Consuegra e os Moinhos de Dom Quixote

“Não fujam, criaturas vis e covardes, que um cavaleiro sozinho é quem os ataca”. Os acontecimentos que se sucedem a essa frase, quando Dom Quixote fala com os Moinhos, gera um dos mais estranhos acontecimentos que acometeram Dom Quixote em suas andanças.

Mais abaixo, eu falo sobre os Moinhos e Dom Quixote, em espanhol Don Quijote, pronuncia-se Don Kirrote. Antes, vamos falar do lugar!

Na estrada, entre Toledo e Granada, a localidade de Consuegra é uma parada perfeita se estiver de carro!

Esbarrei em Consuegra, durante as pesquisas, antes da Viagem e logo coloquei esse pit-stop como parte das prioridades de nosso caminho entre Toledo e Granada! Faça o mesmo! Criei poucas expectativas no pessoal, porque eu mesmo não sabia bem o que iria encontrar. Resultado: Foi perfeito, todos adoraram e Gol do Vladi!!! 🙂

IMG_8022
Moinhos que inspiraram Miguel de Cervantes a criar o personagem de Dom Quixote

Apesar de existirem outras localidades próximas com Moinhos ainda mais importantes e famosos, em Consuegra encontrará tudo que deseja sobre os Moinhos que inspiraram Cervantes quando escreveu Dom Quixote. Se tiver tempo, tire o dia para conferir os outros Moinhos da região, deve ser muito interessante!!!

IMG_8004

O Castelo e os Moinhos de Vento ficam no alto do Cerro Calderico, de onde se tem uma belíssima vista de 360º. Essa parada valeu demais!

Um dos Moinhos é aberto a visitação e funciona como um pequeno museu, permitindo que se suba e veja como os Moinhos funcionavam e o que se moía, este Moinho Museu também conta com uma loja de souvenirs e bebidas geladas. Perto do Castelo, você encontra dependências com banheiro, você vai passar em frente!

IMG_8007
Eu conto quatro Moinhos e um Castelo, confere? Mas, no total são doze Moinhos!

Vimos excursões por lá, mas, não sabemos de onde vinham! Provavelmente de Madrid ou Toledo.

IMG_8008
Ônibus da excursão e Tia e Jô passeando.

Vamos ao episódio em que Miguel de Cervantes fala de seu personagem Dom Quixote e os Moinhos de Vento! Trata-se de um dos mais emblemáticos e ridículos episódios pelo qual passou o complicado herói Dom Quixote. Nele, Dom Quixote encontra cerca de quarenta Moinhos de Vento e os vê como gigantes que querem derrotá-lo, no que tem uma de suas falas mais absurdas, agindo como se os Moinhos fossem sair do lugar e aos gritos solta a letra “Não fujam, criaturas vis e covardes, que um cavaleiro sozinho é quem os ataca”.

Ao avançar sobre os Moinhos, Dom Quixote é atingido por uma de suas pás e cai. Esta é uma das cenas de Dom Quixote mais reproduzidas no mundo. Como só posto fotos próprias, segurei a vontade de postar uma das muitas gravuras e caricaturas que estão no Google Imagens, mas vale a pena ir até lá e procurar por “Don Quijote Molinos” que verá muitas.

A luta de Dom Quixote contra os Moinhos ajudou a criar o mito quixotesco, com objetos que se transformam em monstros e depois, novamente em objetos. Em quantos filmes de fantasia vemos isso, não é mesmo? 😉

Jô e Tia Marília de olho nas pás dos Moinhos! 😀

Depois que está bastante ferido, no chão, Sancho Panza, seu fiel escudeiro, lhe pergunta como não viu que estava atacando Moinhos de Vento ao que Dom Quixote manda o amigo se calar, e lhe explica que a ignorância de Sancho não permitia que ele compreendesse que as coisas da guerra estão sujeitas a mudança contínua. Continuando, ele explica para o seu “ignorante” escudeiro, que o sábio Frestão transformou de repente os gigantes em moinhos de vento, com o intuito de lhe roubar a glória da vitória.

IMG_8012IMG_8006

IMG_8020
Tudo foi Mágico nessa parada!

O livro de Miguel de Cervantes foi publicado pela primeira vez em 1605, com o título original de “El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de la Mancha”, sendo uma das principais obras da literatura universal e a segunda obra mais publicada e traduzida na História, ficando atrás apenas da Bíblia.

Consuegra está à 63km de Toledo e 304km de Granada. Considere um pit-stop obrigatório se estiver de carro, entre Madrid/Toledo-Granada ou vice-versa. Acharam legal? Deixe alguma opinião, comentário ou acrescente informação!

Anúncios

6 comentários sobre “Consuegra e os Moinhos de Dom Quixote

  1. Oi, Elisangela!

    Fiz de carro alugado.
    Saimos de Toledo e, no caminho para Granada, fizemos um pit-stop de uns 40 minutos em Consuegra.

    Tenta descobrir, em Toledo, Madrid ou Granada.

    Pena que não posso ajudar.

    Eu tenho levado alguns grupos para a Europa. Os de 2017 já estão lotados, mas pretendo fazer a Espanha (com Consuegra), em 2018.
    Se tiver interesse manda um email para
    viajadaqui@gmail.com

    Otimo Dia e Obrigado,
    Vladimir.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s