“Não fujam, criaturas vis e covardes, que um cavaleiro sozinho é quem os ataca”. Os acontecimentos que se sucedem a essa frase, quando Dom Quixote fala com os Moinhos, gera um dos mais estranhos acontecimentos que acometeram Dom Quixote em suas andanças.
Mais abaixo, eu falo sobre os Moinhos e Dom Quixote, em espanhol Don Quijote, pronuncia-se Don Kirrote. Antes, vamos falar do lugar!
Na estrada, entre Toledo e Granada, a localidade de Consuegra é uma parada perfeita se estiver de carro!
Esbarrei em Consuegra, durante as pesquisas, antes da Viagem e logo coloquei esse pit-stop como parte das prioridades de nosso caminho entre Toledo e Granada! Faça o mesmo! Criei poucas expectativas no pessoal, porque eu mesmo não sabia bem o que iria encontrar. Resultado: Foi perfeito, todos adoraram e Gol do Vladi!!! 🙂

Apesar de existirem outras localidades próximas com Moinhos ainda mais importantes e famosos, em Consuegra encontrará tudo que deseja sobre os Moinhos que inspiraram Cervantes quando escreveu Dom Quixote. Se tiver tempo, tire o dia para conferir os outros Moinhos da região, deve ser muito interessante!!!
O Castelo e os Moinhos de Vento ficam no alto do Cerro Calderico, de onde se tem uma belíssima vista de 360º. Essa parada valeu demais!
Um dos Moinhos é aberto a visitação e funciona como um pequeno museu, permitindo que se suba e veja como os Moinhos funcionavam e o que se moía, este Moinho Museu também conta com uma loja de souvenirs e bebidas geladas. Perto do Castelo, você encontra dependências com banheiro, você vai passar em frente!

Vimos excursões por lá, mas, não sabemos de onde vinham! Provavelmente de Madrid ou Toledo.

Vamos ao episódio em que Miguel de Cervantes fala de seu personagem Dom Quixote e os Moinhos de Vento! Trata-se de um dos mais emblemáticos e ridículos episódios pelo qual passou o complicado herói Dom Quixote. Nele, Dom Quixote encontra cerca de quarenta Moinhos de Vento e os vê como gigantes que querem derrotá-lo, no que tem uma de suas falas mais absurdas, agindo como se os Moinhos fossem sair do lugar e aos gritos solta a letra “Não fujam, criaturas vis e covardes, que um cavaleiro sozinho é quem os ataca”.
Ao avançar sobre os Moinhos, Dom Quixote é atingido por uma de suas pás e cai. Esta é uma das cenas de Dom Quixote mais reproduzidas no mundo. Como só posto fotos próprias, segurei a vontade de postar uma das muitas gravuras e caricaturas que estão no Google Imagens, mas vale a pena ir até lá e procurar por “Don Quijote Molinos” que verá muitas.
A luta de Dom Quixote contra os Moinhos ajudou a criar o mito quixotesco, com objetos que se transformam em monstros e depois, novamente em objetos. Em quantos filmes de fantasia vemos isso, não é mesmo? 😉
Jô e Tia Marília de olho nas pás dos Moinhos! 😀
Depois que está bastante ferido, no chão, Sancho Panza, seu fiel escudeiro, lhe pergunta como não viu que estava atacando Moinhos de Vento ao que Dom Quixote manda o amigo se calar, e lhe explica que a ignorância de Sancho não permitia que ele compreendesse que as coisas da guerra estão sujeitas a mudança contínua. Continuando, ele explica para o seu “ignorante” escudeiro, que o sábio Frestão transformou de repente os gigantes em moinhos de vento, com o intuito de lhe roubar a glória da vitória.

O livro de Miguel de Cervantes foi publicado pela primeira vez em 1605, com o título original de “El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de la Mancha”, sendo uma das principais obras da literatura universal e a segunda obra mais publicada e traduzida na História, ficando atrás apenas da Bíblia.
Consuegra está à 63km de Toledo e 304km de Granada. Considere um pit-stop obrigatório se estiver de carro, entre Madrid/Toledo-Granada ou vice-versa. Acharam legal? Deixe alguma opinião, comentário ou acrescente informação!
Belo trabalho, parabéns!
Obrigado!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá, recomenda alguma excursão específica. Precisava de indicação de empresas que realizam esse serviço… Obrigada!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi, Elisangela!
Fiz de carro alugado.
Saimos de Toledo e, no caminho para Granada, fizemos um pit-stop de uns 40 minutos em Consuegra.
Tenta descobrir, em Toledo, Madrid ou Granada.
Pena que não posso ajudar.
Eu tenho levado alguns grupos para a Europa. Os de 2017 já estão lotados, mas pretendo fazer a Espanha (com Consuegra), em 2018.
Se tiver interesse manda um email para
viajadaqui@gmail.com
Otimo Dia e Obrigado,
Vladimir.
CurtirCurtir
Uma das cidades que eu gostaria de conhecer na Espanha é Granada. Muito bem falada pelos próprios espanhóis! Bom saber que no caminho de lá tem muito pra se ver e conhecer…
Parabéns mais uma vez pela bela descrição
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado de coração pelo comentário e elogio!
CurtirCurtir
Gostei da sua descrição. Vamos passar por lá na próxima semana e dormir uma noite. Fiquei ainda animada para conhecer esta atração.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Vai gostar, Beatriz!
Aproveita!
CurtirCurtir