Eu Amei a cidadela de Fontaine de Vaucluse. A cidade é perfeita para um belo Passeio a beira do Rio e uma merecida parada para um almoço em um dos restaurantes que estão debruçados sobre o mesmo. Imperdível se for a Provence.
Conhecida como “A Fonte do Vale Fechado” é uma Cidadela pequenina, pacata, imperdível e cheia de turistas.
A principal atração fica dentro de uma Gruta e é a Nascente do Rio Sorgue produzindo incríveis 630 Milhões de Metros Cúbicos de Água por ano, principalmente a partir de março e por cinco semanas levando o Rio Sorgue a inundar. É a Nascente mais potente da Europa e a quinta do Mundo.
A profundidade da Fonte também impressiona. O primeiro mergulhador, chamado Ottonelli, chegou a descer a 23 metros em 1878. O famosos Jacques Cousteau também tentou descobrir a profundidade, mas, também não conseguiu. De Cousteau até o fim dos anos 90 muitas tentativas foram feitas, mas sem sucesso, pois, o local é extremamente perigoso para Mergulho conforme vai se aprofundando. Após alguns acidentes os mergulhos foram proibidos. No fim das contas um Robô Submarino desceu a incríveis 315 metros de profundidade, enquanto a força da corrente de água, empurrando para cima, não permitiram que ele chegasse ao fundo.
No caminho até a Fonte ainda pode-se passar pelo Museu do Moinho, do século XV, que é gratuito. Apesar da fama a chegada na Nascente, após cerca de 1 km de trilha, não causa muito impacto, porque trata-se de um poço. O mais bacana desta cidade é a região onde estão os restaurantes e os moinhos. Portanto, se quiser poupar a sola de seus sapatos e ganhar tempo para visitar outra cidade da região no mesmo dia, deixa a Gruta passar.
A Fonte movimenta a Fábrica de Papel da cidadela e os quatorze Moinhos de água da cidade vizinha L’Isle Sur La Sorgue.
Existem muitos restaurantes para se almoçar debruçado no Rio Sorgue, com um cenário pra lá de especial e uma água cristalina.
Veja outros posts do VIAJA DAQUI que têm tudo a ver com Fontaine de Vaucluse nos links abaixo:
Provence: LE BAUX e o CARRIÉRES DES LUMIÉRE
Provence: MARSELHA e CASSIS
Riviera Francesa/Côte d’Azur: NICE
Riviera Francesa/Côte d’Azur: ST. PAUL DE VENCE
Riviera Francesa/Côte d’Azur: ÈZE
Alpes Franceses: ANNECY
Alpes Franceses: CHAMONIX-MONT-BLANC
Alpes Franceses: MEGÈVE
PARIS
Gostou? Tem dúvidas, dicas, elogios ou críticas? Por favor, deixa pra gente nos comentários. Obrigado de coração por visitar o blog Viaja Daqui.
👏👏👏👏👏👏👏
CurtirCurtido por 1 pessoa
Um paraíso…gostaria de conhecer.
CurtirCurtido por 1 pessoa