Costa Amalfitana! Uma Joia Italiana

A Costa Amalfitana destaca-se por suas riquíssimas belezas naturais. Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO é frequentada há tempos por celebridades, milionários e turistas do mundo todo. Seus precipícios, a cor do mar e suas casas nas montanhas oferecem um cenário digno de cinema. A Costa Amalfitana é frequentada e adorada no modo “Turismo”, desde os tempos do Império Romano.

Costa Amalfitana - Estrada 2019 (1)

Costa Amalfitana - Positano 2019 (14)

Costa Amalfitana - Estrada 2019 (12)

As águas que vemos quando estamos por lá são do Golfo de Salerno e do Mar Tirreno. A Costa Amalfitana tem 60 km de extensão e possui 13 cidades. São elas:

  • Amalfi
  • Atrani
  • Cetara
  • Conca dei Marini
  • Furore
  • Maiori
  • Minori
  • Positano
  • Praiano
  • Ravello
  • Scala
  • Tramonti
  • Vietri sul Mare.

Considerado por muitos como “O Passeio Mais Bonito do Mundo”, conheça a Costa Amalfitana parando em algumas de suas principais cidades como Sorrento, Positano, Amalfi e Ravello. Sugiro fortemente um almoço em algum bom restaurante de Frutos do Mar. Garanto que Você irá Amar a Culinária Mediterrânea!

A quantidade de fotos que se tira na Costa Amalfitana é absurda. Fica impossível fazer um post com poucas. Juro que me esforcei.

VIAJA DAQUI ou O que fazer na Costa Amalfitana:

A primeira vez que fiz a Costa Amalfitana, depois de adulto, foi no ônibus circular. Aviso que é meio roubada, viu? Alguns sites indicam esse meio, mas os ônibus as vezes atrasam bastante e o pior, ficam lotados e passam direto por diversos pontos de ônibus deixando o pessoal na mão. Se puder evite, se não puder evitar saia do Hotel pronto/a a não se abalar por nada.

Pelo dito acima, o melhor é contratar um motorista particular ou alugar um carro.

Hoje em dia faço de carro alugado e dou umas dicas para Vocês:

  • No sentido Sorrento – Positano você estará do lado do mar na estrada. Então, nessa parte pare nos Mirantes. Na minha opinião, a luz fica ótima pela manhã, favorecendo suas fotos.
  • Uso a cidade de Sorrento como base para a Costa Amalfitana e Capri. O movimento de Sorrento é à noite, então, não se preocupe tanto em aproveitar o dia lá. Use pelo menos um dia para fazer a Costa Amalfitana e outro para Capri e Anacapri.
  • Se Você quiser conhecer muitas cidades, saiba que será um dia bem corrido e pouco curtido. Lembre que o foco na Costa Amalfitana são as Paisagens! No dia da Costa Amalfitana meu conselho é que pare em Positano e mais uma ou duas cidadelas.
  • Por lá sempre há possibilidade de perder um bom tempo no trânsito, principalmente no verão. Trânsito com Paisagens de Costa Amalfitana…. nada a reclamar.
  • Se falam muito para Você que a cidadela de Amalfi é imperdível, aviso que para visitá-la terá dificuldade em conseguir estacionamento. Além disso, na minha opinião, Positano é muito mais atraente. Não vale a pena trocar Amalfi por Positano.
  • Ravello é uma cidadela que fica no alto e a estrada é um pouco mais difícil, mas pode valer a pena a subida.
  • Positano é o lugar imperdível desse dia. Reserve uma boa parte do seu dia para ela, faça seu almoço por lá, de preferência num Restaurante próximo a Praia. Melhor ficar lá várias horas do que ficar num pinga pinga nas outras cidades da Costiera Amalfitana.
  • O mais importante da Costa Amalfitana são as Paisagens na estrada. Já disse isso né? Então, vá com calma por ela e pare nos mirantes.
  • A parte que considero a mais bonita da Estrada fica na primeira parte do passeio, entre Sorrento e Positano.
  • Estando de carro alugado ou scooter meu conselho é:
    1. Pare nos Mirantes da Estrada nno sentido Sorrento – Positano, quando estará dirigindo no lado do mar e a luz estará ótima. Será também mais fácil para parar nos apertados mirantes, de onde tirará as melhores e clássicas fotos da Costiera Amalfitana.
    2. Siga com o Carro até Minori (logo após Amalfi). Se tiver vaga fácil em Minori estacione e dê uma voltinha na Orla. Vá até o Pier. Tem um interessante Museu com objetos da Era Romana, que pode ser visitado em pouco tempo. Repito que se quiser visitar Amalfi pode ter imensas dificuldades em estacionar.
    3. Se o trânsito estiver bom no dia e ainda for cedo (antes das 11h) dê um pulo a Ravello. Lembrando que a estrada para Ravello tem uma boa subida. Se já for depois das 13h, pense em pular Ravello e ir direto para Positano.
    4. Vá para a imperdível Positano e curta o restante do dia por lá. Estacione no PARCHEGGIO MANDARA (site aqui), é o melhor lugar para estacionar.

