Colmar é a Queridinha da Alsácia

Estive em Colmar por três vezes, sempre encerrando os dias de bate-volta na Rota do Vinho da Alsácia. Sempre como bate-volta desde Strasbourg.

Alemanha, Alsacia e Austria (1113)

Confesso que Colmar foi uma das cidades que ficou abaixo da minha expectativa e olha que é difícil isso acontecer. Lia tanto que Colmar era a melhor base na Alsácia, mas, comparativamente a Strasbourg, acho que deixa muito a desejar, pois, Strasbourg é incrível. Bom! Essa é minha opinião.

Sempre chego em Colmar por volta das 16h e aconselho o Pessoal a fazer o Passeio no Trenzinho Turístico que dá uma volta pela cidade. Colmar tem alguns pontos bem agradáveis.

A Cidade é pequena e considerada uma pérola da Alsácia.

Alemanha, Alsacia e Austria (1107)

Banhada pelo rio Lauch, fica a aproximadamente 20km a leste do rio Reno. Como toda a região, se alternou ao longo dos séculos, nas mãos dos alemães e franceses, em épocas de domínio alemão era conhecida como Kolmar.

Formada no século IX, era uma das dez cidades que formavam a Decápole da Alsácia. Durante a Segunda Grande Guerra Mundial, foi a última cidade a ser liberada das forças alemãs, após uma longa resistência.

O escultor Frédéric Auguste Bartholdi (1834-1904), nasceu na cidade. Foi ele quem construiu a Estátua da Liberdade de Nova Iorque.

VIAJA DAQUI ou O que fazer em Colmar:

O principal a se fazer em Colmar é andar pelas ruazinhas do Centro Histórico, que não é tão pequenino como se pode pensar. Apesar de eu colocar alguns pontos aqui, lembro que só fiz os pontos por onde o Trenzinho Turístico passa, que incluem os pontos abaixo.

Alemanha, Alsacia e Austria (1108)Alemanha, Alsacia e Austria (1110)Alemanha, Alsacia e Austria (1111)Alemanha, Alsacia e Austria (1114)Alemanha, Alsacia e Austria (1121)Alemanha, Alsacia e Austria (1134)Alemanha, Alsacia e Austria (1129)Alemanha, Alsacia e Austria (1124)

PETIT VENISE

A Petite Venise, a Pequena Veneza de Colmar é o mais famoso Bairro do Centro Histórico e é repleta de restaurantes e lojas, sendo atravessado por um canal que oferece passeios de barco. Parece um ótimo lugar para parar e curtir a atmosfera da Cidade.

MARCHÉ COUVERT

O Marché Couvert é o Mercado Coberto de Colmar que merece uma visita.

MAISON PFISTER

Palacete que chama a atenção, a Maison Pfister é um dos símbolos da cidade, foi construída em 1537, sendo uma joia da arquitetura e também Monumento Francês.

IGREJA DE SAN MARTIN

A principal Igreja da cidade e considerada Monumento Francês é a Igreja Gótica de San Martin.

MAISON DÉS TETES

A Casa das Cabeças, Maison dés Tetes, funciona como hotel e tem diversas cabeças esculpidas na fachada. Construída em 1609.

Outras Atrações:

Musée Unterlinden possui uma obra visitada por pessoas do Mundo inteiro: Rétable d’Issenheim de Mathias Grünewald e Niklaus von Hagenau. Considerada uma das obras mais dramáticas e belas do gótico. Feita entre 1490 e 1510, esta obra inspira artistas até os dias de hoje. Site aqui.

Museu Bartholdi: Museu em homenagem ao escultor da Estátua da Liberdade. Site aqui.

Veja outros posts do VIAJA DAQUI que têm tudo a ver com Colmar nos links abaixo:

STRASBOURG – CAPITAL DA ALSÁCIA

RIBEAUVILLÉ

OBERNAI

FESTA MEDIEVAL EM CHÂTENOIS

MITTELBERGHEIM

FREIBURG, CAPITAL DA FLORESTA NEGRA

LIECHTENSTEIN: VADUZ e TRIESENBERG

RÜDESHEIM

PARIS

Gostou? Tem dúvidas, dicas, elogios ou críticas? Por favor, deixa pra gente nos comentários. Obrigado de coração por visitar o blog Viaja Daqui.

9 comentários em “Colmar é a Queridinha da Alsácia

Deixe um comentário