Na outra vez em que havia estado em Vassouras tentei visitar a Casa da Hera, mas a Casa estava fechada para minha decepção. Na vez seguinte me programei para garantir a visita. A Casa da Hera fica fechada aos sábados e domingos pela manhã, então, se estiver por lá no fim de semana, programe-se para ir à tarde.
A Casa é um grande exemplar do período do Café na região e muito bem cuidada. Pena que fotos são proibidas em seu interior.
No Centro de Vassouras é um Museu-Casa, exemplo de residência de uma Família rica que mantém o mobiliário desde o século XIX.
A Casa foi de Joaquim José Teixeira Leite (1812-1872), filho do Barão de Itambé, foi um dos maiores comissários de Café da região. A Casa teve sua construção por volta de 1836 e passou a ser dos Teixeira Leite quando do Casamento com Ana Esméria Pontes França, Filha do Barão de Campo Belo (aqui).
As Filhas do Casal, Francisca Bernardina (Chiquinha) e Eufrásia, não deixaram herdeiros e doaram grande parte da imensa fortuna da Família. Eufrásia Teixeira Leite (1850 – 1930) foi uma Mulher a frente de seu tempo Com grande espírito empreendedor ela percebeu a queda do Café na região devido ao esgotamento da Terra e o envelhecimento dos Escravos, e partiu com sua Irmã para Paris, em 1873.
Vendeu muitas coisas que tinham, das quais grandes partes não eram Terra, mas Títulos. Chegando em Paris passou a investir em Capital Financeiro comprando ações de Empresas que produziam com novas tecnologias da Segunda Revolução Industrial. Como resultado quando faleceu sua fortuna equivalia a nada mais nada menos do que 5% do PIB do Brasil.
Além de voluntariosa e inteligente, também era bonita e por anos teve um relacionamento com Joaquim Nabuco (1849 – 1910). Relacionamento incentivado pela Família do Noivo, mas vista com desconfiança pela Família de Eufrásia. Veja a biografia de Joaquim Nabuco clicando aqui.

Voltou para o Brasil em 1928 e ficou em Vassouras até seu falecimento, em 1930, no Rio de Janeiro. Em seu Testamento deixou praticamente tudo para benesses em Vassouras.
A História da Grande Dama de Vassouras, Eufrásia, é contada no Museu Casa da Hera. Veja um pouco da Vida de Eufrásia clicando aqui.
O nome Hera vem da planta que envolve a Casa.
O Passeio vale muito a pena e é uma pena que fotos sejam proibidas, pois com certeza iria enriquecer o post. Coloca a Casa da Hera no seu Roteiro e vai!
Site: Casa da Hera;
Onde: Rua Doutor Fernandes Junior, 160, Centro, Vassouras;
Hora: Terça a Sexta: 10h às 16h30; Sábados, Domingos e Feriados: 13h às 16h30;
Quanto: Gratuito.
Veja outros posts que têm tudo a ver com Vassouras nos links abaixo:
VASSOURAS – RJ
FAZENDA DO SECRETÁRIO
FAZENDA DA TAQUARA
FAZENDA MULUNGU VERMELHO
Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.
4 comentários em “Museu Casa da Hera, em Vassouras”