Florença é um Museu a Céu Aberto

Florença, em italiano Firenze, é a capital e maior cidade da Toscana. Considerada o Berço do Renascimento Italiano (aqui) e uma das cidades Mais Belas do Mundo. Concordo.

Banhada pelo Rio Arno, a cidade de Florença ou Firenze é conhecida por ser um verdadeiro Museu a Céu Aberto em sua mais pura essência, em especial onde fica a Piazza della Signoria.

Em Florença, nasceu Dante Alighieri (1265 – 1321) (aqui), autor da Divina Comédia (aqui), um marco da literatura universal e da língua italiana. Florença já é povoada, desde a época dos Etruscos (povos pré-romanos), tendo sido governada pelos Médicis (aqui), do século XV ao século XVIII. Muitos Papas nasceram em Florença.

Florença tem uma vastíssima História e aconselho uma pesquisa ou clica aqui para conhecer mais da História da Cidade.

VIAJA DAQUI ou O que fazer em Florença:

Eu gosto de ter dia sobrando quando vou a Florença para passear sem rumo por esta cidade que é a minha favorita, na Itália. Poder caminhar por suas Praças, Ruas, pelo Mercado de San Lorenzo, pela beira do Rio Arno, sentar sem pressa para almoçar, tomar um sorvete, enfim, curtir o astral dessa Cidade.

Na Toscana experimente a Bisteca Fiorentina, é cara, mas se gosta de carne Você tem que provar. O Vinho que mais se bebe na região da Toscana é o Vinho Chianti.

De Florença pode-se fazer muitos bate-volta. Eu já fiz para Bologna, Modena e Veneza.

Este é um daqueles posts onde a dificuldade em se colocar poucas fotos é imensa!

DIA 1

Esse Roteiro do primeiro dia pode ser feito no sentido oposto.

PONTE VECHIO

Construída em 1345, sobre o Rio Arno, esta é a ponte mais antiga da cidade e uma das mais conhecidas da Europa. O mais curioso nela é que, sobre ela existem edificações do século XVI, que antigamente eram habitadas por comerciantes. Ela foi a única ponte de Florença que não foi destruída durante a Segunda Grande Guerra Mundial. Muitas lojas que vendem artigos de ouro estão na ponte, que tal comprar uma “lembrancinha”.

Florenca 2012 (2)

PIAZZA DELLA SIGNORIA

Esta praça é meu local predileto de Florença, com muitas estátuas e monumentos, além do Palazzo Vecchio e a Loggietta. A Praça foi o centro político e social de Florença, durante séculos. Nela estão a estátua de Cósimo I, a Fontana de Netuno; a réplica de David. Além destas, também está na praça a Loggietta da Signora, onde estão várias esculturas, entre elas Perseu, de Cellini; e o Rapto das Sabinas, de Giambologna. A Piazza della Signora, também é perfeita a Noite!

Florenca 2018 (10)

Florenca 2012 (13)Florenca 2019-2 (21)Florenca 2018 (37)

Florenca 2019-1 (44)
Piazza della Signoria

PIAZZA DELLA REPUBLICA

Grande praça com um imenso arco. Local onde tem um ponto de táxi, um carrosel e restaurantes especializados na Bisteca Fiorentina. Mas, fica na boa porque encontrará Bisteca Fiorentina em todo canto de Firenze.

Florenca 2019-1 (41)

Florenca 2019-1 (32)
Piazza della Republica

CAMPANILLE

O Campanille é o Campanário da Catedral. O Campanille, o Duomo e o Batistério, próximo pontos, ficam todos juntos, na Piazza del Duomo.

Iniciado no ano 1334 por Gioto, continuado por Andrea Pisano e concluído por Francesco Talenti no ano 1359, conta com uma decoração muito colorida. A sua altura é de 87 metros e pode-se subir os 414 degraus para desfrutar de uma formosa panorâmica da cidade.

DUOMO SANTA MARIA DEI FIORE

Na Praça do Duomo estão os edifícios religiosos mais importantes, todos eles de mármore policromado com desenhos geométricos. Mas um deles é o mais importante, a Basílica Santa Maria dei Fiore ou o Duomo, Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO, domina a paisagem urbana com a sua cúpula gigantesca. Esta grande obra é de Brunelleschi, que ousou construir a cúpula mais alta da sua época, no século XIII. Tem que se subir 463 degraus para alcançar o cimo, e só a metade deles para ver os formosos afrescos do Julgamento Final de Vasari. Achei ela bem mais interessante por fora.

