Campo de Concentração de Dachau

O Campo de Concentração de Dachau pode ser facilmente visitado a partir de Munique. Muita gente diz que não vai de jeito nenhum, outros que fazem questão de conhecer. Quando estive por lá com um de meus Grupos comentei que iria visitar Dachau no tempo livre. Muitos dizeram que não iam, mas no dia seguinte, todos e todas resolveram ir conhecer esta marca triste da História da Humanidade. Mesmo com muitos não visitando o prédio onde ficavam as câmaras de gás, todos acharam que a visita foi válida.

Munique 2016-4 (91)

Uma visita dessas não tem selfies com sorrisos, nem fotos do Grupo com braços pro alto e pessoas felizes, o que tem é reflexão e sensação de incapacidade ao perceber que o ser humano foi capaz de fazer tais barbáries sem que ninguém pudesse impedir.

O Campo de Concentração de Dachau, que funcionou de 1933 até o fim da Segunda Grande Guerra Mundial, em 1945, fica fora de Munique, em Dachau. Foi o primeiro Campo de Concentração construído, em 1933, e serviu de modelo para outros.

No início, Dachau recebeu muitos prisioneiros políticos que eram contra o Regime Nazista e funcionava como um campo de trabalho, também era usado para treinar soldados da SS. Logo, o campo passou a receber também Testemunhas de Jeová, Homossexuais e Imigrantes, mas a maioria absoluta eram Judeus.

Munique 2016-4 (123)Munique 2016-4 (83)Munique 2016-4 (77)Munique 2016-4 (103)Munique 2016-4 (97)Munique 2016-4 (113)Munique 2016-4 (109)

Munique 2016-4 (123)

Por esse campo passaram mais de duzentos mil prisioneiros de mais de trinta países e também foi usado para o extermínio de cerca de trinta mil pessoas. Muitos morreram em virtude das péssimas condições com que eram tratados.

Após a Guerra, as forças aliadas obrigaram os cidadãos muniquenses, a ir ao local e ver tudo o que era feito ali, também foram obrigados a carregar e enterrar de forma digna milhares de mortos.

Enfim, como disse no início do post, foi um Passeio que nem todos queriam ir, mas que todos acharam que valeu a pena no fim das contas.

Vale a pena usar o audioguia.

Como Chegar: Pegue a linha S2 do Metrô para a Estação de Dachau, depois o ônibus 726, que costuma ficar esperando a chegada do trem.
Quando: Terça a domingo.
Onde: Dachau.

Veja outros posts que têm tudo a ver com Dachau e Munique nos links abaixo:

MUNIQUE

RESIDENZ e o TEATRO CUIVILLÍES

ENGLISCHER GARTEN

SCHLOSS NYMPHENBURG

Veja também o post do Campo de Concentração de Auschwitz Birkenau:

AUSCHWITZ-BIRKENAU – CAMPO DE CONCENTRAÇÃO, na POLÔNIA

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

3 comentários em “Campo de Concentração de Dachau

Deixe um comentário