Cinque Terre com base em La Spezia

O nome Cinque Terre vem dos Cinco Lugarejos na costa da Riviera Lígure, no Mar da Ligúria. De norte à sul as Cinque Terre são compostas pelos vilarejos de Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore, compondo mais um Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO da Itália.

Italia - Cinque Terre - Vernazza 2019 (9)Italia - Cinque Terre - Vernazza 2019 (4)Italia - Cinque Terre - Vernazza 2019 (13)

VIAJA DAQUI ou O que fazer na Cinque Terre:

Depois de algumas idas nas Cinque Terre (“Cinco Terras”) considero que fazer todas no mesmo dia é bem possível, principalmente, se trocar o almoço por um lanche. Mesmo apenas com o lanche não dá para ficar se demorando em cada Terre. Repito: “Considere não sentar para almoçar neste dia e não enrole”. Outra sugestão é abrir mão de uma das Cidadelas, sendo que as que considero imperdíveis são: “Monterosso e Venazza”. No mais, se tiver dois dias para fazer as Cinque Terre terá toda a tranquilidade e tempo do Mundo para conhecer todas muito bem.

DICAS IMPORTANTES:

  • Corniglia é a única Vila que fica no alto. Para chegar lá Você pode ir a pé (puxado) ou de ônibus. Se Você saltar do trem em Corniglia com desejo de subir no Vilarejo e ver que a fila do ônibus está muito grande, pense em reconsiderar, pois essa fila de ônibus para subir e, certamente, depois para voltar, pode se tornar uma dor de cabeça e perda de tempo.
  • Os Vilarejos que mais gosto e considero IMPERDÍVEIS são Monterosso al Mare e Vernazza. Sendo que Vernazza é a minha Queridinha. Faça suas escolhas, mas coloque essas como obrigatórias.
  • Para se conhecer as Cinque Terre andará de Trem, Ônibus (Corniglia) e Barco (opcional e se o Mar estiver calmo).
  • O Passeio de Barco pode ser comprado à parte e na hora em Monterosso al Mare e vale muito a pena, porque Você pode se deslocar de uma cidade para outra nele. Numa das vezes em que fui, o mar estava agitado e os Barcos desautorizados de navegar. Neste caso, tivemos que usar o trem o dia inteiro. Muitas fotos famosas das Cinque Terre se dão dos Passeios de Barco.
  • IMPORTANTE: Sobre os TRENS. Na Estação de Trem de La Spezia compre os Passes “5 Terre Card” (5 euros) e “5 Terre Card Train” (10 euros). É bem simples comprar, bastando chegar no caixa da Estação de Trem. Vira e mexe mudam esses Tickets, o importante é pegar o(s) Ticket(s) que valem o dia todo e que: 1) Possam entrar e sair a vontade dos Trens; e 2) Permita o uso do ônibus para Corniglia (lembro que Corniglia só vale a pena se a fila do ônibus não estiver imensa. O principal de Corniglia é seu Mirante).
  • IMPORTANTE: Usando La Spezia como Base, gosto de começar o Oba-Oba saltando na Estação de Trem do Vilarejo mais distante, Monterosso al Mare, após as paradas nas quatro Terre anteriores e, à partir de Monterosso, ir voltando.
  • Saiba que tudo é pertinho por lá. O Trem de La Spezia até a última Vila (Monterosso) leva cerca de meia hora. Na ida, a vista mais bonita estará do lado esquerdo do trem.
  • As Cinque Terre têm sua Beleza e Charme, mas logo vemos que não são locais de riqueza, muito pelo contrário, são Cidadelas muito simples e bastante peculiares.
  • Não deixe de comer os Frutos do Mar no Cone (fritos) embrulhados num cone de papel. Fico escrevendo e lembrando dessa Maravilha Cinque Terrana! Ô Delícia!
  • Fique tranquilo com os horários de trem. Tem o tempo inteiro e Você ainda pega um mapinha de horários no início do dia, na Estação de La Spezia.
  • Diferentemente da Costa Amalfitana, na Cinque Terre não tem nenhum agito à Noite, logo, tudo encerra cedo.
  • Curiosidade: O Filme/Desenho “Luca”, da Disney/Pixar, se passa na Cinque Terre.
  • Dependendo da Estrada que pegar para entrar e sair da Cinque Terre repare numas “Pedras Brancas” já cortadas para exportação, na beira do caminho. São os famosos Mármores de Carrara.
  • Antes eu ficava duas noites em La Spezia, mas atualmente fico apenas uma. Meus Grupos costumam sair do interior da Toscana, no fantástico Hotel Fazenda onde sempre me hospedo, o Bosco della Spina (aqui), parando em Pisa e Lucca neste dia, chegando em La Spezia no início da Noite. No dia seguinte deixamos a bagagem na recepção pela manhã e voltamos da Cinque Terre perto das 18h, seguindo para Florença no mesmo dia.

PASSEIO DE BARCO

Uma das Paisagens Icônicas da Cinque Terre se dá destes Barcos, quando ficamos de frente para os Vilarejos encrustados na Costa do Mar da Ligúria.

