Boipeba, Uma Ilha pra Chamar de Sua.

Se Você está cansado de tudo e precisando relaxar em algum lugar, onde o tempo demora a passar pode ter certeza de que está precisando ir para a Ilha de Boipeba. Estava em busca de tudo isso e acertei em cheio na escolha.

resize_20180626_195215

A escolha de Viajar para a Ilha de boipeba se deu porque o desejo era o de encontrar um lugar para descansar por alguns dias, foi aí que lembrei de ter visto em alguns blogs sobre a Ilha e resolvi estudar. Em poucos minutos estava decidido: passaria alguns dias na Ilha de Boipeba.

Entre algumas vantagens Boipeba tem o fato de ser relativamente perto de Salvador e Morro de São Paulo, que eu também tive a oportunidade de conhecer nessa mesma viagem.

Tinha 10 dias, então, era uma viagem com tempo.

Existem algumas formas de se chegar na Ilha, mas quero evitar de ficar dando um monte de dicas técnicas, até porque muitos blogs já ensinam isso. Fui de um modo pouco convencional, mas que funcionou muito bem. Embarcamos num Catamarã de Salvador para Morro de São Paulo, chegando em Morro ficamos duas noites na Segunda Praia, na Pousada de Torre. De lá fomos para Boipeba pelo Passeio de Lancha que dá a volta na Ilha de Morro de São Paulo. Quando a Lancha chegou em Boipeba, onde param para o almoço ficamos e cinco dias depois seguimos o Passeio de volta para Morro de SP, onde passamos mais uma noite, antes de pegar o Catamarã de volta para Salvador. Para fazer dessa forma deixei tudo combinado com o Pessoal das lanchas que faz o Passeio. Eles costumam querer cobrar um segundo passeio, que custa R$ 130/pessoa, mas negociamos e conseguimos um preço melhor.

resize_20180701_142919

Boipeba localiza-se no município de Cairu no litoral da Bahia e é vizinha de Tinharé, onde está Morro de São Paulo. Compondo o Arquipélago de Cairu ela foi eleita a segunda Ilha mais bonita da América do Sul, o que eu acho meio exagero, estando atrás apenas da Ilha de Páscoa, no Chile… A Eleição foi feita por internautas do Trevor Choice 2013 TripAdvisor. Fonte: Wikipedia.

resize_20180625_124131

A Igreja do Divino Espírito Santo do início do século XVI é uma de suas atrações. O nome Boipeba vem da língua tupi e significa “cobra chata”. Fundada no século XVI a Vila de Boipeba, chamada a Velha Boipeba, também apresenta arruamentos com mais de três séculos de existência, ela possui várias praias entre elas a Praia da Boca da Barra, Praia de Tassimirim, Praia da Cueira, Praia de Moreré, Praia de Bainema, Praia da Cova da Onça, Praia da Ponta dos Castelhanos. Apresenta vegetação típica da Mata Atlântica com árvores frutíferas nativas, restingas, recifes de corais e manguezal.

Bom! Vamos ao foco do post que é para falar do que fazer em Boipeba.

VIAJA DAQUI ou O que fazer em Boipeba:

Em boipeba tem algumas coisas para fazer, principalmente, NADAAAA…. haha… Era tudo o que queria, acordar e perguntar “O que temos para fazer hoje?” e a única resposta era “Nadaaaa…”.

Maravilha… estar num lugar onde demora muito para chegar às 18h, onde o relógio parece andar em câmera lenta. Para quem tem uma Vida agitada ou costuma fazer Viagens que têm um monte de pontos turísticos para visitar é um paraíso.

Mas, também, não é 100% nada, pois, é claro que tem alguns Passeios. Vamos a eles.

Passeio de Lancha em volta da Ilha

Assim como Morro, em Boipeba, também tem um Passeio de Lancha em volta da Ilha que é muito bacana, pois, ele para nas Piscinas Naturais de Moreré, para mergulho com peixes, então vai para a Belíssima Ponta dos Castelhanos, onde podemos caminhar num lugar deserto (pelo menos fora do verão…), depois, no lugar conhecido como Cova da Onça onde nós almoçamos uma das melhores refeições da Viagem, no Restaurante Estrela do Mar, após o almoço, saímos da parte de mar aberto e entramos no Rio onde fazemos parada num Viveiro de Peixes, no meio do Rio, próximo a ele tem viveiros de ostras, mas não vimos. Neste ponto eles servem Ostras, ou seja, mesmo depois do almoço a gente acaba arrumando mais um espaçozinho.

resize_20180626_093341resize_20180626_101017resize_20180626_111118resize_20180626_112640resize_20180626_143808resize_20180626_152706resize_20180626_153220

resize_20180626_162330
Passeio de Lancha

O Passeio começou por volta das 9:30 e foi até às 16h. O valor é de R$ 100.

OBS: Tanto o Passeio de Lancha de Morro de SP, como o de Boipeba, têm trechos em Mar Aberto. Caso tenha medo ou passe mal com facilidade deve pensar bastante, antes de embarcar.

