A Envolvente Amsterdam.

Neste post falo como visitar Amsterdam em um dia. Bom, foi praticamente uma tarde e início de Noite! 🙂

Estive em Amsterdam durante alguns dias, em 2001, mas nem sonhava com o Blog VIAJA DAQUI, então fiquei sem estes registros, pois não fui com olhos de blogueiro, de organizador de Viagens em Grupo. Na ocasião estive no Rijksmuseum (meu Museu predileto de Amsterdam), no Museu de Van Gogh (proibido fotografar) e fiz Passeio de Barco, que achei “legalzinho”. Abaixo estão algumas fotos tiradas em 2001 destes lugares.

Rijksmuseum e Museu do Van Gogh

VIAJA DAQUI ou O que fazer em Amsterdam em poucas horas:

Estava vindo de Madrid e por volta das 12h30 estava na Centraal Station de onde começei o Roteiro que havia estudado.

Preparei o Roteiro deste dia ajudado por um dos excelentes posts do Ducs Amsterdam.

A cidade estava entupida de gente, o que acabou atrapalhando um pouco, visto que estava acordado desde às 4h da madruga. Mas, não foi nada que estragasse o dia excelente que tive.

Se tiver apenas algumas horas na cidade, aconselho fortemente que comece pela Centraal Station, mesmo que vá de táxi. A Centraal Station é a famosa, linda e movimentada estação ferroviária de Amsterdam.

IMG_3190IMG_5782

IMG_3319
Centraal Station

Siga então para o Jordaan. Para se localizar de que lado fica o Jordaan, se coloque com a Centraal Station nas suas costas e vá para a direita, até chegar na rua Singel. Naquela região ou melhor naquele bairro, você encontrará aquele montão de canais e casas tortas que estamos acostumados (as) a ver em fotos e reportagens sobre essa cidade incrível.

Logo na entrada, ainda seguindo o roteiro do Duclos, do Ducs Amsterdam – vou repetir sobre o Ducs quantas vezes forem necessárias – encontrará uma de suas dicas, a do Harrings, um trailler que vende arenque defumado! Pedi um para provar e logo pedi outro! Tá certo que a fome é o melhor tempero e estava cheio de fome…..sei que foi muuuuito bom! 😀

O Jordaan do roteiro do Ducs Amsterdam foi a região que mais curti passear nessa ida à capital dos Países Baixos. Repetindo, estive em Amsterdam por vários dias há alguns anos atrás, mas essa é uma outra história, quando não planejava criar um blog, logo, fui com outros olhos.

IMG_3218IMG_3198IMG_3212IMG_3232IMG_3244IMG_3262IMG_3263

IMG_3298
Jordaan

 

Seguindo o roteiro do Daniel Duclos, do Ducs Amsterdam, você vai caminhar beirando os canais, ver muitas festinhas particulares nos barcos repletos de pessoas, ser quase atropelado por bicicletas umas trinta e cinco vezes, haha, passar em frente a Casa de Anne Frank fazer compras em feirinhas típicas, enfim, terá momentos sensacionais! Essa parte da cidade foi o melhor do dia!

IMG_3247
Casa de Anne Frank

Quem leu outros posts que escrevi sabe que adoro um Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO e esse cinturão de canais de Amsterdam também faz parte deste Título bem exclusivo. Gol de Amsterdam! 😀

Nesses caminhos nada tortuosos encontrei um lugar que não está no roteiro do Ducs e que foi Es-pe-ta-cu-lar. Uma loja com o Museu do Stroopwafle, Nos voos da KLM, servem um biscoito típico da Holanda, o Stroopwafle, que achei delicioso. Andando pelo Jordaan, me deparei com uma loja e um Museu dessa iguaria Holandesa e, claro, parei para me deliciar! Fica na Raadhuisstraat 7. Fácil, né? Essa parada mereceu um post próprio. Veja aqui.

IMG_3248
Stroopwafle

Segui o roteiro até chegar no Dam. Quer ver o roteiro completo do Ducs? Então clica aqui.