Como já falei acima, o ideal, na minha opinião, é ir de Trem até Monterosso al Mare e de lá ir para as outras cidades de barco. Com o Passe de Dia Inteiro poderá entrar e sair a vontade. Esse Ticket é comprado separadamente do Trem.

Da segunda praia da Cidadela, onde está o Centrinho de Monterosso, busque o Pier para pegar o barco do Consorzio Maritmo 5 Terre , ali poderá comprar o ticket de dia inteiro (25euros). Este barco faz Monterosso – Vernazza – Manarola – Riomaggiore – Portovenere ( que é considerada a sexta Terre e não faz parte deste Roteiro).

Assim que chegar na segunda praia de Monterosso, compre imediatamente o Ticket de Barco de modo a garantir um horário mais para frente. Com o Ticket na mão conseguirá planejar seu tempo em Monterosso. Se deixar para comprar depois de passear pode ter que ficar mais de uma hora sentado esperando o próximo Barco….

O Ticket de dia inteiro funciona no sistema “Hop on Hop off”, onde podemos entrar e sair a vontade. O mesmo sistema do Trem.

Esse Passeio só é possível se o mar estiver pra peixe…. Se não estiver estiver pra peixe eles cancelam o barco, então, restará o trem. Fica em Paz porque, mesmo sem o Barco, terá um Ótimo Dia!

Italia - Cinque Terre - Vernazza 2019 (13)Italia - Cinque Terre - Vernazza 2019 (14)Italia - Cinque Terre - Vernazza 2019 (16)Italia - Cinque Terre - Vernazza 2019 (17)Italia - Cinque Terre - Vernazza 2019 (18)Italia - Cinque Terre - Vernazza 2019 (26)Italia - Cinque Terre - Vernazza 2019 (25)

Italia - Cinque Terre - Vernazza 2019 (19)
Passeio de Barco

LA SPEZIA

Cidade que serve de base para se visitar a Cinque Terre. Cidade Portuária com muitos imigrantes. Dê preferência para se hospedar o mais perto possível da Estação de Trem.

Tem um centrinho que pode valer uma volta caso não esteja sentindo cansaço e tempo sobrando. Entenda que o mais importante é que La Spezia é a Cidade Base Ideal para se visitar a Cinque Terre, na minha opinião.

Italia - Cinque Terre - Corniglia (6)
La Spezia

AS CINQUE TERRE

MONTEROSSO AL MARE

Gosto e indico que comece por Monterosso al Mare. Pegue o Trem em La Spezia e salte em Monterosso, fica a cerca de 30 minutos de Trem. Monterosso fica na ponta norte, sendo o Vilarejo mais distante de La Spezia. O vilarejo tem uma larga faixa de areia com a Praia mais agradável do Passeio.

Também é o maior dos Vilarejos e vale seguir o fluxo para a outra Praia, onde Você pode ir pelo Túnel ou pela Trilha.

Do outro lado, já na segunda praia, tem alguns restaurantes, lojinhas e sorveterias, além de uma subida que rende boas fotos. Dali também sai uma pequena trilha e podem andar cerca de quinze minutos da Trilha do Sentiero Azurro, no sentido Vernazza. Resta a informação que a maioria das Trilhas da Cinque Terre estão fechadas por questões de segurança.

Passeio de Barco: Assim que chegar na segunda praia, onde está o Centrinho de Monterosso, busque o Pier onde se pega o Barco do Consorzio Maritmo 5 Terre, ali pode comprar o ticket de dia inteiro (25euros) e verificar os próximos horários. Este barco faz Monterosso – Vernazza – Manarola – Riomaggiore – Portovenere (que é considerada a sexta Terre e não faz parte do Roteiro mais famoso do local). Se não tiver barco, fará todos os Passeios com o Passe do Trem.

Dica: Numa das vezes em que dormi em La Spezia por mais de uma noite, voltamos a Monterosso à noitinha para jantar, aproveitando o Passe do Trem. Só que os restaurantes fecham muito cedo, lá pelas 20h já não havia movimento algum por lá.

Italia - Cinque Terre - Monterosso 2019 (8)

Italia - Cinque Terre - Monterosso 2019 (9)

Italia - Cinque Terre - Manarola 2019 (14)

Italia - Cinque Terre - Manarola 2019 (17)
Monterosso

VERNAZZA

De barco (de preferência) ou de trem vá para Vernazza. A Cidadela de Vernazza é o “Meu Vilarejo favorito”, bem pequenina e charmosa demais. Se fizer questão absoluta de sentar para Almoçar, escolha Vernazza, mas, lembro que se quiser visitar todos os Cinco Vilarejos pule o almoço, faça no máximo um lanche neste dia.

As fachadas do seu mini-porto são as mais bonitas que encontrará neste dia. Aqui também vale a pena pegar uns 10 minutinhos de trilha (caso esteja aberta) no sentido Monterosso para tirar umas fotos.

