Batalha e seu Mosteiro? Sim! Inclui no Roteiro e vai!

Batalha foi nossa base, no centro de Portugal, onde passamos duas noites. A primeira noite, após sair cedo de Lisboa e conhecer Óbidos, Nazaré e o Mosteiro de Alcobaça. A segunda, depois de visitar seu Mosteiro pela manhã e realizar um bate-volta à Tomar e Fátima.

Posso garantir que a escolha de Batalha para ser nossa base, não poderia ter sido melhor. Nosso hotel era bem próximo ao Mosteiro e excelente. Além disso, a noite em Batalha é um deleite, para casais, com o Mosteiro iluminado

e  bares e restaurantes a sua volta! Em Batalha, comemos o melhor leitão de toda a Viagem, melhor até que o famoso conchinillo de Segóvia.

20150526_153555IMG_0591

IMG_0549

Definitivamente, não é uma noite para quem quer agito! É um lugar perfeito para casais ou amigos que queiram relaxar, numa pequena cidade pra lá de agradável.

Coloque no seu roteiro o Restaurante Mosteiro do Leitão! Veja o post principal aqui.

No roteiro, ficaríamos apenas uma noite, pois, após a primeira noite, visitaríamos Tomar e Fátima, indo para Braga, em seguida. Mas, foi tão bom ficar por lá, que resolvemos estender e sair na manhã seguinte. Ficamos sem reembolso do hotel de Braga que, pelo menos, era baratíssimo. Braga foi outra excelente escolha como base!

IMG_0695
Vista do Hotel
IMG_0594
À direita as Capelas Imperfeitas.
IMG_0579
Contornando o Mosteiro de Batalha. À esquerda as Capelas Imperfeitas
IMG_0559
Frente do Mosteiro. Parece que um lado está apoiado sobre o outro, não é mesmo?
IMG_0585
Pracinha e seu Bares. Colado no Mosteiro.

IMG_0584

 

20150526_170519
O Ótimo Mosteiro do Leitão

Batalha é uma cidade muito bem cuidada, limpa e caprichada, seu Mosteiro foi o que mais gostamos de todos os que vimos em Portugal.

Entre as coisas que achei mais interessantes, está o fato de encontrar-se no Mosteiro o túmulo do infante D. Henrique, o grande desbravador dos oceanos de Portugal; o cara mais homenageado, no que toca as Navegações Portuguesas; e o personagem que está a frente do Monumento do Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa. Tinha lido muito sobre ele, e, uma vez em Portugal, vemos muitas homenagens a esse valorizado e Grande Português.

Mais ainda, uma parte do Mosteiro nunca foi concluído, um lugar que chamam de Capelas Imperfeitas. Nas Capelas Imperfeitas, temos as Capelas e Colunas, mas, nuca foi posto o teto! Podemos ver, as Capelas Imperfeitas, tanto do lado de dentro como do lado de fora do Mosteiro, a qualquer hora do dia ou da noite. É muito legal, muito mesmo! Fique atendo, porque você terá que que sair do Mosteiro por uma porta e entrar por outra!

IMG_0606
Entrada do Mosteiro
IMG_0604
Aula Encenada!

IMG_0598IMG_0600IMG_0610IMG_0620

IMG_0622
Túmulo do Infante D. Henrique! O Grande Navegador de Portugal.

O principal ponto de Batalha é o Mosteiro da Batalha ou Mosteiro de Santa Maria da Vitória que também é parte do Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO, e uma das Sete Maravilhas de Portugal.

Mais conhecido como Mosteiro da Batalha situa-se em Batalha, Portugal, e foi mandado edificar em 1386, no estilo gótico-manuelino, por D. João I de Portugal como agradecimento à Virgem Maria pela vitória na Batalha de Aljubarrota. Este mosteiro dominicano foi construído ao longo de dois séculos até cerca de 1517, durante o reinado de sete reis de Portugal, embora desde 1388 já ali vivessem os primeiros dominicanos. Exemplo da arquitetura gótica tardia portuguesa, ou estilo Manuelino.

Seus principais pontos de interesse são:

  • A Capela Mor;
  • A Sala do Capítulo, onde está o Túmulo do Soldado desconhecido, reparar na abóboda de estrela de notável técnica construtiva gótica;
  • A Capela do Fundador, situada à direta do Templo;
  • Panteão de D. Duarte, também conhecida como Capelas Imperfeitas, é uma obra incompleta, que serviria de espaço funerário para D. João I;
  • O Refeitório;
  • O Claustro Real;
  • O Claustro D. Afonso V.

O Mosteiro da Batalha foi um projeto de legitimação de uma nova dinastia, a dinastia de Avis, e vem daí a dimensão da obra, que mostrava sinal de capacidade financeira e de poder de realização.

IMG_0659
Caminho para as Capelas Imperfeitas

IMG_0665IMG_0667IMG_0669IMG_0674

IMG_0680
Capelas Imperfeitas

Efetivamente, o Mosteiro da Batalha difere do restante da arquitetura portuguesa e destaca-se na paisagem artística nacional como seu sinal de mudança.

IMG_0906
Nossa Máquina por Espanha e Portugal. Passat SW 2.0 Automático Sensacional! 🙂

 

Pra mim, Batalha é um lugar imperdível para se visitar, e a melhor base para ficar na região do centro de Portugal.. Ainda está pensando se bota no seu roteiro? Manda Brasa. Diz se gostou do que viu por aqui! Dê dicas e mande perguntas!

Veja outros posts que têm tudo a ver com Batalha e Arredores nos links abaixo:

TICKET COMBINADO BATALHA, TOMAR e ALCOBAÇA

 MOSTEIRO DO LEITÃO em BATALHA

ALCOBAÇA

FÁTIMA

TOMAR

NAZARÉ

ÓBIDOS

LISBOA

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

Anúncios

5 comentários sobre “Batalha e seu Mosteiro? Sim! Inclui no Roteiro e vai!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s