Konstanz, no Lago Constança

Texto e Pesquisa: Rodrigo Zanette

Konstanz ou Constança (nome em português) é uma cidade universitária ao Sul da Alemanha, sendo a maior no entorno do Bodensee. Próxima à fronteira com a Suíça, a cidade carrega características culturais do vizinho. Nos dias de sol, é possível até ver os alpes suíços a partir do porto da cidade. A culinária local é uma mistura de influências. Você vai encontrar pratos tipicamente alemães, como salsichas e batatas, alguns ingredientes e receitas vindos da Suíça, como os deliciosos queijos, e vários pratos com peixe, graças à proximidade com o lago.

Konstanz - Constanca - Alemanha 2019 (5)

Konstanz teve grande importância histórica através dos anos, estando localizada no meio de rotas importantes de comércio entre a Itália, França e Leste Europeu, se tornando um importante empório para o comércio de pele, roupas e especiarias do século 11 ao 14.

Ao caminhar pelo centro histórico de Constança, pelas ruas Wessenbergstrasse e Marktstätte na área de Niederburg District, passearemos por prédios antigos de mais de 700 anos e inúmeros cafés com pessoas sentadas ao ar livre. Uma dessas construções antigas é o Conselho da Cidade ou Kaufhaus que foi construído em 1388 e era utilizado como um armazém para comércio com a Itália.

Uma das principais atrações da cidade é a Catedral de Constança ou Konstanzer Münster, que, por ter sido inicialmente construída no século XI e reconstruída ao longo dos séculos, possui um estilo arquitetônico diferente em cada parte de sua estrutura. No topo, a 76 metros de altura, é possível ter uma vista privilegiada da cidade.

O porto de Constança também tem atrativos, como a Impéria, uma estátua localizada bem na entrada do porto. Possui 9 metros de altura e está em um pedestal que gira ao seu redor a cada 4 minutos. A estátua refere-se a um conto de Balzac, “La Belle Impéria”. A história é uma sátira da moral do clero católico, onde Impéria seduz os cardeais e príncipes do Conselho de Konstanz.

Constança também é um bom lugar para fazer compras. No Farmer’s Market, na St. Stephans Platz às terças e sextas-feiras, encontramos uma grande variedade de queijos, massas, carnes e produtos locais fresquinhos. Para comprar roupas, calçados e afins, vale a pena dar uma volta nas ruas da cidade velha. As principais lojas da cidade se concentram lá e no Lago Shopping, o mais importante centro de compras.

Konstanz - Constanca - Alemanha 2019 (10)Konstanz - Constanca - Alemanha 2019 (9)

Konstanz - Constanca - Alemanha 2019 (24)Konstanz - Constanca - Alemanha 2019 (25)Konstanz - Constanca - Alemanha 2019 (6)Konstanz - Constanca - Alemanha 2019 (1)

Mapa do Lago Constança com as marcações em Lindau, Konstanz e Ilha de Mainau.

Onde comer:

  • Konzil: Na entrada do porto de Constança – comida típica alemã;
  • Turm Café and Pub: Local bem cotado pelo Foursquare, inclusive pelo schnitzel, que dizem ser o melhor da cidade! Hussenstraße 66.

Veja os outros posts que têm tudo a ver com Konstanz nos links abaixo:

LINDAU

MAINAU – ILHA DAS FLORES

Locais para combinar com sua Viagem a Konstanz:

MUNIQUE

CASTELO NEUSCHWANSTEIN

FREIBURG

STRASBOURG

ZUGSPITZE

ROTHENBURG OB DER TAUBER

HALLSTATT

BERCHTESGADEN

Gostou? Tem dúvidas, dicas, elogios ou críticas? Por favor, deixa pra gente nos comentários. Obrigado de coração por visitar o blog Viaja Daqui.

13 comentários em “Konstanz, no Lago Constança

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s