A Alhambra

“Uma pérola encravada em esmeraldas”. Assim foi definida A ALHAMBRA por um escritor, devido a sua cor em combinação com o verde que a rodeia! Verdadeiramente uma pérola situada em Granada, na Espanha.

IMG_8177
Entrada da A Alhambra, nove da manhã.

Dê preferência para visitar A ALHAMBRA pela manhã. Na minha opinião, foi uma ótima escolha, onde encontramos luz e clima bem legais. Chegamos por volta das 9h e saímos perto de 13h30.

IMG_8178
Voucher entregue, ticket na mão

DICA FUNDAMENTAL: Lembre de garantir seus ingressos com dois meses de antecedência se quiser visitar os Palácios Nasridas! No site da Alhambra você vai marcar a hora de entrar no complexo e depois a hora de entrar nos Palácios Nasridas. Marque a hora da visita aos Palácios Nasridas para aproximadamente 2h30 após entrar no complexo, visto que os Palácios são o ponto alto da visita. Nós marcamos a entrada da Alhambra para às 9h e dos Palácios Nasridas para às 11h30. Neste site aqui você procura “Alhambra General” para incluir os Palácios Nasridas, na sua visita à Alhambra (já atualizei esse link duas vezes… então, fique atento (a) porque muda). Se tiver dúvidas coloca aqui nos comentários.

IMG_8288

Antes de falar da História e da visita em si, explico que A ALHAMBRA é o ponto turístico mais visitado da Espanha e um dos mais visitados da Europa. Foi cogitada para entrar nas novas 7 maravilhas do mundo moderno e todo seu conjunto e o Bairro do Albaicín, fazem parte do Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO.

Nela é contada parte da História de Granada e da própria Espanha!

Se quiser pular a parte da História vai direto para VIAJA DAQUI ou O que fazer na ALHAMBRA.

IMG_8193
Vista do Generalife

A ALHAMBRA que significa A VERMELHA, fica situada na colina La Sabika, e é uma cidade amuralhada que teve sua maior parte construída entre 1238 e 1354, no período da Dinastia Nasrida (islâmica), na Península Ibérica. Dinastia que foi de 1238 à 1492 – a invasão Moura se deu em 711. Funcionava como uma cidade independente do restante da cidade de Granada e era a residência dos Monarcas!

IMG_8346
Palácios Nasridas

Anos depois de reconquistada, o Rei Carlos V, ordenou a construção de um Palácio em seu interior e muito das obras dos Nasridas foi destruída. Inclusive, durante a invasão francesa, Napoleão tinha intenção de colocar abaixo tudo o que se referisse a ocupação moura, tendo destruído diversas torres e outras partes do local. É mole?

A ALHAMBRA, apesar disso, continua contendo o que de melhor e mais belo há da Arte Islâmica, na Europa, com interiores belíssimos, principalmente na parte onde ficam os Palácios Nasridas! Na ALHAMBRA estão os mais famosos elementos da arquitetura islâmica na Espanha e Europa.

IMG_8273
À Direita o Palácio Carlos V, se sobrepondo a uma parte dos Palácios Nasridas

A inserção de obras cristãs, que vieram depois da reconquista de Granada, em 1492, mostra bem a diferença e o encontro dos dois mundos: O Muçulmano e o Cristão!

Não há um consenso no porquê do nome A ALHAMBRA – A VERMELHA. Uns dizem que é por causa da cor dos tijolos, outros porque essa era a cor que se via de lá à noite durante as construções, causada pelas tochas dos trabalhadores que lá ficavam dia e noite, outros dizem que é porque seria o feminino do nome do seu fundador Abu Alahmar, que em árabe significa O Vermelho, por ser ruivo e, por fim outros dizem que vem das palavras árabes Dar al Amra, que significa Casa do Senhor. Fantástico isso tudo, né? Eu acho Fantástico demaaaaaais…

IMG_8304

Dúvidas à parte, A ALHAMBRA é um testemunho vivo da habilidade dos artesãos muçulmanos da época.

As principais partes islâmicas da ALHAMBRA são:

GENERALIFE: Significa “Jardim do Arquiteto“. É uma Vila com Jardins, utilizada pelos nasridas muçulmanos do Reino de Granada, como lugar de descanso.

PALÁCIOS NASRIDAS: Residência dos Monarcas e onde estão as principais obras (sobreviventes) dos artesãos islâmicos, na Espanha.

