Fortaleza, a capital Nordestina da Variedade de Atrações.

Fortaleza é a capital do Ceará e mais uma legítima atração do Nordeste Brasileiro, a minha favorita, com lindas praias, artesanato, ótima comida, muitos passeios para bate-volta, um grande Parque Aquático , Quadrilha Junina o ano inteiro e muito Forró! 🙂

Fortaleza é a capital brasileira mais próxima da Europa,

estando à uma distância de 5.608km de Lisboa.

Habitada, primeiramente, pelos Índios Tapuias, e a partir do ano 1.000 d.c., pelos Índios Tupis, que se espalharam pelo litoral da região, dando origem aos Potyguaras.

IMG_3580
Grupo Fortaleza

Após a chegada dos europeus, Fortaleza começou a ser habitada entre 1597 e 1598. A partir de então, conflitos e parcerias, fizeram com que Fortaleza fosse ora dos Portugueses, ora dos Holandeses, ora dos Indígenas, ora dos Holandeses com Indígenas,…até que, definitivamente com os Portugueses, foi elevada a condição de Vila, em 1726. Após a Independência do Brasil, Dom Pedro transformou a Vila em Cidade de Fortaleza de Nova Bragança.

IMG_3415

Durante o século XIX recebia muitos sertanejos que fugiam da seca e a cidade cresceu, assim como os subúrbios e os problemas sociais, decorrentes dessa migração.

Já no século XX, Fortaleza recebe importante obras de infra-estrutura como o sistema de esgoto e uso de luz e bondes elétricos, em 1913.

IMG_3113

Entre 1943 e 1945, durante a Segunda Grande Guerra Mundial, a cidade recebeu duas bases da Força Aérea dos Estados Unidos. Após  a Guerra, em 1954, Fortaleza recebeu sua primeira Universidade, a Universidade Federal do Ceará.

A famosa, alegre e movimentada Avenida Beira Mar foi construída em 1963.

VIAJA DAQUI ou O que fazer em Fortaleza em 4 dias:

O que acho mais legal de Fortaleza é que a gente tem muitas atrações diferentes, entre si, para se fazer. Temos as imensas barracas da Praia do Futuro, a Avenida Beira Mar, Shows de Humor, muitas excursões bate-volta, Feira de Artesanato, o Mercadão de Fortaleza, ótimos restaurantes, noites de Forró, passeio e jantar no Dragão do Mar, Beach Park e até apresentação de Quadrilha, ufa! É uma grande variedade de atrações e todas ótimas.

Muita gente indica alugar um carro, mas, eu sempre fiquei de Táxi. As distâncias são curtas e fica muito mais barato andar de Táxi do que alugar um carro, além do que você fica à vontade para aproveitar uma(s) cervejinha ou uma Caipvodca!

Vou procurar dividir as atrações, mas, os dias não precisam ser nesta ordem, você define suas prioridades!

DIA 1:

Comece sua Viagem à Fortaleza indo aproveitar o dia na Praia do Futuro. Acorde sem pressa, tome um café da manhã reforçado e vá aproveitar o dia inteiro em uma das Barracas da Praia do Futuro. Leia o post principal aqui.

IMG_3061IMG_3065IMG_3108

IMG_3110
Praia do Futuro

NOITE

Vou colocar aqui no primeiro dia, as atrações da Noite de Fortaleza para você escolher de acordo com seu gosto e tempo:

  • Show de Humor – Fortaleza é a capital dos Shows de Humor, então programe um dia para ver um, mas vá preparado para ouvir piadinhas com seu estado ou cidade, eles sacaneiam a si mesmos, mas, aos outros também. São ótimos Shows e Humoristas. Leia o post principal aqui;
  • IMG_3143IMG_7815

 

  • Jantar ou Beliscos no Centro Cultural Dragão do Mar. Casinhas Típicas, restaurantes e Bares, um Museu do Cordel e uma agradável noite de Fortaleza;
  • IMG_3376
    Centro Cultural Dragão do Mar
  • Pirata: Noite de Forró que ocorre SOMENTE às segundas, feiras. Chegue cedo para pegar um lugar legal e assistir à Quadrilha Zé Testinha. A casa abre às 20h com Forró Pé de Serra e a Quadrilha Zé Testinha entra às 22h. Depois da Quadrilha Zé Teestiha a noite come solta com a Banda Pirata até às 3 da manhã. Rua dos Tabajáras, 325. Leia o post principal aqui.
  • IMG_8048IMG_3555