ESTRADA DA COSTIERA AMALFITANA

Pra mim a Estrada da Costiera é a Estrela do Baile. Estrada sinuosa, muitos dizem que é complicado dirigir por lá, mas digo que é como guiar pela Avenida Niemeyer, no Rio de Janeiro. Fato é que Você irá pilotar por cima de Penhascos e seguir para um dia inesquecível!

Costa Amalfitana - Estrada 2019 (4)

Costa Amalfitana - Capri 2020 (2)Costa Amalfitana - Estrada 2019 (1)Costa Amalfitana - Estrada 2019 (2)Costa Amalfitana - Estrada 2019 (3)Costa Amalfitana - Estrada 2019 (4)Costa Amalfitana - Estrada 2019 (5)Costa Amalfitana - Estrada 2019 (7)Costa Amalfitana - Estrada 2019 (9)Costa Amalfitana - Estrada 2019 (11)Costa Amalfitana - Estrada 2019 (8)Costa Amalfitana - Estrada 2019 (12)Costa Amalfitana - Estrada 2019 (14)Costa Amalfitana - Estrada 2019 (15)Costa Amalfitana - Estrada 2019 (16)Costa Amalfitana - Estrada 2019 (20)Costa Amalfitana - Estrada 2019 (17)

SORRENTO

Minha eterna base para as tradicionais três noites na Costiera Amalfitana e Capri. Com umas ruazinhas super movimentadas e charmosas à noite, restaurantes deliciosos, belas vistas do Vulcão Vesúvio e ótima estrutura hoteleira.

Claro que tem atração para se fazer durante o dia, mas longe de ser como um dia em Capri ou a Costa Amalfitana, passe um dia por lá se tiver tempo sobrando.

Entre os pontos principais de Sorrento que caminhará durante seu tempo por lá estão a Corso Italia, Piazza Tasso, Via San Cesareo (a melhor), Marina Grande (onde pegamos o Ferry para Capri).

O Pôr do Sol a partir de Sorrento é lindíssimo, ainda mais porque conta com o Vulcão Vesúvio no cenário. Mesmo que não consiga ir num Pôr do Sol, vale a pena chegar nos dois lugares que oferecem belas vistas, de dia ou de noite. São eles: Villa Comunale e Piazza della Vitoria.

Muitos falam em usar Positano como base, o que pega é que Positano tem muitas ladeiras. Adoro visitar Positano e declino fortemente para a hospedagem por lá.

Com dias sobrando pela Costa Amalfitana Você pode contratar Passeios de Barco, Trilhas, etc. Quando comecei a escrever sobre Viagens um de meus primeiros posts foi publicado em um dos maiores blogs de Turismo que temos no Brasil, o VIAJE NA VIAGEM, do Guru de todos os Blogueiros de Viajem, o Ricardo Freire. Esse post foi gerado lá em 2012, quando eu nem sonhava em ter meu Blog, e visitei um local muito bacana de Sorrento, chamado Bagni della Regina Giovanna. Me sinto muito honrado em ter meu relato publicado. O Bagni della Regina é uma ótima opção se tiver tempo livre em Sorrento. Falo do Bagni della Regina mais abaixo, mas se já quiser dar uma olhada clica aqui.

20180521_200653-EFFECTS20190511_190609-EFFECTS20190512_194339-EFFECTSCosta Amalfitana - Capri 2020 (3)IMG_7498resize_20180520_20574120190510_215559IMG_7175Italia 2019 (131)IMG_753120190513_094515-EFFECTS

MINORI

A Pequenina Minori tem um Pier e a Villa Romana que é uma espécie de Museu Arqueológico. Quando saio de Sorrento vou até Minori e começo a voltar. Se tiver vaga fácil, dê uma parada por lá e passeie pela Orla e a Villa Romana, uma horinha ou menos é suficiente.