BATISTÉRIO

O Batistério data dos séculos IV-VI, é uma edificação em forma octogonal com telhado piramidal. O mais famoso do edifício são as Portas de Bronze que representam as cenas da vida de Cristo, feitas realizadas por Ghiberti.

O Batistério fica em frente ao Duomo. Antigamente só podia entrar na Igreja após o Batismo, por isso o Batistério fica do lado de fora.

Florenca 2018 (7)Florenca 2019-1 (7)

Florenca 2019-1 (33)

Florenca 2019-1 (24)
Duomo de Florença

IGREJA DE SAN LORENZO e MERCADO DE SAN LORENZO

Onde está a Igreja de San Lorenzo também está por perto o Mercado de San Lorenzo com muito couro, havendo uma parte ao ar livre e um coberto.

Era a igreja privada dos Médici, por isso é uma das mais ricas da cidade. Todo o interior da igreja foi desenhado por Michelangelo. Os púlpitos de bronze da nave constituem as últimas obras de Donatelo. E vários dos afrescos são de Bronzino. Parte do conjunto é a Biblioteca Mediceo – Laurenzia e a Capela Medicea/Medicee.

Igreja de San Lorenzo e Mercado de San Lorenzo

DIA 2

Eu indico os Museus para este dia, mas garanto que se preferir ficar sem compromisso, apenas andando pra lá e pra cá, fará uma Excelente escolha, porque Florença é um lugar excepcional para se ficar a toa.

GALLERIA DEGLI UFIZZI

Museu que indico a visita, fortemente. Procure comprar o ingresso antecipadamente. O antigo Palácio que hoje alberga um dos Museus mais importantes do mundo, foi concebido para receber escritórios administrativos em tempos de Cosme I (1519 à 1574) (aqui).

A obra de Vasari teve muitos usos durante o passar dos tempos até que em 1581, se abre uma exposição com os objetos dos Médici e nasce a Galeria. As obras estão dispostas em ordem cronológica para ilustrar a evolução da arte florentina desde o Gótico ao Cinquecento e estilos posteriores. As obras mais conhecidas ocupam as salas 7 à 18.

A visita leva cerca de 2h.

Site do Museu: aqui.

Florenca 2019-2 (12)

Florenca 2019-2 (5)
Uffizi

GALERIA DELL’ACADEMIA

Em Florença tem três estátuas do David de Michelangelo, assim distribuídas:

  • Piazza della Signoria;
  • Piazzale Michelangelo; e
  • A original na Galeria dell’Accademia.

Trata-se do antigo edifício da primeira Academia de Arte da Europa. Posteriomente, foi transformado em museu. O principal atrativo do museu é o David, feito por Michelangelo, em 1504, quando tinha 29 anos.

A visita leva cerca de 40 minutos.

Site do Museu: aqui.

As fotos abaixo são do Google Imagens

Florenca 2019 - Davi
Accademia. Foto: Google Iamgens.

PIAZZALE MICHELANGELO

Esta praça, que fica no alto, possui outra réplica de David de Michelangelo, além de oferecer uma vista Espetacular de Florença. Se possível vá duas vezes para apreciar Florença do alto de dia e de noite. IMPERDÍVEL! É aconselhável pegar um táxi pois fica no alto.

Florenca 2018 (20)Florenca 2019-2 (25)Florenca 2018 (19)

Florenca 2019-2 (23)
Piazzale Michelangelo

Outras Atrações de Florença:

Bom! São muitas as atrações na Capital da Toscana. Estou colocando algumas poucas aqui, mas tem muito o que se ver nesta cidade.

SANTA CROCE: A Basílica de Santa Cruz é uma igreja gótica, de 1294, alberga as tumbas e monumentos de muitos florentinos famosos, entre eles Galileu, Michelangelo e Maquiavel. No claustro encontra-se a Capela Pazzi, obra mestra da arquitetura renascentista da mão de Luca della Robbia.

