santos, conhecidos por “Os Três Pastorinhos”, dizem ter presenciado seis Aparições de Nossa Senhora nos dias 13, de Maio a Outubro, tendo em Agosto acontecido no dia 19. No essencial da mensagem, Nossa Senhora teria pedido que se rezasse o terço todos os dias.

Numa dessas aparições, a Virgem Maria pediu para construírem uma Capela naquele lugar, que atualmente é a parte central do Santuário onde está guardada uma imagem de Nossa Senhora. No decorrer dos anos, o Santuário foi sendo expandido até aos dias de hoje, existindo já duas Basílicas.

Fico aqui escrevendo e lembrando do filme dessas três crianças, que passava sempre na Sessão da Tarde. Você é dessa época, também? 🙂

Verdades e Lendas à parte. vale ressaltar o imenso uso político que os governantes portugueses fizeram dos ocorridos em Fátima, ao longo do século XX.

IMG_0890
Homem segue ajoelhado até a Basílica

IMG_0878

IMG_0882
Basílica em obras e fechada.

IMG_0880

PROCISSÃO DE VELAS

Atualmente eu vou à Noite, quando acontece a Procissão de Velas. O Pessoal adora!

Fatima 2018 (7)Fatima 2018 (1)Fatima 2018 er (2)Fatima 2018 er (3)Fatima 2018 er (8)Fatima 2018 (5)Fatima 2018 (4)Fatima 2018 (6)Fatima 2018 er (9)Fatima 2018 er (10)Fatima 2018 er (11)

É um passeio simples e fácil de ser feito e, embora eu leia muito que é dispensável, considero que vale muito a visita. É aquela História de não ir na conversa dos outros! Fátima é um lugar de grande relevância em Portugal e se estiver por perto, por que não visitá-la? Vai lá!

Veja outros posts que têm tudo a ver com Fátima nos links abaixo:

ALCOBAÇA

BATALHA

TOMAR

NAZARÉ

ÓBIDOS

LISBOA

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

2 comentários em “A Religiosa Fátima

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s