A Adorada Chiang Mai

Construída em 1296 como uma Cidade Murada para ser a capital do Reino Lanna esta área é conhecida, hoje, como Old City. A tradução para Chiang Mai é Cidade Nova. A região tem fortes influências da Birmânia – atual Myanmar – e da China, fazendo com que toda a área tenha características realmente únicas.

IMG_0053

IMG_0150

 

IMG_0219

Chiang Mai é a Capital Espiritual da Tailândia e a segunda maior cidade do país, estando à 800km de Bangkok fica numa região montanhosa e é banhada pelo rio Ping. Historicamente foi um importante entreposto da Rota da Seda, sendo nos dias atuais um forte centro de artesanato e ourivesaria. Sua população é estimada em 1,6 milhões de habitantes e a cidade possui diversas Universidades e mais de 300 Templos Budistas, chamados localmente de WATS. Chiang Mai, também, é conhecida como “A Rosa do Norte”.

VIAJA DAQUI ou O que fazer em Chiang Mai:

Chiang Mai é uma cidade repleta de Templos e com um agitado Mercado Noturno, na rua, que ocorre diariamente. Delícia de lugar para se ficar umas quatro noites. A questão é que o principal de lá são os Templos e para quem já está numa Viagem com diversos lugares com Templos pode ficar cansativo. Saiba que Templos são iguais a Igrejas, então, chega uma hora que tudo parece igual…. mais do mesmo.

Night Bazaar

Uma atração peculiar em Chiang Mai é o Night Bazaar ou Mercado Noturno de Chiang Mai. Trata-se de um Espetáculo à parte. Centenas e mais centenas de barracas pelas calçadas, galerias, lojas, feiras em praças com comida, shows, roupas, artesanatos… tem de tudo e, com isso, a Noite de Chiang Mai mereceu um post próprio, porque nem tem muito o que falar, só muitas fotos! Clica aqui e confere. Tem todo santo dia! Rá!

Coloquei o Roteiro em dois dias, mas para fazer com mais calma, aproveitando a noite ou incluir um bate-volta à Chiang Rai aconselho mais. Tem um terceiro dia lá embaixo, chegando lá vai entender.

Aprenda: Wat = Templo.

DIA 1 – Dia de Templos:

IMG_0044IMG_0045IMG_0047IMG_0054IMG_0059IMG_0067IMG_0071IMG_0072IMG_0073

IMG_0077
Wat Phra Singh

 

O Wat Phra Singh é um Templo que fica dentro da Old City. Construído em 1345 pelo Rei Pha Yu para abrigar as cinzas de seu Pai, o Rei Kham Fu. A fama dele vem do Buda que está no Templo, o Buddha Leão – Phra Singh, que é a imagem mais reverenciada de Chiang Mai. No Wat Phra Singh estão três imagens que simbolizam os três corpos de Buda: carnal, espiritual e divino.

IMG_0132
Wat Chedi Luang

 

O Wat Chedi Luang, também, é um Templo localizado dentro da cidade murada. Construído em 1441 foi uma das estruturas mais altas de Chiang Mai com mais de 82 metros de altura. Nele já ficou o famoso Buda Esmeralda, que hoje está em Bangkok.

 

IMG_0032IMG_0033

IMG_0035
Wat Sri Suphan

 

O Wat Sri Suphan ou Templo Prata fica à 1km da Old City. Pelo nome ja vemos que é um Templo Prata. Fica perto de onde acontece o Mercado de Sábado, na Wualai Road. Dica importante: Mulheres não entram, o que é uma pena, pois é belíssimo por dentro.

IMG_0081

IMG_0085
Wat Phan Tao

O Wat Phan Tao é um Templo bem antigo e rústico.

DIA 2:

Neste dia fomos nas sugestões de Nosso Excelente e Amigo Motorista de Tuk-Tuk, o Mom (+0625012711), e foi muito, muito, muito bacana. Melhor, tudo pertinho de Chiang Mai.

 

IMG_9929IMG_9928IMG_9942IMG_9951IMG_9953IMG_9946IMG_9947IMG_9957

IMG_9960
Bay Orchid Farm

 

Começamos na Bay Orchid Farm. Numa estrutura bacana, está esta Fazenda de Orquídeas. Eu gostei bastante, já minha irmã achou mais ou menos. Vale ressaltar que a Tailândia é repleta de orquídeas, um prato cheio para os amantes desta planta.