    IMG_3534
    Pirata

 

  • Arre-Égua: Noite de Forró numa casa com decoração típica e muito bacana. Está difícil encontrar informações de lá, então sugiro que ligue para (85) 3267-2325. Quando fui as melhores noites de Forró eram às terças e sextas-feiras. Rua Delmiro Gouveia, 420.
  • IMG_3008

    IMG_3031
    Arre-Égua

 

  • Chico do Caranguejo: Todas as quintas, na Praia do Futuro acontece essa noite regada a Show de Humor, comida e Forró, é super agitada e conhecida, apesar de eu nunca ter ido, me sinto obrigado a destacar para vocês. Como não tenho foto de lá, fica sem foto. Site: http://www.chicodocaranguejo.com.br/

 

  • Passear pela Beira Mar no lado de Meireles e fazer umas compras na Feira de Artesanato.

 

  • IMG_3327IMG_3330

    IMG_2982
    Beira Mar

DIA 2:

Esses são passeios que podem ser resolvidos em poucas horas.

IMG_3432

IMG_3433
Mercado Central de Fortaleza

Vá conhecer o tradicional Mercado Central de Fortaleza. Ali você vai encontrar todos os produtos típicos do Nordeste. Passeio obrigatório para quem vai à Fortaleza.  Avenida Alberto Nepomucemo, 199.

IMG_3431
Catedral de Fortaleza

Do lado do Mercado Central está a Catedral Metropolitana de Fortaleza. A terceira maior Catedral do Brasil, fica bem ao lado do Mercado Central de Fortaleza. A Catedral foi erguida em cima da antiga Igreja da Sé. Praça da Sé.

IMG_3427

IMG_3429
Centro Cultural Dragão do Mar

Siga, então, para o Centro Cultural Dragão do Mar. Eu gosto mais de ir ao Dragão do Mar à noite, mas, ali tem algumas exposições que só abrem durante o dia, e rende boas fotos. Então, se estiver com tempo sobrando, dê um pulo lá, depois das visitas acima, pois fica pertinho. Por motivo de segurança vá de táxi! Rua Dragão do Mar, 81.

DIA 3:

Escolha um Bate-Volta. Faça um dos muitos bate-volta que Fortaleza oferece, entre eles, Morro Branco/Praia das Fontes, Lagoinha, Canoa Quebrada e Cumbuco.

Nem pense em ir a Jericoacoara como bate-volta, pois fica longe demais para ir e voltar no mesmo dia. Vá para lá, se lá puder passar alguns dias.

IMG_3296
Morro Branco
IMG_7753
Lagoinha

Para ler o post principal do passeio a Morro Branco  e Praia da Fontes, clique aqui.

Para ler o post principal do passeio à Lagoinha, clique aqui.

DIA 4:

Coloquei o Beach Park, no último dia, mas se Parques Aquáticos não interessa, sugiro que tire esse dia para fazer outro bate-volta ou curtir outras barracas, na Praia do Futuro.

DSCF1321
Beach Park

Conheça o Beach Park, o mais famoso Parque Aquático do Brasil fica em Fortaleza. Tire um dia para muita diversão. Para ler o post principal clique aqui.

Com todo respeito às outras cidades do Nordeste, a cidade de Fortaleza é a cidade que mais gosto na Região, justamente por essa variedade de atrações diferentes para se fazer. Vale muito a pena tirar umas férias na capital do Ceará!

Site do Beach Park, aqui.

IMG_3587

Veja outros posts que têm tudo a ver com Fortaleza:

MORRO BRANCO e PRAIA DAS FONTES

LAGOINHA

SHOWS DE HUMOR DE FORTALEZA

PRAIA DO FUTURO

FORRÓ DO PIRATA

BEACH PARK

Acha que o post te ajudou a preparar seus dias por Fortaleza? Tem alguma outra dica ou dúvida? Deixa aqui nos comentários!

Anúncios

6 comentários sobre “Fortaleza, a capital Nordestina da Variedade de Atrações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s