Strasbourg é a Melhor Cidade e Base na Alsácia

Strasbourg , em português Estrasburgo, é a melhor base que Você pode escolher na Alsácia. A Cidade é Incrível. Em Strasbourg encontramos um Comércio muito forte, Restaurantes Excelentes e uma Ótima estrutura para receber o Turista. Com todo respeito a meus colegas Blogueiros e Blogueiras que falam muito de usar Colmar (aqui) como base para explorar a Alsácia, na minha Opinião, Strasbourg dá de 1000. Repito, na “Minha Opinião” use Strasbourg como base para visitar a Alsácia.

A Cidade foi fundada, como um Campo Militar, pelos romanos em 12 a.c e se expandiu ao redor.

Strasbourg e Alsacia - Pequeno - 2018 - 9 (169)

Em 842 aconteceram os Juramentos de Strasbourg, que são nada mais nada menos do que a mais antiga prova escrita das línguas francesa e alemã. Muito Top!

Pra mim, a maior de muitas das Atrações de Strasbourg é sua Catedral, que foi concluída em 1492, sendo a mais alta Catedral do mundo até 1880, quando a Catedral de Colônia, na Alemanha, a ultrapassou. Hoje, a Catedral de Strasbourg está na quarta posição. Ou seja, continua muito bem na fita!

Strasbourg, assim como toda a região da Alsácia, sempre trocou de mão. Numa vez estava com os alemães, em outras com os franceses, que tomaram posse definitivamente da região após o fim da Segunda Grande Guerra. Por isso, a região da Alsácia tem muito de ambas as culturas o que faz dela uma região muito peculiar. Isso é muito Bacana! Existem inúmeras ruas e pontos turísticos com nomes Alemães. Um exemplo? Place Gutenberg! Quer nome mais Alemão que este? Outra característica são as diversas Casas em Enxaimel oferecendo uma característica típica do urbanismo Alemão. O enxaimel está espalhado por toda Cidade!

Para terem ideia das trocas desta Região, entre França e Alemanha, alguns moradores tiveram suas nacionalidades trocadas até quatro vezes durante suas Vidas.

O Centro Histórico de Strasbourg faz parte do Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO. A cidade também é sede de importantes instituições europeias e, além de ser a Capital da Alsácia, a quem a chame de Capital da Europa.

VIAJA DAQUI ou O que fazer em Strasbourg:

Strasbourg - 2016 - 6 (322)Strasbourg - 2016 - 6 (81)

Alemanha, Alsacia e Austria (1142)
Place Kleber

PLACE KLÉBER

Se possível comece seu roller por Strasbourg na Place Kléber. Sou fã da Place Kléber, ela é um baita mix de Modernidade com Antiguidade. Entre suas principais lojas estão a Apple, Galeries Lafayette, Uniqlo, Fnac, Monoprix (que é um supermercado), Celio e Printemps. Todas estas lojas estão em Prédios Históricos e contrastam com uma área bem modernizada, num organizado entroncamento de transporte público de Strasbourg com destaque para os Bondes, conhecidos em grande parte da Europa como Tram.

Gosto muito da Praça Kléber e entre outras Histórias e Estórias da Praça uma que me chamou atenção é que a Marselhesa, Hino da França, foi escrita em um dos prédios de lá. Consta que o Hino Francês foi escrito da noite para o dia e diferente do que muitos pensam, a Canção/Hino Francês não foi escrita em Marselha, mas em Strasbourg, sendo cantada pelo Exército de Marselha quando estes se encaminharam para Paris.

Uma outra História que tenho pra contar diz respeito a alguns moradores de rua que vi por lá! Num dia, à Noite, estava passando pela Praça e vi um tipo de “Guardas Municipais” parando para “agir” com os moradores de rua. Juro que achei que eles iriam chegar apavorando, mas, muito pelo contrário! Cumprimentaram um por um e trataram todos com um Imenso Respeito. Eu estava de passagem e não sei se os levaram, posteriormente, para algum abrigo ou se só passaram para verificar se estava tudo bem, se não havia nenhum integrante problemático ou criminoso no meio deles. Só sei que minha maior Lembrança é do Respeito das Autoridades pelo Pessoal. Foi um momento bem Legal!

Concluindo! Volte na Place Kléber depois de ter visitado todos os Pontos Turísticos de Strasbourg. Vai lá passear sem pressa pelas lojas e mercados, caso tenha tempo livre em Strasbourg…

Strasbourg - 2016 - 6 (274)
Place Gutenberg

PLACE GUTENBERG

Vamos em frente! Coloque seu próximo “Ponto Estratégico” na Place Gutenberg, aquela mesma que falei que tem um nome Alemão!

