Guimarães, o Berço de Portugal.

Guimarães foi uma daquelas cidades que superou as expectativas. Pequena e Muito Agradável, também deve servir como uma excelente base para visitar a região (usamos Braga, que também é 10). Nossa visita começou no Castelo, onde estacionamos o carro, e seguiu a pé, descendo pela cidade até a famosa parte da Muralha, onde está escrito a célebre frase “Aqui Nasceu Portugal”. O passeio por Guimarães levou cerca de duas horas, sim, foi curto, mas nesse mesmo dia ainda visitaríamos Barcelos, Viana do Castelo e Santiago de Compostela, em um Bate-Volta de Braga. Voltamos para o carro, no estacionamento que fica atrás do Castelo de Guimarães, de Táxi.

Uma coisa bem curiosa que descobri quando já estava nessa região é a rivalidade que existe entre Braga e Guimarães. Hahaha… pior que Rio x São Paulo, Brasil x Argentina…. quer arrumar uma encrenca diga para um bracarense que amou Guimarães ou vice-versa! É incrível! 😛

A cidade de Guimarães está historicamente associada à fundação da nacionalidade e identidade Portuguesa. Guimarães, entre outras povoações, antecede e prepara a fundação de Portugal, sendo conhecida como “O Berço da Nação Portuguesa”. Aqui tiveram lugar, em 1128, alguns dos principais acontecimentos políticos e militares, que levariam à independência e ao nascimento de uma nova Nação. Por esta razão, está inscrito numa das torres da antiga muralha da cidade “Aqui nasceu Portugal”, referência histórica e cultural de residentes e visitantes nacionais. Em Guimarães também nasceu D. Afonso Henrique, primeiro Rei de Portugal, em 1110, que deu o início a Reconquista das terras portuguesas, dominadas pelos Mouros. A cidade de Guimarães foi fundado pelo próprio D. Afonso Henrique, em 1143.

D. Afonso Henrique é muito homenageado em todo o país, mas em Guimarães só dá ele! 🙂

O Centro Histórico de Guimarães, faz parte do Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO.

No caminho para Guimarães, visitaríamos a Citânia de Briteiros, que possui ruínas da idade do bronze, da cultura dos Castros, povos que povoaram o Noroeste de Portugal, em abundância. Os Castros sempre construíam suas aldeias em partes altas e datam de cerca de 1.500 a.c. Como o dia seria muito puxado, preferimos cancelar esta visita… ficou para outra.

VIAJA DAQUI ou O Que Fazer em Guimarães:

A cidade é pequenina, então, já sabe que se correr, logo vai estar do outro lado. Foi o que aconteceu com a gente. Mas graças a isso conseguimos cumprir o extenso roteiro do dia, que começou às 9h e terminou às 22h.

Castelo de Guimarães

Considero o roteiro que fizemos o ideal, porque já começa num ponto, onde irá tirar suas melhores fotos, o Castelo de Guimarães.

Tendo mais de 1000 anos de existência, não está muito bem preservado por dentro e muitos portugueses se queixam disso. Por fora porém está bem legal. eu gostei muito.

Igreja de São Miguel do Castelo.

Depois do Castelo, você vai encontrar a Igreja de São Miguel do Castelo, local onde supostamente Dom Afonso Henriques teria sido batizado. Repare que o chão na igrejinha é formado, basicamente, por tumbas dos heróis da Reconquista e ao lado esquerdo da porta está a pia batismal. Procure a estátua em homenagem a D. Afonso Henriques, entre o castelo e o paço.

Paço dos Duques de Bragança.

Por ali verá o Paço dos Duques de Bragança, construção de 1401 que serviu, séculos depois, como residência presidencial do ditador Salazar É possível fazer uma visita à parte interna do Paço, circulando por suas salas. Como a fila estava relativamente grandes, com muitos estudantes, passamos essa. Uma curiosidade de lá, foi que uma princesa portuguesa chamada Catarina tinha por hábito tomar chá todos os dias no fim da tarde. Posteriormente, ela se casou com um príncipe inglês e teria levado para a Inglaterra o costume: o famoso chá das 5. Há inclusive um quarto com o serviço de chá usado por ela.

Do Paço comece a descer, logo chegará à Estátua de Dom Afonso Henrique e uma simpática lojinha de souvernirs.

img_1593img_1604img_1606img_1607img_1611

Tio Nebar e Tia Marília, 54 Anos de Casados, em 2015. Lindo, né?

Descendo pela cidade você fará um delicioso passeio pelo Centro Medieval de Guimarães e encontrará Largos, Fontes e Igrejas.

Entre os pontos mais interessantes estão o Largo da Oliveira, Igreja Nossa Senhora da Oliveira, Prefeitura (construída no século XIV) e a Praça de São Tiago!

Largo do Brasil e Igreja de São Gualter.

Mais a frente encontramos o Largo do Brasil e a Igreja mais imponente de Guimarães, a Igreja de São Gualter.

De frente para a Igreja de São Gualter, vá para a direita e, logo, encontrará a famosa escritura: Aqui Nasceu Portugal.

A Confeitaria Clarinha fica no Largo do Toural.

Ali pertinho da inscrição, fica o Largo do Toural, onde paramos para um café e uns docinhos na Confeitaria Clarinha. No Largo do Toural tem um ponto de táxi, que nos levou de volta para nosso carro. Bem baratinho.

Guimarães é Show e merece mais tempo!

Veja os post que mais tem a ver com Guimarães:

O PORTO

REGIÃO DO ALTO DOURO

BRAGA

BARCELOS

Bate-Volta à SANTIAGO DE COMPOSTELA

Gostou? Achou útil? Tem mais dicas ou dúvidas? Deixa tudo aqui nos comentários pra gente!

Anúncios

8 comentários sobre “Guimarães, o Berço de Portugal.