MERCATO NUEVO e a FONTANA DEL PORCELLINO: Este mercado fica no próximo a Piazza della Republica e a Piazza della Signoria. Nele está o famoso Javali de Bronze. O mercado foi construído perto de 1550. Turistas põem uma moeda dentro da boca do Porcellino com a intenção de deixá-la cair no gradil inferior da estátua para pedir por boa sorte e esfregam o focinho do javali para assegurar que retornarão a Florença. A Cristiane de Oliveira do blog TOUR NA TOSCANA tem um artigo imenso falando deste Mercado e do Javali, clica aqui e vai lá.

Florenca 2019-1 (9)

Florenca 2019-2 (20)
Mercato Nuevo e Porcellino

GIARDINO DEI BOBOLI: Um Jardim que fica atrás do Palazzo Pitti, estes jardins constituem um exemplo da estilizada jardinagem renascentista. Aqui, encontramos ciprestes, e várias estátuas clássicas. Confesso que não acho grandes coisas, tanto que não coloco como algo imperdível como faço com outros, por exemplo o Englischer Garten de Munique, o Parque del Retiro em Madrid, entre outros.

PALAZZO PITTI: Onde fica o Giardino dei Boboli. Possui visitação interna, mas nunca fui.

Florenca 2019-1 (11)
Palazzo Pitti e Jardins de Boboli

PIAZZA SANTO SPIRITO: Fica do outro lado do Rio Arno, no bairro conhecido como Oltrarno, onde também estão o Palazzo Pitti. Fica bem cheia a noite e merece um chopp ou vinho.

Onde comer em Florença:

Florença tem uma quantidade imensa de Restaurantes. Cito os que gosto muito e têm ótimo preço.

LA CASALINGA: Excelente Restaurante que fica do outro lado do Rio Arno, em Oltrarno. Esse considero imperdível, pois, tem um preço justo para as maravilhas que oferece. Costumo ir lá mais de uma vez, quando estou em Florença.
Endereço: Via dei Michelozzi, 9/R. Colado na Piazza Santo Spirito.
Telefone: +39055218624
Site: aqui.

Florenca 2019-2 (26)Florenca 2018 (41)

Florenca 2018 (30)
La Casalinga

GUSTAVINO: Fica na rua localizada atrás do Duomo. Sempre que fui tinha uma excelente promoção de almoço que inclui Entrada, Bisteca e Vinho. O Gustavino é mais do tipo “pega-turista”, até pela localização, mas te digo que é um pega-turista bem justo.
Endereço: Via dei Servi, 9.
Telefone: +390559061372
Site: aqui.

Florenca 2019-1 (16)
Gustavino

VENCHI: Sorveteria sensacional. Você encontrará várias pro Firenze.

EATALY: O EATALY é um famoso mercado espalhado em vários locais pelo mundo com produtos italianos e restaurantes. Já visitei o de Florença, Munique, Nova Iorque e São Paulo. Em Firenze acaba não tendo nada importância porque já estamos na Itália, né?
Endereço: Via de’ Martelli, 22R.
Site: aqui.

RED GARTER: Lugar bom para ir a noite. Bem animado e dentro dele tem um Karaokê que bomba! Tem altos rangos e é um Pub.
Endereço: Via dei Benci, 33.
Telefone: +390552480909
Site: aqui.

Florença é, atualmente, minha cidade predileta na Itália. Precisa dizer mais? Bom! É uma cidade onde vale a pena contratar um Guia para contar a História do local.

Veja outros posts do VIAJA DAQUI que têm tudo a ver com Florença nos links abaixo:

TOSCANA

SIENA

PIENZA

VAL D’ORCIA – A TOSCANA DOS CARTÕES POSTAIS

MONTERIGGIONI

CINQUE TERRE

BOLOGNA

BOSCO DELLA SPINA

CASTELO DI BANFI: UMA VINÍCOLA NO VAL D’ORCIA

ITÁLIA

ROMA

CAPRI – COSTA AMALFITANA

COSTA AMALFITANA

POMPEIA e o VESÚVIO

BAGNI DELLA REGINA GIOVANNA na COSTA AMALFITANA– MEU POST NO VIAJE NA VIAGEM

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

15 comentários em “Florença é um Museu a Céu Aberto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s