Linz numa pincelada

A passagem por Linz foi bem rápida. Estávamos na estrada vindo de Munique com destino final à Vienna. Também conseguimos fazer uma parada em Landshut, na Alemanha.

img_2621

Definitivamente, é uma cidade que requer tempo e merece um pernoite ou, pelo menos, um dia inteiro, pois tem muitas atraçõesfechadas e algumas mais distantes. Por exemplo, uma cidade como Innsbrück você conhece em cerca de duas horas, mas Linz não dá, ainda mais em quarenta minutos como foi nossa passagem.

Banhada pelo Danúbio, Linz, na Áustria, é a capital do que podemos chamar de Alta Áustria ou Oberösterreich. Fundada pelos Romanos que a chamavam de Lentia, tem rico patrimônio histórico e artístico.

A cidade tem uma boa mistura de obras modernas e antigas.

VIAJA DAQUI ou O que fazer em Linz.

Nós não visitamos nem procuramos os pontos abaixo, apenas demos uma volta pelo Centro Histórico e chegamos até o Rio.

img_2612img_2613img_2614img_2615

img_2616
Atravessando a Fronteira da Alemanha com a Áustria e no Contro Histórico de Linz

Como eu tinha preparado um Roteiro, compartilho com os Amigos e Amigas leitores do VIAJA DAQUI os pontos que deve procurar se tiver mais tempo na cidade de Linz: a Mariendom, a nova Catedral, construída entre 1855 e 1924. A maior da Áustria; a Landshaus, um belo edifício em estilo Renascentista que serve como a atual sede do governo; a Alter Dom, a antiga Catedral Jesuíta em estilo barroco e construída em 1669; a Hauptplatz, nessa fomos, é a Praça Principal de Linz, considerada uma das mais bonitas da Áustria (há controvérsias). No centro está a Dreifaltigkeitssäule ou Coluna da Santíssima Trindade em mármore branco e 20m de altura; a Bischofshof, antiga residência do Bispo; a Altes Rathaus é Antiga Prefeitura. Abriga o Stadtmuseum ou Museu da Cidade; o Linzer Schloss, antiga Fortaleza Medieval, no centro da cidade, fundada em 799, modernizada em 1477. Nele está o Museu da Alta Áustria ou Schlossmuseum Linz, com objetos arqueológicos, armas e pinturas. Li que vale a pena ver a cidade de cima dele; a Martinskirche é Igreja mais antiga da Áustria, datando de 799; o Pöstlingberg, Monte que oferece uma linda vista da cidade e do rio Danúbio. Ligado a cidade por bondinho – Pöstlingbergbahn -, mas que vamos tentar visitar de carro. Lá em cima também está a Pöstlingbergkirche, Igreja situada no alto da cidade, foi construída em 1748; a Linzer Torte, a primeira receita desta torta foi escrita em 1653, sendo assim a receita de torta mais antiga do mundo.

img_2618img_2623img_2624img_2625

Outras coisas para ver e fazer em Linz são, a Stift St. Florian, uma Abadia Agostiniana que remonta 819, reconstruída no estilo barroco em 1688, é bem grande. Sua fama vem de seus órgão antigos. Fica a 15km de Linz; a cidade de Steyr, uma antiga cidade bem preservada da Áustria. Fica a 40km de Linz; o Mauthausen Memorial, um Complexo de campos de concentração construídos por nazistas. Ali era um local de trabalho escravo para os esforços de guerra da Alemanha. Somados, estes campos continham 85.000 prisioneiros no fim da guerra. O número de mortos durante a guerra chegou a cerca de 300.000 mil. Diferente de outros campos, recebia pessoas da alta sociedade e com maior grau de cultura e educação. Foi um dos primeiros campos e também um dos últimos a serem tomados pelos aliados. Fica à 20km de Linz, antes de entrar na cidade, vindo de Viena.

img_2629

Museus: Linz tem muitos museus e com um Musemskarte temos acesso a onze deles. Entre eles estão:

  • Schlossmusem: No castelo renascentista de Linz. Tummelplatz, 10.
  • Lentos Kunstmuseum: Arte Moderna. Ernst-Koref-Promenade, 1.
  • Landesgalerie Linz: Obras dos século XX e XXI. Museumstrasse, 14.
  • Castelo Ebelsberg: Coleção Militar do Museu da Alta Áustria.

Como podem ver, há muito o que ver e fazer em Linz, então programe seu Roteiro direitinho para poder aproveitar o melhor de Linz.

Veja outros posts relacionados a Linz e arredores:

VIENNA

INNSBRÜCK

HALLSTATT

SALZBURG

Gostou? Tem dúvidas, dicas, elogios ou críticas? Por favor, deixa pra gente nos comentários. Obrigado de coração por visitar o blog Viaja Daqui.

3 comentários em “Linz numa pincelada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s