Italia - Cinque Terre - Vernazza 2019 (15)Italia - Cinque Terre - Vernazza 2019 (11)Italia - Cinque Terre - Vernazza 2019 (24)Italia - Cinque Terre - Vernazza 2019 (8)Italia - Cinque Terre - Vernazza 2019 (9)Italia - Cinque Terre - Vernazza 2019 (6)Italia - Cinque Terre - Vernazza 2019 (5)

Italia - Cinque Terre - Manarola 2019 (9)Italia - Cinque Terre - Manarola 2019 (10)Italia - Cinque Terre - Manarola 2019 (8)Italia - Cinque Terre - Vernazza 2019 (2)

Italia - Cinque Terre - Vernazza 2019 (4)
Vernazza

CORNIGLIA

Corniglia é considerada a “Terra Média“, visto que é o Vilarejo do meio, com dois Vilarejos de um lado e outros dois para o outro lado. Chegando na Estação de Trem pega-se um ônibus para subir ao vilarejo. Repito que se tiver muita gente no ponto de ônibus reconsidere visitar. Corniglia é o menor Vilarejo da Cinque Terre.

Em Corniglia tem um Mirante com uma bela vista do Mar da Ligúria e de Manarola.

OBS: O Barco não para em Corniglia. Para chegar lá Você precisa pegar o trem e, depois, o ônibus para subir.

Italia - Cinque Terre - Corniglia (3)Italia - Cinque Terre - Corniglia (4)Italia - Cinque Terre - Corniglia (2)Italia - Cinque Terre - Corniglia (7)

Italia - Cinque Terre - Corniglia (5)
Corniglia

MANAROLA

Indo de Barco de Vernazza para Manarola passará por Corniglia que estará lá no alto. Manarola é pequena e íngreme com uma Igreja do ano de 1338, a Igreja de San Lorenzo.

Italia - Cinque Terre - Manarola 2019 (5)Italia - Cinque Terre - Manarola 2019 (4)Italia - Cinque Terre - Corniglia (9)Italia - Cinque Terre - Manarola 2019 (6)

Italia - Cinque Terre - Manarola 2019 (1)
Manarola

RIOMAGGIORE

O Vilarejo de Riomaggiore é o que considero mais dispensável, entre os cinco. Esta é minha opinião, hein!

Lá tem uma famosa trilha, a Via dell’Amore. Mas, hoje em dia, podemos andar somente por um pequeno pedaço dela, visto que está interditada por questões de segurança. A Via dell’Amore foi originalmente construída para auxiliar na ampliação da rede ferroviária, na década de 1920 e não tinha nome algum, sendo apenas uma obra para ajudar os Trabalhadores na construção da ferrovia. Quando a obra terminou, os moradores continuaram a usar a Via e, muitas declarações de Amor depois ela permanece lá, agora conhecida como Via dell’Amore.

BÔNUS: PORTOVENERE

Se conseguiu visitar tudo e ainda estiver com disposição vá à Portovenere, que é considerada a Sexte Terre. Cidade Medieval que cresceu em volta de seu Castelo. Portovenere é um centro produtor de pesto e vale a pena comprar a iguaria se estiver por lá. Nunca estive em Portovenere.

A Cinque Terre se tornou famosa Turisticamente para o grande Público faz pouco tempo. Apesar disso a imensa maioria das Pessoas que conheço nunca ouviu falar.

Resumidamente:

  • O lugar é bem simples e peculiar;
  • A forma que as cidades são visitadas através dos Trens que vão beirando o Mar e atravessando túneis é única e bem diferente de qualquer Passeio que eu já tenha feito;
  • Ainda dá para combinar com um belo Passeio de Barco. E olha que não sou fã de “Passeios de Barco”. Então, quando digo que vale a pena é porque não tem erro;
  • Acho que comer o “Cone com Frutos do Mar fritos” tem absolutamente tudo a ver com a Cinque Terre, uma delícia;
  • Comparativamente à Costa Amalfitana diria que não vale a pena trocar uma pela outra, pois, a Costa Amalfitana é um dos Principais Pontos Turísticos da Itália, além de ter uma Noite agitada e animada, coisa que não existe na Cinque Terre, ou seja, incluir a Cinque Terre está Ok, mas se trocar a Costa Amalfitana pela Cinque Terre vai cometer um erro;
  • Vale lembrar que a Cinque Terre faz parte do Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO;
  • No mais, digo que um dia é suficiente para conhecer bem a Cinque Terre, mas se tiver dois dias aproveite;
  • Para finalizar digo que se estiver planejando um Roteiro pela Itália que tenha dias sobrando na Região da Toscana, pense fortemente em incluir a Cinque Terre, porque será aquele “Passeio Diferente” dos outros, onde Você sai do interior e cidades Históricas para conhecer o modo simples de Vida das Vilas do Mar da Ligúria!
  • Manda Brasa e Aproveitaaaaa…..

Veja outros posts que têm tudo a ver com a Cinque Terre nos links abaixo:

TOSCANA

VAL D’ORCIA

PIENZA

SAN GIMIGNANO

SIENA

MONTERRIGIONI

BOSCO DELLA SPINA: Hotel Fazenda na Toscana

CASTELO DI BANFI: UMA VINÍCOLA NO VAL D’ORCIA

ITÁLIA

CAPRI e ANACAPRI

ROMA

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

7 comentários em “Cinque Terre com base em La Spezia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s