Costa Amalfitana - Minori 2012 (1)Costa Amalfitana - Minori 2012 (3)Costa Amalfitana - Minori 2012 (2)

Costa Amalfitana - Minori 2012 (7)Costa Amalfitana - Minori 2012 (4)Costa Amalfitana - Minori 2012 (5)Costa Amalfitana - Minori 2012 (6)

POSITANO

Positano fica na encosta das Montanhas da Costiera Amalfitana e é o local imperdível neste dia. Pare o carro no estacionamento que indico e desça a pé até a Orla. Dependendo do calor no dia, leve uma roupa de praia, vai quê? Lembro que as Praias da Costa Amalfitana não são de Areia, mas de Pedra, então, se for curtir uma Praia esqueça a possibilidade de andar descalço/a.

As fotos com as Casas ao fundo são um Clássico da Costa Amalfitana.

O legal de Positano é passear sem rumo e sem pressa, almoçar, beber um Aperol, um Limoncello, um Sorvete e curtir a Vida.

Estando de carro, Positano tem apenas uma entrada e uma saída, logo, é um sentido e caminho único e o melhor lugar para ESTACIONAMENTO é o PARCHEGGIO MANDARA (site aqui). É o ponto mais baixo que conseguirá estacionar para passear pela cidade.

Costa Amalfitana - Positano 2019 (15)Costa Amalfitana - Positano 2019 (14)Costa Amalfitana - Positano 2019 (7)Costa Amalfitana - Positano 2019 (2)Costa Amalfitana - Positano 2019 (3)Costa Amalfitana - Positano 2019 (1)Costa Amalfitana - Positano 2019 (6)Costa Amalfitana - Positano 2019 (9)Costa Amalfitana - Positano 2019 (10)Costa Amalfitana - Positano 2019 (4)Costa Amalfitana - Positano 2019 (5)

RAVELLO

Ravello fica no alto e rende altas fotos. Basicamente é isso. Realmente rende lindas fotos, o que Você tem que pesar é se realmente vale a pena subir até ela, pois, a Estrada é mais apertada.

Seus pontos principais são:

  • A bela Piazza Duomo.
  • Villa Rufolo. Belos Jardins e Lindas Fotos.
  • Villa Cimbrone. De onde tiramos Lindas Fotos.
  • Se atravessar o Túnel que tem por lá (dá para ser a pé), também chegará em um Lindo Mirante para Lindas Fotos.

Costa Amalfitana - Ravello 2012 (2)Costa Amalfitana - Ravello 2012 (4)

Costa Amalfitana - Ravello 2012 (1)Costa Amalfitana - Ravello 2012 (5)Costa Amalfitana - Ravello 2012 (8)Costa Amalfitana - Ravello 2012 (7)Costa Amalfitana - Ravello 2012 (6)Costa Amalfitana - Ravello 2012 (2)

BÔNUS: BAGNI DELLA REGINA GIOVANNA

Já que citei o post que escrevi e foi publicado pelo VIAJE NA VIAGEM envio algumas fotos deste lugar lindíssimo de Sorrento, que pode ser feito se tiver um dia a mais por lá. Para chegar lá tem que pegar o ônibus no centro de Sorrento e uma pequena Trilha. No Bagni della Regina o objetivo é dar um belo de um mergulho.

Como foi o Ricardo Freire que me deu essa moral lá em 2012 eu retribuo colando o link dele para Você ir lá conferir o meu relato! Clica aqui e manda brasa.

IMG_7110IMG_7123IMG_7135

GASTRONOMIA MEDITERRÂNEA

Se come-se bem na Costa Amalfitana? Confira pelas fotos.

Concluindo, a Costa Amalfitana é Mágica e Belíssima. Meu maior conselho para Você para este dia é o de não se preocupar em conhecer várias cidades, o importante são as Paisagens Espetaculares, as paradas nos Mirantes, a Gastronomia. Evite correria e aproveite o Caminho. Limpe bem as lentes da sua câmera fotográfica, deixe espaço na memória dela, porque Você vai tirar uma enormidade de fotos.

Veja outros posts do VIAJA DAQUI que têm tudo a ver com a Costa Amalfitana nos links abaixo:

COSTA AMALFITANA

CAPRI e ANACAPRI

BAGNI DELLA REGINA GIOVANNA – MEU POST NO VIAJE NA VIAGEM

POMPEIA e o VESÚVIO

ITÁLIA

ROMA

TOSCANA

FLORENÇA

CINQUE TERRE

VAL D’ORCIA

PIENZA

SAN GIMIGNANO

SIENA

MONTERRIGIONI

BOLOGNA

BOSCO DELLA SPINA: Hotel Fazenda na Toscana

CASTELO DI BANFI: UMA VINÍCOLA NO VAL D’ORCIA

Gostou? Deixa suas dicas, dúvidas, críticas ou elogios nos comentários, por favor. Obrigado de coração pela visita no Viaja Daqui.

14 comentários em “Costa Amalfitana! Uma Joia Italiana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s