Em todas as vezes que estive em Strasbourg tinha um Carrossel montado na Place Gutenberg. Colado nela está o famosíssimo Restaurante Le Cloche à Fromage. Além do Restaurante tem uma loja repleta de queijos, com o mesmo nome: Le Cloche à Fromage. Vale entrar na loja só pelo cheiro do queijo. Quanto ao Restaurante famosíssimo posso dizer que minha experiência estava Ótima até um certo momento, mas não acho que deva colocar de fora do post a Experiência de comer uma das Raclettes mais Famosas do Mundo por conta de meu problema com alguns funcionários! Lembre de reservar seu lugar para a Raclette, de preferência para o Jantar, pois, não combina muito com o almoço! Ou seja, tem que ter tempo em Strasbourg. Se estiver visitando Strasbourg como bate-volta é melhor deixar pra lá! Mas se for para Strasbourg pra valer coloque no seu Roteiro! É caro, mas vale cada centavo se quiser comer “A Raclette”!

Strasbourg e Alsacia - Pequeno - 2018 - 9 (169)

Strasbourg e Alsacia - Pequeno - 2018 - 9 (173)
Praça da Catedral

PRAÇA DA CATEDRAL DE NOTRE DAME

Hora de seguir para a Praça da Catedral. Se Você estiver atento vá pela Rue de Mercière (tem saída da Place Gutenberg). A chegada na Praça da Catedral pela Rue de Mercière faz diferença. A Gente chega de frente para a Catedral! Vai por mim!

Strasbourg e Alsacia - Pequeno - 2018 - 9 (174)
Maison Kamerzell

MAISON KAMERZELL

Na Praça da Catedral, além da Catedral de Notre Dame de Strasbourg, que é a “Joia de Strasbourg”, na minha opinião, está o prédio Maison Kamerzell. O Maison Kamerzell é considerado uma Obra-Prima da arquitetura de Strasbourg. Pelo nome já pode reparar mais uma vez como é comum nomes que misturam o francês e o alemão: Maison (Francês) e Kamerzell (Alemão), confere?

Strasbourg - 2016 - 6 (160)

Strasbourg - 2016 - 6 (186)Strasbourg - 2016 - 6 (165)Strasbourg - 2016 - 6 (168)Strasbourg - 2016 - 6 (171)

Strasbourg - 2016 - 6 (177)
Catedral de Notre Dame de Strasboug

CATEDRAL DE NOTRE DAME DE STRASBOURG

A Catedral de Notre Dame ou Catedral de Nossa Senhora de Strasbourg ou, em Alemão, Liebfrauenmünster zu Straßburg é a grande estrela da cidade, na minha opinião, e sem dúvida uma das Catedrais Católicas mais impressionantes do Mundo. Em Estilo Gótico-Românico, teve sua obra concluída em 1439 e foi o prédio mais alto do mundo até 1874, tendo permanecido como a Igreja mais alta do mundo até 1880, quando a Catedral de Colônia, na Alemanha, a ultrapassou. A Catedral de Notre Dame de Strasbourg é Lindíssima e impacta demais. Eu Amo chegar na Praça da Catedral, principalmente se for pela Rua Mercière.

Se na hora em que chegar por lá a fila estiver grande, deixe para entrar na Catedral depois. Mas se tiver pouco tempo pela Cidade encare a fila, porque vale a pena entrar na Catedral. Nela existem vitrais que estão por lá desde o Século XI, início da construção desta Obra-Prima. Seu interior é um verdadeiro Museu sobre a Arte-Sacra!

Strasbourg - 2016 - 6 (189)Strasbourg - 2016 - 6 (190)

Strasbourg - 2016 - 6 (196)
Relógio Astronômico da Catedral de Strasbourg

RELÓGIO ASTRONÔMICO

Na Catedral está um Famoso Relógio Astronômico que merece todos os destaques. Relógios Astronômicos são relógios capazes de demonstrar posições da Lua, Sol, Planetas e Constelações. Seu mecanismo é de 1570 e o atual é de 1842. Considerado um dos mais Belos do Mundo continua em pleno funcionamento.

