Dresden e os Anjos de Rafael

Localizada as margens do Rio Elba, Dresden é a capital da Saxônia.

Dresden 2017 - 6 (30)

Com mais de 500.000 habitantes, tem origem num povoado Eslavo chamado Drezdane. No século XIII, foi tomada pelos Germanos e foi residência dos Reis da Saxônia durante um longo período.

Durante a Segunda Grande Guerra Mundial, Dresden foi alvo de um bombardeio que gera polêmica até hoje. Esse bombardeio matou mais de 25.000 civis e destruiu a cidade.

Como aconteceu em Nüremberg, os alemães retiraram os entulhos e baseados em fotos antigas reconstruíram a cidade toda como era antes. Incríveis Alemães! Em Nüremberg a população chegou a pensar em desistir da cidade de tanto escombro que havia para retirar, mas aos poucos reconstruíram tudo de novo, sendo outra belíssima cidade alemã. Veja o post exclusivo sobre Nüremberg clicando aqui.

Desde a reunificação alemã Dresden tem sido um importante centro cultural, econômico e político da região.

A cidade tem o apelido de “Florença do Elba”, devido as suas inúmeras construções barrocas à margem do rio Elba.

VIAJA DAQUI ou O que fazer em Dresden:

NEUMARKT

Essa região existe desde 1548, sendo a Praça mais conhecida do centro de Dresden. Muito destruída na Segunda Grande Guerra, sua reconstrução seguiu as formas Barrocas que possuíam antigamente.

Dresden 2017 - 8 (108)

FRAUENKIRCHE

A reconstrução da Frauenkirche, Igreja Protestante em homenagem à todas as Mulheres Santas, deu novos ares para essa região. Em estilo Barroco, foi construída entre 1726 e 1743, sendo completamente destruída no bombardeio de 1945. Suas ruínas foram mantidas durante o Regime Soviético (sim, Dresden fez parte da Alemanha Oriental) e sua reconstrução começou após o fim da União Soviética, sendo finalizada em 2005. Esta Igreja tornou-se um símbolo da “Paz Global” pós-Guerra Fria. Reparem nas Pedras Negras da Igreja, estas são originais e ficaram escuras devido ao incêndio causado pelas bombas dos aliados. Fecha das 12h às 13h.

Dresden 2017 - 8 (109)

Dresden 2017 - 9 (72)
Frauenkirche

BRÜHLSCHE TERRASSE

Apelidado de “A Varanda da Europa”, o Brühlsche Terrasse é um terraço construído sobre o antigo Muro da cidade, que fica sobre a margem do Rio Elba. Perto da Praça Neumarkt e da Frauenkirche, é um ótimo lugar com lindas vistas para caminhar curtindo o clima do Rio Elba e da cidade. No terraço tem muitos edifícios como o Landtag, que é o Parlamento, também, o Kunstakademie, a Academia de Arte, conhecida como “Espremedor de Limão”, por causa de seu Domo.

Dresden 2017 - 8 (21)Dresden 2017 - 8 (29)Dresden 2017 - 8 (27)Dresden 2017 - 8 (22)

Dresden 2017 - 8 (35)
Brühlsche Terrasse

FÜRSTENZUG

Espetacular mural com 101 metros de comprimento. O Fürstenzug é o Maior Mural de Porcelana do Mundo. Ele remete a um desfile com 94 pessoas, sendo 35 Reis e 59 artesãos, cientistas, agricultores, soldados e crianças, da Saxônia. Conta mais de 1.000 anos da História de Dresden. Criado em 1872, por Wilhelm Walther, com a técnica Sgraffito, foi substituído, em 1907, por 24.000 azulejos de porcelana de Meissen, famosa fábrica da região. Por sorte foi pouco afetado nos bombardeios da Segunda Grande Guerra. Fica na parte externa do Residenzschloss.

Dresden 2017 - 8 (45)

Dresden 2017 - 8 (66)
Fürstenzug

THEATERPLATZ

Praça onde se encontram o Palácio Zwinger; a Hofkirche e a Ópera Semper. Esta Casa de Ópera, a Sempoper é a mais famosa da Alemanha. Destruída na Segunda Grande Guerra só ficou pronta novamente 40 Anos após sua destruição, em 1985. No centro da Praça, o Monumento em Homenagem ao Rei Johann, que governou a Saxônia, entre 1854 e 1873.

