Vilnius, Capital da Lituânia

Vilnius é a capital da República da Lituânia que, juntamente à Letônia e Estônia, formam os Países Bálticos. Durante a Segunda Grande Guerra Mundial, através de um acordo entre alemães e soviéticos, este país foi anexado à antiga União Soviética e apenas em 1990, com a queda da União Soviética, a Lituânia e os países vizinhos, que faziam parte do bloco socialista, ganharam sua independência.

Vilnius 2019 (5)

Vilnius 2019 (11)

Seu Centro Histórico, o maior em estilo barroco da Europa, é datado do séc. XVI e é Patrimônio Mundial da Humanidade UNESCO.

O primeiro registro de Vilnius data de 1323, nas cartas do Grão-Duque Gediminas (Grão-Duque é a designação usada na Europa Central e Oriental para tratar Soberanos de Estados Independentes de Pequeno Porte). Por sua posição foi diversas vezes tomada por Russos, Poloneses, Alemães e até Napoleão. A mais recente independência da Lituânia veio em 1990, após mais de 40 anos de domínio Soviético, o que faz com que vejamos muitas influências Russas em toda a região.

Nosso Hotel disponibilizava Patinete Elétrico gratuitamente. Pensem numa Farra!

VIAJA DAQUI ou O que fazer em Vilnius:

CATEDRAL DE VILNIUS

Comece pela Praça da Catedral, onde está a Catedral de Vilnius que recebeu o título de Basílica dado pelo Papa Pio XI, sua Torre do Sino oferece uma vista panorâmica da cidade (estava fechada quando fui) e que, curiosamente, é separada da catedral, mais o Palácio dos Duques da Lituânia, complexo formado por um conjunto de estruturas históricas localizadas ao lado da confluência dos rios Neris e Vilnia onde, atualmente, fica a presidência do país.

Vilnius 2019 (2)Vilnius 2019 (31)

Vilnius 2019 (30)
Catedral de Vilnius

TORRE DO CASTELO DE GEDIMINAS

Do Castelo que existiu um dia, hoje só resta a Torre do Castelo de Gediminas que fica em um morro atrás do Palácio. Ela é um ícone da cidade e de sua plataforma, que fica no topo da torre, tem-se uma ótima vista da cidade. No interior da Torre existe um pequeno museu.

Vilnius 2019 (6)Vilnius 2019 (3)Vilnius 2019 (15)Vilnius 2019 (35)

Vilnius 2019 (4)
Torre do Castelo de Gediminas

IGREJA DE SANTA ANNA

No caminho da próxima atração está a bela Igreja de Santa Anna. Construída no final do séc. XV é uma obra-prima do período gótico.

Vilnius 2019 (22)

Vilnius 2019 (29)
Igreja de Santa Anna

UZUPIO

A República Independente do Uzupio é um bairro que declarou-se república independente em 1998 e tem presidente, além de bandeira e até unidade monetária. Quem quiser pode inclusive ganhar um carimbo no passaporte. Para o governo da Lituânia ou mesmo a prefeitura de Vilnius, isso não fez a menor diferença. Todos os anos a data de sua independência, 1º de abril (que coincidência…hehe…), é comemorada pelo líder desta nação uzupiana. A constituição de Uzupio tem 41 leis, entre elas: “todo mundo tem o direito de ser feliz”, mas… “todo mundo também tem o direito de ser infeliz”, “todo mundo tem o direito de morrer, mas isto não é uma obrigação”, “todo mundo também tem o direito de ser amado. Mas todo mundo também tem o direito de não ser amado”, “um cachorro tem o direito de ser um cachorro”, “o homem tem direito a ter direitos” … e por aí vai…

Vilnius 2019 (32)Vilnius 2019 (28)Vilnius 2019 (27)Vilnius 2019 (25)Vilnius 2019 (34)Vilnius 2019 (10)Vilnius 2019 (23)

Vilnius 2019 (8)
República do Uzupio

CASTELO DE TRAKAI

A cidade de Vilnius em si tem poucas atrações que sejam realmente legais, mas pertinho da capital da Lituânia tem um local imperível que rende altas fotos! Estou falando do Castelo de Trakai, situado na capital medieval do país, este castelo datado do séc. XV e feito de tijolos vermelhos com passadiços em madeira, ponte elevadiça sobre um fosso, torres de telhados cônicos, pátios e salas escuras e misteriosas, é realmente mágico. Fica numa ilha no Lago Galvé e servia de proteção para Vilnius. O Castelo é mais bacana por fora, assim é mais bacana fazer um Passeio descompromissado. Tem post próprio aqui (ainda vai ao ar).

Vilnius 2019 (17)Vilnius 2019 (1)

Outras Atrações:

  • Rua da Literatura: Rua com várias peças de Arte e fotos de Artistas penduradas na parede. Um Templo para os Artistas Lituanos e um pequeno Museu a céu aberto. Cheguei a dar uma procurada, mas não achei.
  • Morro das Três Cruzes: Três Cruzes brancas do séc. XVII, erguidas em homenagem a três monges mártires, têm-se uma linda vista da cidade. Fica em um Morro no meio da Cidade. Tem uma subida puxada.
  • Portão do Amanhecer, no Google “Portão da Madrugada”: Este Portão é com certeza um dos lugares mais importantes do país pois fazia parte da muralha que protegia a cidade de Vilnius dos invasores. Eram diversos portões, mas hoje restou apenas este.
  • Colina das Cruzes: Encontra-se entre Vilnius e Riga. Situada nos arredores da cidade de Siauliai (Lituânia) e é um centro de peregrinação católica. Não se sabe exatamente a origem deste local, mas parece ser fruto de uma manifestação de luto dos familiares de lituanos que foram enviados para a Sibéria pelos russos, quando da tentativa de libertação da Lituânia do domínio russo. Dizem que a primeira cruz foi colocada pelo filho do dono do terreno, que foi enviado para a Sibéria, mas ao longo dos séculos, não apenas cruzes, mas também grandes crucifixos, esculturas sacras, estátuas da Virgem Maria e milhares de rosários vem sendo trazidos por fiéis católicos. O número exato é desconhecido, mas estima-se que supere os 100 mil.
  • Durante a década de 60, a KGB decretou o fim dessa prática e os soviéticos queimaram todas as cruzes de madeira e destruíram as de metal e de pedra, mas durante a noite, os cristãos as repunham. E isto aconteceu diversas vezes, sendo que os católicos nunca deixaram de demonstrar sua fé. O governo chegou a bloquear o acesso à colina e, mesmo assim, os lituanos voltavam a erguê-las.

Onde Comer:

  • Forto Dvras: Restaurante estilo Bunker. Acabei não indo, mas compartilho a dica que encontrei. Costuma ter fila. Site: https://etnodvaras.lt/

Veja outros posts do VIAJA DAQUI que têm tudo a ver com Vilnius e os Países Bálticos nos links abaixo:

CASTELO DE TRAKAI

RIGA: CAPITAL DA LETÔNIA

TALLINN – ESTÔNIA

JÜRMALA – Cidade Praiana da Letônia

PALÁCIO RUNDALE – LETÔNIA

HELSINQUE

SÃO PETERSBURGO

MOSCOU

CRACÓVIA

VARSÓVIA

MOSTEIRO JASNA GÓRA – POLÔNIA

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.