A Surpreendente e Histórica Pirenópolis – GO ou Piri para os íntimos.

Pirenópolis foi uma cidade que me surpreendeu na primeira vez em que estive por lá, há muitos anos. Acostumado a conhecer cidades pequenas e históricas como Paraty e Tiradentes, qual não foi minha surpresa ao descobrir que, no interior de Goiás, encontraria uma cidade desse tipo.

IMG_5108

Linda e preservada Cidade Histórica de Goiás, Pirenópolis (Pirí para os íntimos), é uma das primeiras cidades do estado Goiano e foi fundada por Bandeirantes, por volta de 1730. Durante o Ciclo do Ouro foi um importante centro urbano nos séculos XVIII e XIX com mineração de ouro, comércio e uma forte agricultura exportadora de algodão. Ainda com o nome de “Meia Ponte” tornou-se uma importante fonte da música goiana, tendo sido também o berço da imprensa em Goiás, pois ali nasceu o primeiro jornal do Centro Oeste, o Matutina Meiapontense.

IMG_5142

O nome Pirenópolis veio em 1890 em referência à serra dos Pireneus, que a circunda. Pirenópolis significa “A Cidade dos Pireneus” e a serra dos Pireneus recebeu esse nome de imigrantes espanhóis, da Catalunha, que ali viveram e viam semelhanças com a Serra dos Pirineus, localizada entre Espanha e França.

IMG_5097
Muitas lojinhas de souvenirs

Isolada durante muitos anos voltou a ser frequentada na década de 1970, após a construção da nova capital Brasília. Hoje é famosa pelo turismo, suas inúmeras cachoeiras e pela produção de quartzito, a Pedra de Pirenópolis.

Tombada como conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, em 1989, a cidade conta com muitos casarões e igrejas do século XVIII.

Em Pirí, para os íntimos… acontecem duas festas famosas, a Festa do Divino Espiríto Santo de Pirenópolis; e As Cavalhadas de Pirenópolis, que acontece 50 dias após a Páscoa e tem doze dias de duração.

VIAJA DAQUI ou O que fazer em Pirenópolis:

Além do Centro Histórico e do empadão goiano, 🙂 , a cidade conta com diversas cachoeiras nas fazendas próximas! Diversas mesmo! Pode passar uma semana por lá, ficando em uma cachoeira diferente por dia, olha o link das Cachoeiras lá embaixo do post.

Dá para visitar Piri num bate-volta de Brasília ou Goiânia ou como pit-stop entre as duas capitais, mas, o ideal é poder ficar um pouco por ali, pois a Cidade merece.

Na ocasião que gerou este post, fui à Piri como pit-stop, pois, saí cedo de Brasília (aqui), passei o dia no Centro Histórico e em duas Cachoeiras, chegando em Goiânia (aqui) à noite, onde fiquei por quatro noites com direito a um bate-volta à Caldas Novas (aqui).

IMG_5082

IMG_5084
Empadão Goiano
IMG_5088
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário

 

Chegando por volta das 10h deixe o carro próximo à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário. Já cheguei com fome e fui direto no famoso Empadão Goiano, no Sabor Caseiro na pracinha da Igreja mesmo, estava Sen-sa-cio-nal, pode pedir e ser Feliz!!!

IMG_5095
Centro de Informações Turísticas

Siga para a Igreja Nosso Senhor do Bonfim. No caminho passará por um “grande” Centro de Informações Turísticas. Pare ali, pegue um mapa, pergunte sobre a cidade e as cachoeiras. O pessoal é bem atencioso e terá boas dicas! É bom, quando chegamos nos lugares e sentimos que as pessoas tratam bem os Turistas, não é mesmo?

IMG_5107
Largo da Ponte de Pedra

IMG_5099IMG_5100

 

IMG_5102
Igreja Nosso Senhor do Bonfim

No caminho para a Igreja você vai passar pelo Largo da Ponte de Pedra. Depois da Igreja Nosso Senhor do Bonfim volte pela mesma ruazinha agradável e sossegada, que te levou até ela, repare nas pedras do chão, nas casas, enfim, olhe em volta e aprecie o caminho. É o melhor da Viagem, concordam?

IMG_5114

IMG_5113
Rua Rui Barbosa

Você volta até o Largo da Ponte de Pedra e entra na Rua Rui Barbosa, repleta de lojinhas. Na minha opinião, essa rua deveria ser somente de pedestres.

IMG_5118
Praça do Coreto

Passe pela Praça do Coreto!

IMG_5126
Museu do Divino na Antiga Cadeia Pública

IMG_5141IMG_5130IMG_5128IMG_5131IMG_5137IMG_5135

IMG_5140
Museu do Divino na Antiga Cadeia Pública

Siga andando para visitar o Museu do Divino, que funciona na Antiga Cadeia Pública, na Rua Pirineus. O Museu tem peças interessantes e ainda é apresentado um vídeo, mostrando cenas e explicando sobre esta grande festa de Pirenópolis.

IMG_5122

IMG_5123
Ponte de Madeira e Rio das Almas

Em frente ao Museu está a Ponte de Madeira sobre o Rio das Almas.

IMG_5154
Antigo Convento

IMG_5153

Atravesse ela e veja o Antigo Convento e a simpática Igreja que não descobri o nome.

IMG_5158IMG_5157

Se já estiver com fome de novo, volte na ponte e procure o B&B – Bom e Barato – Restaurante Serra.

IMG_5144

IMG_5147
Serra dos Pireneus ao fundo

Depois do almoço voltei para o carro, que estava na Igreja Matriz, por uma outra ruazinha agradável. Ficava numa subida, mas não lembro o nome, sei que era o caminho mais curto para a Matriz.

IMG_5148
Cine Pireneus
IMG_5150
Museu das Cavalhadas

Peguei o carro e como tinha uma forte chuva que ia e voltava, resolvi dar uma volta de carro mesmo, passando pelo Cine Pireneus e o Museu das Cavalhadas, que estava fechado.

IMG_5175IMG_5191

Então toquei para as Cachoeiras de Santa Maria e do Lázaro, na Reserva Vargem Grande, mas essa História mereceu post próprio aqui. Visitar uma das muitas cachoeiras de Pirenópolis é obrigação.

Garanto a Você Leitor e Leitora do VIAJA DAQUI que Pirenópolis, Piri para os íntimos… é uma cidade deliciosa! Pode colocar no roteiro se tiver alguns dias livre nessa região, entre Brasília e Goiânia. Melhor! Programe uns dias por lá.

Veja outros posts do VIAJA DAQUI que têm tudo a ver com Pirenópolis nos links abaixo:

CACHOEIRAS DE PIRENÓPOLIS

GOIÂNIA

CALDAS NOVAS

BRASÍLIA

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

12 comentários em “A Surpreendente e Histórica Pirenópolis – GO ou Piri para os íntimos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s