Bratislava, capital da Eslováquia

Bratislava é a capital e principal cidade da Eslováquia. De maioria Católica e com menos de 500 mil habitantes, é a maior cidade do país. Sede da Presidência, do Parlamento e do Governo Eslovacos, Bratislava é cortada pelo Rio Danúbio e conta ainda com Universidades, Museus, Teatros e toda infraestrutura comum às grandes cidades no que tange a Vida Política, Cultural e Social do Ocidente.

Bratislava 2017-6 (78)

Até 1993 era Tcheco-Eslováquia, mas com o fim do regime comunista houve o Divórcio de Veludo – movimento pacífico que levou a divisão com consequente criação de dois países independentes, a República Tcheca e a Eslováquia, a partir de 1º de Janeiro de 1993. À partir daí, Bratislava, cidade de longa história, ganhou status de capital da recém criada Eslováquia.

VIAJA DAQUI ou O que fazer em Bratislava:

CASTELO DE BRATISLAVA

O Castelo de Bratislava ou Bratslavský Hrad oferece vistas inigualáveis da cidade. Sua construção iniciou-se no século X e atualmente é a residência oficial do Presidente da República. Suas quatro torres brancas pontudas nos vértices, são consideradas o símbolo da cidade. Desde a independência da Eslováquia o Castelo, que fica dentro de um complexo é a sede do parlamento e abriga o Museu Nacional Eslovaco (Historické múzeum).

O ideal é começar o Passeio lá em cima e ir descendo!
PONTE NOVA

A Ponte Nova ou Nový Most e o UFO são vistos de cima do Castelo, construída entre 1967 e 1972, é a ponte que corta o Rio Danúbio. No alto existe uma estrutura suspensa em formato de disco voador – por isto o nome UFO -, que é um mirante e um bar-restaurante. O lugar oferece uma bela vista panorâmica da cidade e dizem que em dias claros pode-se ver até 100 km de distância, só que para ir lá Você tem que ficar na cidade por um tempo.

Bratislava 2017-8 (37)

Bratislava 2017-8 (41)

Bratislava 2017-6 (7)

Bratislava 2017-6 (31)

Bratislava 2017-8 (46)

Bratislava 2017-8 (44)

CUMIL

Descendo para a cidade nos encontramos com diversar obras de arte. Entre todas a mais famosa é a MAN AT WORK, conhecido como CUMIL Resumindo, dentre as várias e divertidas estátuas espalhadas pela cidade, a mais famosa é o “Cumil”. Representada por um homem dentro de um bueiro, olhando para frente. Criado em 1997, o Cumil tem sorte de ainda não ter perdido a cabeça, já que alguns carros já o atropelaram. Por isso ele ganhou uma placa de trânsito própria: “Homem Trabalhando”.

Bratislava 2017-6 (1)

Bratislava 2017-6 (46)

Bratislava 2017-6 (78)

HLAVNE NAMESTIE

A principal Praça do Centro Antigo é a Hlavne Namestie. Por ali passamos pela Prefeitura Antiga – Stará Radnica – e o Museu da Cidade de Bratislava – Mestské Múzeum V Bratislave. Trata-se de um complexo de construções erguidas a partir do século XIII.

Bratislava 2017-8 (18)

Bratislava 2017-8 (28)

Bratislava 2017-8 (35)

Bratislava 2017-6 (75)

Bratislava 2017-6 (69)

Bratislava 2017-6 (57)

Bratislava 2017-6 (73)

PORTA DE SÃO MIGUEL

Por ali fica a Michalská Brana ou Porta de São Miguel. Ela é a única das quatro portas de entrada da cidade medieval que restou. No topo encontra-se a estátua do arcanjo Miguel matando um dragão. De seu terraço tem-se uma linda vista panorâmica e a entrada é feita através do Museu de Armas que fica junto da estrutura. Embaixo da torre pode-se ver a placa com o ponto zero da cidade, um círculo no chão que mostra as distâncias de Bratislava para outras 29 cidades do mundo.

Bratislava 2017-8 (52)

Bratislava 2017-8 (53)

MODRÝ KOSTOL SVÁTEJ ALZEBETY

Embora fora do Roteiro Turisticão, a Igreja Azul ou Modrý Kostol Svátej Alzebety merece uma visita pela Fama e Beleza! A bela e aconchegante Igreja Azul chama-se na realidade Igreja de Santa Isabel – Kostol svätej Alžbety – e tem seu telhado na cor azul, assim como sua fachada toda recoberta com tijolos esmaltados, além de mosaicos e cerâmicas pintadas. A igreja é tão primorosa que um modelo dela foi escolhido para representar a Eslováquia no parque Mini-Europe, em Bruxelas.

Bratislava 2017-6 (87)

Bratislava 2017-6 (91)

OUTRAS ATRAÇÕES:

  • Catedral de São Martinho ou Katedrála Svätého é a maior e uma das mais antigas igrejas da Bratislava. Esta Catedral Gótica foi palco de coroações de Reis Húngaros entre 1563 e 1830 e onde estão enterrados alguns deles. No topo da torre da igreja ao invés de ter uma cruz, como é normal nas igrejas, encontra-se desde 1847 uma réplica da coroa do rei da Hungria S. Stéfano assentada sobre um travesseiro. A coroa pesa 300 kg, tem 1 metro de diâmetro e foram usados 8 kg de ouro para recobrir a coroa e o travesseiro, que remetem às 19 coroações de Imperadores Austro-Húngaros celebradas na catedral. Entre outras curiosidades, a Missa Solemnis, de Beethoven, foi tocada pela primeira vez nesta igreja;
  • Praça Hviezdoslavovo ou Hviezdoslavovo Námestie: Passando pelo Palácio Barroco PALFFY – Pálffy Palace, onde Mozart começou sua carreira com apenas seis anos de idade, bem como pelo PALACIO DE PAULI – Leopold de Pauli’s Palace, no qual um outro compositor genial – e, de resto húngaro, Franz Liszt, apresentou seu concerto inaugural quando tinha apenas nove anos;
  • Grassalkovich Palác ou Palacio Grassalkovich: Construído em 1760 para ser um palácio de verão, é atualmente a sede da Presidência da Eslováquia. A visitação não é permitida, mas os belos jardins são abertos ao público, ali está a Fonte Zem – Planéta Mieru (Fonte Terra – Planeta de Paz). Fica um pouco afastado para se visitar;
  • Primaciálny Palác ou Palácio Primacialny: O palácio em estilo clássico é a sede da Prefeitura. Em uma de suas salas, Napoleão e o líder da dinastia Habsburgo, Franz I, assinaram um tratado de paz após a Batalha de Austerlitz, o Tratado de Pressburg, que estabelecia a retirada de tropas do território austro-húngaro.

POST REALIZADO EM PARCERIA COM
DANIELA RISO KLEIN

Veja outros posts do VIAJA DAQUI que têm tudo a ver com Bratislava nos links abaixo:

VIENNA

PRAGA

BUDAPESTE

BERLIM

DRESDEN

CESKY KRUMLOV

MUNIQUE

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s