Dresden 2017 - 8 (71)

Dresden 2017 - 6 (15)
Theaterplatz

RESIDENZSCHLOSS – PALÁCIO REAL

O Palácio Real de Dresden era a residência dos nobres Saxões. O Palácio ficou destruído até as suas fundações no final da Segunda Grande Guerra e todo seu mobiliário foi perdido. Sua reconstrução começou em 1985, para criar um complexo de Museus. O lado exterior possui estilo da Renascença. Nele está a Torre Hausmann que oferece uma bela vista para todo o conjunto e o Centro Histórico, conhecido na Alemanha como “Alt Stadt” ou “Cidade Velha”.

ZWINGER

Grande complexo Barroco de Prédios, Museus e jardins, criado em 1709, foi uma Praça, onde ocorriam Festas. Na entrada está o Kronnentor, o Portão da Coroa, um dos lugares mais fotografados de Dresden. Entre os Museus, o Museu de Porcelana possui uma das coleções mais completas do Mundo. Na Gemaldergalerie está a Obra da Madona Sistina e os Anjos de Rafael, uma das Obras com Anjos mais retratadas no Mundo. Os Museus são pagos, os Jardins gratuitos.

Dresden 2017 - 8 (76)

Dresden 2017 - 6 (33)
Zwinger

GEMÄLDEGALERIE ALTE MEISTER

Sempre indico este Museu em especial porque nele encontra-se a imagem dos Anjos Mais famosos do Mundo no quadro do Italiano Rafael Sanzio, a Madona Sistina.

Este quadro foi encomendado pelo Papa Julio II, em 1512 e, em 1754 foi para Dresden. Após a Segunda Grande Guerra Mundial ela foi para Moscou, onde ficou por mais de 10 anos, antes de voltar para Dresden.

Para saber mais sobre Rafael clica aqui.

Para saber mais sobre a História do quadro Madona Sistina clica aqui.

Dresden 2017 - 6 (48)

Dresden 2017 - 6 (47)
Gemaldegalerie

Outras Atrações em Dresden:

  • Hofkirche: Igreja grande em estilo gótico, fica perto do Zwinger.
  • Albertinum: Famoso Museu tem seu nome em homenagem ao Rei Saxão Albert. Tem uma grande coleção de estátuas, mas também muitas pinturas. Destruído em 1945, foi reconstruído, em 1953.
  • Kreuzkirche: Outra Igreja que também tem uma bela visão de Dresden.
  • Kunsthofpassage: É a parte nova da cidade e a Kunsthofpassage é uma Galeria a céu aberto. Fica do outro lado do Rio Elba e tem restaurantes mais baratos e ótimos.

Dresden é muito agradável e se Você tiver umas quadro horas por lá consegue conhecer tudo isso e ainda visitar o Museu onde estão os “Anjos de Raphael”. Com mais tempo também consegue conhecer a parte mais nova da cidade, perto do Zwinger tem um grande shopping e te aconselharia ir por ali. Se estiver por essa região coloque Dresden no Roteiro, porque vais gostar, mesmo que como um Bate-Volta de Berlim ou Praga.

Veja outros posts que têm tudo a ver com Dresden nos links abaixo:

PRAGA

VIENNA

BUDAPESTE

NÜREMBERG

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

11 comentários em “Dresden e os Anjos de Rafael

  1. Este link cheik-o maravilhoso, de vez que da vez que estive em Berlim só fiquei naquele centro dos úmulos e nada mais vi. Isso é a eficiência dos guias de turismo. Hoje talvez nem possa etornar ali, embora esteja começando meu estudo da olingua alemã. Meu futuro só a Deus pertence e fico-lhes grata pelo que foi exposto. ABS. vinie maria

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oi, Vinie!
    Segue firme nos estudos que Deus está de olho e cuidando de todas as coisas.
    Que pena que em Berlim só ficou na área do Momumento aos Judeus e o Portão de Brandenburgo, porque Berlim tem muito a oferecer, tanto que coloco cinco noites para meus Grupos por lá!
    Obrigado de coração pelo comentário e elogios,
    Vladimir Fernandes Bento.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s