 

cropped-img_2498.jpg20171130_12491474471855.jpgimg_2134563350929.jpg

img_2236340570602.jpg
Maerim Elephant Home

 

De lá fomos ao Mae-Rim Elephant Home cuidar do Elefantes. Esse Passeio foi tão bacana que recebeu um Post próprio. Clica aqui e vai lá.

 

IMG_9990

IMG_0004IMG_9996

Então, fomos conhecer as Mulheres-Girafa, pertinho dos Elefantes. Entendo quem se sente pouco a vontade visitando as moças dessa Tribo. A entrada é cara, a Vila lembra pobreza, as Moças ficam ali, vendendo seu artesanato e tirando foto com os turistas. Um tanto constrangedor. Bom! Eu comprei um artesanato com uma das Moças e tirei foto com ela, já minha irmã não quis a foto. Minha dica, não escute o que dizem que deve ou não fazer, faça e depois tire suas conclusões.

Tudo perto e prático. Com isso, o que havíamos planejado ficou pra trás sem arrependimento. Apesar de termos mudado o Roteiro, coloco como o “DIA 3”, o planejamento inicial.

DIA 3 Não fizemos os Passeios previstos para este dia, pois, no “DIA 2”, nosso motorista do Tuk – Tuk, o gente finíssima Mon, nos levou para fazer parecido com tudo isso. Então, a única coisa que consideramos que ficou de fora mesmo, foi o Templo da Montanha:

 

Baan Tong Luang Village
Baan Tong Luang Village. Foto: Google Images.

 

O Baan Tong Luang Village ou Tribos do Norte da Tailândia é uma Vila que desaponta algums Viajantes por ser meio turístico. As verdadeiras e grandes tribos ficam bem mais distantes. Esta Vila mistura várias tribos do norte da Tailândia e refugiadas do Myanmar e China, entre estas tribos está a das Mulheres-Girafas, a mais famosa. O complexo foi uma ideia do governo para essas pessoas venderem seus artesanatos e poderem mostrar suas culturas e ali, de fato, teremos contato com pessoas que vieram de lugares remotos. O problema maior dos refugiados na Tailândia é que eles não podem sair da área demarcada. Vamos torcer para um dia isso mudar.

Ainda sobre a Vila, nela encontramos a Karen Padong Hill ou Tribo das Mulheres-Girafa, originárias do Myanmar, esta tribo ainda vive na fronteira com a Tailândia, possuem língua própria e costumes. As mulheres dessa tribo ficaram famosas por usarem argolas de 10kg, distorcendo a formação de suas clavículas. Estas argolas ou anéis começam a ser colocados nas crianças à partir de 5, 6 anos de idade. Estas argolas são uma peça única e não várias como parece, é tipo uma mola. Assim, quando vão aumentar ele trocam a peça inteira por uma mais comprida. Elas, também, usam as argolas nos punhos e pernas, podendo tirar todas elas na hora que quiserem. A tradição existe há muitas centenas de anos e alguns dizem ser para embelezamento, outros para castigo, e outra, que é a que mais gostei, que diz que quando a mulher estiver 100% feliz ela poderá retirar os anéis.

Templo da Montanha Vontade de Viajar
Wat Phrathat Doi Suthep. Foto: Google Images. Do Blog VONTADE DE VIAJAR.

Outro lugar para incluir neste Roteiro fora de Chiang Mai é o Wat Phrathat Doi Suthep ou Templo da Montanha. Construído em 1383 fica à 15 km de Chiang Mai, sendo um Templo bem sagrado para os tailandeses. Conta a lenda que um elefante que carregava um osso de Buda subiu até o alto da montanha e morreu assim que alcançou o topo. Com isso, decidiram que ali seria o local correto para se construir o Templo. O elefante recebeu uma estátua em sua homenagem. O Templo da Montanha tem um estilo bem diferente, sendo bem colorido, o chamado Lanna-style, característico do norte.

Elephant Park
Elephant Nature Park. Foto: Google Images.

Um dos Santuários de Elefantes mais famosos do Norte da Tailândia é o Elephant Nature Park. Este Santuário dos Elefantes é tido como um local onde os animais são bem tratados. Existem diversos locais, onde andamos de Elefante, no Elephant Park não tem isso. Site do Elephant Nature Park aqui.

DIA 4

Tire o Dia para um Bate-Volta ao Templo Branco de Chiang Rai.