Depois de umas duas horas nessa função, sem pressa ou correria, cheguei no Dam e abandonei o roteiro do Ducs porque cansei de ficar olhando o mapa e queria andar um pouco sem rumo. 🙂

Valeu, Daniel Duclos! Valeu Demais, Ducs Amsterdam! 😀

Estava na Praça Principal da Cidade de Amsterdam, a Dam (mark?) !!! Que o Ducs avisa que não é a melhor primeira impressão que se deve ter da cidade, e não é mesmo. Entupida, mas, muito entupida de gente! Pensem no bloco do Cordão do Bola Preta, do Rio, ou o Galo da Madrugada, de Recife! É igual! Brincadeira, não chega a tanto. 😀

Nem cheguei a entrar nela pra valer, tirei umas fotos e atravessei ao seu redor. Passei em frente ao Museu Madame Tussauds e a fila espantou qualquer desejo de entrar.

IMG_5735
Com Amigos e Amigas no Dam. Até que estava vazia nesse dia. Foto de 2001

IMG_3271

Após a praça andei mais um pouco e logo cheguei no Bairro da Luz Vermelha. Pelo que lembrava ficava mais longe, porém, do nada apareceu na minha frente!

Dependendo do seu tempo siga em frente, porque dá para ver mais coisas, mas eu tinha uma função: Comprar um moleton para minha sobrinha/afilhada de 13 Anos, com aqueles brasões típicos da Europa, é um senhor presente, viu Pessoal?

IMG_3284
Bairro da Luz Vermelha

Sou vidrado nos moletons da Europa com seus brasões e andei no sentido da Centraal Station, onde tinha comprado um pra mim, em 2001, mas chegando na mesma loja que fui há anos, não tinha do tamanho dela no tema que eu queria! Putz….! Quando saí do Brasil ela pediu que trouxesse um da GAP… eu a convenci de ter um diferente e original, do meu gosto… problema, né?… Putz 2…! Ela, pré-aborrecente, ficou meio desconfiada, mas topou. Não podia decepcioná-la, então queria achar um que eu achasse muito “fera”! Foi difícil mas encontrei! Hoje, mais de um ano depois ela me diz que o Moleton vai sozinho pra escola e pra tudo que é canto. Sei que sempre que pode, seu irmão mais novo pega ele emprestado, ou seja, ainda vai ficar pra ele! Gol do Vladi. Atualização em 28/3/2019: Mais do que isso! Desde o Ano desta visita que gerou o post, 2015, todo Ano tenho que trazer um desses para cada! Trago na maior Alegria!

Sei que fiquei mais de uma hora nessa função e ainda tinha um outro compromisso “Gastronômico” em Amsterdam, que era comer um outro petisco típico da Holanda (ou Países Baixos, como ensina o Ducs). O Croquete famoso, delicioso e espetacular Frikandelle !!! 🙂

IMG_3313
Frikandelle

O Frikandelle nada mais é do que um croquete de carne que é vendido em tudo que é canto da Holanda e também mereceu um post próprio, veja aqui.

Amsterdam mereceu três posts próprios falando das comidas da baixa gastronomia típicas do país. Conclusão: Amsterdam dá fome…

Depois do périplo fui para a Centraal Station, onde peguei um trem para Leiden, onde amigos muuuuito queridos me esperavam para assistir a final da Champions League de 2015 entre Barcelona e Juventus, com Vitória do Barça por 3 x 1, gols de Rakitic, Suarez e Neymar pelo Barcelona.

Veja outros posts do VIAJA DAQUI que têm tudo a ver com Amsterdam nos links abaixo:

STROOPLEWAFLE, O TÍPICO BISCOITO HOLANDES

HARINGS, O ARENQUE DEFUMADO DE AMSTERDAM

FRIKANDEL, O CROQUETE TÍPICO DA HOLANDA

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

6 comentários em “A Envolvente Amsterdam.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s