A Surpreendente e Histórica Pirenópolis – GO ou Piri para os íntimos.

Pirenópolis foi uma cidade que me surpreendeu na primeira vez em que estive por lá, há muitos anos. Acostumado a conhecer cidades pequenas e históricas como Paraty e Tiradentes, qual não foi minha surpresa ao descobrir que, no interior de Goiás, encontraria uma cidade desse tipo.

IMG_5108

Linda e preservada Cidade Histórica de Goiás, Pirenópolis (Pirí para os íntimos), é uma das primeiras cidades do estado Goiano fundada por Bandeirantes,

por volta de 1730, durante o Ciclo do Ouro foi um importante centro urbano nos séculos XVIII e XIX com mineração de ouro, comércio e uma forte agricultura exportadora de algodão. Ainda com o nome de Meia Ponte tornou-se uma importante fonte da música goiana, tendo sido também o berço da imprensa em Goiás, pois ali nasceu o primeiro jornal do Centro Oeste, o Matutina Meiapontense.

IMG_5142

O nome Pirenópolis veio em 1890 em referência à serra dos Pireneus, que a circunda. Significa “A Cidade dos Pireneus” e a serra dos Pireneus recebeu esse nome de imigrantes espanhóis, da Catalunha, que ali viveram e viam semelhanças com a Serra dos Pirineus, localizada entre Espanha e França.

IMG_5097
Muitas lojinhas de souvenirs

Isolada durante muitos anos voltou a ser frequentada na década de 1970, após a construção da nova capital Brasília. Hoje, é famosa pelo turismo, suas inúmeras cachoeiras e pela produção de quartzito, a Pedra de Pirenópolis.

Tombada como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, em 1989, a cidade conta com muitos casarões e igrejas do século XVIII.

Em Pirí, para os íntimos… acontecem duas festas famosas, a Festa do Divino Espiríto Santo de Pirenópolis; e As Cavalhadas de Pirenópolis, que acontece 50 dias após a Páscoa e tem doze dias de duração.

VIAJA DAQUI ou O que fazer em Pirenópolis:

Além do Centro Histórico e do empadão goiano, 🙂 , a cidade conta com diversas cachoeiras nas fazendas próximas! Diversas mesmo! Pode passar uma semana por lá, ficando em uma cachoeira diferente por dia, olha o link das Cachoeiras lá embaixo do post.

Dá para fazer Piri num bate-volta de Brasília ou Goiânia ou como pit-stop entre as duas capitais, mas, o ideal é poder ficar um pouco por ali.

Nós fomos à Piri como pit-stop, pois, saímos cedo de Brasília, passamos o dia no Centro Histórico e em duas Cachoeiras, chegando em Goiânia à noite, onde passamos quatro noites com direito a um bate-volta à Caldas Novas.

IMG_5082

IMG_5084
Empadão Goiano
IMG_5088
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário

 

Chegando por volta das 10h deixe o carro próximo à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. Nós já chegamos com fome e comemos o famoso Empadão Goiano, no Sabor Caseiro na pracinha da Igreja mesmo, estava Sen-sa-cio-nal, pode pedir e ser Feliz!!!

IMG_5095
Centro de Informações Turísticas

Siga para a Igreja Nosso Senhor do Bonfim. No caminho passará por um “grande” Centro de Informações Turísticas. Pare ali, pegue um mapa, pergunte sobre a cidade e as cachoeiras. O pessoal é bem atencioso e terá boas dicas! É bom, quando chegamos nos lugares e sentimos que as pessoas tratam bem os Turistas, não é mesmo?

IMG_5107
Largo da Ponte de Pedra

IMG_5099IMG_5100

 

IMG_5102
Igreja Nosso Senhor do Bonfim

No caminho para a Igreja você vai passar pelo Largo da Ponte de Pedra. Depois da Igreja Nosso Senhor do Bonfim volte pela mesma ruazinha agradável e sossegada, que te levou até ela, repare nas pedras do chão, nas casas, enfim, olhe em volta e aprecie o caminho. É o melhor da Viagem, concordam?

IMG_5114

IMG_5113
Rua Rui Barbosa

Você volta até o Largo da Ponte de Pedra e entra na Rua Rui Barbosa, repleta de lojinhas. Na minha opinião, essa rua deveria ser somente de pedestres.

IMG_5118
Praça do Coreto

Passe pela Praça do Coreto!

IMG_5126
Museu do Divino na Antiga Cadeia Pública

IMG_5141IMG_5130IMG_5128IMG_5131IMG_5137IMG_5135

IMG_5140
Museu do Divino na Antiga Cadeia Pública

Siga andando para visitar o Museu do Divino, que funciona na Antiga Cadeia Pública, na Rua Pirineus. O Museu tem peças interessantes e ainda é apresentado um vídeo, mostrando cenas e explicando sobre esta grande festa de Pirenópolis.

IMG_5122

IMG_5123
Ponte de Madeira e Rio das Almas

Em frente ao Museu está a Ponte de Madeira sobre o Rio das Almas.

IMG_5154
Antigo Convento

IMG_5153

Atravesse ela e veja o Antigo Convento e a simpática Igreja que não descobri o nome.

IMG_5158IMG_5157

Se já estiver com fome de novo, volte na ponte e procure o B&B – Bom e Barato – Restaurante Serra.

IMG_5144

IMG_5147
Serra dos Pireneus ao fundo

Depois do almoço voltamos para o carro, que estava na Igreja Matriz, por uma outra ruazinha agradável. Ficava numa subida, mas não lembro o nome, sei que era o caminho mais curto para a Matriz.

IMG_5148
Cine Pireneus
IMG_5150
Museu das Cavalhadas

Pegamos o carro e como tinha uma forte chuva que ia e voltava, resolvemos passear de carro, passando pelo Cine Pireneus e o Museu das Cavalhadas, que estava fechado.

IMG_5175IMG_5191

Então tocamos para as Cachoeiras de Santa Maria e do Lázaro, na Reserva Vargem Grande, mas essa História mereceu post próprio aqui. Visitar uma das muitas cachoeiras de Pirenópolis é obrigação.

Garanto a Você Leitor e Leitora do VIAJA DAQUI que Pirenópolis, Piri para os íntimos… é uma cidade deliciosa! Pode colocar no roteiro se tiver alguns dias livre, nessa região, entre Brasília e Goiânia. Melhor! Programe uns dias por lá.

Veja outros posts do VIAJA DAQUI que têm tudo a ver com Pirenópolis nos links abaixo:

CACHOEIRAS DE PIRENÓPOLIS

GOIÂNIA

CALDAS NOVAS

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

Anúncios

5 comentários sobre “A Surpreendente e Histórica Pirenópolis – GO ou Piri para os íntimos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s