Strasbourg 2018 (4)Strasbourg 2018 (3)

Strasbourg - 2016 - 6 (284)
Petit France

PETIT FRANCE

Siga em frente, porque Strasbourg ainda tem mais coisa para te mostrar! Pelo lado direito da Catedral (olhando de frente pra ela) siga por um longo (relativamente longo) caminho, beirando o Canal até chegar na Mágica Petit France! Vá pela parte de baixo, verdadeiramente à beira do Canal. Caminhe por debaixo das pontes e mande brasa nas Fotos. Tem caminho mais curto, mas não tem Caminho mais bonito do que o que vai pelo Canal!

A Petit France é o local mais conhecido, interessante e bonito de Strasbourg, segundo os Blogs e Revistas, ou seja, é a opinião da maioria. No meu caso, sou Grande Fã da Praça da Catedral, embora também Ame a Petit France….Strasbourg é uma Cidade onde eu Gosto de Tudo… pra valer!

Strasbourg - 2016 - 6 (56)

Strasbourg 2018 (2)
Petit France

Verdade seja dita, a Petit France também é TOP, nesta Cidade TOP! Adoro aquele “treco” (estou falando de forma Carinhosa sobre toda a Cidade, Ok?) …. O enxaimel típico alemão domina o pequeno Bairro, o que acaba sendo um contra-senso com o nome do local “Petit France”, tipicamente Francês….

Apesar do nome “Petit France” parecer algo patriótico, a História não é bem assim. Seu nome veio de um problema grave e que seria melhor nem contar, mas fazer o quê? Essa é a História… No século XV, foi construído no local, um hospital para tratar de franceses com varíola, posteriormente foi usado para tratar de soldados franceses com sífilis, doença que foi chamada pelos alemães de Doença Francesa. Já os Franceses chamavam a sífilis de Mal Italiano. Nem tudo é tão Romântico quanto parece, não é mesmo?

Vamos seguindo! Na Idade Média a Petit France era habitada por moleiros (meuniers) e curtidores de couro (Tanneurs), profissões que deram nome a algumas de suas ruas, como a Rue Meuniers e Rue Tanneurs.

Strasbourg - 2016 - 6 (93)
Ponts Couverts vista da Barrage Vauban

PONTS COUVERTS

Atravessando a Petit France, onde considero um lugar bacana para Você almoçar, chegamos na Ponts Couverts. Ela está bem na ponta da Petit France, caso siga o trajeto que indico. A Ponte é amparada por quatro Torres. Estas Pontes eram cobertas até o século XVIII e serviam para proteger a cidade. Também fica bonita à noite. Um detalhe: o melhor ponto para se ver a Ponts Couverts fica na próxima parada.

Strasbourg - 2016 - 6 (307)
Barrage Vauban

BARRAGE VAUBAN

Pois é, ainda tem mais um pedacinho para caminhar! Se chegou até a Ponts Couvert, vá até a Barrage Vauban, garanto que valerá a pena! Subir os poucos degraus para apreciar a Ponts Couverts e a Petit France vale muito a pena. É um fechamento do ouro. Volte pelo mesmo Caminho, pois, é o melhor! Se chegar lá cedo almoce na Petit France. Um dos restaurantes mais Famosos da Petit France é o Le Baeckeoffe d’Alsace, que tem post próprio, clica “aqui (ainda será publicado).”

Outras Atrações:

RIO RENO

Rio Reno: Um dos Rios mais Importantes da Europa e porque não do Mundo, o Reno é o  Rio que banha Strasbourg e é a Fronteira entre França e Alemanha, na Alsácia.

Strasbourg - 2016 - 6 (368)
Jardin des Deux Rives e o Rio Reno

JARDIN DES DEUX RIVES

Jardin des Deux Rives: Jardim que fica na Fronteira. É um Ótimo Lugar para passear da França para a Alemanha e vice-versa. A Cidade do lado Alemão é Kehl!  Vê se não vai ficar contrabandeando por lá! Rá! 🙂 Sei que rende Altas Fotos!!! Vai lá! Coloque entre suas prioridades se estiver com tempo por Strasbourg. Tem post próprio aqui.

Strasbourg e Alsacia - Pequeno - 2018 - 9 (127)
Place de la Republique

PLACE DE LA REPUBLIQUE

Place de la Republique: Esta Praça fica perto da Região Central de Strasbourg e é facilmente visitada a pé! Se tiver algum tempo livre vá até ela! Eu Adoro!!! Possui importantes prédios e um monumento (que considero Fantástico) ao centro, que representa a Mãe Strasbourg com seus dois filhos feridos na guerra: França e Alemanha. Entre os prédios da Place de la Republique estão o Palais du Rhin – Palácio do Reno; a Biblioteca Nacional; e o Teatro Nacional. Coloque entre suas prioridades se estiver com tempo por Strasbourg. Tem post próprio (ainda será publicado).