VIAJA DAQUI ou O que fazer na Alhambra:

IMG_8217

IMG_8188

IMG_8190
Generalife

 

Depois de adentrar A ALHAMBRA siga direto para o Generalife.

Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO, o Generalife é uma Vila com Jardins, utilizada para lazer dos Mouros Nasridas da Taifa de Granada – Reino de Granada. O melhor do Generalife, são os Jardins.

IMG_8237IMG_8248

IMG_8238
Caminhando sem reclamar! 🙂

Depois do Generalife, uma agradável caminhada, até onde estão o Palácio Carlos V, a Alcazaba e os Palácios Nasridas.

IMG_8262
Palácio Carlos V

Caminhe até o Palácio Carlos V, construido em estilo Renascentista com características Romanas, após a queda dos Nasridas. Este Palácio possui uma planta quadrada e pátio circular. Construído onde ficava o Palácio de Inverno dos Mouros para marcar a vitória do Cristianismo sobre o Islão… Nunca chegou a ser concluído. Dentro dele encontra-se o pequeno Museu da Alhambra. Particularmente, considerei a parte mais sem graça da visita. Entre e veja se concorda comigo!

IMG_8368
Alcazaba
IMG_8375
A Catedral e a Plaza Nueva vistas da Alcazaba! Lindo Dia, concordam?

Se ainda tiver sobrando cerca de meia-hora para entrar nos Palácios Nasridas, vá até a Alcazaba, que fica ao lado da entrada dos Palácios. É uma caminhada pelas ruínas com umas escadas puxadas, então se estiver sentindo muito cansaço ou dificuldade de locomoção, é melhor não ir. Eu fui com meu Tio e achamos bem legal, principalmente a vista da cidade. A Alcazaba é a parte mais antiga da Alhambra, sendo ela uma Fortaleza – Alcazaba -, construída pelo primeiro rei Nasrida , Muhammad ben Alhamr, foi local de moradia dos militares da época e possui torres de vigia. Em uma dessas torres encontra-se uma inscrição que diz bem o valor da Alhambra: “Dê-lhe uma esmola mulher! Que não há nada na vida tão ruim quanto ser cego em Granada”.

IMG_8313
Palácios Nasridas

Os Palácios Nasridas ou Palácios Nazáries, são o Ponto Alto desta visita a Alhambra, então procure se programar para chegar sem cansaço e fazer a visita sem pressa!!! Reforço isso porque algumas pessoas passavam numa correria danada, isso é uma opinião pessoal, ok? Teve gente que entrou na 1/2 hora seguinte a nossa entrada e passou por nós que nem bala! Uma conterrânea passou falando “já deu” rsrs.. Deixo isso claro, porque os Palácios Nasridas são menores do que imaginamos, então se você não passar apreciando, com calma, estará do lado de fora antes que perceba! Nós ficamos aproximadamente 1h15 lá dentro e visitamos bem devagar, sentando para descansar, tirando muitas fotos, mas é possível fazer os Palácios em 15 minutos corridos… vai de cada um.

IMG_8293

Os Palácios Nasridas, são a Obra-Prima do Islão, na Espanha e na Europa. Diversos ambientes com o melhor que os Artesãos Mouros produziram, em toda a Europa. Tudo feito à mão. O Palácio Real construído pelos Nasridas é Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO e um dos principais motivos para a força do turismo em Granada.

IMG_8328

IMG_8330
Palácios Nasridas

Sabia que dá para se hospedar na Alhambra? Nela funciona o Parador de Granada, que possui um restaurante interessante, com pratos típicos dos Reis Nasridas. Pelo que li, o buffet com entrada, principal e sobremesa, sai à 28 euros.

IMG_8116IMG_8136

A Alhambra vista do Mirador de San Nicolás, no pôr do sol do dia anterior.

Sem dúvida foi um dos pontos altos de nossa Viagem por Espanha e Portugal. A Alhambra entrega tudo o que promete. A cidade de Granada também tem suas atrações, mas A Alhambra é o Melhor do Melhor de lá!

Tem alguma dúvida ou quer acrescentar alguma informação? Diz aí nos comentários o que achou do post! 😀

Veja, também, o post principal de Granada:

GRANADA

Gostou? Tem mais alguma dica? Fala pra gente!

Anúncios

7 comentários sobre “A Alhambra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s