Passeio a Pé pelas Praias de Boipeba e Vila de Moreré

No dia seguinte saímos e fomos fazer um famoso Passeio a Pé pelas Praias de Boipeba e Vila de Moreré que deve ser feita com a maré baixa. Da nossa Pousada Manga Rosa que é muito boa, muito agradável, com um excelente e variado café da manhã e de quebra, ainda fica pertinho da praia da Boca da Barra, começamos nosso périplo pelas Praias de Boipeba começando pela Praia da Boca da Barra, no final uma pequena trilha para chegar na Praia de Tassimirim, depois na bacana Praia da Cueira que é uma praia grande, super agradável, com a areia dura e boa para caminhar.

resize_20180627_130846resize_20180627_131053resize_20180628_094112resize_20180628_095805resize_20180628_103918

resize_20180628_105440
Passeio a Pé pelas Praias

Chegando no final da Cueira é que surge o motivo pelo qual o Passeio deve ser feito na maré baixa, trata-se de um rio que, quando a maré está cheia fica difícil de ser atravessado, enquanto na baixa ele não passa da nossa canela, super tranquilo. Depois de atravessar você verá, do lado direito, umas cancelas onde vai entrar para passar por trás do morro que separa a Cueira da Praia de Moreré.

Chegamos na Praia de Moreré, ainda com a maré bem baixa. No caminho pela Praia é possível ver as lanchas paradas na Piscinas Naturais. Em um dos pontos da Praia havia um imenso banco de areia com cerca de 500 metros para dentro do mar.

Passamos pela entrada da Vila de Moreré e resolvemos seguir até a Praia de Bainema. Para chegar nela pegamos uma outra trilha (todas as trilhas deste percurso são de nível “Bem Fácil”) que vai contornando um morro com uma mansão bem grande no topo, que é da família Odebrecht. Então chegamos em Bainema, uma praia Excelente de ficar e mergulhar, também tem algumas sombras, foi o lugar para parar e relaxar, depois de mais de 3h passeando, parando e apreciando o caminho.

resize_20180628_110404resize_20180628_110739resize_20180628_113254resize_20180628_114818resize_20180628_122820resize_20180628_132752

resize_20180628_142845
Passeio a Pé pelas Praias

Chegamos com fome na Vila de Moreré, mas só tinha um restaurante aberto, na Praia. Como estava um ventinho chato, pegamos um quadriciclo (R$20/pessoa) no centrinho e voltamos para a Vila de Boipeba, onde almoçamos um Prato Feito que dá pra dois no restaurante Jorge Som, na praça principal de Boipeba. O PF vem com peixe, carne ou frango, feijão, arroz, salada e farofa. Pedimos o peixe e uma porção extra de pirão (+ R$ 5).

Por falar em comida, achei Boipeba um tanto cara. A opção barata era o PF do Jorge Som por R$ 25, em outros lugares a Moqueca e pratos do tipo estavam na faixa de R$ 100.

Em dois dias tínhamos feito todos os “lerês” principais da Ilha e ainda tínhamos 3 dias de sombra e água fresca.

Outras Dicas de Boipeba

Nos outros dias ficamos vendo alguns jogos da Copa do Mundo 2018 no animado restaurante Boca da Barra, comandado pelo animado Anderson, este e outros restaurantes da área ainda oferecem uma Lindíssima Vista do Por do Sol. Também, conhecemos outros restaurantes pé na areia e em poucos dias já conhecia um monte de gente, fiquei local… hehe…

resize_20180627_145710
Com o Anderson do restaurante Boca da Barra. Ao fundo tem jogo do Brasil na Copa de 2018.

resize_20180626_170747resize_20180628_174413resize_20180628_174258resize_20180628_175102

Outro lugar que fui é a Pousada O Céu de Boipeba que oferece uma Bela Vista da Vila e do Mar. Ela fica no ponto mais alto de Boipeba e é muito comum os turistas subirem até lá para um drink ou dois. A subida é puxadinha mas vale a pena. Infelizmente, quando subi o tempo estava um pouco fechado e ainda não era hora do Por do Sol.

resize_20180629_154458resize_20180629_155419

resize_20180629_155452
Pousada O Céu de Boipeba

Outro passeio que dizem ser muito interessante em Boipeba é o Passeio de Canoa que vai pelo Rio e o Mangue e a gente pode encontrar papagaios e outras aves. Este não é um passeio de dia inteiro, pois costuma começar duas horas antes do Por do Sol que é quando termina o Passeio. Para quem está pensando que vai ter que remar a canoa e tal, não desanime porque quem rema é o guia, aqui a gente vai só passeando como se tivesse numa gôndola em Veneza, mas leva o repelente.

Alguns pontos de referência da Vila de Boipeba são:

• Praça de Santo Antônio. A principal;
  • Pier. Onde tem alguns mercadinhos, restaurantes e onde chegam os barcos.
  • Shopping. Uma espécie de Rua Coberta de Gramado. Bela região para passear com mais restaurantes e belas paisagens.
resize_20180625_124715
Praça Santo Antônio
resize_20180625_123140
Shopping

Concluindo, digo que Boipeba é um lugar que quero voltar com o mesmo objetivo, o de me refugiar num Paraíso pra chamar de meu. Com pouca badalação como Búzios, Morro de SP. Um lugar para descansar e ver o tempo passar devagar.

Veja outros posts do VIAJA DAQUI que têm tudo a ver com Boipeba nos links abaixo:

IMBASSAÍ

MORRO DE SÃO PAULO

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

3 comentários em “Boipeba, Uma Ilha pra Chamar de Sua.