Eu fiz o bate-volta, incluíndo o Triângulo Dourado, mas não aconselho a fazer, porque fica um dia puxadíssimo e o Triângulo e apenas, legalzinho. Não vale o esforço.

Chiang Rai
Templo Branco de Chiang Rai
IMG_0457
Triângulo Dourado

Já, quando levei o Grupo, focamos nos Templos que estão próximos a Chiang Rai e o Templo Branco, no caso, o Templo Azul, que o Pessoal adorou e o Templo Negro.

Quer ver o link de como foi meu Bate-Volta a Chiang Rai e Triângulo Dourado? Clica aqui e vai lá!

Templo Azul - Chiang Rai
Templo Azul em Chiang Rai. Foto: Google Images.
Templo Negro - Chiang Rai
Templo Negro em Chiang Rai. Foto: Google Images

OUTRAS ATRAÇÕES em Chiang Mai:

Conversar com um Monge ou Assistir ao Ritual do Oferecimento das Almas: O Ritual de Oferecimento das Almas acontece todos os dias quando os Monges saem dos Templos em busca de doações de alimentos. É bem cedo…o melhor local para ver o Ritual é perto do Templo Wat Phratat Doi Suthep, tendo que estar lá às 6h. Outra alternativa é conversar com um Monge. Muitos Templos têm área reservada, onde Monges que querem praticar o inglês atendem turistas e a conversa pode ser sobre o que quiser, a Tailândia, o Budismo, nosso país e daí por diante. No final devemos deixar uma contribuição à ser colocada numa caixa. O Templo mais famoso para essa conversa é o Wat Chedi Luang, mas a maioria deles tem um espaço reservado pra isso.

IMG_0242
Foot Massage

Thai Massage: As casas de Thai Massage são super famosas, inclusive, em Praga, na República Checa, vemos dezenas. Fazer uma massagem depois de um dia cansativo é muito convidativo, ainda mais pelos preços. Você vai querer fazer todo dia, em toda a Tailândia. Saiba que: Thai Massage = Dor; Foot Massage = Relaxante. Lembre de ir de pés limpos, pelo Amor… haha… a casa mais tradicional em Chiang Mai é a Royal Siam Thai Full Body Massage, mas Você verá um monte delas em Chiang Mai, nas Ilhas, em Bangkok, daí por diante.

Luta de Muay Thai: Um dos esportes mais populares da Tailândia, existem lutas quase que diariamente. Pergunte no Seu Hotel. O estádio mais frequentado por turistas é o Thapae Boxing Stadium;

Tiger Kingdom: fotos com Tigres. Dispenso, mas respeito quem curte.

Aula de Culinária: Normalmente são cursos de um dia inteiro. Existem muitos desses cursos em toda a Tailândia. Pergunte no Seu Hotel.

Rafting Bambu Chiang Mai
Rafting de Bambu. Foto: Google Images.

Rafting de Bambu: Passeio em barco de bambu e trilhas, próximo à Chiang Mai. Perguntar no Hotel;

Huay Tung Tao Lake
Huay Tung Tao. Foto: Google Images.

Huay Tung Tao: Local romântico para relaxar e mergulhar num lago. Fica à 10km de Chiang Mai. Lugar para alugar uma cabana e aproveitar os muitos comes e bebes que oferecem por lá;

Sunday Market: Mercado que funciona aos domingos das 16h à 0h.

Saturday Market ou Wui Lay Market: Mercado que funciona aos sábados das 16h à 0h.

20171130_141104
Meu Grande Amigo Mon! +0625012711. O filho dele tem carro e nos levou para o bate-volta à Chiang Rai.

Concluíndo, Chiang Mai é um Destino Excelente caso não esteja cansado (a) de Templos. Considero o ideal que organize seu Roteiro balanceando cidades com muitos Templos como Angkor e Bangkok com destinos com Passeios diferentes como Cingapura e as Ilhas da Tailândia. Garanto que se colocar Chiang Mai, Bangkok e Angkor seguidamente vai cansar um pouco. No mais, Ótimos preparativos e Ótima Viagem!

Veja outros posts do VIAJA DAQUI que têm tudo a ver com a Tailândia nos links abaixo:

NIGHT BAZAAR EM CHIANG MAI

CUIDANDO DE ELEFANTES EM CHIANG MAI

CHIANG RAI

AYUTTHAYA

RAILAY BEACH

SIEM REAP

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s