Annecy, a Veneza dos Alpes

As margens do Lago Annecy, a cidade é frequentemente chamada de A Veneza dos Alpes.

Com os sensacionais Maciços de Bauges ao sul e Bornes a leste, separada pelo Lago de planícies a norte e oeste, Annecy ocupa uma importante posição estratégica nas Rotas da Itália, Suíça e França.

Alpes Franceses - Celular 2019 (14)

Por causa de sua posição é uma das cidades dos Alpes Franceses com mais História para contar, tendo sido habitada desde o Neolítico (Idade da Pedra Polida – século X a III a.c.). No século I a.c. os Romanos criaram ali um povoado chamado Boutae. Com a queda do Império Romano o local passou a sofrer muitos ataques dos germânicos, burgúndios e francos, o que deixou o local extremamente inseguro, fazendo com que sua população fugisse da cidade. Somente no século XI uma nova cidade voltou a se formar na margem do Rio Thiou, junto a uma Torre de Defesa que, no século XIV, viria a se tornar o Castelo de Annecy.

Curiosidade: A primeira loja do Carrefour é de Annecy.

VIAJA DAQUI ou O que fazer em Annecy:

Passeie muito pela Cidade Velha, em francês “La Vielle Ville” e suas ruas, pontes e canais. A Vielle Ville é o Centro Histórico de Annecy e o apelido de Veneza dos Alpes vem dele por ser repleto de Canais e Pontes.

Alpes Franceses - Celular 2019 (68)

Alpes Franceses 2019 (61)

Alpes Franceses 2019 (60)

Alpes Franceses 2019 (35)

Alpes Franceses 2019 (37)

Alpes Franceses 2019 (127)

Tire muitas fotos no Palais de l’Isle, o Principal Cartão Postal da cidade, o Palais está localizado na entrada do Centro Histórico de Annecy. Fortificação do século XII e construído numa ilha formada no meio do Canal Thiou. Apesar do nome “Palácio” ele funcionou por quase toda a Idade Média e a Segunda Grande Guerra Mundial como prisão. Hoje é Museu que conta toda essa História.

Alpes Franceses 2019 (68)

Alpes Franceses 2019 (55)

Alpes Franceses 2019 (116)

Alpes Franceses 2019 (50)

Alpes Franceses 2019 (45)

Passeando pelo Centro Histórico a gente vai esbarrando nos pontos a seguir. O primeiro foi a Cathédrale Saint Pierre ou Catedral de São Pedro. Construída no século XVI em estilo Renascentista, hoje, é um dos Patrimônios da Cidade.

O Château d’Annecy ou Castelo de Annecy, foi construído entre os séculos XII e XIV foi residência dos Condes de Genebra e, hoje, abriga um importante Museu, além da bela vista que oferece da cidade e dos Alpes. Passei na rua que subia para o Castelo, mas preferi ficar pelo centrinho.

Alpes Franceses 2019 (76)

Alpes Franceses 2019 (81)

Caminhando sem rumo apareceu a Praça e a Igreja de Notre Dame que não estavam no Roteiro e é super agradável, foi ali que teve uma ótima parada para almoço. Na Place Notre Dame, também tem um mercado Monoprix.

Alpes Franceses 2019 (9)

Alpes Franceses 2019 (21)

Colado no centrinho está a Ponte dos Amores ou Pont des Amours. Conta a Lenda que quem se Beija no meio da Ponte vai se unir para toda Vida. Então, pense bem antes de Beijar alguém lá em cima… hehe… A Ponte dos Amores é um importante ponto turístico de Annecy e muito usada para fotos de Casamento. A Ponte é sem dúvida um dos símbolos da Cidade e fica dentro dos Jardins da Europa.

Alpes Franceses 2019 (12)

Alpes Franceses 2019 (15)

Alpes Franceses 2019 (24)

Os Jardins da Europa margeiam o Lago Annecy e tem área de lazer para crianças, banquinhos agradáveis na beira do Lago e uma Linda Paisagem. Para mim a parte da Paisagem que mais chama a atenção é a do Maciço de Bauges e Maciço de Bornes

O Lago Annecy é um belo up para Annecy, trata-se de mais um Lago Europeu que tem fama de ser Um Dos Mais Limpos do Mundo. De coloração azul-turquesa, é o segundo maior Lago da França, atrás apenas do Lago Bourget. Muitos fazem a volta no Lago de Bicicleta, são 40 km que podem ser feitos em cerca de 4h sem muita pressa, com direito a pausa para piquenique.
Outras Atrações de Annecy:

Basilique de la Visitation: Principal Igreja da Cidade não é muito visitada por turistas por ficar um pouco afastada do Centro. Foi construída em Homenagem a dois Santos locais, Jeanne de Chantal e François de Salles. Por ter um Torre bem alta é visível de vários pontos de Annecy.

– Passeio de Barco: Algumas empresas oferecem Passeio de Barco pelo Lago Annecy pode ser uma boa pedida se tiver tempo.

La Tounette: Montanha de 2357 metros de altitude localizada perto de Annecy que oferece belas vistas do Lago. Dizem ser interessante no pôr-do-sol.

Château de Menthon-Saint-Bernard: Este Castelo Medieval fica a 12km de Annecy, em Menthon-Saint-Bernard. Nem todo o Castelo é aberto ao público e fica aberto apenas de maio a setembro.

Veja os outros posts relacionados a Annecy:

LE BAUX e o CARRIÈRES DES LUMIÈRES

Gostou? Tem dúvidas, dicas, elogios ou críticas? Por favor, deixa pra gente nos comentários. Obrigado de coração por visitar o blog Viaja Daqui.

2 comentários em “Annecy, a Veneza dos Alpes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s