PASSEIO DE BARCO

Passeio de Barco pelos Canais de Strasbourg: Custa 8 euros. Quero frisar que o Passeio é pelos Canais de Strasbourg, não é pelo Reno. O Passeio leva aproximadamente 1h10. Sai de perto da Catedral e é bom agendar quando estiver por lá.

Alemanha, Alsacia e Austria (1009)
A Raclette do Le Cloche a Fromage

LE CLOCHE A FROMAGE

Le Cloche a Fromage: Um Restaurante super famoso que oferece a famosa Raclette, no estilo “coma o quanto aguentar”. Fica bem na Place Gutenberg, onde se passa o tempo todo. Tem que reservar, hein! O Site fica aqui. É cara, mas vale a pena! Apesar de que minha experiência foi ótima, até chegar a conta! Conto essa treta “aqui (ainda será publicado).”

Alemanha, Alsacia e Austria (980)
O Queijo a Milanesa do Le Baeckoffe D’Alsace

LE BAECKOFFE D’ALSACE

Le Baeckoffe D’Alsace: Restaurante Famoso na Petit France que oferece um conceituado Assado típico da Alsácia. Eu comi ele em uma das vezes que estive lá e achei mais ou menos…. em outra vez que estive lá comi um dos pratos mais atípicos e Deliciosos que já provei até hoje: Queijo a Milanesa. Bom! O nome não é esse, mas trata-se literalmente de um pedação de queijo a milanesa! A informação que vale para Você é que o restaurante é mais do que seu famoso Assado. Site: aqui. Tem post próprio (ainda será publicado).

Strasbourg - 2016 - 6 (212)Strasbourg - 2016 - 6 (215)Strasbourg - 2016 - 6 (218)Strasbourg - 2016 - 6 (241)

TORRE DA CATEDRAL

Torre da Catedral: Muitas vezes eu subo em Torres de Igrejas, Prefeituras, Catedrais, Muralhas e sempre avalio qual considero que mereça o esforço e as que podemos deixar passar. A Torre da Catedral de Strasbourg é bastante procurada, mas está fora do hall das que considero “Imperdíveis”. Aí vão algumas fotos para decidir se querem subir!

Alsacia (2)

Alsacia (6)
Parlamento Europeu

PARLAMENTO EUROPEU

Parc de L’Orangerie, Parlamento Europeu: Se puder ir garanto que vale a pena. O Prédio é Lindo e Moderno, oferecendo Belas Fotos. Se estiver com tempo vai lá!

Palácio Rohan: Coladinho na Catedral de Strasbourg, mais precisamente do lado direito da Catedral se estamos olhando de frente, faz parte do Patrimônio da Cidade. Se for na Praça da Catedral, com certeza verá o Palácio Rohan.

Eglise Lutheriénne Saint Thomas: Igreja Luterana de St. Thomas. Está aqui porque encontrei nos meus Estudos, mas ainda tenho que Visitar.

Eglise Protestant Saint-Pierrele Jeune: Famosa Igreja Protestante de Strasbourg. Muitas vezes damos pouco valor a estas Igrejas, por falta de tempo, mas se estão por aqui é porque valem a pena se tiver tempo pela Cidade! Já tive Surpresas Muito Gratas!

Veja outros posts do VIAJA DAQUI que têm tudo a ver com Strasbourg e a Alsácia nos links abaixo:

RIO RENO E JARDIN DES DEUX RIVES

COLMAR

RIBEAUVILLE

OBERNAI

MITTELBERGHEIM

CHÂTENOIS

FREIBURG, CAPITAL DA FLORESTA NEGRA

TITISEE-NEUSTADT na FLORESTA NEGRA

Alpes Franceses: CHAMONIX-MONT-BLANC

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

14 comentários em “Strasbourg é a Melhor Cidade e Base na Alsácia

  1. Há já algum tempo que ando muito curioso com esta região de França! Penso que no Inverno, ainda deve ter um encanto mais especial 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oi Miguel!
    Bacana seu Blog! Estou seguindo lá!
    Essa região é top mesmo. A questão do inverno é que anoitece cedo, é muito frio, ruim para dirigir, as cidades menores ficam muito paradas e vazias. Enfim, não aconselho. O Pessoal, da primavera ao fim do outono, está mais Feliz e na rua.
    Um Grande Abraço,
    Vladimir Bento.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s